Qual é O principal fator que explica a diferença de médias térmicas entre essas duas cidades?

Clima é definido como a sucessão de diferentes tempos atmosféricos ao longo dos anos. O tempo necessário para determinar um tipo de clima é de, no mínimo, 30 anos estudando o comportamento dos tipos de tempo de determinada região.

Qual é O principal fator que explica a diferença de médias térmicas entre essas duas cidades?

Um conjunto de fatores climáticos vai definir um tipo de clima de determinado lugar. Ressalta-se que esses fatores não podem ser estudados isoladamente para a definição de um clima, mas sim de forma integrada. São eles:

Latitude: ela interfere na incidência de raios solares recebidos por determinada região. Latitudes próximas ao Equador recebem maiores quantidades de raios solares, incidindo sobre uma área maior da superfície terrestre. Consequentemente, as temperaturas médias desses lugares próximos ao Equador serão maiores; e, quanto mais afastado do Equador for o lugar, menores serão as temperaturas. A latitude é o fator responsável pela diferenciação das zonas climáticas: tropical, temperada e polar.

Altitude: quanto maior a altitude, mais rarefeito se torna o ar. Consequentemente, a temperatura tende a ser menor, pois nessas condições as moléculas de ar, em baixa concentração, não conseguem reter calor e umidade.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Massas de ar: são grandes porções de ar da atmosfera que se estendem por milhares de quilômetros. Formam-se numa superfície homogênea, pela pressão atmosférica. Suas características – quente, fria, úmida, seca – dependerão das condições do ambiente em que se formaram e por onde farão sua trajetória. Existem seis tipos de massas de ar: oceânica (úmida), continental (seca), tropical e equatorial (quente), temperada e polar (frias). Não raro, muitas dessas massas se encontram durante seu deslocamento, havendo uma troca de calor e umidade entre elas.

Continentalidade e Maritimidade: correspondem à maior ou menor proximidade de grandes massas de água. Além de exercerem variação na umidade, interferem também na temperatura da região. Por exemplo, em lugares que sofrem influência da continentalidade (localizados no interior do continente, distantes dos oceanos) há uma variação maior da temperatura ao longo do dia, com altas taxas de amplitude térmica.

Correntes Marítimas: são porções de águas extensas que fazem um movimento de descolamento nos oceanos. São movimentadas pelas ações dos ventos e pelo movimento de rotação da Terra. As correntes marítimas têm o poder de interferir na temperatura atmosférica e no movimento das massas de ar.

Questão 1

Considerando seus conhecimentos sobre a relação entre a latitude de uma dada região e o clima característico, pode-se afirmar que as temperaturas nas regiões de altas latitudes são:

a) altas, em virtude da grande incidência dos raios solares, o que aumenta a temperatura.

b) variáveis, pois, de acordo com a estação do ano, pode haver muito calor ou muito frio.

c) amenas, pois nessas regiões as temperaturas possuem média em torno de 20°C.

d) altas, pois nas regiões equatoriais são comuns climas quentes e úmidos.

e) baixas ou negativas, pois, quanto maior a latitude, menores as temperaturas.

Questão 2

Além da latitude, existem outros fatores que podem influenciar as características de um determinado clima. São fatores determinantes do clima, exceto:

a) altitude

b) vegetação

c) massas de ar

d) maritimidade

e) tectonismo

Questão 3

O clima equatorial é encontrado em regiões da Ásia, América Central e do Sul e no continente africano. É um clima típico de baixas latitudes e, portanto, é:

a) um clima típico de regiões polares.

b) um clima que apresenta altas temperaturas.

c) um clima com estações do ano bem definidas.

d) um clima com baixíssimas temperaturas.

e) um clima com temperaturas amenas e períodos de frio intenso.

Questão 4

(UNIOESTE) Sobre o clima mundial, os fatores e os processos que o condicionam, assinale a alternativa INCORRETA.

I. A latitude influencia na distribuição espacial das temperaturas. Dessa forma, quanto maior for latitude, menores serão as temperaturas.

