Qual foi o motivo principal da transferência da corte portuguesa para o Brasil?

Ministro do Supremo participou de webinar promovido pelo Poder360 e pelo Fórum de Integração Brasil Europa

Qual foi o motivo principal da transferência da corte portuguesa para o Brasil?

Qual foi o motivo principal da transferência da corte portuguesa para o Brasil?

Ministro Gilmar Mendes (foto) participou de seminário organizado pelo Poder360 Poder360 13.jul.2022 (quarta-feira) - 17h59

O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), afirmou que a transferência da Corte Portuguesa ao Brasil, em 1808, ajudou a acelerar o processo de Independência do país, realizado em 7 de setembro de 1822.

A declaração foi feita nesta 4ª feira (13.jul.2022), no webinar “Fórum 200 anos de Independência com integração: a mudança da família real”, promovido pelo Poder360 em parceria com o Fibe (Fórum de Integração Brasil Europa) e apoio do IDP (Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa) e da ConJur (Revista Consultor Jurídico).

Assista (5min59s):

O seminário virtual faz parte do ciclo de debates em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil. O objetivo do 2º webinar é compreender o contexto da mudança da família real portuguesa para o país e refletir sobre as alterações de eixo de poder no mundo atual. A série de debates pretende identificar, a partir do resgate histórico, oportunidades para o Brasil e para a Europa, especialmente Portugal, estarem cada vez mais integrados.

No 1º evento, realizado em fevereiro, os palestrantes debateram sobre a assinatura da Carta Régia de Abertura dos Portos Brasileiros às Nações Amigas, em 28 de janeiro de 1808, e como o ato foi determinante para o processo que tornou o Brasil independente de Portugal.

“A transferência da Corte Portuguesa, da família real para o Brasil, constitui, sem dúvida, um episódio marcante da história. Mesmo da formação da nacionalidade brasileira. E certamente é um marco, que 14 anos mais tarde culminaria na proclamação da nossa independência política”, disse Gilmar no seminário desta 4ª feira (13.jul).

Segundo ele, houve transformações no Rio de Janeiro, que se tornou a capital do Império português.

“Produziram-se mudanças significativas com a vinda da família real para o Brasil: o caráter urbanístico, a mudança para o Rio de Janeiro, mas também no plano institucional, a partir da obra executiva e legislativa de Dom João VI. Fala-se na criação do Banco do Brasil, do Museu Nacional, da Biblioteca Real, da imprensa régia, entre tantas iniciativas que lançaram as bases sobre as quais se forjou a nacionalidade brasileira”, prosseguiu.

A vinda da família real ao Brasil foi em 29 de novembro de 1807, como resposta ao expansionismo napoleônico em Portugal. A comitiva aportou em Salvador, na Bahia, em 22 de janeiro de 1808.  Em 26 de fevereiro de 1808, o Estado Rio de Janeiro foi declarado como capital do Império.

A abertura do webinar realizado nesta 4ª feira (13.jul) foi feita pelo ministro Gilmar Mendes. Também participaram o advogado Paulo Protásio, coordenador das comemorações do Bicentenário da Independência pelo Governo do Rio de Janeiro e presidente da Cisbra (Câmara de Comércio e Indústria e Serviços do Brasil), e a historiadora Conceição Meireles Pereira, professora do Departamento de História e Estudos Políticos da Universidade de Porto. A mediação foi feita por Anna Rangel, diretora-executiva adjunta do jornal digital Poder360

Assista ao seminário na íntegra (1h27min34s):

A invasão de Portugal, por ordem de Napoleão Bonaparte, foi o motivo que levou a corte portuguesa a mudar-se para o Brasil. A transferência da corte portuguesa para o Brasil tem relação direta com os acontecimentos da Revolução Francesa e do período napoleônico.

Quais foram os motivos que levaram a família real portuguesa a Transferir-se para o Brasil?

O refúgio no Brasil foi uma manobra do príncipe regente, D. João, para garantir que Portugal continuasse independente quando foi ameaçado de invasão por Napoleão Bonaparte. Para garantir o êxito da transferência, o reino de Portugal teve apoio da Inglaterra, que também auxiliou na expulsão das tropas napoleônicas.

Qual foi principal motivo que levou a família real portuguesa a transferir a corte para o Brasil e os motivos defendidos pelo historiador Laurentino Gomes 2007?

Dessa maneira, a Corte Portuguesa teria melhores condições de governar a colônia e evitar novas insurreições populares. Ao mesmo tempo, a Inglaterra também teria a sua recompensa: acabar com o comércio exclusivo dos portugueses e abrir os portos brasileiros às companhias mercantis inglesas.

Porque o rei de Portugal foi para o Brasil?

A família real portuguesa deixou o reino na Europa fugindo para o Brasil para não ter que lutar contra a invasão francesa, atravessando o Atlântico sozinha. … Dessa forma, a dependência de Portugal com a Inglaterra seria uma das heranças que os portugueses deixariam para os brasileiros logo após a independência, em 1822.

