Qual foi a conclusão de Mathias schleiden e Theodor Schwann?

As células foram descobertas pelo biólogo Robert Hooke, em 1665, que observava cortes de cortiça (material de origem vegetal utilizado para fazer rolhas). Esse importante pesquisador analisou o corte em um aumento de 270 vezes e verificou a presença de compartimentos, os quais chamou de célula (do latim cella, que significa câmara).

Como foi possível observar as células?

Como todos sabemos, as células são as menores unidades funcionais e estruturais dos organismos vivos. Elas são estruturas, geralmente, microscópicas e complexas que não podem ser analisadas a olho nu. É por isso que o primeiro registro de uma célula foi feito apenas após a criação dos microscópicos.

Acredita-se que o primeiro microscópio foi inventado na Holanda, por volta de 1590, por Zacharias Jansen e seu pai, Hans Jansen. Nessa época, o aparelho não apresentava nenhuma relevância para a ciência, sendo utilizado como uma espécie de brinquedo que possibilitava a observação de objetos de pequenas dimensões.

Com o tempo, os microscópicos foram aprimorados e, com isso, tornaram-se fundamentais para os estudos científicos. Acredita-se que os primeiros materiais biológicos foram observados por Antoni Van Leeuwenhoek (1632-1723), pesquisador que observou, entre outras estruturas, protozoários, bactérias e espermatozoides.

Apesar de os primeiros materiais biológicos terem sido observados por Leeuwenhoek, foi Robert Hooke (1635-1703) que observou pela primeira vez a estrutura a qual chamou de célula. Seus estudos foram publicados no livro Micrographia, e o termo célula ficou conhecido mundialmente, sendo até hoje utilizado.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Vale frisar que o termo célula foi utilizado porque Hooke observou cortes de cortiça, nos quais foi possível observar apenas paredes celulares vegetais de células mortas. Por achar que aquelas estruturas eram apenas pequenas cavidades, denominou-as de célula. Hoje, no entanto, sabe-se que as células apresentam um interior rico em estruturas e que, portanto, não são cavidades vazias.

Teoria celular

Com o avanço da ciência, vários pesquisadores perceberam que diversos organismos eram formados por células. Entre esses pesquisadores, destacam-se o botânico Matthias Schleiden e o fisiologista Theodor Schwann, que chegaram a conclusões importantes a respeito das células.

Schleiden, em 1838, descreveu que a célula era a unidade básica dos vegetais. Um ano mais tarde, ele observou que essa premissa também era verdadeira para animais. Surgia aí a Teoria Celular, que afirma que todos os seres vivos são formados por células.

A Teoria Celular, posteriormente, foi complementada pelas ideias do patologista Rudolf Virchow, que ficou conhecido por sua frase “Omnis cellula ex cellula”, que significa “toda célula se origina de outra célula”. Atualmente, a Teoria Celular é baseada em três pilares básicos: Todos os organismos vivos são formados por células; as células são as unidades morfológicas e funcionais dos organismos vivos e todas as células surgem de outra preexistente.

2495 palavras 10 páginas

ÍNDICE

Índice…………………………………………………………………………….........1
Integrantes………………………………………………………………………….. ..2
Introdução………………………………………………………………………….….3
Desenvolvimento……………………………………………………………………4-8
Conclusão……………………………………………………………………….…… 9
Bibliografia…………………………………………………………………………..10

Integrantes

1-José Pedro Gonga Sampaio.
2-José Mateus B. Cafumanessa.
3-Elisa Francisco Manuel.
4-Elsa João Fernando Soneca.
5-Ezabel Domingos G. Massoxi.
6-Ofelia Inácio Sebastião.
7-Gualtina Rosa Neves Sebastião .
8-Dilores Beatriz Pedro Torres.
9-Eva Fernando J. Pascoal.
10-
11-
12-
13-
14-

