Qual o objetivo do projeto de vida é a formação integral do sujeito?

"Methodological approaches that favor the construction of the student's intellectual autonomy: working with simulation of the United Nations in school" brings the analysis of an experiment on active methodologies, specifically with a United Nations simulation model (UN), developed in the context school with high school students in a private school in the city of Manaus/AM. Therefore, discusses about the teacher's role in shaping the student, the challenges of teaching, combining professional autonomy with intellectual autonomy, a move that highlights the teacher's possibilities of action with regard to planning their lessons, to bureaucratic tasks required, as well as the loss of autonomy in major decisions from the perspective of school organization and curriculum, and the implications arising therefrom to the quality of their work and, in particular, to student learning. Therefore, argues methodological approaches that favor the construction of the student's intellectual autonomy, through active methods of teaching and learning, in particular, work with educational projects guided by the problem-based learning and case study, and, as an example, the simulation UN. Besides questioning the obstacles and difficulties encountered in school about the teaching and learning process, points to what is substantive in teaching, inviting teachers not to be a mere executor function of tasks, but the architect of teaching process learning. In addition to literature review on the methodological approaches that favor the construction of autonomy of students, from a ethnomethod, it conducted a case study, involving monitoring and participant observation of the UN simulation activity, interviews with students and teachers, and the analysis of documents produced by the students. However, we identify with our work, the routinization and the consequent bureaucratisation of teaching become barriers to more effective teaching practices, and it makes hard the construction of student autonomy and teacher himself. However, despite this situation, it was noted that the use of active methods of teaching and learning in school, brought, students, more dynamism and enthusiasm, dialogue, cooperation and responsibility towards the construction of knowledge, and stimulate student to look/walk on their own, in an autonomous exercise, contributing to the understanding of the construction of autonomy, uniting intellectual training to the process of continuous appropriation of knowledge and practices.

A elaboração de um novo ensino médio busca romper com as limitações do modelo tradicional brasileiro, até hoje marcado pelas altas taxas de evasão. A proposta é que os três últimos anos da educação básica fomentem o protagonismo estudantil, desenvolvendo o aluno como pessoa, profissional e cidadão. Busca-se uma educação personalizada, que deixa de avaliar os estudantes sob as mesmas métricas e possibilita que cada um identifique suas áreas de interesse.

Leia também: Novo ensino médio – entenda os itinerários formativos

Os itinerários formativos estão entre as mais expressivas mudanças trazidas pelo novo ensino médio. São conjuntos de disciplinas, projetos, oficinas e estágios em diferentes áreas, que compõem a parte flexível do currículo. Desta forma, o aluno tem a oportunidade de se aprofundar em experiências que dialogam diretamente com seu próprio projeto de vida. De acordo com as diretrizes do novo ensino médio (estabelecidas na Lei nº 13.415/2017, artigo 3º):

“Os currículos do ensino médio deverão considerar a formação integral do aluno, de maneira a adotar um trabalho voltado para a construção de seu Projeto de Vida e para sua formação nos aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais”.

Leia também: Entenda as mudanças na BNCC para o novo ensino médio

Mas o que seria o projeto de vida, este importante componente curricular do novo ensino médio? Compreenda como ele viabiliza uma formação integral e personalizada aos alunos:

O QUE É PROJETO DE VIDA 

O projeto de vida é uma competência que será abordada e desenvolvida em todas as escolas, a partir da vigência do novo ensino médio. Visto que o ensino médio é a ponte que conecta a educação básica ao ingresso na universidade e no mercado de trabalho, a intenção é otimizar esta travessia. É permitir que, ainda na educação básica, o aluno consiga validar suas competências e interesses para investir em seu futuro profissional e pessoal satisfatoriamente. Cabe à escola, portanto, promover práticas e reflexões que incentivem a investigar e elaborar o projeto de vida de cada estudante.

