Qual a diferença entre o movimento retilíneo uniforme e o movimento uniformemente variado?

Em Física, definimos um movimento uniformemente variado como aquele que possui aceleração escalar constante e diferente de zero. Nesse tipo de movimento, a aceleração escalar média também é constante e igual à instantânea.

a (constante ≠0)

am  (constante ≠0)

a = Δv ou ainda Δv = a.Δt
                                                          Δt                        

                  
A respeito da equação do movimento uniformemente variado acima, podemos citar duas propriedades:

  • A variação da velocidade escalar é diretamente proporcional ao intervalo de tempo Δt.

  • Para iguais intervalos de tempo, teremos iguais variações de velocidade escalar.

Equação horária da velocidade no MUV

Sendo v0 a velocidade escalar inicial correspondente a t0 = 0, e sendo v a velocidade escalar em um instante genérico t, temos:

Δv = v- v0
Δt = t- t0 → Δt = t - 0

Sendo:

Δv = a . Δt

Com isso:

(v- v0) = a.(t-0)
v-v0 = a.t
v = v0 + a.t

A expressão acima é chamada de equação horária da velocidade do movimento uniformemente variado. Observe que v0 e a são constantes e que a velocidade v e o tempo t são duas variáveis. A equação demonstra, então, que a lei a relacionar v com t é do 1° grau em t.

Representando graficamente essa velocidade em função do tempo, obteremos uma reta oblíqua aos eixos. Outra interpretação dessa equação pode ser vista ainda no gráfico a seguir. Para o instante t, fica claro quais são as partes que correspondem a v0 e ao produto a.t.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Qual a diferença entre o movimento retilíneo uniforme e o movimento uniformemente variado?

Equação horária do espaço

Vejamos a figura acima. A área em amarelo sob o gráfico v x t representa a variação de espaço Δs. Portanto, podemos dizer que o valor da variação do espaço é igual à área do trapézio. Para calcular essa área, devemos repartir o trapézio em duas figuras: um triângulo e um retângulo.

AΔ = b.h = (t-0).v0 = v0.t

AΔ = b.h = (t-0).a.t = a.t2
        2           2           2

Somando as áreas, temos:

Δs = v0.t + a.t2
                  2

ou desmembrando Δs = (s – s0), temos:

s - s0 = v0.t + a.t2
                       2

s = s0 + v0.t + a.t2
                        2

Essa equação mostra como o espaço, ou abcissa, s varia com o tempo. Por isso, ela é denominada equação horária do espaço. Observe que s é uma função do 2° grau em t

Diferentemente do MRU, o Movimento Retilíneo Uniformemente Variado, também conhecido por MRUV, demonstra que a velocidade varia uniformemente em razão ao tempo e pode ser definido como um movimento de um móvel em relação a um referencial ao longo de uma reta, na qual sua aceleração é sempre constante.

Como diferença movimento uniforme e variado?

Apesar de soarem parecidos, no movimento uniforme (MU), a velocidade é constante e diferente de zero, ou seja, não há a presença da aceleração. Já no movimento uniformemente variado (MUV), a velocidade muda de forma uniforme com o passar do tempo.

O que é MRUV na física?

O movimento retilíneo uniformemente variado, ou MRUV, é o que segue uma trajetória retilínea e apresenta uma alteração uniforme no módulo de velocidade. É um movimento com aceleração diferente de zero e constante – a velocidade do corpo aumenta ou diminui de maneira uniforme ao longo do percurso.

O que é um movimento uniformemente variado?

O movimento retilíneo uniformemente variado ocorre quando um objeto sofre variações constantes de velocidade, o que provoca aumento ou diminuição dessa grandeza. Em Física, definimos um movimento uniformemente variado como aquele que possui aceleração escalar constante e diferente de zero.

Quais são as fórmulas do MRUV?

V=Vo+at Usada para calcular a velocidade em uma movimento onde existe Aceleração ou seja mudança de velocidade. S = So +Vot +at²/2 Encontrar o espaço em um movimento onde existe mudança de velocidade. V² = Vo² +2a(S-So) Uma outra forma de se encontrar a velocidade só que neste caso não se tem o valor do tempo.

Quais as três principais equações do MRUV?

