Qual e o termo correto para se referir a Libras?

No meu dia a dia como tradutora e intérprete de Libras, vejo que é uma das dúvidas mais frequentes sobre qual o termo mais adequado.

É uma das dúvidas mais comuns e que gera muita confusão nas redes sociais e até mesmo em empresas e entre profissionais da comunicação. De vez em quando vejo reportagens que não conseguem manter uma consistência terminológica, ora usam "deficiente físico", "deficiente auditivo", ora, usam "surdo". E por falta desse conhecimento, acabam fazendo a uma grande confusão entre conceitos de identidades muito diferentes.

Algumas pessoas acham o termo "Surdo" agressivo ou constrangedor, mas na verdade não é, tem vários surdos YouTubers que deixam isso muito bem explicado, é uma questão e identidade!

Veja o canal: Vi Surdo.

Na perspectiva social e clínica

Surdo: pessoa que nasce surda (surdez severa/profunda), que compreende o mundo por experiências visuais, usa Libras como língua social e tem o português como segunda língua na modalidade escrita (quando tem acesso à uma boa escolarização). Nesse caso, não desenvolve a oralidade espontaneamente.

Para não generalizar; uma minoria de surdos tem acesso à educação básica, graduação, pós, mestrado e doutorado tem um bom conhecimento do português escrito. Mas como na sociedade em geral, isso é muito relativo e heterogêneo, então, há muitos surdos analfabetos na língua portuguesa.

Pessoa com deficiência auditiva (D.A.) ou ensurdecido: pessoa que nasce com audição, ou com com um bom resíduo auditivo, aprende o português como primeira língua e perde ou vai perdendo a audição em qualquer fase da vida, também conhecido como ensurdecido. Em alguns casos, a pessoa tem boa referência do português falado e escrito, se comunica preferencialmente pelo português faz leitura labial, lê legendas mas também pode usar a Libras.

São perfis de públicos muito diferentes, com histórias e conhecimentos distintos sobre a cultura ouvinte e o português na modalidade oral-auditiva.

É uma questão de contexto, quando falamos em dia nacional dos surdos, dia 26 de setembro, por exemplo, comemora-se a criação do INES, uma escola para surdos que usa a língua de sinais como meio de comunicação no ensino, aí que surge o primeiro registro de um pequeno dicionário de língua de sinais, a Iconographia dos surdos-mudos (termo antigo, usado na época), publicado em 1875.

Então, não tem certo ou errado, depende de qual público você está falando, alinhe conceito/intenção ao termo correto, esta é minha dica para você não confundir.

Qual o termo adequado

Se quer se referir às pessoas que usam Libras, então, o termo correto é Surdo!

Se está falando de público que usa o português, legenda... prefira o termo pessoa com deficiência auditiva.

Conseguiu entender as diferenças?

Se valeu, avisa nos comentários!

Na quarta-feira, 17/1, a Assessoria de Comunicação Social - ACS do TJDFT divulgou matéria relativa à visita do Presidente do Tribunal, desembargador Mario Machado, à Coordenadoria de Digitalização e Serviços Gráficos – CODIG.  A notícia divulgada no site do Tribunal recebeu o título: “TJDFT dá boas-vindas a pessoas surdas que irão trabalhar na digitalização de processos”.  O uso da expressão “pessoas surdas” fez com que alguns leitores entrassem em contato com a ACS indagando sobre sua adequação. Diante disso, a ACS, com a consultoria do Núcleo de Inclusão, aproveita a oportunidade para divulgar a terminologia atualmente em uso nessa área e trazer algumas dicas para lidar com as pessoas surdas.

O Decreto 5.626/2005, ainda em vigor, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais, explica em seu artigo 2º que “considera-se pessoa surda aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Língua Brasileira de Sinais – Libras” (grifo nosso).

A IV Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, realizada pelo Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Conade, que faz parte da estrutura básica da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República - SDH/BR, publicou o Manual de Orientação e Apoio para Atendimento às Pessoas com Deficiência, no qual utiliza o termo “pessoas surdas” e dá algumas dicas importantes para facilitar a comunicação entre surdos e ouvintes. Sim, quem não é surdo é ouvinte.

O Manual explica que “não é correto dizer que alguém é surdo-mudo. Muitas pessoas surdas não falam porque não aprenderam a falar”. Ensina que “quando quiser falar com uma pessoa surda, se ela não estiver prestando atenção em você, acene para ela ou toque, levemente, em seu braço”. Adverte também para que, “enquanto estiver conversando, mantenha sempre contato visual”. E acrescenta: “Quando a pessoa surda estiver acompanhada de um intérprete, dirija-se à pessoa surda, não ao intérprete”.

Qual é o termo correto para Libras?

O correto é Libras A própria Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais, utiliza a forma "Libras".

Quando referimos a Libras isso?

Quando referimos a Libras, isso não significa que ela seja utilizada da mesma forma por todos os surdos brasileiros. Como qualquer outra língua, ela está sujeita às variações regionais, adequando-se aos aspectos históricos, sociais e culturais das diferentes comunidades em que é utilizada.

Qual é o nome da linguagem de sinais?

Para quem não sabe, Libras é um acrônimo que significa Língua Brasileira de Sinais, ou seja, ela é um outro idioma!

Qual o termo mais adequado para se chamar os sujeitos que utilizam a Libras?

As pessoas que fazem parte da comunidade se identificam como surdas, enquanto as que não pertencem a ela são chamadas de deficientes auditivas.