Qual é a característica mais marcante de um artigo de opinião e de uma resenha?

A resenha crítica e o resumo são bastante comuns no dia a dia de quem estuda. Seja no ensino fundamental, seja no ensino médio, em universidades ou em cursos livres, esses gêneros textuais marcam presença.

Por ser algo tão comum e que nos acompanha por, praticamente, toda a nossa vida, o esperado era que produzir uma resenha ou um resumo não fosse um problema para a maioria das pessoas. Mas, infelizmente, são corriqueiros os impasses encontrados ao produzir esses textos.

Pensando nisso, o Brasil Escola preparou um texto para esclarecer todas as questões que se relacionam com a definição e caracterização desses gêneros textuais. Estão preparados?

→ Definição

Resumo

O resumo ganhou destaque no século XIX quando a popularização e acesso às informações científicas foram possibilitados por periódicos que apresentavam apenas resumos. Segundo Meadows¹ (1999), as revistas e jornais continham textos com versões condensadas de artigos publicados em revistas científicas.

A partir disso, podemos inferir que resumos são textos que evidenciam os aspectos mais relevantes de determinada obra.

Resenha

A resenha é um texto que avalia e apresenta o conteúdo de obras já finalizadas, ou seja, é uma análise de determinada produção, seja ela uma obra literária, seja um filme, uma obra de arte, um artigo científico etc.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Segundo Fiorin e Savioli² (1999), resenhar é o mesmo que fazer o levantamento do que é mais importante de determinada obra, descrever os aspectos relevantes que a envolvem, sempre de acordo com a avaliação do resenhador.

→ Características

Qual é a característica mais marcante de um artigo de opinião e de uma resenha?

Esses dois gêneros textuais, apesar de serem confundidos, apresentam distinções marcantes

Um aspecto interessante a ser observado é que, para fazer uma resenha, sempre faremos uso de aspectos que compõem o resumo: seleção e apresentação das ideias mais relevantes de determinada obra.

A partir do que foi apresentado, fica evidente que há semelhanças entre esses textos, mas, na hora de produzi-los, temos que estar bem afiados em relação às peculiaridades de cada um.

O resumo caracteriza-se por ser seletivo, objetivo e isento de comentário/julgamento de quem o produz. Já a resenha crítica, obrigatoriamente, apresenta análises do resenhista.

Notas

¹ MEADOWS, A. J. A comunicação científica. Tradução: Antonio Agenor Briquet de Lemos. Brasília, DF: Briquet de Lemos/ Livros, 1999.

² FIORIN, José Luiz e SAVIOLI, Francisco Platão. Para Entender o Texto. (Leitura e Redação). São Paulo: Ática, 1990.


Por Mariana Pacheco
Graduada em Letras

O que é uma resenha crítica

Uma resenha crítica, ou uma dissertação crítica, consiste em um trabalho de análise e interpretação de uma obra. Ela não deve ser comparada a um resumo informativo, pois vai muito além de ideias e referências. Uma das suas principais características é que sempre deve conter a crítica.

Lembrando que crítica, ao contrário do que se pensa o senso comum, não é emitir uma opinião negativa sobre algo. Criticar, é fazer uma análise baseada em argumentos sólidos que vão reforçar a sua opinião (positiva e negativa) dentro daquele contexto.

Mais do que um texto informativo, é uma resenha argumentativa e tem por objetivo trazer a opinião do autor que a escreve, e, em geral, descreve uma obra literária, um filme ou uma apresentação teatral. Por isso, é muito utilizada na área de produção cultural.

Vamos te mostrar mais a frente como fazer uma resenha crítica acadêmica ou de artigo.

Diferença entre resenha, resumo e síntese crítica

Qual é a característica mais marcante de um artigo de opinião e de uma resenha?

