Qual o meio de comunicação mais antigo

Qual o meio de comunicação mais antigo

Reprodução

Postado em 23/02/2022 por

Do silêncio, se fez o ruído. A data era 7 de setembro de 1922: o Brasil estava em festa, comemorando os seus 100 anos de independência. Os ouvintes, pela primeira vez, sintonizavam o discurso do então presidente Epitácio Pessoa. Era a primeira transmissão de rádio no Brasil.

Neste ano, o rádio completa 100 anos de existência no Brasil – mesmo dia em que vamos celebrar o bicentenário da independência do nosso País (7/9). Para o secretário de Radiodifusão do Ministério das Comunicações, Maximiliano Martinhão, há muitos motivos para se comemorar: “o rádio, no Brasil, mesmo com o surgimento de outros meios de comunicação, permanece jovem, relevante, e é quem leva informação mais rápido e localizada à população brasileira. Este ano, no dia 07 de setembro, celebra 100 anos de existência em nosso País – uma data marcante para todos os brasileiros.”

O rádio, no Brasil, mesmo com o surgimento de outros meios de comunicação, permanece jovem, relevante, e é quem leva informação mais rápido e localizada à população brasileira” – Maximiliano Martinhão, secretário de Radiodifusão do MCom

Já que a celebração é em setembro, por que estamos falando do rádio agora, em fevereiro? É que neste domingo, dia 13, foi o Dia Mundial do Rádio. A data foi instituída em 2012 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Os anos passaram e o meio de comunicação eletrônica em massa mais antigo do mundo ainda é o queridinho de muita gente que busca informação, cultura, entretenimento – ou apenas para preencher o ambiente, ter uma companhia, uma voz ao pé do ouvido.

É simples e barato ter acesso ao rádio – o que torna essa ferramenta inclusiva. Até mesmo quem tem celular pode se conectar às ondas sonoras – sem precisar de internet. É que, em maio do ano passado, o Ministério das Comunicações (MCom) determinou que as fabricantes de celular desbloqueassem o acesso ao rádio em aparelhos produzidos no Brasil que já contavam com essa tecnologia. No mesmo ano, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) estabeleceu que só iria homologar celulares que já tivessem o rádio FM habilitado, caso viessem com essa função.

Até o ano passado, o MCom autorizou a operação de 4.933 rádios comunitárias. E a demanda só cresce. Por isso, a pasta lançou o Plano Nacional de Outorgas: das 432 localidades listadas, 237 ainda não têm uma rádio comunitária. Até o fim do ano, o MCom vai fazer seis chamamentos públicos para conceder autorizações nessas localidades. Já as rádios educativas, como o próprio nome diz, têm caráter específico. O MCom recebeu quase dois mil pedidos de outorga para rádio desde o último chamamento, em 2016, e já convocou diversas emissoras para apresentarem a documentação necessária para o andamento do processo.

via Farcom

Meios de comunicação são instrumentos que promovem a comunicação entre as pessoas, transmitindo informações. Podem ser individuais, como o telefone, ou de massa, como o rádio.

Meios de comunicação são instrumentos que possibilitam a difusão de informações e a comunicação entre as pessoas. Ao longo dos anos, essas ferramentas sofreram inúmeras transformações na medida em que a sociedade e as tecnologias também evoluíram. Essas transformações diminuíram as distâncias entre os povos e possibilitaram a disseminação cada vez mais rápida de informações.

Tipos de meios de comunicação

Os meios de comunicação podem ser:

  • Individuais: ferramentas que promovem o contato interpessoal. A transmissão de informações ocorre entre uma pessoa e outra ou em grupos restritos. São exemplos: carta, telefone e internet (plataformas de mensagens instantâneas/bate-papo).

  • Sociais ou em massa: promovem a comunicação entre um grande número de indivíduos. A informação é, portanto, transmitida em massa. São exemplos: rádio, jornal e televisão.

Leia também: Elementos de um texto jornalístico

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Principais meios de comunicação

→ Antigos

  • Escrita

Por meio de códigos e sinais que transmitiam informações entre os indivíduos, surgiu a escrita, que se desenvolveu de maneira independente entre os povos nas diversas regiões do mundo.

  • Telégrafo

O primeiro telégrafo foi criado por Claude Chappe em 1790. Uma nova versão, capaz de enviar mensagens a longas distâncias, surgiu em 1835, criada pelo físico e pintor Samuel Morse.

  • Correio

O correio possui um sistema que envolve o envio de cartas, encomendas e documentos entre um remetente e um destinatário. Hoje em dia, com os avanços nos meios de transporte, o tempo de entrega diminuiu consideravelmente. O sistema de correio pode ser privado ou público.

  • Jornal

O jornal é um meio de comunicação em massa. O primeiro exemplar foi produzido em Roma por volta de 59 a.C. e ficou conhecido como Acta Diurna. Ele anunciava notícias do governo e era escrito em placas brancas e compridas, colocadas em lugares públicos para que as pessoas pudessem ter acesso.