II. A pressão atmosférica varia em função da altitude e da temperatura. Assim, quanto maior for a altitude, menor será a pressão atmosférica e quanto mais alta a temperatura, menor será a pressão.

III. O planeta Terra é aquecido uniformemente, tanto ao longo da sua superfície quanto ao longo do tempo (anos), e isto condiciona a circulação atmosférica com a produção de centros de alta e de baixa pressão, que se alteram continuadamente.

IV. Dependendo das condições locais, a precipitação pode ocorrer na forma de chuva, granizo ou neve e está relacionada, principalmente, à umidade atmosférica.

V. A diferença entre as temperaturas máxima e mínima é maior no interior dos continentes e a continentalidade exerce grande influência sobre essa amplitude térmica.

a) Estão incorretas as afirmativas I, III e V.

b) Estão incorretas as afirmativas II, IV.

c) Estão incorretas as alternativas I, IV e V.

d) Apenas a afirmativa III está incorreta.

e) Todas as afirmativas estão incorretas.

Questão 5

(UCS/RS - Adaptada) A atmosfera terrestre é formada por diversos gases importantes para a vida. É na atmosfera que se desenvolvem o clima e o tempo. Sobre o clima, é correto afirmar que:

a) é o estado momentâneo da atmosfera que influencia todo o globo.

b) à medida que a latitude aumenta, a temperatura diminui.

c) quando nos afastamos da costa, encontramos amplitudes térmicas menores.

d) as massas de ar influenciam apenas os climas frios, pois, nos climas quentes, elas não conseguem penetrar.

e) quanto menor a altitude, menor é a temperatura em função da baixa umidade.

Respostas

Resposta Questão 1

Letra E

As regiões de altas latitudes são as regiões polares. À medida que nos afastamos da linha do Equador (latitude 0°C), as temperaturas vão diminuindo, pois a incidência dos raios solares vai se tornando mais amena. Nas regiões polares, as temperaturas são baixas ou negativas.

Resposta Questão 2

Letra E

São fatores climáticos: latitude, altitude, vegetação, relevo, maritimidade ou continentalidade e correntes marítimas. Também é possível considerar a ação humana como influenciadora do clima. O tectonismo (os movimentos da crosta terrestre com origem em processos tectônicos) não é um fator climático.

Resposta Questão 3

Letra B

As áreas de baixas latitudes são as que estão próximas da linha do Equador e, portanto, as que apresentam maior incidência dos raios solares e, consequentemente, maiores temperaturas.

Resposta Questão 4

Letra D

A alternativa III está incorreta porque a variação de temperaturas no globo ocorre não apenas por causa da latitude, mas por uma série de outros fatores climáticos, como altitude, relevo e vegetação. Estes fatores fazem com que haja uma enorme diversidade de temperaturas em diferentes áreas do globo terrestre.

Resposta Questão 5

Letra B

A relação entre temperatura e latitude costuma ser inversa. Quanto maiores as latitudes em graus (0 a 90° N – 0 a 90° S), menores são as temperaturas, pois a intensidade e perpendicularidade da incidência dos raios solares vão diminuindo à medida que se dirigem aos polos (regiões de altas latitudes).


Qual é o principal fator que explica a diferença de médias térmicas entre duas localidades?

Essa diferença se da principalmente pela latitude. Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Geografia.

Quais são as médias térmicas mensais dessa cidade no verão e no inverno?

Resposta. As médias térmicas dessas cidades no verão e no inverno, são a seguintes: Chicago oscila entre 20° no verão e -10° com sensação térmica de -20 no inverno. Miame cerca de 20º no verão e no inverno fica em torno de 5 graus.

Quais são as medidas térmicas?

No Sistema Internacional de Unidades (SI) a temperatura pode ser medida em três escalas: Escala Celsius (°C) Escala Kelvin (K) Escala Fahrenheit (°F)

Qual são as latitudes aproximadas de Chicago e Miami?

Resposta verificada por especialistas A) As latitudes aproximadas de Chicago e Miami, são as seguintes: Chicago fica a 41°50'15''N e 87°40'55''O. Miame fica 25°47'16''N e 80°13'27"O.