A resenha crítica se difere das outras produções, pois nela a opinião do autor é explanada. Fonte: unsplash.com

Bem, para começarmos, precisamos entender que o resumo se trata de um texto descritivo que trata com imparcialidade o assunto resumido, ou seja, no resumo o autor não faz emissão de opinião ou julgamento sobre o tema. Já a resenha se trata de uma análise do conteúdo a ser resenhado, nele o autor tem por obrigação emitir o seu pensamento e opinião sobre a obra. Na resenha crítica de um livro, por exemplo, o autor deverá dar seu parecer acerca do conteúdo lido.

Já a síntese por sua vez, apesar do nome remeter a resumo, a concisão do conteúdo utilizado, a síntese crítica traz a diferenciação de ser argumentativa, e não imparcial como seria o resumo. Dessa forma, podemos dizer que a síntese crítica é uma junção das duas propriedades descritas acima.

Tipos de resenhas críticas 

Existem alguns tipos de resenhas críticas dentro do universo acadêmico e todas elas devem seguir as normas da ABNT para referências e citações. O formato de resenha crítica pronta já comentado é sempre o mesmo. O que diferencia um do outro e a sua finalidade.

Resenha de obra

Esse tipo é um dos mais solicitados aos alunos, seja nas escolas ou nas universidades. A estrutura desse modelo é muito simples, podemos qualificá-la como um resumo sobre o caso a ser abordado, logo após seguido da opinião do autor da análise critica.

Resenha de artigo

Também é possível fazer resenha de artigos. Aqui, o resenhista faz uma análise profunda de um artigo levantando os aspectos positivos e negativos sobre o tema objeto de estudo.

Resenha temática

Na resenha temática há uma peculiaridade de se escrever sobre vários textos ao mesmo tempo, que tenham assunto em comum, trocando em miúdos nesse tipo de texto, o objetivo é expor suas ideias e trazer opiniões de outros em paralelo às suas

Resenha Crítica de um filme

Esse tipo não é muito utilizado, nem cobrado. Exceto talvez para alunos da área da comunicação, artes cênicas e cinema. Este tipo de texto crítico geralmente destaca-se algum aspecto teórico e então relaciona-o com os personagens e o enredo do filme.

Resenha de álbum musical

Faz mais sucesso na internet, nos jornais e revistas. Tem como finalidade fazer um resumo crítico sobre a proposta do álbum de um determinado artista e emitir opiniões acerca das suas músicas.

Resenha científica

Assim como nas resenhas descritivas ou opinativas, a científica deve apresentar síntese e crítica sobre o trabalho científico no qual ela se propôs a resenhar. Além de trazer um resumo com as informações principais, deve dar uma opinião de forma clara e pertinente sobre o que contextualiza o trabalho. Desse modo, esclarecendo agora sobre as resenhas opinativas/ críticas. Elas são muito utilizadas também na área do jornalismo.

Dicas e exemplos de resenhas críticas

Se ainda assim não ficou claro para você como escrever uma resenha, separamos aqui algumas dicas de como começar uma resenha crítica de um texto para que possa esclarecer para vocês um modelo a ser usado. Dessa forma antes de você começar a escrever a resenha utilize essas dicas:

  • Organize um mapa mental: antes de iniciar e pôr as letras no papel imagine a estrutura do seu texto, por onde você vai escrever, onde você pretende chegar, como você irá argumentar ao longo do trajeto o conteúdo. Ao fazer isso você já estará organizando seu trabalho de forma lógica e cronológica, auxiliando na escrita;
  • Faça notas: ao passo que você for lendo sobre o objeto do seu texto, vá anotando os pontos positivos, pontos negativos relevantes, se há contradições, se alguma lacuna foi deixada pelo autor e vá anotando à parte, essas anotações te ajudarão quando começar a escrever;
  • Tire dúvidas que surgirem: resenha crítica por exemplo, se você encontrar alguma terminologia que não entende faça uma busca sobre ela. Dessa forma, você poderá encontrar lacunas ou informações perdidas pelo autor da produção, e fará com que você compreenda melhor a obra;
  • Revisar tudo: isso mesmo, mesmo após ter visto tudo, ou feito toda a leitura, você deverá ver mais uma vez, porque só assim você poderá captar completamente os aspectos importantes da obra analisada, bem como é o momento de você verificar se não deixou passar nenhum detalhe importante;
  • Resuma com suas palavras: depois de utilizar todos os passos acima é o momento de escrever um resumo com suas próprias palavras de acordo com a sua interpretação sobre o objeto analisado. Acredite ou não ao fazer isso estará ajudando bastante na hora de realmente começar a escrever a resenha, pois uma boa parte do artigo já estará pronto, e ao aplicar essas técnicas sempre verá que com o tempo fazer resenhas se tornará cada vez mais fácil.