Movimento Retilíneo Uniformemente Variado

  • Diferentemente do MRU, o movimento retilíneo uniformemente variado- também conhecido por MRUV-, demonstra que a velocidade varia uniformemente em razão ao tempo. …
  • αm=ΔV/Δt.
  • V=V0+at.
  • Movimento acelerado: tomemos como exemplo a função v=15+2t.

O que é movimento variado Brainly?

O movimento retilíneo uniformemente variado é caracterizado como um tipo de movimento no qual existe aceleração, ou seja, a velocidade do móvel sofre variações com o passar do tempo. De acordo com a segunda lei de Newton, uma força provoca aceleração em um corpo, alterando sua velocidade para mais ou para menos.

Para que serve o MRUV?

A função horária da velocidade de um móvel em movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV) é a expressão matemática que fornece a velocidade v do móvel em qualquer instante t. Para obter essa função, consideremos um móvel que se desloca, ao longo de uma trajetória, com aceleração escalar constante.

Qual é a fórmula de MRU?

Para um corpo em MRU, a posição num instante t qualquer é dada pela função horária da posição: S (t) = S0 + v . t, em que: … No S.I., a posição dos corpos é medida em metros e a velocidade, em m/s.

Como achar o MRUV?

Desses cálculos, resulta a fórmula de MRUV:

  1. V = Vo + a. t.
  2. Leia também:
  3. Veja também pode se interessar por: Cinemática e Exercícios de Cinemática.
  4. Você também pode se interessar por:

Quais são as equações usadas no MRU e MRUV?

Movimento Retilíneo Uniformemente Variado

  • Diferentemente do MRU, o movimento retilíneo uniformemente variado- também conhecido por MRUV-, demonstra que a velocidade varia uniformemente em razão ao tempo. …
  • αm=ΔV/Δt.
  • V=V0+at.
  • Movimento acelerado: tomemos como exemplo a função v=15+2t.

Quais são as fórmulas do movimento uniformemente variado?

(CFT-MG) O movimento retilíneo de um corpo é descrito pela equação v = 10 – 2t em que v é a velocidade, em m/s, e t é o tempo, em segundos.

O que é o movimento variado?

O movimento retilíneo uniformemente variado ocorre quando um objeto sofre variações constantes de velocidade, o que provoca aumento ou diminuição dessa grandeza. Em Física, definimos um movimento uniformemente variado como aquele que possui aceleração escalar constante e diferente de zero.

O que é movimento variado exemplos?

Uma vez que varia da mesma forma, o que revela constância, o movimento é chamado de uniformemente variado. A trajetória reta desse movimento pode ocorrer na horizontal ou na vertical. Exemplo disso é um carro percorrendo uma trecho retilíneo em uma estrada ou um foguete sendo lançado ao espaço.

Qual a diferença entre o movimento retilíneo uniforme e um movimento uniformemente variado?

Estudo do MRUV (Movimento Retilíneo Uniformente Variado): A grande diferença do MRUV para ao MRU é que a aceleração é diferente de zero, em outras palavras, a velocidade não é mais uma constante. A aceleração é a diferença entre a variação da velocidade pela variação do tempo (veja a fórmula abaixo).

Qual e a diferença entre o movimento retilíneo uniformemente acelerado e o movimento retilíneo?

O movimento retilíneo uniformemente acelerado é aquele em que a aceleração atura no mesmo sentido que a velocidade. O movimento retilíneo uniformemente retardado é aquele em que a aceleração atua no sentido contrário à velocidade. O movimento acelerado é aquele em que o módulo da velocidade aumenta.

Quais são as semelhanças e diferenças entre o MRU e o MRUV?

Semelhanças: são movimentos em linha reta. Diferenças: o MRU tem velocidade constante e não tem aceleração; já o MRUV não tem velocidade constante e tem aceleração.

O que e MRU e MRUV na Física?

MU; MRU; e MRUV. Nessa aula você vai aprender os conceitos fundamentais para resolver problemas com MU – Movimento Uniforme; MRU – Movimento Retilíneo Uniforme, e de MRUV – Movimento Retilíneo Uniformemente Variado. Todos eles estão relacionados aos estudos do Movimento na Física.