INTRODUÇÃO
A descoberta da célula é creditada a Robert Hooke. Em 1665, Hooke estava examinando amostras de cortiça, quando ele notou que ela parecia ser feita de estruturas porosas muito pequenas, não muito diferentes de favos de mel. A descoberta desses poros, que ele chamou de células, incentivou os cientistas a desvendarem as funções que elas desempenhavam. Em 1839, dois cientistas chamados Theodor Schwann e Matthias Jakob Schleiden propuseram que todos os seres vivos eram feitos de células e que elas eram os blocos básicos construtores da vida. Continuando o trabalho de Schwann e Schleiden, Rudolf Virchow postulou que todas as células eram geradas por células pré-existentes. A teoria celular clássica foi aceita em 1858. A teoria celular afirma que todos os seres vivos são constituídos por células e produtos resultantes das atividades celulares. Portanto, a célula representa a unidade estrutural e funcional dos seres vivos, da mesma forma que o átomo é a unidade fundamental dos compostos químicos. Salvo raras exceções a célula realiza um ciclo no qual se alternam duas grandes fases: interfase e mitose. A interfase representa a fase de atividade funcional da célula, enquanto a mitose corresponde à fase de multiplicação. Durante a interfase, em função de sua estrutura, a célula é classificada em eucariótica e procariótica. Na célula eucariótica existem três


Relacionados

  • A Teoria Celular

    1852 palavras | 8 páginas

    A Teoria Celular, foi uma das mais importantes generalizações da história da Biologia. Ficou claro que, apesar das diferenças quanto à forma e função, todos os seres vivos têm em comum o facto de serem formados por células. Portanto, para a plena compreensão do fenómeno da vida, é preciso conhecer as células. O entusiasmo pela Teoria Celular também levou os biólogos à investigação sobre a origem das células vivas. Alguns acreditavam que as células se formavam espontaneamente, a partir da aglomeração….

  • teoria celular

    892 palavras | 4 páginas

    Teoria Celular A teoria celular é um dos conhecimentos fundamentais da biologia. A teoria indica que todos os seres vivos são compostos por células, e seus idealizadores foram Matthias Jakob Schleiden e Theodor Schwann. Nem todos os seres vivos possuem organização celular: os vírus não possuem tal organização, ou seja, são acelulares. Por isso, alguns cientistas não os consideram seres vivos. Entretanto, todos concordam que os vírus são estruturas biológicas, pois precisam necessariamente invadir….

  • Teoria celular

    706 palavras | 3 páginas

    ------------------------------------------------- História A Teoria Celular, criada por Robert Hooke, em 1665, estabelece a célula como a unidade morfofisiológica dos seres vivos, ou seja, a célula é a unidade básica da vida. No final da década de 1830, dois cientistas alemães, Matthias Jakob Schleiden, ex-advogado que abandonou a profissão para estudar a estrutura e fisiologia das plantas, determinando também que todas as plantas apresentavam organização celular, eTheodor Schwann, médico dedicado ao estudo da….

  • Teoria Celular

    875 palavras | 4 páginas

    continua.” Sumário P.04 Introdução P.04 No que se baseia a Teoria Celular P.05 A importância da Teoria Celular P.05 O conceito atual de célula é o mesmo do século XVII? P.05 As considerações elaboradas ainda são aceites atualmente? P.05 Modificações que ocorreram no conhecimento da célula e dos seus constituintes básicos P.06 Conclusão P.07 Bibliografia e Autores Introdução A Teoria Celular (criada por Mathias Jakob Schleiden e Theodor Schwann) estabelece….

  • TEORIA CELULAR

    716 palavras | 3 páginas

    TEORIA CELULAR INTRODUÇÃO O desenvolvimento dos microscópios trouxe importantes contribuições para o avanço da Biologia. A compreensão sobre a origem e a constituição dos seres vivos teve de ser completamente revista após as descobertas relacionadas à estrutura e organização das células. O surgimento dos microscópios eletrônicos, no século XX, possibilitou descobrir que o interior da célula é ocupado por muitas e variadas estruturas altamente especializadas, responsáveis pelas funções capazes….