Para que o conteúdo seja ainda mais fixado, trouxemos alguns exemplos de resenha crítica, vejamos:

  • A geração superficial: o que a internet está fazendo com os nossos cérebros;
  • Resenha crítica - a literatura convencional sobre crises financeiras nos países "emergentes": os modelos desenvolvidos nos anos 90;
  • RESENHA CRÍTICA DO LIVRO “A PÓS-VERDADE É VERDADEIRA OU FALSA?” DE LÚCIA SANTAELLA;
  • A visão convencional sobre a abertura financeira e suas mutações recentes: uma resenha crítica;
  • Teoria da ação na escola neoclássica: uma resenha crítica;
  • ABC das Teorias de Mudança de Comportamento: Resenha crítica

Exemplos de resenhas críticas prontos

A base para conseguir escrever o seu trabalho acadêmico, qualquer que seja, dentro das normas e da estrutura desejada é analisar os trabalhos prontos desenvolvidos por outros estudantes. É por isso que nós separamos aqui exemplos de resenha crítica validados que vão te orientar e ajudar a elaborar a sua resenha acadêmica crítica.

Resenha Crítica: E-learning e Educação Corporativa

O e-learning já é uma realidade, não só no âmbito acadêmico, mas também em processos educativos dentro das instituições corporativas. Na área de gestão de pessoas são frequentes processos de onboarding e reciclagem dos funcionários e com a ajuda de plataformas de e-learning torna estes processos mais práticos. Porém existem dificuldades e desvantagens na aplicação deste tipo de sistema.

Veja um trecho do trabalho:

… Os autores demonstra a possibilidade da adoção do E-learning ou Blended learning em grande escala pelas universidades corporativas e instituições de ensino. Em se tratando dos beneficios, pelo autor traz a luz da contextualização , as limitações que os programas de educação corporativa apresentam. Em termos considerativos de que E-learning seja uma ferramenta indispensável para a agilidade do treinamento de profissionais podemos assim conceituar E-learning como uma aprendizagem apoiada mediante recursos tecnológicos…

E-learning e Educação Corporativa

Páginas: 4

Tipo: Resenha (Crítica)

R$ 100.00

Se você não encontrou o que estava procurando, pode contar com o apoio dos nossos especialistas.

Resenha Crítica de Filme: JOBS

Este é um exemplo de modelo de resenha crítica de um filme dentro de um contexto acadêmico específico. O filme mostra um pouco da vida do famoso empresário norte-americano Steve Jobs, um dos fundadores da Apple, suas características mais marcantes e a trajetória que o fez chegar a ser uma das maiores referências dentro do mundo corporativo.

Veja um trecho do trabalho:

…O personagem ao mesmo tempo em que inspira por seu revolucionário pensamento empreendedor, também faz suscitar pensamentos de julgamento sobre as suas atitudes principalmente no seu lado pessoal, afetivo e de relacionamentos, ao lidar com a gravidez da namorada ele ignora o assunto deixando ela com toda a responsabilidade de decidir sobre a criança, neste momento percebe-se que o foco dele está totalmente voltado para a empresa Apple, o seu crescimento como empresário, esta paternidade ele reconhecerá anos depois…

Filme "JOBS"

Qual é a característica mais marcante de um artigo de opinião e de uma resenha?

Patrícia Viana

Páginas: 2

Tipo: Resenha (Crítica)

R$ 100.00

Se você não encontrou o que estava procurando, pode contar com o apoio dos nossos especialistas.

