Qual molécula a seguir apresenta interação Intermolecular do tipo dipolo induzido?

Muitas das propriedades f�sicas das subst�ncias moleculares, como temperatura de fus�o, temperatura de ebuli��o e solubilidade, podem ser interpretadas com base na polaridade das mol�culas. Essa polaridade se relaciona com a geometria molecular e com o tipo de intera��es intermoleculares.

O quadro a seguir apresenta algumas subst�ncias e suas respectivas temperaturas de ebuli��o a 1 atm.

Com base nas informa��es apresentadas, analise as seguintes afirmativas:

 

I. Quanto mais intensas forem as for�as intermoleculares, maior a temperatura de ebuli��o de uma subst�ncia molecular.

II. As intera��es intermoleculares nas mol�culas s�o A: dipolo induzido-dipolo induzido; B: dipolo-dipolo; C: liga��o de hidrog�nio.

Forças intermoleculares são interações responsáveis por manter as moléculas unidas na formação dos diferentes compostos. Confira nosso resumo e exercícios sobre o tema!

Forças moleculares é mais um assunto de Química que aparece bastante nos vestibulares e no Enem. Esse assunto está diretamente relacionado à polaridade das moléculas e a propriedades como ponto de fusão e de ebulição. Confira nosso resumo e lista de exercícios sobre forças intermoleculares para revisar este conteúdo de Química!

Sumário

Resumo sobre forças intermoleculares

As forças intermoleculares são aquelas exercidas entre uma molécula e outra, podendo uni-las em uma substância. Elas podem provocar alterações nos estados físicos diferentes nos compostos químicos, como aumentar ou diminuir seus pontos de fusão e ebulição. As interações intermoleculares podem ser mais fortes ou mais fracas conforme a polaridade das moléculas.

Há três tipos de forças intermoleculares: dipolo induzido, dipolo-dipolo e ligação de hidrogênio. Em seguida veremos um pouco sobre cada uma delas.

  • Dipolo induzido: ocorre entre moléculas apolares e está bastante presente nos compostos orgânicos. Esta costuma ser uma interação fraca, mas em cadeias carbônicas longas ela se torna forte. Assim, em pequenas cadeias de carbono, as substâncias se encontram em estado gasoso. Mas, se o número de carbonos é grande, podem aparecer em formato líquido e até sólido. Exemplos: Cl2, H2, CO2.
  • Dipolo-dipolo: acontece em moléculas polares e é uma interação mais forte do que dipolo induzido. Além disso, os pontos de fusão e ebulição também são mais elevados. Exemplos: HCl, HBr.
  • Ligação de hidrogênio: essa interação também ocorre entre moléculas polares. Mas, para que seja uma ligação de hidrogênio, é preciso que ocorra entre o átomo de hidrogênio e um átomo mais eletronegativo, como flúor, oxigênio e nitrogênio. Esta é a força intermolecular mais forte das três. Assim, os pontos de fusão e ebulição também são os mais altos. Exemplos: H2O, CHCl3, NH3.

Videoaula sobre forças intermoleculares

Para saber mais sobre esse conteúdo, assista à videoaula do professor Sobis do canal do Curso Enem Gratuito:

https://youtu.be/WVJW3WdrmiMVideo can’t be loaded because JavaScript is disabled: FORÇAS INTERMOLECULARES (VAN DER WALLS) | Resumo de Química para o Enem (https://youtu.be/WVJW3WdrmiM)

Lembre-se que ordem crescente da força das interações e dos pontos de fusão e ebulição é a seguinte: dipolo induzido, dipolo-dipolo e ligação de hidrogênio.

Exercícios sobre forças intermoleculares

Em seguida, teste seus conhecimento com exercícios sobre forças intermoleculares! São 10 questões que já caíram no Enem e nos vestibulares:

Limite de tempo: 0

Sumário do Quiz

0 de 10 questões completadas

Perguntas:

  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
  5. 5
  6. 6
  7. 7
  8. 8
  9. 9
  10. 10

Information

.

Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.

Quiz is loading...

You must sign in or sign up to start the quiz.

Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:

Resultados

0 de 10 perguntas respondidas corretamente

Seu tempo:

Acabou o tempo

Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)

Pontuação média

 

 Sua pontuação

 

 

Categorias

  1. Sem categoria 0%

  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
  5. 5
  6. 6
  7. 7
  8. 8
  9. 9
  10. 10

  1. Respondido
  2. Revisão

  1. Pergunta 1 de 10

    1. Pergunta

    (Fac. de Medicina de Petrópolis RJ/2021) 

    O ácido clorídrico ou cloreto de hidrogênio (HCl) é um importante reagente químico industrial utilizado na produção de plásticos e no processamento de couro. Na indústria alimentar, o ácido clorídrico é empregado como aditivo alimentar e na produção de gelatina.

    A menos que seja pressurizado ou resfriado, o ácido clorídrico se transformará em gás se houver cerca de 60% ou menos de água.

    A solubilidade desse ácido em 80% de água se origina da formação de interações moleculares do tipo

    • covalente
    • ligação de hidrogênio
    • dipolo-induzido
    • iônica
    • dipolo-dipolo

    Correto

    Parabéns! Siga para a próxima questão.

    Incorreto

    Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!

  2. Pergunta 2 de 10

    2. Pergunta

    (ENEM MEC/2017) 

    Partículas microscópicas existentes na atmosfera funcionam como núcleos de condensação de vapor de água que, sob condições adequadas de temperatura e pressão, propiciam a formação das nuvens e consequentemente das chuvas. No ar atmosférico, tais partículas são formadas pela reação de ácidos (HX) com a base NH3, de forma natural ou antropogênica, dando origem a sais de amônio (NH4X), de acordo com a equação química genérica:

    HX (g) + NH3 (g)  NH4X (s)

    FELIX, E. P.; CARDOSO, A. A. Fatores ambientais que afetam a precipitação úmida. Química Nova na Escola, n. 21, maio 2005 (adaptado).

    A fixação de moléculas de vapor de água pelos núcleos de condensação ocorre por

    • ligações iônicas.
    • interações dipolo-dipolo.
    • interações dipolo-dipolo induzido.
    • interações íon-dipolo.
    • ligações covalentes.

    Correto

    Parabéns! Siga para a próxima questão.

    Incorreto

    Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!

  3. Pergunta 3 de 10

    3. Pergunta

    (ENEM MEC/2011) 

    A pele humana, quando está bem hidratada, adquire boa elasticidade e aspecto macio e suave. Em contrapartida, quando está ressecada, perde sua elasticidade e se apresenta opaca e áspera. Para evitar o ressecamento da pele é necessário, sempre que possível, utilizar hidratantes umectantes, feitos geralmente à base de glicerina e polietilenoglicol:

    Qual molécula a seguir apresenta interação Intermolecular do tipo dipolo induzido?
    Qual molécula a seguir apresenta interação Intermolecular do tipo dipolo induzido?

    Disponível em: http://www.brasilescola.com. Acesso em: 23 abr. 2010 (adaptado).

    A retenção de água na superfície da pele promovida pelos hidratantes é consequência da interação dos grupos hidroxila dos agentes umectantes com a umidade contida no ambiente por meio de

    • ligações iônicas.
    • forças de London.
    • ligações covalentes.
    • forças dipolo-dipolo.
    • ligações de hidrogênio.

    Correto

    Parabéns! Siga para a próxima questão.

    Incorreto

    Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!

  4. Pergunta 4 de 10

    4. Pergunta

    (PUC Campinas SP/2021) 

    Um fertilizante poderoso

    Plantas e grãos encontrados nos registros arqueológicos sugerem que a agricultura praticada na região norte do Chile sustentou por séculos grandes assentamentos humanos, antes mesmo do Império Inca. Estranhamente, essa região é dominada pelo deserto do Atacama. Porém, a resposta está na análise química da composição de amostras de 12 alimentos com idade entre 3 mil e 550 mil anos em sítios arqueológicos da região de Tarapacá, que mostrou um aumento na concentração de nitrogênio a partir do ano 900. Essa mudança na composição dos alimentos é atribuída à adubação das plantações com guano, excremento das aves marinhas, um dos fertilizantes naturais mais ricos em nitrogênio. A hipótese é de que o guano seria retirado de depósitos no litoral do Chile e do Peru e transportado em caravanas de lhamas por dezenas de quilômetros.

