Qual a relação entre a Primeira Guerra Mundial e os acontecimentos políticos que ocorreram na Rússia entre Fevereiro de 1917?

Em fevereiro de 1917, o partido menchevique tomou o poder do Czar Nicolau II, na Rússia. Era o fim do absolutismo monárquico.

A partir do século XIX, a Rússia passou por uma rápida modernização. Houve a abolição da servidão camponesa, entretanto a situação social e econômica dos operários e dos camponeses não melhorou e o poder absolutista exercido por Nicolau II, ao contrário, determinava para a sociedade o pagamento de altas taxas de impostos, para a manutenção de uma nobreza falida.

As crises sociais foram acentuadas com a Primeira Guerra Mundial (1914-1918). A manutenção da Rússia na guerra e o grande número de soldados (camponeses) russos mortos no conflito foram fatores essenciais para a explosão de uma revolta social, já que os impostos pagos pela população tiveram uma ascensão para garantir o poder bélico da Rússia.

Ainda no ano de 1917, todos os antagonismos de classe se voltaram para um objetivo comum: derrubar o poder absolutista do Czar Nicolau II. Sendo assim, trabalhadores das indústrias, camponeses e soldados russos se voltaram contra o czarista e obrigaram o imperador a deixar o trono. Feito isso, instalou-se um governo provisório republicano formado por liberais e progressistas que constituíam as bases do partido menchevique.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Liderados pelo socialista moderado Alexander Kerenski, o governo provisório controlado pelo partido menchevique tinha como principal objetivo transformar a Rússia em uma República parlamentarista democrática. Os planos de Kerenski foram executados durante o governo menchevique, mas sua visão divergia dos marxistas revolucionários. Para o líder menchevique, seria necessário primeiramente o desenvolvimento das forças produtivas (indústrias russas) como uma etapa fundamental para se chegar a uma revolução burguesa, para depois se alcançar o socialismo.

Dentro dessa lógica burguesa, Kerenski governou sem atender às reivindicações da sociedade, não retirou a Rússia da guerra, nem resolveu o problema da fome e da miséria da população. A partir dessa crescente impopularidade, trabalhadores e camponeses juntamente com o partido bolchevique organizaram os sovietes (Conselhos de operários, camponeses e soldados) para derrubar os Mencheviques do poder. Em julho de 1917, começavam os primeiros confrontos entre policiais e grevistas. Em outubro de 1917, os bolcheviques derrubaram Kerenski do poder e instauraram a Revolução Socialista na Rússia.

  • WhatsApp
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Linkedin
  • Copiar Link
Qual a relação entre a Primeira Guerra Mundial e os acontecimentos políticos que ocorreram na Rússia entre Fevereiro de 1917?

Cena dos filme '1917', vencedor do Globo de Ouro de Melhor Filme (Foto: Divulgação)

Superando grandes produções como O irlandês e Coringa, o drama de guerra 1917, dirigido pelo britânico Sam Mendes, faturou duas das principais categorias cinematográficas do Globo de Ouro 2020: a de Melhor Filme e de Melhor Diretor.

A trama, inspirada em histórias do avô de Mendes, conta a história de Schofield (George MacKay) e Blake (Dean-Charles Chapman), uma dupla de jovens cabos britânicos que, em meio à Primeira Guerra Mundial, precisam atravessar o território inimigo para entregar uma mensagem que salvará seu batalhão, poupando a vida de cerca de 1,6 mil pessoas — entre elas, o irmão de um dos cabos.

Como o filme retrata, passados três anos de disputas intensas, a guerra se acirrava a cada batalha. Em 1917, acontecimentos decisivos já se encaminhavam para o desfecho do conflito, que acabou em novembro do ano seguinte.

Confira abaixo os principais fatos que abalaram a história no penúltimo ano da Primeira Guerra Mundial:

1. Revolução Russa

Qual a relação entre a Primeira Guerra Mundial e os acontecimentos políticos que ocorreram na Rússia entre Fevereiro de 1917?

Nicolau II da Rússia, o último czar (Foto: Wikimedia Commons)

Além de se envolver no conflito internacional, a Rússia enfrentava suas próprias batalhas políticas internas. Em 1917, inicia-se a primeira fase da Revolução Russa, que em 15 de março culminou na derrubada do governo czarista e autocrata do país, destituindo Nicolau II do cargo de czar e dando lugar a um governo provisório liberal.

No dia 16 do mês seguinte, o revolucionário Lênin, que estava exilado na Suíça, retornou à Russia pregando, entre outros temas de suas "Teses de Abril", a saída do país da guerra. Recuado pelo governo provisório, o político fugiu para a Finlândia, onde passou a planejar uma rebelião.

