Qual a resistência do aço A36?

Desenvolvido pela American Society for Testing and Materials (ASTM), o padrão ASTM A36 inclui perfis estruturais de aço, placas e barras para uso em construção rebitada, aparafusada ou soldada de pontes e edifícios e para propósitos estruturais gerais. Este padrão fornece um método de análise de calor para determinar a composição química necessária para carbono, manganês, fósforo, enxofre, silício e cobre. Resistência à tração, resistência ao escoamento e propriedades de alongamento são avaliadas usando o teste de tração. A este respeito, o material deve estar de acordo com as propriedades de tração exigidas. O nome completo do padrão em questão é: Especificação do padrão ASTM A36 / A36M-19 para aço estrutural de carbono.

Qual a resistência do aço A36?

Requisitos adicionais são fornecidos na norma ASTM A36 para uso onde outros testes ou restrições adicionais são exigidos pelo comprador. Tais requisitos se aplicam se especificados no pedido de compra.

Além disso, se a soldagem de aço for necessária durante o uso do material, um procedimento de soldagem apropriado para o tipo de aço e o uso ou serviço pretendido deve ser usado. Os requisitos de soldabilidade estão contidos no anexo (Anexo X6) da norma ASTM A6 / A3M.

O aço A36 é um aço estrutural comumente usado nos EUA. Como muitos aços, o aço A36 tem densidade de 7.800 kg / m3. O aço A36 tem a forma de folhas e barras com menos de 20 cm de espessura e tem um limite de escoamento mínimo de 36 psi e uma resistência à tração final de 58 a 80 psi. Placas com mais de 20 cm de espessura têm uma resistência ao escoamento de 32 mil psi e a mesma resistência à tração final. A resistência elétrica do aço A36 é de 20 μΩm a 0.142 graus. Barras de aço A36 retêm sua resistência máxima até 343 graus.

Aços em conformidade com o padrão ASTM A36 são facilmente soldados por todos os processos de soldagem. Resumidamente, os métodos de soldagem mais comuns para este aço são os mais baratos e fáceis, como soldagem a arco de metal blindado, soldagem a arco de metal a gás ou soldagem de oxiacetileno. O aço A36 também é comumente aparafusado e rebitado em aplicações estruturais.

Afinal, o aço em conformidade com o padrão ASTM A36 é o aço leve e laminado a quente mais comumente usado. Possui excelentes propriedades de soldagem e é adequado para processos de retificação, perfuração, rosqueamento e usinagem. Geralmente, o aço A36 está disponível nas seguintes formas: barra retangular, barra quadrada, barra circular e formas de aço, como canais, ângulos, vigas H e vigas I.

O aço ASTM A36 tem usinabilidade de 72 por cento e avanço médio de corte superficial de 120 pés / min. No entanto, este aço não é tão fácil de processar como o aço AISI 1018. Este aço é fácil de soldar por qualquer método de soldagem e as soldaduras e juntas assim formadas são de excelente qualidade.

Em geral, o aço ASTM A36 tem as seguintes aplicações:

  • Construção aparafusada, rebitada ou soldada de pontes, edifícios e plataformas de petróleo
  • Formando tanques, tambores, placas de base, acessórios, anéis, modelos, gabaritos, rodas dentadas, cames, engrenagens, placas de base, forjados, acabamentos, estacas, suportes, equipamentos automotivos e agrícolas, quadros e peças de máquinas
  • Em várias partes obtidas por corte a chama em estacionamentos fechados, passarelas, rampas de ancoradouro e valas

O aço é um dos metais mais comuns usados ​​para aplicações estruturais. Possui propriedades fortes, tenazes, dúcteis, moldáveis ​​e soldáveis. É importante conhecer as propriedades básicas do aço A36 para uso no local, pois existem muitos tipos diferentes de aço disponíveis, cada um com propriedades químicas e mecânicas exclusivas.

O aço A36 é um aço de baixo carbono. Tem menos de 0,3 por cento de carbono em peso. Portanto, o aço A36 pode ser facilmente usinado, soldado e formado, e o aço A36 é extremamente útil como um aço de uso geral. Devido ao seu baixo teor de carbono, os tratamentos térmicos não são muito eficazes neste aço. Geralmente contém pequenas quantidades de outros elementos de liga, como manganês, enxofre, fósforo e silício. Esses elementos são adicionados ao aço A36 para conferir as propriedades químicas e mecânicas desejadas. O aço A36 não contém grandes quantidades de níquel ou cromo e, portanto, tem baixa resistência à corrosão.

Nossa organização fornece serviços de especificação padrão para aço carbono estrutural no âmbito da norma ASTM A36, no âmbito das normas nacionais e internacionais, com sua equipe treinada e especializada e equipamento tecnológico avançado, entre inúmeros estudos de ensaio, medição, análise e avaliação.

Para compreender afundo as características dos diversos aços trabalhados no setor metalúrgico, separamos a seguinte apresentação, para acessar basta clicar aqui.

Interessado em contratar serviços de corte a laser para chapas de aço? Nosso propósito é prestar os melhores serviços de conformação e beneficiamento de aço do mercado, suprindo as necessidades de nosso clientes e criando uma relação de parceria duradoura, entre em contato clicando aqui.

Os serviços de oxicorte, corte a frio, caldeiraria e corte a laser são ofertados para cidades Curitiba, Ponta Grossa, Pinhais, São José dos Pinhais, Campo Largo, Araucária e Colombo, Joinville, Criciúma, Chapecó, São José, Itajaí, Florianópolis, Blumenau, Brusque, Jaraguá do Sul, Rio do Sul, assim como em todo o Paraná e Santa Catarina.

Qual a dureza do aço A36?

Dureza (A36 / Brinell) Não é um requisito mas costuma variar na faixa de 130 a 150 HB.

Qual é a resistência ao escoamento de um aço estrutural A36?

O aço A36 é um exemplo desse tipo de material; Aços de alta resistência e baixa liga – Têm limite de escoamento mínimo de 290 a 345 MPa.

Qual a diferença do aço 1020 e A36?

A36 é um aço de baixo carbono. Isso permite que seja facilmente usinado, soldado e formado, tornando-o extremamente útil como um aço de uso geral. O baixo teor de carbono também evita que o tratamento térmico tenha muito efeito no aço A36. O aço 1020 também é um aço de baixo carbono e de uso geral.

Para que serve o aço A36?

Aplicações do Aço carbono A36 Devido à resistência relativamente boa, à sua conformabilidade e ao fato de que pode ser facilmente soldado, o aço A36 é comumente usado como aço estrutural. Assim, tem aplicação na construção aparafusada, rebitada ou soldada de pontes, edifícios e plataformas de petróleo.