  • Teoria celular

    502 palavras | 3 páginas

    Teoria celular A Teoria Celular, criada por Robert Hooke, em 1665, estabelece a célula como a unidade morfofisiológica dos seres vivos, ou seja, a célula é a unidade básica da vida. No final da década de 1830,dois cientistas alemães, Matthias Jakob Schleiden, ex-advogado que abandonou a profissão para estudar a estrutura e fisiologia das plantas, determinando também que todas as plantas apresentavamorganização celular, e Theodor Schwann, médico dedicado ao estudo da anatomia dos animais, estendeu….

  • Teoria Celular

    1291 palavras | 6 páginas

    CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS BACHARELADO EM ENGENHARIA AGRONOMICA JOSÉ ROBERTO ARAUJO ROCHA TEORIA CELULAR Fichamento apresentado no curso de Engenharia Agronômica da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina: Bioquímica no IIIº período, sob orientação da Prof. Núria . Paripiranga Abril de 2015 PRESTES, Maria Elice Brzezinski; TEORIA CELULAR: de Hooke e Schwam.São Paulo: Scipione, 1997. Maria Elice Brzezinski Prestes Possui Graduação em….

  • Teoria Celular

    2257 palavras | 10 páginas

    eucariontes. Estas organelas membranosas citoplasmáticas estão ausentes em células procarióticas. Outro exemplo de estrutura celular exclusiva de células eucarióticas é o citoesqueleto. O citoesqueleto corresponde a uma serie de microfilamentos protéicos responsáveis pela integridade estrutural, aquisição da forma, pelo transporte das já citadas organelas e, muitas vezes, pelo movimento celular de seres eucariontes. Enfim, várias outras diferenças podem ser mencionadas aqui, mas esta abordagem mais aprofundada….

  • Teoria Celular

    474 palavras | 2 páginas

    A Teoria Celular, foi uma das mais importantes generalizações da história da Biologia. Ficou claro que, apesar das diferenças quanto à forma e função, todos os seres vivos têm em comum o facto de serem formados por células. Portanto, para a plena compreensão do fenómeno da vida, é preciso conhecer as células. O entusiasmo pela Teoria Celular também levou os biólogos à investigação sobre a origem das células vivas. Alguns acreditavam que as células se formavam espontaneamente, a partir da aglomeração….

  • Teoria Celular

    438 palavras | 2 páginas

    Teoria Celular Josemeire Gonzaga NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS ÁREAS DA BIOLOGIA • CITOQUÍMICA OU BIOQUÍMICA: estudo das moléculas. • CITOLOGIA: estudo das células e estruturas celulares. • HISTOLOGIA: estudo dos tecidos. • ANATOMIA: estudo da estrutura dos órgãos que compõem o organismo. • FISIOLOGIA:estudo do funcionamento dos órgãos e sistemas. HISTÓRIA DA BIOLOGIA CELULAR A história da citologia, na realidade, acompanhou a história do microscópio Zacharias Janssen O primeiro….

Outros Trabalhos Populares

What did Matthias Schleiden and Theodor Schwann discover?

Matthias Jacob Schleiden was a German botanist who, with Theodor Schwann, cofounded the cell theory. In 1838 Schleiden defined the cell as the basic unit of plant structure, and a year later Schwann defined the cell as the basic unit of animal structure.

How was Schwann's conclusion similar to Schleiden?

In 1839, Theodor Schwann, a German biologist, reached the same conclusion as Schleiden about animal tissue being composed of cells, ending speculations that plants and animals were different in structure. Schwann described cellular structures in animal cartilage.

What did Schleiden Schwann and Virchow discover?

The ideas of all three scientists — Schwann, Schleiden, and Virchow — led to cell theory, which is one of the fundamental theories unifying all of biology. Cell theory states that: All organisms are made of one or more cells. All the life functions of organisms occur within cells.

What is Theodor Schwann best known for?

Theodor Schwann, (born December 7, 1810, Neuss, Prussia [Germany]—died January 11, 1882, Cologne, Germany), German physiologist who founded modern histology by defining the cell as the basic unit of animal structure.