Qual a importância de se trabalhar com gêneros textuais em sala de aula?

Qual a importância de se trabalhar com gêneros textuais em sala de aula?

Como e por que trabalhar com gêneros textuais na Olimpíada

Autora: Heloisa Amaral

Participar da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro significa desenvolver, em sala de aula, uma seqüência de atividades com um gênero de texto. O regulamento da Olimpíada propõe que os professores inscritos trabalhem com gêneros textuais de acordo com a série em que lecionam.

  • Nas quartas e quintas séries, o gênero textual a ser trabalhado é Poesia.
  • Nas sétimas e oitavas, o gênero textula é Memórias.
  • Nas segundas e terceiras séries do Ensino Médio, professores e alunos trabalham com artigo de opinião.

Por que o professor só pode trabalhar um gênero textual nas séries definidas acima?

O professor só pode trabalhar com um gênero porque é norma do concurso que todos os alunos da sala de aula realizem todas as oficinas propostas para o gênero textual. Essas oficinas seguem uma seqüência planejada, e são encadeadas entre si. Esse método de trabalho é o que chamamos de seqüência didática. Realizar uma seqüência didática de modo cuidadoso leva tempo. Pela experiência que temos, o professor precisaria trabalhar cerca de um mês para vencer todas as atividades propostas. Como é regra do concurso que o professor realize todas as oficinas planejadas para o gênero que ele escolheu, ficaria inviável trabalhar com mais de um gênero no curto prazo de tempo que o concurso estabelece.

O que são gêneros textuais e por que é importante utilizá-los para o ensino de Língua Portuguesa?

Gênero textual é um nome que se dá às diferentes formas de linguagem que circulam socialmente, sejam mais informais ou mais formais. Uma conversa familiar é um gênero, o romance é um gênero, crônica também, um outro gênero é o conto, uma receita de bolo, uma aula, uma palestra ou um debate na televisão também são gêneros textuais. Eles são a forma como a língua se organiza nas inúmeras situações de comunicação que vivemos no dia-a-dia. Gêneros textuais são língua em uso social, seja quando a estudamos na escola, seja quando a usamos a língua no dia-a-dia para nossa comunicação, seja nos comunicamos por meio de gêneros escritos, seja quando o fazemos por meio de gêneros orais.

Os gêneros, portanto, como são língua em uso, são língua viva, são instrumentos de comunicação.Como são instrumentos de comunicação indispensáveis, todas as pessoas usam gêneros para se comunicar. O fato de todas as pessoas dominarem pelo menos alguns gêneros, dá uma base para que elas possam aprender outros e mais outros, de forma infinita. Acreditamos que quanto mais gêneros textuais, orais e escritos, as pessoas dominarem, mais acesso elas terão à cidadania.

Por que usar seqüências didáticas ao ensinar gêneros textuais?

Para ensinar os alunos a dominar um gênero de texto de forma gradual, passo a passo. Ao organizar o ensino de língua portuguesa usando a seqüência didática para trabalhar o gênero textual escolhido, o professor explora diversos exemplares desse gênero, estuda suas características próprias e leva seus alunos a praticar diferentes aspectos de sua escrita antes de propor uma produção escrita final. Realizando todas as atividades proposta no Caderno do Professor, os textos dos alunos ficarão melhores. Se o professor escolher somente uma ou duas oficinas para trabalhar o gênero, a seqüência didática não estará completa e serão deixadas de lado importantes oportunidades de aprendizagem. Outra vantagem desse tipo de trabalho é que leitura, escrita, oralidade e aspectos gramaticais são trabalhados em conjunto, o que faz mais sentido para quem aprende.

Quais as etapas das seqüências didáticas propostas para o trabalho com gêneros textuais no Prêmio?
Para organizar o trabalho com um gênero textual em sala de aula, propomos a seguinte seqüência didática:

  1. Apresentar a proposta.
  2. Avaliar o conhecimento prévio dos alunos sobre o gênero.
  3. Apresentar o gênero escolhido, fazendo circular alguns de seus exemplares pela sala.
  4. Propor que os alunos escrevam um texto inicial do gênero, mesmo que imperfeito, para saber quais os aspectos desse gênero o professor precisa trabalhar mais.
  5. Ampliar o repertório do aluno, trazendo mais textos do gênero para a sala.
  6. Organizar e sistematizar o conhecimento sobre o gênero, com estudo detalhado de seus elementos, de sua situação de produção e da forma como esse gênero circula (num jornal ou num livro, por exemplo).
  7. Fazer uma produção escrita coletiva com a classe, tendo o professor como escriba, para que todos troquem conhecimentos e passem a dominar melhor o gênero estudado.
  8. Fazer uma produção escrita individual.
  9. Fazer a revisão e a reescrita da produção individual, melhorando-a.

Apesar de dar algum trabalho, os resultados são muito bons e todos os alunos progridem, tanto na leitura como na escrita.

Bom concurso para todos!


29/04/2008

Qual o objetivo de trabalhar com gêneros textuais?

O trabalho com gêneros textuais buscou contribuir para a apropriação das diversas formas de dizer que circulam socialmente, possibilitando, ainda, o desenvolvimento de capacidades específicas inerentes à leitura, compreensão e produção de textos, com o objetivo de instrumentalizar o aluno para que possa ler, produzir, ...

Porque é importante saber os gêneros textuais?

Os gêneros textuais cumprem uma importante função social quando o assunto é comunicação. Embora sejam muitos, apresentam peculiaridades que nos permitem identificá-los. Você já se deu conta da infinidade de situações comunicacionais às quais somos expostos ao longo de nossa vida?

Qual a importância de se trabalhar com os gêneros textuais discursivos em sala de aula da educação básica?

Tais práticas, como visto, podem influenciar de forma significativa, em pensar nas vantagens para o aluno, no aprimoramento da capacidade de leitura, produção textual e oralidade através dos mais diversos gêneros textuais, pois garantem uma abordagem dinâmica e acionam aspectos históricos e ideológicos.

Qual a importância dos estudos de gêneros textuais para a formação do professor?

Tomando como base a formação do professor, os gêneros textuais são essenciais, já que podem manifestar no professor em formação a compreensão de conceitos gerais e técnico-científicos, bem como registrar seu processo de formação e difundem conhecimentos relevantes para sua área, construindo a partir daí sua identidade ...