Em novembro de 1917, Lênin toma o poder do país ao lado de Leon Trotski e é eleito novo chefe de governo pelo Partido Social Democrata da Rússia. Sob a nova política, a Rússia se retira da guerra, abandonando a Tríplice Entente. No ano seguinte, o país assinou um tratado de paz com as Potências Centrais (Império Alemão, Império Austro-Húngaro, Bulgária e Império Otomano), o Tratado de Brest-Litovski.

2. Estados Unidos entra na Guerra

Qual a relação entre a Primeira Guerra Mundial e os acontecimentos políticos que ocorreram na Rússia entre Fevereiro de 1917?

Presidente Woodrow Wilson anuncia interrupção nas relações com a Alemanha em 1917 (Foto: Wikimedia Commons)

Após passarem cerca de três anos neutros à guerra, os Estados Unidos decidiram participar do conflito a partir de 1917, depois de sofrerem ataques submarinos e interferências alemãs no México. No dia 3 de fevereiro, o país rompeu laços diplomáticos com a Alemanha. Já em 2 de abril, o presidente norte-americano Woodrow Wilson propôs ao Congresso e à Câmara dos Representantes declarar guerra aos inimigos europeus. Quatro dias depois, o país havia entrado oficialmente no conflito.

Em 26 de junho, as primeiras tropas norte-americanas chegaram à França para reforçar a defesa dos Aliados. Em julho, o general John J. Pershing estimou que seria necessário um exército de 3 milhões de homens para se juntar à guerra. Mais tarde, as forças norte-americanas resultaram em um auxílio decisivo para a derrota das Potências Centrais. Em dezembro do mesmo ano, os Estados Unidos também declararam guerra ao Império Austro-Húngaro.

3. Ofensiva Nivelle

Qual a relação entre a Primeira Guerra Mundial e os acontecimentos políticos que ocorreram na Rússia entre Fevereiro de 1917?

Robert Nivelle (Foto: Wikimedia Commons)

No mês de abril, soldados franceses comandados pelo general Robert Nivelle partiram rumo ao Rio Aisnee decididos a romper a defesa alemã baseados em um plano que contava com o auxílio de tropas britânicas e estimava menos de 10 mil baixas.

O que os franceses não contavam é que a tática fora descoberta pela inteligência alemã, que, em boa medida, conseguiu se defender dos ataques dos Aliados. A ofensiva foi uma das maiores derrotas francesas no ano e encerrou a carreira de Nivelle no exército. Após ser dispensado, o general Philippe Pétain assumiu o cargo e, com uma estratégia mais defensiva, foi mais bem-sucedido em suas batalhas.

4. Batalha de Cambrai

Qual a relação entre a Primeira Guerra Mundial e os acontecimentos políticos que ocorreram na Rússia entre Fevereiro de 1917?

Tanque usado pelos alemães na Linha Hindenburg (Foto: Wikimedia Commons)

Conhecida por ser um importante local de abastacimento da defesa alemã, a comuna francesa de Cambrai foi palco de um ataque surpresa de tanques britânicos. Pela primeira vez, em dezembro de 1917, os ingleses demonstraram que a "impenetrável" Linha Hindenburg, organizada pelos alemães, poderia, sim, ser violada e ultrapassada. Para isso, técnicas de artilharia e infantaria foram combinadas e aprimoradas para derrotar a defesa inimiga. 

Para saber mais sobre o filme 1917, que estreia no Brasil no dia 23 de janeiro de 2020, assista ao trailer:

Com informações de History, Historic UK, Deutsche Welle, Britannica.

Qual a relação entre a Primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa de 1917?

A Revolução Russa é um dos principais acontecimentos do século XX. Ocorrida no ano de 1917, podemos afirmar que essa revolução é “filha” da Primeira Guerra Mundial (1914-1917), isto é, nasceu da crise política e social gerada pela atmosfera catastrófica da “Grande Guerra”.

Qual a relação entre a Primeira Guerra Mundial e os acontecimentos políticos que ocorreram entre fevereiro e outubro de 1917?

Qual a relação entre a Primeira Guerra Mundial e os acontecimentos políticos que ocorreram na Rússia entre fevereiro e outubro de 1917? a) nenhuma relação, pois a Rússia ficou neutra durante o conflito.

Qual a relação entre a Primeira Guerra Mundial e os acontecimentos políticos que ocorreram na Rússia entre fevereiro e outubro de 1910?

O conflito serviu para instigar os opositores do regime czarista culminando na Revolução Russa, em 1917. Aproveitando-se da instabilidade política e insatisfação popular com a participação na guerra, ela serviu para acirrar os ânimos internamente, com a subida dos bolcheviques ao poder em outubro do mesmo ano.

Qual a relação entre a Primeira Guerra Mundial como os acontecimentos da Rússia de 1917 influenciaram as ações e o envolvimento das nações mundiais no conflito?

As crises sociais e a Revolução Socialista na Rússia em 1917 se constituíram como principais fatores que motivaram a saída da Rússia da Primeira Guerra Mundial.