Qual a relação existente entre as decisões de investimentos financiamentos e dividendos?

Em Finanças Corporativas, existem três tipos de decisões fundamentais:

  • A decisão de investimento em projetos (Orçamento de Capital)
  • Financiamento (Estrutura de Capital)
  • Decisões de Curto Prazo (Gestão de Capital de Giro)

Veja abaixo como realizar o gerenciamento de Capital e como administrar os recursos da empresa de forma mais eficiente.
 

Orçamento de Capital

Na decisão de investimento em projetos, o objetivo da empresa é selecionar os melhores projetos para investimento.

No primeiro momento, é necessário diferenciar os projetos viáveis e inviáveis e, considerando que as empresas, em geral, possuem restrição orçamentária, escolher aqueles que são os melhores para a empresa. Em finanças, os melhores projetos são aqueles que deixam os investidores “mais ricos”.

 
Orçamento de Capital com o Wizfee

As projeções de valores cadastrados ficam disponíveis para a estruturação de um Fluxo de Caixa personalizado. Para obter a visibilidade do que pode ser utilizado de recursos no futuro, o Wizfee disponibiliza a personalização do Fluxo de Caixa com as informações mais relevantes para a análise e comparativo entre períodos ou anos anteriores, a fim de gerar aprendizado e possibilitar a previsão do caixa de forma otimizada, segura, com a possibilidade de gerar mais oportunidades.

Qual a relação existente entre as decisões de investimentos financiamentos e dividendos?
Fluxo de caixa personalizado

Estrutura de Capital

Na parte de Estrutura de Capital, a ideia é cuidar da forma com que os projetos são financiados.
É necessário conhecer o custo do capital das principais fontes de recurso (recursos dos sócios e de terceiros) e, a partir desta noção, definir o nível de endividamento. O índice de endividamento varia conforme o tipo de empresa, o momento do mercado, e cada empresa vai necessitar de uma determinada forma de financiamento. Algumas com mais recursos próprios, outras com mais recursos de terceiros.

 
Estrutura de Capital com o Wizfee

A previsão de cenários das operações financeiras para busca do Capital de Giro é possível através da simulação dos contratos. A partir do registro das operações, o Wizfee realiza automaticamente a simulação de cenários, com o cálculo das taxas, amortização, parcelas, nível de endividamento e todas as informações necessárias para definir a melhor forma de captação. Assim, é possível analisar se a taxa dos juros estará compatível com o que a empresa pode pagar no futuro, além de ser possível distinguir, de forma prática, o principal dos juros.

Qual a relação existente entre as decisões de investimentos financiamentos e dividendos?
Registro de Operações Financeiras

Gestão de Capital de Giro

Após a empresa investir nos projetos e escolher a forma de financiá-los, é necessário gerenciar as atividades relacionadas ao curto prazo: definição de prazos para clientes, prazos dos fornecedores, quanto a empresa vai possuir de estoque. Isso tudo impacta na quantidade de recursos que a empresa necessita para financiar as atividades operacionais de curto prazo, o Capital de Giro.

 
Gestão de Capital de Giro com o Wizfee

Após a busca de capital e a programação do contrato, é possível administrar os parcelamentos das dívidas, acompanhar as operações e a evolução dos saldos, dar baixa nos pagamentos, acompanhar o realizado e o saldo no final do mês e, principalmente, analisar de forma prática a previsão dos lançamentos, a fim de continuar gerando novas oportunidades com o dinheiro excedente do caixa.

Qual a relação existente entre as decisões de investimentos financiamentos e dividendos?
Gerenciamento das Operações Financeiras

 
Esse conjunto de decisões, basicamente engloba a dinâmica da Gestão Financeira Corporativa, e é necessário que os gestores da empresa conheçam e possuam instrumentos para melhor análise e tomada de decisão, além de conhecimentos técnicos, os sistemas de informação que permitirá o uso mais eficiente destes recursos.

O Wizfee é uma plataforma inteligente que auxilia equipes financeiras e de tesouraria em todo o Brasil, com a otimização do Gerenciamento de Capital e das decisões em Finanças Corporativas.
 

Qual a relação existente entre as decisões de investimentos financiamentos e dividendos?

O Wizfee é uma Plataforma Financeira Inteligente que conecta empresas e bancos e ajuda a encontrar soluções financeiras com as melhores taxas do mercado.

Qual é a relação entre as decisões de financiamento e as decisões de investimento?

Enquanto as decisões de financiamento descrevem as taxas de retorno exigidas pelos detentores de capital, as oportunidades de investimento centram suas preocupações nos retornos esperados.

Quais são as diferenças e relações entre investimentos e financiamentos?

No meio econômico, investimento diferentemente do financiamento – que geralmente exige a compra de um bem com um valor emprestado, por exemplo, de uma instituição bancária – é qualquer bem econômico (tudo que tem utilidade, que pode sanar uma necessidade) que pode ser utilizado para fazer a aquisição de algo com a ...

Quais são as três principais tomadas de decisão associadas à área de finanças nas empresas?

Em Finanças Corporativas, existem três tipos de decisões fundamentais:.
A decisão de investimento em projetos (Orçamento de Capital).
Financiamento (Estrutura de Capital).
Decisões de Curto Prazo (Gestão de Capital de Giro).

Qual a importância das decisões de financiamento?

Em termos operacionais, as decisões de financiamento são mais simples do que as de investimento. Já, em termos de importância, é igualmente essencial para a sobrevivência do negócio.As decisões de financiamento enfocam o lado direito do balanço patrimonial da empresa, notadamente, o passivo de curto e de longo prazo.