Qual a diferença da OX de 20 para 30?

Na hora de descobrir como descolorir o cabelo, mesmo quem não está acostumada a fazer as grandes transformações capilares sabe que a água oxigenada é uma parte importante do processo. É ela que vai abrir a cutícula do fio para que o trabalho de despigmentação aconteça, dando “espaço” para o tonalizante ou a coloração que vão ser aplicados depois. 

Mesmo que a água oxigenada seja indispensável, muita gente ainda se confunde em relação ao significado dos números de 10 a 40 que aparecem nos rótulos desse de produto. Quer descobrir a diferença entre eles? Confira abaixo para que serve cada volume de água oxigenada, o quanto cada um pode clarear o cabelo e como escolher o mais indicado para a sua necessidade! 

Água oxigenada de 10 volumes não é indicada para colorações

Também usada na higienização de ferimentos, a água oxigenada de 10 volumes é a mais branda de todas e apenas serve para quem vai tonalizar os fios ou reforçar a cor que está ficando desbotada. Ela tem pouco poder de clareamento - clareia, no máximo, 1 tom - e raramente é usada para descolorir o cabelo. 

Se você quer clarear um pouquinho o cabelo, sem fazer uma mudança muito radical, pode ser uma boa ideia apostar na água oxigenada de 20 volumes.

A água oxigenada de 20 volumes clareia até dois tons de cabelo

Já a água oxigenada de 20 volumes começa a auxiliar na preparação para a coloração permanente, abrindo as cutículas dos fios para receber uma pigmentação escura ou média - como os castanhos, se seu cabelo for preto, ou loiros escuros, para quem tem fios castanhos. Isso porque, quanto mais baixa a volumagem da água oxigenada, menor será a mudança após a descoloração. A versão de 20 volumes, por exemplo, pode clarear até dois tons do cabelo virgem. 

Por isso, ela é uma boa opção para quem quer apenas iluminar um pouco os fios com mechas discretas ou apostar em uma coloração global poucos tons acima - ou seja, mais claro - que a cor natural das madeixas.

A água oxigenada de 30 é perfeita para quem quer descolorir o cabelo

Quem procura chegar a um tom de castanho claro, loiro escuro ou loiro médio partindo dos fios bem escuros, deve recorrer à água oxigenada de 30 volumes - a mais comum nas colorações permanentes. Ela também pode ser usada se o seu cabelo for castanho claro ou loiro escuro e você quiser alcançar um tom mais claro de loiro. 

Afinal, a água oxigenada de 30 volumes clareia até três tons do cabelo. Se você está decidida a clarear as madeixas ou quer ficar loira pela primeira vez, ela é a escolha ideal, já que essa versão de água oxigenada pode ser usada em casa e garante um bom nível de clareamento. Quem busca uma mudança mais radical, como descolorir o cabelo até um tom platinado, pode usar a água oxigenada de 30 volumes em duas sessões de clareamento.

Como descolorir o cabelo: a amônia potencializa o efeito da água oxigenada

Dependendo do processo que estiver sendo feito, nem sempre é necessária uma alta volumagem de água oxigenada para clarear o cabelo. A amônia - comumente presente no pó descolorante - auxilia no clareamento dos fios, então é preciso ficar de olho no processo. Como a presença da amônia potencializa o efeito da água oxigenada, pode acontecer da versão de 20 volumes clarear 3 tons e a de 40 clarear até 6 tons. 

Sabia que a amônia também faz parte das colorações permanentes? Por isso, se o objetivo é alcançar um tom de loiro médio, por exemplo, o ativo pode ajudar a conquistar essa tonalidade sem precisar descolorir tanto os fios. 

O clareamento com água oxigenada só funciona em cabelos virgens

A frase mais célebre do mundo da coloração é que "tinta não clareia tinta" e isso também vale para o clareamento com água oxigenada. Ou seja, todas essas informações dadas até aqui só se aplicam a um cabelo que está em estado natural, tá? Mas, se você quer saber como descolorir o cabelo já pintado, a solução é fazer uma decapagem para retirar todo a coloração prévia.

A decapagem nada mais é que um processo que retira todos os pigmentos artificiais das madeixas, deixando os fios livres de coloração. Depois disso, é hora de apostar na nova cor. 

Matéria publicada em 5 de março de 2021, por Webedia.

Qual a diferença da OX de 20 para 30?
Diferenças entre as volumagens da água oxigenada

Também conhecida como peróxido de hidrogênio, a água oxigenada é uma solução química utilizada para clarear os cabelos, sendo utilizada em conjunto com a amônia, em forma de pó, formada por hidrogênio e nitrogênio. Como possui um poder maior de reação, é mais eficiente do que a emulsão reveladora, que apesar de ser praticamente a mesma coisa, é melhor para o uso de tonalizantes. Por ser mais potente, logo, a agua oxigenada também causa mais danos à estrutura capilar caso seja usado incorretamente ou em cabelo quimicamente tratados. O produto deve ser manuseado por profissionais confiáveis em salões de beleza.

