Qual a relação entre o crime ambiental citado na notícia e a provável origem da ararinha-azul

4 Pages • 778 Words • PDF • 242.4 KB

Uploaded at 2021-10-16 17:19

This document was submitted by our user and they confirm that they have the consent to share it. Assuming that you are writer or own the copyright of this document, report to us by using this DMCA report button.

COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA

PERÍODO: 08/02/2021 A 12/02/2021

TURMA: 7.º ANO

AULA: 02

OBJETOS DE CONHECIMENTO: Estratégias de leitura: apreender o sentido global de textos. PRÁTICA DE LINGUAGEM: Leitura. HABILIDADES: (EF69LP03) Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências; em reportagens e fotorreportagens o fato ou a temática retratada e a perspectiva de abordagem; em entrevistas os principais temas/subtemas abordados, explicações dadas ou teses defendidas em relação a esses subtemas; em tirinhas, memes, charge, a crítica, ironia ou o humor presente. DESENVOLVIMENTO DA AULA: 1) Atividades sobre o gênero notícia. Anexo 1 Referência: ORMUNDO, Wilton; SINISCALCHI, Cristiane. Se liga na língua. 7°ano. 1ª ed. São Paulo: Moderna, 2018.

ANEXO 1 Desvendando o texto 1) Leia a noticia abaixo e responda as questões. Ararinha-azul é vista na natureza após 15 anos Em vídeo, moradores registram ave desaparecida da caatinga desde 2000

Uma moradora de Curaçá, região da caatinga da Bahia, conseguiu registrar no domingo

passado, 19, um vídeo de uma ararinha-azul voando na natureza. De acordo com o diretor da Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil (SAVE Brasil), Pedro Develey, é possível confirmar a espécie da ave pelo grito gravado junto com as imagens, que, de acordo com ele, é bastante característico. A ararinha-azul foi identificada no sábado 18, e pelo menos seis pessoas teriam visto a ave em momentos diferentes. Segundo o comunicado oficial da organização, divulgado pelo site do jornal O Estado de S. Paulo, “o primeiro a avistar a ave foi o agricultor Nauto Sergio Oliveira, que, assim que confirmou se tratar de uma ararinha-azul, avisou seus vizinhos. No dia seguinte, Lourdes Oliveira e sua filha Damilys Oliveira levantaram ainda de madrugada e foram procurar a ararinha nas matas ciliares do Riacho Barra Grande. Às 6h20 da manhã, conseguiram não apenas ver a ave, mas também registrá-la através de um vídeo gravado com o celular de Damilys”. A comoção entre os moradores da região foi grande porque a ave não era identificada na caatinga, único local de ocorrência comprovada da espécie, desde o ano 2000. Develey acredita tratar-se de uma ave de cativeiro que foi solta pelo dono para evitar punição por crime ambiental. “O fato é que ela está lá, voando na caatinga. É incrível”, disse ao jornal O Estado de S. Paulo. A ararinha é o pássaro que inspirou o personagem do filme Rio. Na próxima semana os moradores locais e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) vão tentar localizar a ave e obter o maior número possível de informações. Desde 2014, o projeto Ararinha na Natureza trabalha para criar uma Unidade de Conservação (UCC) com 44.000 hectares no município com o objetivo de proteger a região de onde a ararinha é nativa, a caatinga, e matas ciliares.

1) Com base no primeiro parágrafo, responda às quatro perguntas a seguir. a) O que aconteceu?

b) Quais foram os envolvidos nesse acontecimento?

c) Quando isso aconteceu?

d) Onde aconteceu?

2) A continuação do texto desenvolve as informações do parágrafo introdutório.

a) Que fatos anteriores propiciaram a filmagem da ararinha?

b) O que acontecerá a partir da filmagem?

c) Qual é a relação entre o crime ambiental citado na notícia e a provável origem da ararinhaazul avistada?

3) A notícia inclui declarações de um especialista. Releia dois trechos a seguir. “De acordo com o diretor da Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil (SAVE Brasil), Pedro Develey, é possível confirmar a espécie da ave pelo grito gravado junto com as imagens, que, de acordo com ele, é bastante característico.” “Develey acredita tratar-se de uma ave de cativeiro que foi solta pelo dono para evitar punição por crime ambiental. ‘O fato é que ela está lá, voando na caatinga. É incrível’, disse ao jornal O Estado de S. Paulo.”

a) Qual é a posição profissional do entrevistado dentro da instituição em que ele trabalha?

b) Por que é importante informar ao leitor essa posição?

c) No primeiro trecho, o produtor do texto explica com suas palavras o que o especialista disse. Que expressão ele usa para indicar que está introduzindo a fala de outra pessoa?

d) No segundo trecho, novamente a fala é apresentada em discurso indireto. Que forma verbal foi usada para introduzi-la?

e) Em que trecho a fala é reproduzida diretamente?

f) Que sinal de pontuação isola essa fala do texto da notícia?

g) Compare a fala apresentada diretamente com aquelas mencionadas de modo indireto. Qual desses dois tipos de fala permite ao leitor perceber melhor as impressões e os sentimentos do

falante?

4) Identifique no texto: a) A manchete.

b) O título auxiliar.

c) O lide.

d) O corpo da notícia.

#FOCO E DETERMINAÇÃO/2021!!!

Qual é a relação entre o crime ambiental citado na notícia e na provável origem da Ararinha

Resposta. Resposta: A relação entre o surgimento da ararinha azul com o crime ambiental é porque possivelmente o "dono" da ave resolveu solta-la para não ser preso por crime ambiental. A informação é uma fala de Pedro Develey, diretor da Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil (SAVE Brasil).

Que fatos anteriores propiciaram a filmagem da Ararinha B o que acontecerá a partir da filmagem?

Resposta verificada por especialistas. Os moradores conseguiram filmar a ararinha azul porque viviam perto das matas. Com isso tiveram oportunidade de identificar a ave em extinção. Os moradores levantaram cedo para acompanhar de perto o animal.