OBJETIVOS DO PROJETO DE VIDA

O principal objetivo do projeto de vida é fomentar o protagonismo e a autonomia do estudante em suas escolhas. Focado na formação integral, o projeto de vida estimula o desenvolvimento de habilidades como cooperação, compreensão, domínio de tecnologias, defesa de ideias e análise crítica da realidade. Promove, em última instância, o autoconhecimento, estimulando os alunos a refletirem com profundidade sobre suas identidades e papéis na sociedade. Este mergulho interno dá ferramentas, em teoria e em prática, para decisões e planejamentos mais conscientes sobre o futuro. Nas diretrizes do novo ensino médio, este processo reflexivo inicia ainda na educação básica, respaldado por profissionais capacitados para instigar e apresentar possibilidades.

Leia também: Novo ensino médio – o que deve mudar na capacitação de professores?

DIMENSÕES DO PROJETO DE VIDA

A abordagem do projeto de vida deve passar pelas três dimensões intrínsecas ao planejamento de futuro: pessoal, profissional e social. O aspecto pessoal estimula a autodescoberta: quem sou, como me reconheço, o que almejo – sempre respeitando a identidade, história e valores de cada um. No aspecto profissional, desenvolvem-se competências exigidas pelo mercado de trabalho mas que também produzem sentido na esfera pessoal. Empreendedorismo, inteligência socioemocional, domínio de tecnologias, criatividade e também habilidades técnicas que facilitam o ingresso na vida profissional. Por fim, o aspecto social foca no papel de cidadão e de agente ativo nas relações interpessoais. Promove o senso de responsabilidade coletiva, de ética e empatia, com as pessoas e com o meio ambiente.

PROJETO DE VIDA NA ESCOLA – COMO?

Trazer o projeto de vida como competência na dinâmica escolar é um dos desafios propostos pelo novo ensino médio. Existem diversas abordagens a serem exploradas por professores e instituições de ensino, desde que o foco esteja no reconhecimento das potencialidades dos alunos. Avaliações contínuas devem ser adotadas a fim de mensurar a evolução de competências que fogem do currículo tradicional. Interação, comunicação, escuta, cooperação, partilha e realização devem ser estimulados pela abordagem da escola.

O mundo está mudando e a educação básica precisa acompanhar. O novo ensino médio é um dos primeiros passos rumo à educação que forma cidadãos capacitados para as necessidades do mundo atual. Sua efetivação a nível nacional ocorrerá em 2022 e o prazo para adaptação nas escolas está acabando! Se sua instituição precisa de respaldo neste momento de transição, conte com quem atua no mercado educacional com excelência há mais de 15 anos. A Editora Intersaberes está preparando novidades para auxiliar na implementação do projeto de vida, dos itinerários formativos e do novo ensino médio como um todo. Assine nossa newsletter e receba em primeira mão.

Qual é o principal objetivo do Projeto de vida?

O principal objetivo do projeto de vida é fomentar o protagonismo e a autonomia do estudante em suas escolhas. Focado na formação integral, o projeto de vida estimula o desenvolvimento de habilidades como cooperação, compreensão, domínio de tecnologias, defesa de ideias e análise crítica da realidade.

Qual a importância da educação integral na formação do sujeito?

A formação integral é um conceito que defende o desenvolvimento dos sujeitos para além de sua dimensão intelectual. Além dela, a formação integral considera o aperfeiçoamento de aspectos físico, social, emocional e cultural dos indivíduos. Por isso, na educação integral, a aprendizagem não se dá apenas na sala de aula.

Qual a importância do plano de desenvolvimento pessoal para o Projeto de vida dos estudantes?

A ideia do PDI é essa! Ele busca traçar o melhor percurso acadêmico de acordo com os pontos fortes do aluno, não deixando de considerar também suas dificuldades. Com o plano de desenvolvimento pessoal, é possível obter aprimoramento por meio de atividades complementares e/ou extracurriculares.

Qual é a importância de se ter um Projeto de vida?

Pensar e planejar diferentes projetos de vida podem funcionar como um norte na escolha cotidiana, assim como aumentar a motivação individual e consequentemente proporcionar melhores condições de saúde e qualidade de vida. Existem diferentes áreas ou dimensões relacionadas aos projetos de vida.