Qual era a descendência de Jonas?

Last updated on 30 de junho de 2021

O livro do profeta Jonas possui uma das narrativas mais intrigantes da Bíblia Sagrada, sendo também muito conhecida. Até mesmo pessoas que jamais tiveram uma experiência de leitura das Escrituras Sagradas conhecem a história deste profeta “fujão” que foi engolido por um grande peixe, ficando dentro dele durante três dias e três noites.

Jonas profetizou em Israel durante o reinado de Jeroboão II, filho de Joás (783-743 AEC).

Ele também profetizou a restauração de certas fronteiras de Israel (2 Reis 14:25). Era filho de Amati e natural de Gat-Ofer (segundo a tradução BDJ). Ele muito provavelmente foi treinado por Eliseu na escola de profetas (2 Rs 6:1-7), já que este profeta morreu por volta de 797 AEC (2 Rs 13:14-20).

O profeta Jonas ainda é mencionado por Jesus algumas vezes (Mat. 12:39-41; 16:4; Lucas 11:30-32). Especialmente em Mateus 12:41 e Lucas 11:32 é dito que os ninivitas que ouviram a pregação de Jonas se levantariam no dia da ressurreição e condenariam aos ouvintes de Jesus, pois estes não se arrependeram ao ouvir sua mensagem, como aqueles se arrependeram ao ouvir a mensagem do profeta Jonas. Ora, isto prova que o livro de Jonas trata-se de relatos históricos reais, e não de uma estória, uma lenda ou fábula, como defendem algumas pessoas.

A narrativa do profeta Jonas nos mostra ao menos 4 fases de sua vida que nos dão ótimas lições de aplicação para nossa caminhada com Deus.

Primeiro, Jonas corre de Deus, como todos sabemos (1:1-3). Ele vai até mesmo ao fundo do barco para dormir e fugir de Deus (v. 5). Em certo momento ele deseja a própria morte para não lidar com o chamado do Eterno (v. 12).

Deus pede a Jonas para ir até a cidade de Nínive e pregar uma mensagem de arrependimentoe destruição iminente. Essa cidade se localizava a cerca de 800 km de distância do porto de Jope, o local mais próximo para a embarcação de Jonas. Porém o profeta pega um barco que ia para Társis, que fica na região da atual Espanha, em direção oposta. Ele desejava atravessar 3000 km do Mar Mediterrâneo para fugir da presença de Deus.

Qual era a descendência de Jonas?

Seu plano foi fracassado pela forte tempestade que se levantou no mar e o consequentemente evento com o grande peixe enviado por Deus (vs. 4,17).

Neste estado, o profeta não tem mais alternativas. Agora, entrando numa segunda fase de sua trajetória, mesmo depois de três dias de relutância no ventre daquele animal, Jonas corre para Deus (2:1-3,7). Como Deus não rejeita o coração arrependido e triste por seus pecados (Sl 51:1-4,17), Ele ouve a oração de Jonas. Então Deus salva Jonas depois de seu clamor (2:10).

Agora salvo, Jonas corre com Deus (3:1-5).

Ao correr com Deus, o homem vê milagres acontecerem (3:6-8).

Depois da mensagem divinamente inspirada apregoada pelo profeta, Deus dá pelo menos mais cerca de 120 anos de vida à Nínive, que foi destruída em 612 AEC.

No entanto, como o profeta israelita não queria ver salva a cidade que se localizava numa província inimiga de seu país, Jonas agora corre na frente de Deus, pois queria tomar decisões por Ele e se angustia por querer ver os ninivitas mortos e não salvos (4:1-2).

Não podemos tomar decisões por Deus, mas apenas obedecê-lo!

Neste momento, em que fase da vida nos encontramos:

  1. Correndo de Deus,
  2. para Deus,
  3. correndo com Deus ou
  4. correndo na frente Dele?

Aceitemos, pois, o convite de Deus para correr com Ele! (4:8,9)


Se você gostou, sinta-se à vontade para compartilhar essa mensagem e apregoá-la na sua congregação também.

Página inicialAntigo TestamentoAmitai, pai do profeta Jonas

3 Comentários

Qual era a descendência de Jonas?

Amitai, foi o pai de Jonas. Um profeta que aparece em uma curta narrativa de II Rs. 14:25, veio de Gate-Hefer, localizado no território de Zebulom, hoje conhecido por Galiléia. Este profeta previu as triunfantes conquistas de Jeroboão II na primeira metade do século oito A.C. O seu nome significa "minha verdade" em hebraico.

Nada mais é dito nas Escrituras sobre ele.

3 Comentários

Qual era a descendência de Jonas na Bíblia?

Jonas foi um profeta hebreu que viveu durante o reinado do rei de Israel Jeroboão II, em meados do século 8 a.C. Jonas era filho de Amitai, e veio de Gade-Hefer, uma aldeia de Zebulom, situada nas vizinhanças de Nazaré. Ele também é o herói do livro que traz o seu nome, o quinto dos doze Profetas Menores.

Qual era a nacionalidade de Jonas?

Jonas, na Bíblia Hebraica, foi um profeta do norte do reino de Israel que viveu por volta do século VIII a.C. Ele é a figura central do livro de Jonas, no qual ele é chamado por Deus para viajar até Nínive e alertar seus moradores do iminente castigo divino.

Qual a tribo de Jonas?

Jonas foi um profeta de Israel, da tribo de Zebulom. Ele profetizou durante o reinado de Jeroboão II. Ele recebeu uma ordem de Deus para profetizar a destruição de Nínive, capital do reino dos assírios.

Quem era o povo de Nínive no tempo de Jonas?

Os Assírios, tradicionalmente tidos como um povo conquistador e cruel, foram construtores de uma civilização que deixou marcas importantes no mundo antigo, visíveis nas suas cidades, como Nínive, Assur e Nimrud.