Qual era a intenção da família real ao vir para o Brasil em 1808?

O príncipe queria garantir que, posteriormente, Portugal conseguisse a Independência. Foi acordado que os guardas ingleses protegessem a Corte Portuguesa e garantiriam que chegando ao Brasil o governo português teria legitimidade.

Qual foi a importância da vinda da família real portuguesa para o Brasil?

A vinda da família Real para o Brasil contribuiu para a antecipação da tão esperada Independência do Brasil. Quando instalada no país, a família portuguesa implementou avanços percebidos até hoje na economia e cultura brasileira. Na época, Portugal dependia da Inglaterra. Essa dependência era financeira e política.

Quais foram os motivos para a vinda da família real para o Brasil em 1808?

A vinda da Família Real para o Brasil teve como finalidade assegurar a independência de Portugal e contou com o apoio dos ingleses. Em 22 de janeiro de 1808, a Corte Portuguesa chega ao Brasil. Obra do pintor francês Nicolas Louis Albert de LaRiva representando o embarque da Família Real para o Brasil.

Porque a família real voltou para Portugal em 1821?

A volta de D. João à Portugal ocorreu em 1821, como consequência direta da Revolução do Porto de 1820 e da convocação das Cortes, que idealizavam o retorno da família real e da Corte portuguesa, esta última entendida como o conjunto de órgãos públicos responsáveis pela administração do Estado.

Qual foi o motivo que trouxe a família real para o Brasil?

Quando ainda era príncipe regente, dom João veio para o Brasil, em 1808, porque as tropas do imperador francês Napoleão Bonaparte estavam chegando para invadir Portugal. Com ele vieram a família real e a corte portuguesa, totalizando mais de 10 mil pessoas, em dezenove navios.

Porque os portugueses não gostaram que D Pedro ficasse no Brasil?

Antes de partir para Portugal, Dom João VI esvaziou os cofres do Banco do Brasil, levando quase todo o ouro para Portugal e deixou Dom Pedro como príncipe regente. Os portugueses, porém, não gostaram da permanência de Dom Pedro no Brasil, pois queriam que o Brasil voltasse à posição de colônia.

Quais foram os marcos importantes com a chegada da família real portuguesa no Brasil em 1808?

Em janeiro de 1808, a frota portuguesa avistou Salvador. No dia 24 do mesmo mês, em Salvador, D. João assinou o “Decreto de Abertura dos Portos às Nações Amigas”, que, além de ser considerado por muitos historiadores como um primeiro passo em rumo à Independência do Brasil, também colocou fim ao Pacto Colonial.

Qual era o objetivo dos portugueses?

Os governantes de Portugal reconheciam a vantagem estratégica de um território localizado no litoral atlântico-sul. Ele servia como escala dos navios rumo às riquezas das Índias e, sobretudo, ajudava a garantir o monopólio da Rota do Cabo, em direção às Índias.

Qual a importância da vinda da família real para a independência do Brasil?

Em novembro de 1807, a Família Real embarcou rumo ao Brasil, pois Portugal estava prestes a ser invadido pelas tropas de Napoleão Bonaparte. A vinda da Família Real para o Brasil teve como finalidade assegurar a independência de Portugal e contou com o apoio dos ingleses.

Qual o benefício que o Brasil recebeu com a vinda da família real?

A vinda da família real trouxe como benefício a abertura dos portos as nações amigas; instalações de fábricas; criação da imprensa régia; criação do banco do Brasil; casa da moeda, do jardim Botânico, da Biblioteca e do teatro Real, e das escolas de medicina na Bahia e no Rio de Janeiro.

Qual o motivo da vinda da família real portuguesa para o Brasil?

Em novembro de 1807, a Família Real embarcou rumo ao Brasil, pois Portugal estava prestes a ser invadido pelas tropas de Napoleão Bonaparte. A vinda da Família Real para o Brasil teve como finalidade assegurar a independência de Portugal e contou com o apoio dos ingleses.

Qual foi o principal resultado da transferência da corte portuguesa para o Brasil?

João VI, por pressão das cortes portuguesas, retornou para Portugal. Os historiadores afirmam que essa transferência da corte para o Rio de Janeiro contribuiu para adiantar a independência do Brasil.

O que significa a transferência da corte portuguesa para o Brasil?

Chegada da Corte Portuguesa impulsionou Independência, diz Gilmar. O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), afirmou que a transferência da Corte Portuguesa ao Brasil, em 1808, ajudou a acelerar o processo de Independência do país, realizado em 7 de setembro de 1822.

Qual o motivo da vinda da família real portuguesa para o Brasil Brainly?

Resposta verificada por especialistas A família real portuguesa veio para o Brasil porque Portugal corria sérios riscos de ser invadido pelo exército de Napoleão Bonaparte, que realizava o seu plano de expansão territorial.