  • Rádio

A história do rádio iniciou-se em 1860, quando as ondas de rádio foram descobertas. O rádio possibilitou ainda mais a comunicação em massa, visto que é capaz de propagar informações codificadas por meio de sinais eletromagnéticos.

  • Telefone

O telefone foi inventado por volta de 1860 por Antonio Meucci, que o chamava de telégrafo falante. No Brasil, as primeiras redes de telefonia foram instaladas no Rio de Janeiro. Esse meio de comunicação é individual e possibilita a transmissão de informações por meio de sinais sonoros.

  • Televisão

A televisão é também um meio de comunicação em massa, mas possui natureza eletrônica, sendo capaz de reproduzir imagens e áudio de maneira instantânea. O aparelho converte luz e som em ondas eletromagnéticas.

→ Atuais

  • Celulares

O celular é um meio de comunicação inventado em 1947, pela empresa de tecnologia Bell, nos Estados Unidos. Esse meio de comunicação possibilita a transmissão de informações por meio de sinais sonoros e ondas eletromagnéticas.

Leia mais: É possivel estourar pipoca com o celular?

  • Computadores

Esse meio de comunicação possui grande capacidade de armazenamento e processamento de dados. Tornou-se um meio de comunicação muito utilizado em razão da invenção da internet.

  • Internet

A internet é atualmente o meio de comunicação mais utilizado no mundo. Representa uma rede que liga mundialmente milhares de computadores e aparelhos celulares. Esse meio de comunicação revolucionou a sociedade e as formas de se comunicar.

Evolução dos meios de comunicação

→ Linha do tempo

Qual o meio de comunicação mais antigo

Os meios de comunicação sofreram diversas alterações e transformações ao longo dos anos.

Ao longo dos séculos, os meios de comunicação sofreram inúmeras transformações à medida que a necessidade de se comunicar também evoluiu. De pinturas rupestres até os atuais smartphones, houve um longo percurso, marcado por invenções cada vez mais tecnológicas.

Comunicar é uma necessidade do ser humano. À medida que os indivíduos precisavam repassar informações uns aos outros, foram sendo desenvolvidas ferramentas para isso. Jornais e cartas foram os principais veículos de comunicação desde o surgimento da escrita. Depois, apareceu o telégrafo, capaz de enviar mensagens a longas distâncias.

Após o telégrafo, foi inventado o telefone. Passamos dos meios de comunicação escritos para aqueles que enviavam sinais sonoros a distância. Paralelamente à invenção do telefone, surgiu também o rádio, que possibilitou a comunicação em massa por meio de ondas eletromagnéticas que se propagam no ar.

Unindo a transmissão de sinais sonoros a imagens, surgiu a televisão, considerada uma evolução do rádio. Por falar em evolução, o telefone sofreu diversas alterações ao longo dos anos, até que foram inventados os aparelhos celulares. Esse meio de comunicação é atualmente um dos mais utilizados no mundo todo, permitindo a comunicação em massa ou individual por intermédio de sons, imagens e armazenamento de dados. Para revolucionar de vez toda a forma de se comunicar, surgiu a internet.

Internet

Qual o meio de comunicação mais antigo

A invenção da internet revolucionou a comunicação entre as pessoas no mundo todo.

Inventar a internet foi um divisor de águas na história da humanidade. Parece exagero, mas hoje dificilmente você conhece alguém que não a use para se comunicar. Até mesmo os mais velhos estão rendendo-se a esse meio de comunicação.

A internet conseguiu transformar tudo aquilo que conhecíamos a respeito da comunicação. Essa grande rede liga milhares de computadores e aparelhos telefônicos no mundo todo, diminuindo as longas distâncias entre as pessoas e reduzindo o tempo em que as informações chegavam até nós.

Saiba mais: A internet no século XVIII 

Qual é o meio de comunicação antigo?

As primeiras formas de comunicação aconteceram por meio de sinais, gestos e sons. A escrita surgiu a partir dos primeiros registros de desenhos (pinturas rupestres) em cavernas, datados de 15.000 a.C., na África. Outros registros de escrita foram encontrados em outras partes do mundo, como os hieroglifos, no Egito.

São os meios de comunicação mais antigos?

Depois da escrita, surgiram os suportes como o papiro, os pergaminhos e, mais tarde, os livros, difundidos a partir da criação da imprensa no século XIV. O correio é considerado um dos mais antigos meios de comunicação, sendo que os egípcios já utilizavam para enviar documentos e cartas.

Quais os meios de comunicação antigos e atuais?

Alguns exemplos de meios de comunicação são os jornais, as cartas, a televisão, a internet, o e-mail, o rádio, os telefones celulares e as redes sociais. Os meios de comunicação podem ser voltados para uma grande audiência, como é o caso da televisão e do rádio.

Qual é o meio de comunicação mais moderno?

Jornais, televisão, telefone, computador, celular e internet são os principais meios de comunicação da atualidade.