    (Revista Pesquisa Fapesp, abril de 2021, p. 15. Adaptado)

    O nitrogênio no guano se encontra na forma de amônia, NH3, e ureia, (NH2)2CO. Esses compostos são  I  em água, H2O, porque entre soluto e solvente ocorrem interações intermoleculares do tipo  II .

    As lacunas são preenchidas, correta e respectivamente, por:

    • solúveis − ligação de hidrogênio
    • solúveis − dipolo induzido-dipolo induzido
    • solúveis − íon-dipolo
    • insolúveis − ligação de hidrogênio
    • insolúveis − dipolo induzido-dipolo induzido

    Correto

    Parabéns! Siga para a próxima questão.

    Incorreto

    Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!

  5. Pergunta 5 de 10

    5. Pergunta

    (Unioeste PR/2020) 

    Dentre as interações intermoleculares, uma das mais intensas é a ligação de hidrogênio. Esta interação está presente em nosso cotidiano, por exemplo, na interação entre as cadeias poliméricas de amido e celulose, sendo responsáveis por diversas propriedades destes materiais, como rigidez, cristalinidade e elasticidade.

    Com base na possibilidade de ter este tipo de interação intermolecular, assinale a formula molecular capaz de realizar ligação de hidrogênio entre si.

    • CO2
    • H2
    • H3COCH3
    • C2H6
    • NH3

    Correto

    Parabéns! Siga para a próxima questão.

    Incorreto

    Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!

  6. Pergunta 6 de 10

    6. Pergunta

    (Unifor CE/2020) 

    Certa vez o famoso astrofísico norte americano Carl Sagan disse que “a beleza de uma coisa viva não são os átomos de que ela é feita, mas o modo como esses átomos estão unidos”. A fala filosófica do cientista é uma reflexão sobre como um conjunto de matéria inanimada pode resultar nas características orgânicas vivas. Para além desta reflexão, os átomos unem-se uns aos outros através de ligações químicas, formando moléculas, e estas, por sua vez, ficam sujeitas aos campos eletromagnéticos uma das outras, atraindo-se ou repelindo-se, dependendo das características de cada uma. O modo como os átomos se unem e como as moléculas interagem entre si, são tão importantes que definem muitas das características físico-químicas das substâncias, como: pontos de fusão e ebulição, dureza etc.

    Sobre as ligações químicas e as interações intermoleculares, analise as afirmações a seguir:

    I. Moléculas simples de átomos não metálicos, como o ozônio (O3), são apolares e geralmente apresentam-se no estado gasoso, em condições de T e P ambiente.

    PORQUE

    II. As Forças de van der Waals, de caráter fraco, estão presentes quando moléculas apolares interagem entre si.

    É correto o que se afirma em:

    • Apenas a primeira afirmativa é verdadeira.
    • Apenas a segunda afirmativa é verdadeira.
    • Ambas as afirmativas são verdadeiras e a segunda justifica adequadamente a primeira.
    • Ambas as afirmativas são verdadeiras, mas a segunda não justifica adequadamente a primeira.
    • Ambas as afirmativas são falsas.

    Correto

    Parabéns! Siga para a próxima questão.

    Incorreto

    Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!

  7. Pergunta 7 de 10

    7. Pergunta

    Qual molécula a seguir apresenta interação Intermolecular do tipo dipolo induzido?
    Qual molécula a seguir apresenta interação Intermolecular do tipo dipolo induzido?

    As substâncias químicas que constituem os diversos materiais existentes no universo são representadas por fórmulas e apresentam uma série de propriedades, que, em conjunto, permitem identificá-las.

    Assim, considerando-se as propriedades das substâncias orgânicas e as informações da tabela, é correto afirmar:

    • O sistema formado pela mistura de propanal e ácido propanoico é bifásico, com o aldeído na fase inferior.
    • A determinação da fórmula molecular é suficiente para a identificação precisa de uma substância orgânica.
    • O ácido propanoico é líquido, à temperatura ambiente, 25ºC, constituído por moléculas que interagem por ligações de hidrogênio.
    • A baixa temperatura de fusão desses compostos orgânicos evidencia a presença de moléculas, predominantemente, lineares e polares.
    • O maior valor da temperatura de ebulição da propanona em relação à do propanal é justificada pela menor intensidade das interações intermoleculares presentes nesse líquido.