Resenha Crítica de Obra Literária: a História Continua de George Dubuis

Esta resenha tem como objetivo analisar a obra “A História Continua”, do historiador francês Georges Duby, relacionando-a com a trajetória de vida do autor e os principais paradigmas historiográficos, assim como os conceitos básicos utilizados pelos historiadores. A obra de Georges Duby é quase uma autobiografia, contando como foi a formação acadêmica do historiador, desde quando se tornou professor do ensino básico e universitário até quando decidiu formular uma tese de doutorado.

Veja um trecho do trabalho:

… Ao construir sua tese, Duby se mostrou descrente do positivismo, afirmando que o historiador jamais conseguirá adotar um olhar puramente neutro. Afirma que a verdade em história foi modificada, na medida em que o interesse passou a ser mais pelas relações do que pelos fatos. Sendo assim, Duby conseguiu analisar, nos documentos do Recuil, leigos e clérigos, e assim foi capaz de decifrar as relações sociais que regiam a sociedade feudal da época e local que pesquisava. Conseguiu também ter contato com as “atitudes mentais”, e formular estruturas de parentesco, aliança e filiação, e também entender o papel do casamento naquela sociedade…

Resenha crítica sobre Georges Duby

Qual é a característica mais marcante de um artigo de opinião e de uma resenha?

PedroMarquesNeves

Páginas: 9

Tipo: Trabalho Acadêmico

R$ 534.00

Se você não encontrou o que estava procurando, pode contar com o apoio dos nossos especialistas.

Se ainda há dúvidas de como fazer uma resenha crítica, nesta lista você pode conferir e escolher uma resenha crítica pronta do nosso catálogo. Nós já atendemos a várias demandas entregando um material de qualidade e a próxima pode ser a sua. Veja alguma delas na lista abaixo:

Trabalhos Descrição
Resenha Crítica do livro: Educação e diversidade cultural: O impacto da cultura popular no espaço escolar Dentro deste livro é possível ter acesso a uma análise sobre o quanto as manifestações da cultura popular pode ter um impacto na educação dos estudantes dentro das escolas brasileiras.
Resenha Crítica do livro: Cultura Surda e Cidadania Brasileira Este livro é uma dos mais citados quando se fala na comunidade surda do Brasil. Porém, existem algumas críticas quanto à abordagem das características de um surdo por parte dos autores, entre outros conceitos.
Resenha Crítica de artigo: Qualidade de Vida no Trabalho - Funcionários com qualidade de vida no trabalho são mais felizes e produzem mais Neste artigo científico o autor explana sobre a relação entre o bem estar dos funcionários com o aumento da produtividade em equipe. Podem haver alguns desacordos com a conclusão do assunto.
Resenha crítica da obra: A identidade cultural na pós-modernidade (Stuart Hall) Este livro ajuda o leitor a iniciar uma reflexão sobre a identidade de uma comunidade, como ela é formada, de onde são as suas origens e o porquê de se perpetuaram algumas crenças e atitudes na sociedade pós-moderna.
Resenha Crítica do livro: Laços de família de Clarice Lispector Clarice Lispector é uma das autoras brasileiras de maior prestígio. Apesar de ser principalmente conhecida pelos seus romances e poesias, Laços de Família é uma obra com um intenso aprofundamento psicológico dentro do tema Instituição Familiar.
Resenha crítica do filme: Tempos Modernos (Charlie Chaplin) Este é um dos filmes antigos com uma temática extremamente atual. Neste clássico Charles Chaplin trata das relações laborais, principalmente aquelas em que há uma sobrecarga sobre-humana sobre os funcionários em troca de resultados.
Resenha crítica do filme: Resgate abaixo de zero O filme traz à tona a relação entre o homem e os animais dando um exemplo de amizade e respeito a ser admirado e buscado.
Resenha Crítica do Livro: Sagrado e Profano Nesta obra o autor faz uma explanação sobre o que seria o sagrado e o profano dentro de um contexto histórico, trazendo essas influências para os espaços arquitetônicos.
Resenha Crítica do livro: O Universo e a Xícara de Chá A autora trouxe para a obra um contexto completamente diferente da aplicação da matemática na vida cotidiana. Traz um olhar novo sobre como pensamos a matemática e sobre como ela pode fazer com que inúmeras coisas tenham vida e forma através dos números.
Resenha Crítica Sobre o Artigo: Capital Simbólico e Classes Sociais de Pierre Bourdieu O artigo científico em questão traz um esclarecimento maior sobre as teorias das classes sociais desenvolvidas por ele e descritas no livro "A distinção". Foi um importante trabalho sociológico criado dentro de um contexto importante de mudança do sistema antigo para o capitalismo.

