Qual é o estado que mais produz café?

Olá amigos leitores, desejo que o dia seja cheio de energia e notícias boas. Acredito que tudo que consumimos, precisamos saber qual a origem do produto não é mesmo? E quantas vezes você consumiu algo, depois por curiosidade leu o rótulo e percebeu que aquela bolacha deliciosa, aquele suco natural foi produzido na sua cidade? Pois bem, precisamos sim valorizar consumidores locais, produtos nacionais, valorizar o que é nosso, e também saber de como é produzido o que consumimos, quais os ingredientes usados, mas para isso, precisamos ler rótulos. Com o café não é diferente, você saber de qual região produtora, qual o nome do produtor e o tipo de grão que está consumindo é fundamental para quem é apaixonado pelo café, pois café não é tudo igual, bem longe disso. Falando sobre saber a origem do que consumimos, sabe quais são os maiores produtores de café no Brasil?

Quando se fala de café especial, nos remete diretamente os estados de Minas Gerais, mas temos no Brasil grandes regiões produtoras, cada uma com sua particularidade, com isso faz que o Brasil seja o maior produtor de café no mundo, com grandes variedades.

MINAS GERAIS

O berço do café especial no Brasil, quase 100% da produção no estado são grãos arábica. O estado também é responsável por 50% da produção cafeeira no país.

ESPÍRITO SANTO

O estado é um grande fornecedor de café conilon, tendo a região sul do estado produzindo café arábica.

SÃO PAULO

Não tem como falar de café no Brasil sem falar no estado mais tradicional na produção de café. Na região da Mogiana saem um dos melhores grãos do Brasil, sua produção é focada também no café Arábica.

BAHIA

Este estado produz as duas espécies mais consumidas, arábica e Conilon, mas em regiões diferentes do estado.

PARANÁ

Já foi um dos maiores produtores do Brasil, mas ainda tem muita produção de café arábica no estado, grandes variedades se adequam ao clima mais frio dentre as regiões produtoras nacionais.

RONDÔNIA

Pequenos produtores fazem do estado um dos maiores em conilon. O estado produz cerca de dois milhões de sacas por ano.

Leia sempre a embalagem do seu café, verifique a região produtora, qual tipo de grão e as notas do café, sua degustação será mais prazerosa.

Qual é o estado que mais produz café?

Bons Pensamentos, Boas Palavras, Boas Ações e Bons Cafés.

Por Rodrigo Gomes Leite

>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.

Qual é o estado que mais produz café?

O Brasil é um grande produtor de café. Segundo fontes da Agência Brasil, após queda na produção no ano passado, a primeira estimativa da safra de café em 2022 aponta que a colheita do grão deve ter um aumento de 16,8% em relação ao ano passado, ficando em 55,7 milhões de sacas de 60 quilos (kg).

Em 2021, o volume total de café produzido foi 47,7 milhões de sacas. O resultado previsto, entretanto, ainda está abaixo do que foi colhido em 2020, quando a safra recorde foi 63,08 milhões de sacas de 60 kg.

Mesmo sendo um produto conhecido pelo país, muitos ainda remetem a produção cafeeira ao Estado de Minas Gerais, afinal historicamente este foi um grande produtor durante o período da República. E isso não está errado – mas, apesar de ser o maior produtor do país, há ainda muito café no território nacional além do que é produzido naquela região. Mas então, quais são os maiores produtores de café do Brasil?

Mogiana

O Norte de São Paulo é uma das regiões mais tradicionais e culturais para o cultivo de café, com uma prática que já dura mais de 200 anos. Ela pode ser dividida em Alta Mogiana (que conta com municípios como Franca, Patrocínio Paulista e Batatais) e Média Mogiana (Espírito Santo do Pinhal, Santo Antônio do Jardim e São João da Boa Vista).

Em Alta Mogiana o café (grão arábica) é bastante frutado, com corpo cremoso e acidez média, com toques de caramelo, chocolate e nozes. Em Média Mogiana o café (também feito com grão arábica) é adocicado, com corpo cremoso, boa acidez e notas de chocolate e castanha.

Sul de Minas

A microrregião do estado que fica mais próxima de São Paulo é a maior produtora de café do Brasil (e representa mais de 70% da produção de Minas Gerais). Lá, o clima e o relevo são favoráveis para a produção do grão arábica, que conta com acidez equilibrada, bom corpo, notas florais e cítricas, além de doçura característica.

Cerrado

O cerrado de Minas abrange municípios localizados na região do Noroeste e do Triângulo Mineiro, como Patrocínio, Patos de Minas, Araxá e Araguari. A região do Noroeste, inclusive, foi a primeira zona produtora de café do país a conquistar a Denominação de Origem (DOC) para essa bebida. O grão produzido na região produz cafés bem equilibrados, com aroma intenso, acidez delicada e notas de caramelo, chocolate e nozes.

Qual estado mais produtor de café?

Minas Gerais é o maior produtor de café do país. Por causa do produto, a região foi a mais rica do estado por mais de 200 anos. Depois dos mineiros, o estado do Espírito Santo é o segundo maior produtor de café do país e o principal do tipo Conilon.

Qual é a cidade que mais produz café no Brasil?

São Paulo. São Paulo sempre foi um nome forte quando o assunto é Café do Brasil. Boa parte dos produtores do país se concentra no estado e tiram proveito das características favoráveis da região para o cultivo.

Quais maiores produtores de café do Brasil?

Os maiores produtores de café do Brasil.
MINAS GERAIS. O berço do café especial no Brasil, quase 100% da produção no estado são grãos arábica. ... .
ESPÍRITO SANTO. O estado é um grande fornecedor de café conilon, tendo a região sul do estado produzindo café arábica..
SÃO PAULO. ... .
BAHIA. ... .
PARANÁ ... .
RONDÔNIA..

Quem é o maior produtor de café do Brasil?

O cafeicultor Antônio Francisquini é considero como o maior cafeicultor da atualidade. O fazendeiro de Monte Carmelo (MG) contou um pouco da sua trajetória ao apresentador Gustavo Rennó. De acordo com Francisquini, essa história de sucesso teve início em São Paulo e não foi nada simples.