Qual atividade agropecuária se destaca na porção norte do estado do paraná

Qual atividade agropecuária se destaca na porção norte do estado do paraná

A região Sul é a menor do Brasil em extensão territorial e a segunda mais povoada do País. Formada por três estados – Paraná (PR), Santa Catarina (SC) e Rio Grande do Sul (RS) –, a região tem uma economia influente no País, distribuída em vários setores, tais como agropecuária, indústria, extrativismo, turismo, entre outros.

O relevo da região Sul é caracterizado, em sua maior parte, pelo planalto (Planalto Atlântico e Planalto Meridional), que se localiza mais ao norte da região, onde é possível encontrar uma formação vegetal típica chamada de Mata das Araucárias, que são árvores de grande porte da família dos pinheiros e se encontram, principalmente, no Estado do Paraná. Ao sul da região, encontram-se formações de relevo mais plano, conhecidas como planície dos Pampas. A formação dos Pampas também dá nome ao tipo de vegetação rasteira, de gramíneas, mais encontrada no Rio Grande do Sul.

O clima predominante é o subtropical. Caracteriza-se por ter as estações do ano bem diferenciadas, com grandes variações de temperatura. É a região mais fria do País, onde, durante o inverno, ocorrem geadas e até neve em alguns lugares.

Em termos de recursos hídricos, a região Sul é importante para a produção de energia elétrica do Brasil, pois possui duas grandes bacias hidrográficas: a bacia do Rio Paraná, onde está instalada a Usina Hidroelétrica de Itaipu, uma das maiores do mundo, e a bacia do Rio Uruguai.

A população da região tem uma grande influência europeia, por causa da chegada de imigrantes no século XIX e início do XX, principalmente alemães, italianos e açorianos. Outros povos também foram para o Sul, como ucranianos, poloneses, russos, entre outros, introduzindo seus costumes na cultura, na culinária, na arquitetura e até no idioma. Também se deve aos imigrantes europeus o desenvolvimento da economia baseada na pequena e média propriedade rural de policultura (cultivo de vários produtos agrícolas).

Existem sete Unidades de Pesquisa da Embrapa localizadas na Região Sul: duas no Paraná (Embrapa Florestas, em Colombo, e Embrapa Soja, em Londrina); uma em Santa Catarina (Embrapa Suínos e Aves, em Concórdia); e quatro no Rio Grande do Sul (Embrapa Clima Temperado, em Pelotas, Embrapa Pecuária Sul, em Bagé, Embrapa Trigo, em Passo Fundo, e Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves).

Geografia no contexto

7. Com base no mapa abaixo, responda às questões no caderno.

Figura 39

Agropecuária da região Sul

N

O L

S

0 125 km


OCEANO ATLÂNTICO

Trópico de Capricórnio

25° S

50° O


MS SP PR SC RS

Porto Alegre

Florianópolis

Curitiba


Londrina

Maringá


Foz do Iguaçu

Criciúma


Chapecó

Lages


Passo Fundo

Lajeado


Rio do Sul

Guarapuava

Terra Rica

São Miguel do Oeste

Telêmaco

Borba


Umuarama

Jacarezinho

Bagé

Alegrete


São José dos Ausentes

Atividade agropecuária predominante

Pecuária intensiva

Pecuária intensiva e policultura

Pecuária intensiva e policultura comercial

Pecuária intensiva e grãos

Extrativismo vegetal

Capital

Cidades principais

E. Cavalcante

Fonte: Gisele Girardi; Jussara Vaz Rosa. Atlas geográfico do estudante. São Paulo: FTD, 2011. p. 30.

a) Qual atividade agropecuária predomina no estado do Rio Grande do Sul?

Pecuária intensiva e cultivo de grãos.

b) Escreva qual atividade agropecuária se destaca na porção norte do estado do Paraná.

Pecuária intensiva e policultura comercial.



Compartilhe com seus amigos:

A economia da região Norte do Brasil é constituída basicamente por atividades ligadas ao setor primário, destaque para o extrativismo (vegetal, animal e mineral) e agropecuária.

A região é considerada uma fronteira agrícola do Brasil, nela são produzidos desde produtos tradicionais, como mandioca, milho e arroz, até de exportação, como a soja, que tem sido uma cultura bastante difundida na região e ao mesmo tempo a que mais provoca desmatamento da floresta Amazônica, sem contar que áreas cobertas por soja tendem a provocar a diminuição dos índices pluviométricos em cerca de 15%. As pastagens provocam uma redução inferior, aproximadamente 3,9%. Talvez pareça pouco, mas é preocupante, pois a expansão agropecuária ocorre de forma geométrica, se a ocupação para essa atividade continuar nesse ritmo, em pouco tempo o clima característico da região (quente e úmido) se alterará, comprometendo todo o ecossistema.

Nessa porção do Brasil são cultivados produtos tradicionais, como a juta e a pimenta-do-reino, introduzidos na região por imigrantes, sobretudo, japoneses. Porém, o cultivo atualmente é desenvolvido por descentes. O Estado do Pará é o maior produtor da região e do país, respondendo por 80% ou 27 toneladas ao ano. As plantações se encontram concentradas em áreas periféricas de Belém. Já a produção da juta, planta da qual se obtém fibras, tem como maior produtor o Estado do Amazonas.

O cultivo de produtos alimentícios ocorre, especialmente, em propriedades rurais de pequeno porte, nas quais são desenvolvidas plantações por meio de mão-de-obra familiar e aplicação de técnicas rudimentares, fatores que resultam em uma baixa produtividade. Dentre os produtos estão a mandioca, arroz, feijão e milho, esses produtos têm como destino o abastecimento da família do produtor e a comercialização no mercado local. Em geral, os índices de produtividade da agricultura nortista são baixos se comparados a outras regiões do país.

A atividade pecuária também tem crescido na região Norte, modificando a paisagem de forma significativa, pois a vegetação da floresta Amazônica é substituída pela pastagem. Geralmente essa atividade rural é desenvolvida de maneira tradicional ou extensiva, os animais são criados soltos, sem receber maiores cuidados, resultando em baixa produtividade. As principais criações são de bovinos e bubalinos, desses a região possui o maior rebanho do Brasil.

A produção agropecuária na região Norte gera uma grande preocupação ambiental, pelo fato de abrigar a maior floresta equatorial do mundo. É bom lembrar também que o solo amazônico é pobre em nutrientes, desse modo, se retirada a cobertura vegetal a área se transforma praticamente em um deserto.

Qual atividade agropecuária se destaca na porção norte do estado Paraná?

As principais criações são de bovinos e bubalinos, desses a região possui o maior rebanho do Brasil.

Qual é a atividade agropecuária que predomina no Estado do Rio Grande do Sul?

Em termos nacionais, o RS destaca-se na produção de uma série de produtos agropecuários. Na agricultura, esse é o caso das culturas do arroz, da maçã, do fumo, da uva, do trigo e da soja. Na pecuária, o destaque é a participação gaúcha na criação de suínos e frangos e na produção leiteira.