Conheça os nossos TOP Profissionais

A StudyBay conta com uma vasta gama de profissionais qualificados nas mais diversas áreas do conhecimento e que estão aptos para produzir qualquer tipo de trabalho acadêmico. Porém, alguns deles se destacam ainda mais pela capacidade de entregar o material de forma ágil e com qualidade. Eles estão disponíveis para te ajudar com a sua demanda acadêmica. Conheça os nossos TOP profissionais:

Gustavo Alvarenga

Qual é a característica mais marcante de um artigo de opinião e de uma resenha?

Mais de 700 depoimentos positivos e mais de 1.940 pedidos aprovados na plataforma:

  • TCCs - 793
  • Artigos acadêmicos - 366
  • Artigos científicos - 142
  • Monografias - 114
  • Todos os outros - 531

Prof. Mario

Qual é a característica mais marcante de um artigo de opinião e de uma resenha?

Mais de 630 depoimentos positivos e mais de 1.200 trabalhos entregues:

  • TCCs - 489
  • Artigos acadêmicos - 342
  • Monografias - 136
  • Artigos científicos - 72
  • Todos os outros - 166

Júlio Roberto Urnau

Qual é a característica mais marcante de um artigo de opinião e de uma resenha?

Mais de 400 depoimentos positivos e mais de 710 projetos concluídos:

  • TCCs - 143
  • Artigos acadêmicos - 116
  • Trabalhos Acadêmicos - 98
  • Artigos científicos - 64
  • Todos os outros - 298

Taila Bernardes

Qual é a característica mais marcante de um artigo de opinião e de uma resenha?

Mais de 100 depoimentos positivos e mais de 190 trabalhos entregues:

  • TCCs - 90
  • Artigos acadêmicos - 60
  • Projetos de Pesquisa - 13
  • Monografias - 19
  • Todos os outros - 12

Erros a serem evitados na hora de produzir resenha crítica escrita

Esperamos que esse passo a passo auxilie você nesse processo de escrita. Não há nenhum bicho de sete cabeças em escrever uma resenha crítica.

O que fazer

O que não fazer

  • Organize as suas ideias para o texto
  • Não escreva de qualquer jeito sem uma sequência lógica de explicação. Isso pode fazer com que o texto fique sem coerência
  • Busque aumentar o seu repertório e cite alguma referência para enriquecer o texto
  • Achar que só o contato com a obra irá garantir a qualidade do que escreve, sem buscar referências e comparativos
  • Pesquise quando tiver dúvidas sobre o qualquer elemento analisado por você para não deixar lacunas
  • Usar apenas as ideias da sua cabeça também pode ser traiçoeiro. Não exite em pesquisar quando tiver dúvidas.
  • Revise todo o seu material
  • Deixar a revisão para a última hora, correndo o risco de não a fazer e enviar ao professor com erros que poderiam ter sido evitados.

As nossas dicas extra vão te dar um norte para fazer um trabalho que cumpra as expectativas dos seus professores.

Organizando as informações na resenha crítica

Você pode até duvidar, mas a organização é a chave para a escrita de uma boa análise crítica de um artigo. Por isso, foque em tudo que você já leu até o momento, faça uma anotação dos principais aspectos em tópicos e de todos os seus pontos de vista. Dessa forma, você conseguirá estruturar melhor as suas ideias e escreverá um texto mais fluido e coerente.

