Qual a diferença entre Web Design e web designer?

Qual a diferença entre Web Design e web designer?

Para compreender as diferenças entre um Webmaster e um Webdesigner, é necessário conhecer um pouco mais sobre o que envolve a produção de webpages.

Você também verá por que o Webdesigner é um dos profissionais mais bem pagos da atualidade, e por que um Curso de Web Design deve focar mais na área de Artes e Comunicação Visual, do que na área de programação.

O GIF animado do Webdesigner Gal Shir mostra, de uma forma divertida, a diferença entre os modos de pensar do Webdesigner (designer, na ilustração) e do Webmaster (developer, na ilustração).

Webdesigner e Webmaster em conjunto com outros profissionais

Criar, publicar, divulgar e atualizar, são tarefas rotineiras para que um site cumpra sua função. Assim, percebemos uma característica multidisciplinar nos processos, especialmente nas áreas seguintes:

  • Design Gráfico
  • Web Design
  • Programação
  • Manutenção
  • Redação
  • Publicidade
  • Marketing
  • Design Instrucional
  • Jurídica
  • . . .

Numa grande corporação, cada área acima poderia ser responsabilidade de um departamento distinto ou de profissionais terceirizados, por exemplo.

Já numa pequena empresa, ou no caso de um frila, uma única pessoa poderia ser a responsável por todas as áreas. Dessa forma, o site a ser construído, com suas metas e objetivos, é quem vai determinar a quantidade e as características dos profissionais, e o quanto de especialização será necessário em cada área.

Características do Webmaster e do Webdesigner

Independentemente do número de profissionais (ou áreas de abrangência) que a produção do site irá exigir, algumas atividades são fundamentais:

  • Design da interface 
  • Desenvolvimento da interface
  • Programação
  • Manutenção

No início da Internet, o Webmaster era o profissional responsável pelas redes, hardware, linguagens de programação, e pela manutenção, incluindo a publicação dos sites. Um profissional absolutamente técnico, em geral, com formação na área de exatas. Era o profissional que cuidava de tudo relativo a um site. Eventualmente, poderia recorrer a outro profissional, chamado de Webdeveloper (programador, desenvolvedor), que é um especialista em linguagens de progamação.

Hoje, já sabemos que conceitos como usabilidade, acessibilidade, design universal, e design gráfico, são essenciais para o sucesso de um site. É aí que entra o Webdesigner, normalmente com formação em humanas, incluindo conceitos das artes e comunicação visual. Também é esperado do Webdesigner grande habilidade na operação de softwares como Photoshop, CorelDRAW e InDesign, entre outros, e conhecimentos atualizados de HTML, que são suas principais ferramentas de trabalho.

Funções do Webmaster e do Webdesigner

Resumindo, WebMaster, Webdeveloper e Webdesigner são denominações que podem representar:

  • Profissionais distintos
    com conhecimentos específicos numa dada área.
    • WebMaster
      redes, hardware, linguagens de programação, publicação e manutenção;
    • Webdeveloper
      especialista em uma ou mais linguagens de programação;
    • Webdesigner
      especialista no design (desenho) das páginas de internet (ou outras interfaces, como games), responsável pela estética, acessibilidade e usabilidade do site.
  • Um único profissional
    com maior foco numa das áreas descritas. Nesse caso, a denominação ficaria por conta do próprio profissional, que se sentirá mais à vontade em se apresentar (ou se candidatar) como WebMaster, Webdeveloper ou Webdesigner.
    • WebMaster
      com formação mais técnica, mas com conhecimentos básicos de design e outros relativos ao Webdesigner;
    • Webdesigner
      especializado em design, artes, comunicação visual, com conhecimentos de programação HTML e CSS, e outros conhecimentos básicos relativos ao WebMaster;
    • Webdeveloper
      especializado em programação, com conhecimentos básicos das outras áreas.

Nota: procure compreender, mas não se prender às denominações, tendo em vista que mudam com o tempo, seja devido a novos recursos existentes, seja por simples modismo. Assim, de um modo geral, qualquer um desses profissionais deverá ter competência, com mais ou menos habilidades, dependendo da área, para conduzir sozinho todo o processo de criação, publicação, divulgação, atualização e manutenção de um site de porte médio.

Torne-se um Webdesigner

Podemos destacar o Webdesigner, como um dos profissionais mais valorizados atualmente, tendo em vista as tecnologias estarem cada vez mais acessíveis. Isso porque, quando temos produtos com as mesmas características técnicas e o mesmo custo, a preferência de um pelo outro se dará pela beleza e facilidade de uso. Design, portanto, é fundamental, e não seria diferente com relação aos sites, onde Web Design é fundamental.

A CiaByte oferece um curso completo e com valor acessível para formação profissionalizante em Web Design.
Veja detalhes do curso clicando aqui.

Assista ao depoimento do nosso aluno do Curso de Web Design Online, que trabalha como designer gráfico na França.

Qual a diferença entre design Digital e Web Design?

Enquanto o designer gráfico trabalhará pensando no físico, naquilo que será impresso, o web designer terá seu foco voltado ao virtual: o que será visualizado pelo usuário na tela do computador.

O que é design Web Design?

O Web Design envolve trabalhos ligados à layout e design de páginas online assim como produção de conteúdos, embora costume ser mais aplicado à criação de sites. Neste caso, os web designers criam as páginas usando linguagens de marcação como, por exemplo, o HTML.

Qual a função de um web designer?

A principal função de um web designer, como o nome pode indicar, é criar o design de websites. Há muito o que se considerar na criação de sites, e isso nem sempre fica aparente à primeira vista. O aspecto visual é fundamental: as cores, fontes, layouts e imagens devem compor harmoniosamente a personalidade do site.

Como se escreve Web Design?

Web designer é o profissional competente para a elaboração do projeto estético e funcional de um website, popularmente conhecido como o profissional responsável pela criação de websites ou páginas de internet.