Mas, quais são as diferenças entre as quatro volumagens da água oxigenada? Quanto menos volume uma água oxigenada possui, menos poder de clareamento o produto possui. Então, as volumagens menores são utilizadas para tingir o cabelo com tintas escuras ou fazer decapagem, ou seja, remover resquícios de um pigmento indesejado, ao passo que as volumagens maiores são utilizadas para clarear os cabelos, indo do castanho médio ao loiro platinado, dependendo de como está o seu cabelo. Dependendo do caso, pode ser necessário fazer o processo em etapas para não promover o temido corte químico, a quebra dos fios. Saiba mais:

Água Oxigenada 10 Volumes

Por se tratar de uma volumagem muito baixa, a água oxigenada de 10 volumes não possui força para clarear os seus cabelos, não importa o grau de clareamento. Por causa disso, a água oxigenada de 10 volumes é comumente utilizada para cicatrizar machucados, fazer banho de brilho ou tonalizar os fios. Nestes dois exemplos capilares, a volumagem do produto em questão age apenas no sentido de neutralizar um reflexo indesejado nos seus cabelos, como, por exemplo, o amarelado e o alaranjado, reflexos estes que aterrorizam as mulheres com madeixas loiras. Também é possível fazer decapagem, ou seja, remover um pigmento.

Água Oxigenada 20 Volumes

Por se tratar de uma volumagem um pouco maior, a água oxigenada de 20 volumes consegue clarear os seus cabelos em dois tons, dependendo de quais composições químicas eles já receberam. Quem possui os cabelos pretos, por exemplo, pode alcançar um castanho escuro avermelhado. Quem possui os cabelos loiros escuros, por sua vez, pode alcançar um loiro claro acobreado. A água oxigenada 20 volumes também é usada para cobrir cabelos brancos, escurecer os cabelos sem deixá-los avermelhados ou ainda minimizar reflexos amarelado e alaranjados, que ocorrem devido aos pigmentos coloridos que os fios naturais, formando a cor que você enxerga.

  • Comprar Oxidantes para cabelos
  • Cadiveu Buriti Mechas Emulsão Reveladora 20vol.

Água Oxigenada 30 Volumes

Por se tratar de uma volumagem mais alta, a água oxigenada de 30 volumes consegue clarear os seus cabelos em três tons. Quem possui os cabelos castanhos claros, por exemplo, pode alcançar um loiro claro acobreado. Quem possui os cabelos loiros médios, por sua vez, pode alcançar um loiro bege amarelado. Para neutralizar estes reflexos e ter madeixas simplesmente loiras, deve-se tonalizar os fios com cores opostas ao laranja e ao amarelo, que são o azul e o roxo. Há quem faça duas descolorações em etapas com 30 volumes, agredindo menos os fios em relação à água oxigenada 40 volumes.

  • Cadiveu Buriti Mechas Emulsão Reveladora 30vol. 

Água Oxigenada 40 Volumes

Por se tratar da maior volumagem disponível no comércio, a água oxigenada de 40 volumes consegue clarear os seus cabelos em quatro tons, mas provoca dano, porosidade e ressecamento, sendo ideal apenas para quem não possui as madeixas quimicamente tratadas e para quem segue corretamente o ciclo de cronograma capilar. Quem possui os cabelos castanhos claros, alcançará um tom loiro claríssimo dourado. Caso os fios suportem mais composições químicas, sem oferecer corte químico, pode-se chegar ao loiro bege acinzentado com um superclareador. Contudo, quem deseja alcançar um loiro platinado, vai precisar fazer uma segunda descoloração com água oxigenada 20 volumes.

  • Cadiveu Buriti Mechas Emulsão Reveladora 40vol.

Qual a diferença entre OX de 20 e 30?

A Ox de 20 é muito utilizada nas colorações que vão do preto ao louro escuro. Estes tons não precisam de volumagem alta para se fixarem nos fios. A água oxigenada de 30 volumes pode clarear até 3 tons.

Qual OX clareia mais 20 ou 30?

O OX de 20 volumes é indicado para colorações mais escuras.

Para que serve OX de 30 volumes?

Água Oxigenada 30 volumes É ideal para uma coloração mais radical, como chegar a um tom de castanho claro, loiro escuro ou loiro médio, a partir de fios naturais bem escuros, por exemplo.

Quando usar OX de 30 na coloração?

Ox de 30 (9% de Peróxido de Hidrogênio) Tem poder de clareamento de 3 a 4 tons e é a escolha mais comum na hora descolorir os fios ou atingir tonalidades mais claras, do louro escuro (6.0) ao louro claríssimo (10.0).