Elabore um texto fluido

A forma como você escreve seu texto também determina se ele será bom ou não. Assim, o seu conteúdo deve ser uniforme, facilitando a leitura e deixando-a agradável. Ao prestar atenção neste pequeno detalhe, as pessoas vão ler com mais facilidade e se interessar mais sobre o assunto. Uma boa dica é apostar em um estilo de escrita simples, sem muitos rodeios, fazendo com que seja possível para qualquer pessoa entender o que você escreveu.

Explique sobre o autor

Essa parte, apesar de não parecer, é também muito importante. Ao ler ou apreciar uma obra, nós passamos a entender mais sobre os posicionamentos e ideologias de um autor. Porém a pessoa que ler apenas a resenha pode não ter o mesmo conhecimento que você. Sendo assim, é muito importante inserir informações de relevância, pois faz com que tudo seja entendido com mais facilidade. Compartilhe a informação sobre o autor original, seu estilo de escrita, suas teorias e outra que você considerar pertinente para aprimorar a sua resenha crítica.

Faça associações

Ao fazer associações com as ideias de outros autores você valoriza o seu trabalho e de certa forma legitima a sua crítica. Citações de outros autores são muito valorizadas nas resenhas, sendo assim, é importante relacionar os seus pensamentos e aspectos da obra analisada com outras ideias parecidas, deixando a produção mais consistente. Acredite os professores costumam ver com bons olhos uma produção que traga embasamento de outros autores, porque isso demonstra um comprometimento com a realização do seu trabalho.

Roteiro de perguntas

Para deixar seu trabalho ainda melhor, elabore um roteiro de perguntas que devem estar incluídas em seu texto. Assim, se proponha a responder perguntas como: o livro ou artigo tem algum diferencial? Qual a intenção do autor original? É necessário ter conhecimentos específicos para entender o que o autor comunica? O conteúdo dele é interessante? Há imagens na obra? Essas perguntas são apenas alguns exemplos, vocês podem elaborar perguntas que mais se encaixem em seu tema. Use sua criatividade!

Como criar uma resenha crítica

O vídeo explica como fazer uma resenha crítica de um artigo científico, além de tipos de resenha crítica, como a resenha acadêmica crítica e muitas outras. As dicas fornecidas são de fácil entendimento, fazendo com que você compreenda o modelo de resenha crítica de maneira muito mais fácil e rápida. As resenhas são importantes trabalhos acadêmicos solicitados ao longo do curso, e compreendê-los ajudará você a desenvolver melhor esse gênero textual.

Formatação da resenha crítica pronta nas normas da ABNT

Durante a nossa vida acadêmica parece que tudo que a gente faz é regido pelas ABNT, não é mesmo? As normas da ABNT para resenha crítica também existem. Separamos algumas aqui para facilitar o seu trabalho:

Formatação geral

O trabalho deve ser apresentado em papel A4, com espaçamento de 1,5 cm

A capa de uma resenha crítica

A fonte deve ser Arial, tamanho 11, com parágrafo justificado, observa-se a tabulação de parágrafos em 1,25cm

As fontes

As fontes mais utilizadas são Arial ou então a Times New Roman

Um momento muito importante para quem escreve textos acadêmicos é a inserção das referências bibliográficas no trabalho. Já dissemos aqui que toda resenha crítica precisa trazer como embasamento as opiniões similares de outros autores.

Mas então como dar o crédito a esses autores? Importante mencionar que as referências utilizadas devem constar no final de todo trabalho, devem ser listadas em ordem alfabética, como menciona as regras da ABNT. Quanto à sua formatação os parágrafos devem ser justificados, com espaçamento simples, o deslocamento coloca-se de 0,8 cm e o espaçamento antes de 6pts.

Para facilitar seu entendimento trouxemos alguns modelos:

RABELO, FULANO DE TAL; LAGOA, Assis. Aqui está o título? Continuação do título. Nesse contexto, o lugar de publicação, se tiver volu, n. XX, p. 000-010, 2020.