    Correto

    Parabéns! Siga para a próxima questão.

    Incorreto

    Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!

  8. Pergunta 8 de 10

    8. Pergunta

    (Fameca SP/2012) 

    Ligações intermoleculares conhecidas como ligações de hidrogênio ocorrem, por exemplo, entre

    • íons Na+ e HCO-3 no bicarbonato de sódio.
    • moléculas HF no fluoreto de hidrogênio líquido.
    • átomos H e Cl no cloreto de hidrogênio gasoso.
    • moléculas CH4 no metano gasoso.
    • átomos H no hidrogênio gasoso.

    Correto

    Parabéns! Siga para a próxima questão.

    Incorreto

    Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!

  9. Pergunta 9 de 10

    9. Pergunta

    (Udesc SC/2012) 

    As principais forças intermoleculares presentes na mistura de NaCl em água; na substância acetona(CH3COCH3) e na mistura de etanol (CH3CH2OH) em água são, respectivamente:

    • dipolo-dipolo; dipolo-dipolo; ligação de hidrogênio.
    • dipolo-dipolo; íon-dipolo; ligação de hidrogênio.
    • ligação de hidrogênio; íon-dipolo; dipolo-dipolo.
    • íon-dipolo; dipolo-dipolo; ligação de hidrogênio.
    • íon-dipolo; ligação de hidrogênio; dipolo-dipolo.

    Correto

    Parabéns! Siga para a próxima questão.

    Incorreto

    Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!

  10. Pergunta 10 de 10

    10. Pergunta

    (UFRGS RS/2018) 

    O Prêmio Nobel de Química 2017 foi concedido aos pesquisadores Joachim Frank, Richard Henderson e Jacques Dubochet pelo desenvolvimento da técnica de microscopia eletrônica criogênica, permitindo a visualização tridimensional de biomoléculas. A técnica consiste no resfriamento rápido, abaixo de –135ºC, da água intracelular, levando à formação de um sólido não cristalino, denominado “água vitrificada”.

    Considere as afirmações abaixo, sobre os estados físicos da água.

    I. A água, na temperatura ambiente, é líquida devido às ligações de hidrogênio entre suas moléculas.

    II. A água, abaixo de 0 ºC, cristaliza, mantendo a mesma densidade da água líquida.

    III. O resfriamento rápido da água, empregado no método da microscopia eletrônica criogênica, evita a formação de cristais e mantém a integridade celular.

    Quais estão corretas?

    • Apenas I.
    • Apenas II.
    • Apenas III.
    • Apenas I e III.
    • I, II e III.

    Correto

    Parabéns! Siga para a próxima questão.

    Incorreto

    Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!

Qual molécula a seguir apresenta interação Intermolecular do tipo dipolo induzido?
Qual molécula a seguir apresenta interação Intermolecular do tipo dipolo induzido?

Se você ainda quiser se aprofundar no estudo sobre forças intermoleculares, confira nossa aula completa sobre o assunto.

Quais são os dipolo induzido?

O dipolo induzido é constituído pela atração não gravitacional que ocorre em todas as moléculas e é o único tipo de atração entre moléculas apolares. Os elétrons estão distribuídos de forma uniforme e não há formação de dipolo elétrico.

O que é uma interação Intermolecular do tipo dipolo induzido?

Forças Dipolo-Dipolo Induzido Ocorrem numa situação em que substâncias que possuem dipolos permanente (isto é moléculas polares), induzem dipolos em moléculas apolares produzindo interações muito fracas.

Qual das alternativas apresenta a interação do tipo dipolo induzido?

Alternativa “b”. Entre as moléculas de dióxido de carbono ocorrem interações do tipo dipolo induzido-dipolo induzido, pois o CO2 é uma molécula apolar.

Qual a interação Intermolecular do co2 é h2o?

Estando o oxigênio em estado gasoso, suas moléculas não apresentam interações intermoleculares entre si, enquanto as moléculas da água interagem entre si através de ligação de hidro- gênio.