Qual a finalidade de se utilizar um meio de cultura?

Meios de cultura são composições de substâncias que fornecem nutrientes necessários para o desenvolvimento de microrganismos. Sendo favorecido o crescimento, é possível a identificação desses organismos através das suas atividades bioquímica e metabólica.

Além dos nutrientes, existem condições ambientais para o crescimento microbiano, como temperatura, pH, umidade, presença ou não de oxigênio (condição aeróbia e anaeróbia), entre outros.

A classificação dos meios de Cultura

Os meios de cultura são classificados de acordo com seu estado físico, podendo ser sólido, quando possui agentes solidificastes como o ágar; semissólido, quando a consistência de ágar e/ou gelatina é intermediária, ou líquido, quando não possui solidificastes, caracterizando-se como caldo.

Devido à diversidade dos microrganismos, existem vários meios de cultura específicos que atendem às exigências para o desenvolvimento de cada um. Os meios básicos permitem o crescimento, porém não atendem a nenhuma condição nutricional específica de um determinado microrganismo. São exemplos de meio de cultura simples o caldo e o ágar simples.

A condição de meios especiais ou complexos

Já os meios especiais ou complexos possuem condições específicas que atendem às exigências de determinado microrganismo, pois contêm substâncias que propiciam a produção de enzimas e secreções específicas de determinados microrganismos, e que impedem o crescimento de outros que não são de interesse de análise.

Um exemplo de meio de cultura especial é o Manitol, um meio salino com indicador de pH que tem a sua cor alterada quando ocorre o processo de fermentação e produção de ácido. Nesse meio é possível a identificação da bactéria Staphylococcus aureus.

De acordo com o tipo de microrganismo a ser identificado, os meios de cultura possuem diferenciação química, podendo ter extratos vegetais (malte, tomate), animais (carne), microrganismos (levedura) e sintéticos.

Quais as classificações funcionais?

Ainda, é estabelecida uma classificação funcional para os diferentes meios de cultura, que podem ser para:

  • Pré-enriquecimento: para amostras que sofreram algum processo físico ou químico (Ex.: caldo lactosado);
  • Enriquecimento: desenvolvimento de bactérias gerais (Ex.: Caldo Tetrationato);
  • Seletivo: inibem o crescimento de alguns microrganismos e propiciam o desenvolvimento de outros ( Ex.: Manitol e MacConkey);
  • Diferencial: permite a diferenciação de microrganismos parecidos (Ex.: Ágar sangue e MacConkey);
  • Triagem: avalia as atividades metabólicas, permitindo a identificação de vários microganismos. (Ex.: Tríplice açúcar e ferro);
  • Identificação: para realização de provas bioquímicas e funções fisiológicas do organismo a ser identificado (Ex.: Ágar citrato, Caldo nitrato);
  • Dosagem: determinações de aminoácidos, vitaminas e antibióticos;
  • Contagem: determinação quantitativa da população microbiana (Ex.: Ágar de Contagem em Placas, Ágar Baird-Parker)
  • Manutenção: conserva os microrganismos em laboratório (Ex.: Ágar Sabouraud).

Outros meios de cultura utilizados:

  • Ágar MacConkey: favorece o crescimento de bactérias gram-negativas (enterobacterias e não fermentadoras).
  • Ágar Manitol: favorece o crescimento de bactérias estafilococos, sendo muito utilizado para isolamento de Staphylococcus aureus.
  • Ágar Thayer- Martin Chocolate: isolamento de Neisseria gonorrhoeae e N. meningitidis.
  • Ágar Selenito: inibe coliformes e outras espécies da flora intestinal, como estreptococos; favorece crescimento da Salmonella spp e Shigella spp.
  • Ágar Sangue: favorece o crescimento da maioria dos microrganismos, sendo utilizado para identificação presuntiva de Haemophilus spp
  • Ágar Löwestein Jensen: isolamento primário das micobactérias.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira o curso de Microbiologia Geral, e utilize o certificado dos cursos para complementar suas atividades acadêmicas.

Utilizados com frequência em laboratórios, os meios de cultura são conjuntos de substâncias formuladas com a finalidade de fornecer nutrientes para que os microrganismos se multipliquem. O desenvolvimento destes organismos permite, entre outras coisas, a sua identificação e análise.

As características fundamentais dos meios de cultura são: isotonia – concentração de cloreto de sódio idêntica à fisiológica –, esterilidade e concentração de carbono, nitrogênio e sais minerais. Estas substâncias podem ser divididas de acordo com sua composição, utilização e seu estado físico.

Em relação ao estado físico, podem ser líquidos – também chamados de caldos – ou gelificados, produzidos com o acréscimo de ágar ao meio líquido. Quanto à composição, são classificados como naturais, sintéticos e semissintéticos.

Por fim, os meios de cultura podem ser divididos, de acordo com a sua aplicação, em:

Meio de Enriquecimento: são preparações normalmente líquidas que promovem o aumento do número de bactérias. Alguns exemplos são: Caldo Brain Heart Infusion e o Caldo Tetrationato.

Meio de Transporte: não possuem nutrientes, apenas um agente redutor. Previne desidratação e oxidação enzimática dos patógenos presentes. Tem essa finalidade o Caldo Tioglicolato.

Meio Seletivo: são exemplos o Ágar Manitol Salgado e Agar SS, utilizados para selecionar as espécies que serão isoladas e impedir o crescimento de germes.

Meio Diferencial: promove uma mudança na coloração das colônias de bactérias, possibilitando a distinção de vários gêneros e espécies de microrganismos. Exemplos: Ágar Eosin Methilene Blue e Ágar Hektoen.

 Meio Indicador: possibilita a análise das propriedades bioquímicas dos microrganismos, facilitando sua identificação. Utiliza-se o Ágar Triple Sugar Iron (TSI) e Ágar Citrato de Simmons para essa função.

A escolha do meio de cultura correto para cada amostra é fundamental. Geralmente, utiliza-se mais de um tipo para identificação de todos os patógenos possíveis. A Prolab oferece uma grande variedade de meios de cultura. Caso tenha dúvida na seleção do mais indicado para sua análise, nossos especialistas estão à disposição para ajudá-lo na escolha. Entre em contato e envie sua solicitação.

Qual é a finalidade de um meio de cultura?

Os meios de cultura são insumos preparados em laboratórios que fornecem os nutrientes para o crescimento e desenvolvimento de microrganismos (como bactérias e fungos) fora do seu habitat natural.

Qual a principal finalidade do meio de cultura Agar Sangue?

O meio de cultura ágar sangue de carneiro proporciona o crescimento da grande maioria das bactérias gram-positivas e gram- negativas bem como de fungos (bolores e leveduras), a partir de uma base rica e suplementada, oferecendo ótimas condições de desenvolvimento para microrganismos não fastidiosos.

Como o meio de cultura está classificado quanto a sua função?

Esses meios podem então ser divididos em categorias como meio de crescimento (projetado para cultivar a maioria dos microrganismos heterotróficos), meio de transporte (para preservar microrganismos), meio de enriquecimento (meio projetado para aumentar o número de microrganismos desejados) e meio de crescimento ...

Para que serve a cultura de bactérias?

Através do exame cultura bacteriana em diversos materiais biológicos é possível verificar, com precisão, a existência ou não de infecções em um determinado indivíduo, permitindo também a identificação das bactérias que precisam ser combatidas.