Se a resenha for de um Livro, coloque:

FULANO, Cicero da Silva. Vozes da Paz: uma guerra sem fim. Edição 01. Natal: Editora Paz,2020.

Se a resenha for de uma Coletânea, coloque:

RAMIRES, Machado Ferreira. Capítulo zero. In: MARQUES, Marcelo Vieira. Coletânea de sucesso: super sucesso. Edição 00. São Paulo: Editora Guerra, 2020.

Se a resenha for sobre artigo em periódicos, coloque:

MATAGÃO, Vieira Silva. Coisas para fazer. Publicado neste periódico, Amapá,Volume 201,2020.

Por fim se os arquivos forem da Internet ou documentos eletrônicos, coloque:

MENDES, Paz na Vida. As vozes pelo caminho. Disponível em: www.vistoaqui.com.br; Acesso em 02.02.2020.

Esperamos que essas dicas sejam extremamente úteis para te ajudar a descobrir o que é uma resenha crítica, como ela é feita e estruturada, quais objetos a compõem, bem como desmistificar os mistérios em volta desse tipo de trabalho acadêmico. Afinal, não há nenhum mistério em sua confecção.

Se sentir quaisquer dificuldades em confeccionar a sua resenha crítica ou TCC completo, não hesite em nos contatar. Um de nossos especialistas te ajudará a resolver o seu problema da melhor maneira possível. Solicite o seu orçamento personalizado!

Perguntas frequentes

Neste artigo nós demos várias dicas de como fazer uma boa estrutura de uma resenha crítica acadêmica. Ela precisa sempre seguir o padrão com introdução, desenvolvimento e conclusão. Uma dica é elaborar um roteiro de perguntas e fazer o seu texto respondendo-as. Ou ainda, separar por tópicos e desenvolver o texto com base neles.

O principal elemento é a crítica, mas ela não deve ser feita baseada em "achismos". A sua crítica deve ser muito bem estruturada a partir de referências bibliográficas ou o comparativo com outras obras. Além disso, seu texto deve seguir o padrão de dissertativo-argumentativo, com início, meio e fim, trazendo todas as referências que utilizar para criar a sua crítica.

As principais características de uma resenha são a objetividade (ir direto ao ponto), a imparcialidade (ou seja, não deve expressar a sua opinião pessoal) e também deve ser baseada em fatos que possam ser comprovados (referências bibliográficas).

Para fazer uma crítica, é preciso ter bons argumentos que validem o seu ponto de vista. Para isso, você pode usar de referências bibliográficas conceituais, ou ainda, outras obras similares ou em roteiro, direção, autoria, dentre tantas outras características que podem ser analisadas dentro de uma obra.

Em geral, entende-se que uma resenha precisa citar o autor da obra, seja se peça teatral, filme ou livro. Por isso, não é necessário passar por um processo de direitos autorais. Mas você deve sim citar todas as referências bibliográficas que forem utilizadas no seu trabalho e fazê-las dentro das normas da ABNT.

Essa parte difere de uma universidade para outra, por isso, além de observar as regras técnicas estabelecidas na ABNT, o estudante precisa observar também a solicitação feita pelo professor, pois cada universidade cobra algumas peculiaridades próprias. De todo modo, em geral, resenha completa tem cerca de 3 (três) ou 4 (quatro) páginas, sendo que deve conter no mínimo 1 (uma) página de texto - fora a capa e bibliografia.

Ao fazer uma resenha crítica sobre a obra o autor está ajudando o leitor a saber mais informações sobre a produção. Com a resenha ele poderá se informar mais sobre o espetáculo, o show ou até mesmo a peça. As resenhas são publicados em jornais, revistas e atualmente nas redes sociais e informa inúmeros leitores sobre a opinião sobre a obra de quem a viu, e através dessa opinião o leitor decidirá se ainda quer ou não ver o conteúdo. Só muito cuidado com a revelação de partes importantes sobre a obra, os famosos spoilers não agradam a ninguém. No entanto, se você precisar relatá-los, avise que o texto contém informações importantes do livro, ou filme, por exemplo.

A melhor maneira de iniciar a redação da resenha é passando informação sobre a obra para o leitor, fazendo uma contextualização sobre do que se trata, quem é o autor dela e o tema que será abordado, feita a contextualização inicial, situando o leitor sobre o que será abordado, passe a descrever sua opinião.

A melhor maneira de finalizar a resenha é emitindo sua opinião objetivamente sobre a obra. Diga o que achou dela em poucas palavras, uma vez que os argumentos para o seu ponto de vista já foram transmitidos no decorrer do texto. Na conclusão, o autor deverá somente informar o que achou em poucas palavras. Uma atenção especial que o autor deve ter ao resenhar uma obra é a de não fornecer spoilers, ou seja, comentários contando partes importantes do filme, série, peça ou livro. Afinal, que graça terá depois para o leitor, ver a produção se já sabe o que irá acontecer? Uma atenção especial a esse quesito.

A diferença reside que na notícia há uma exposição dos fatos exatamente como eles ocorreram, sem uma opinião do repórter sobre o assunto. Já na resenha crítica, há além dos fatos a opinião do autor sobre esses fatos, a opinião deverá ser emitida de maneira embasada, objetiva e clara, não deixando dúvidas para o leitor a respeito do seu ponto de vista sobre o assunto.

Dentro de uma resenha crítica o que não pode faltar é a própria crítica. Ao produzir a sua é preciso sempre acrescentar o seu ponto de vista, inclusive os argumentos pelos quais você pensa de determinada forma. Esta é a característica mais importante dentro de uma estrutura de resenha crítica.

Na verdade uma resenha crítica e uma dissertação crítica são a mesma coisa. Um texto dissertativo faz parte de um gênero textual que pressupõe que hajam argumentos ou exemplos em que o autor deve discorrer a respeito. No caso de ser crítica, é preciso que o escritor apresente o seu ponto de vista e explique-o.

Checklist

Comece dizendo do que se trata o texto.

Cuide da estrutura do artigo resenhado. Fale do que se trata na introdução, desenvolva seus argumentos e finalize com uma conclusão bem deita.

Crie um roteiro de perguntas para te ajudar a montar o texto. Ou então, separe por tópicos para poder desenvolver a sua crítica de forma coerente.

Quais são os aspectos principais e secundários? Discorra sobre os aspectos principais;

Em qual contexto está inserido o tema do artigo? Foque em falar o que é, quais os objetivos, desenvolvimento e as técnicas que utiliza.

Por fim, faça uma boa revisão de texto.

Qual a característica mais marcante de um artigo de opinião e de uma resenha?

O artigo de opinião se caracteriza por ser um texto argumentativo, ou seja, ao escrever, o autor demonstra quais são as razões que o levam a ter aquela opinião. Isso é feito com o objetivo de convencer o leitor do seu ponto de vista.

Qual é a principal característica de um artigo de opinião?

Quais são as características? O artigo de opinião faz parte do grupo de textos argumentativos. Nele, o ponto de vista do autor sobre determinado assunto é evidenciado. Para comprovar a tese defendida, devem ser usados dados, fatos e outros elementos.

Qual a diferença de um artigo de opinião para uma resenha?

O artigo é um texto elaborado a partir de um tema sujeito a opiniões controversas, exemplo Homossexualismo e Homofobia, e contêm a opinião do autor; enquanto que a resenha trata-se de um texto crítico feito a partir da leitura e compreensão de outro texto, obra, livro, filme.

Quais são as principais características de um artigo?

O artigo antepõe o substantivo, determinando-o ou indeterminando-o. O artigo integra as dez classes gramaticais que conhecemos, definindo-se como o termo que antepõe o substantivo para determiná-lo ou indeterminá-lo, indicando, também, o gênero (masculino/feminino) e o número (singular/plural).