Qual o aspecto da amostra após ser incinerada na determinação de cinzas?

Por:   •  31/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  629 Palavras (3 Páginas)  •  2.300 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

Curso de Ciências Farmacêuticas

Disciplina: Bromatologia

RELATÓRIO DE BROMATOLOGIA: DETERMINAÇÃO DE CINZAS EM ALIMENTOS

INTRODUÇÃO

A cinza de uma amostra de alimento é o material composto de resíduos inorgânicos que resulta após a queima de matéria orgânica da mesma. A cinza é constituída principalmente de grandes quantidades de Potássio (K), Sódio (Na), Cálcio (Ca) e Magnésio (Mg); pequenas quantidades de Alumínio (Al), Ferro (Fe),Cobre (Cu), Manganês (Mn) e Zinco (Zn) e traços de Iodo (I), Flúor (F) e outros elementos.

A metodologia de determinação de cinzas em alimentos consiste na incineração da amostra em mufla utilizando temperaturas de 550ºC a 570ºC por tempos pré-determinados. Como os alimentos podem diferir em sua composição, para cada tipo de amostra existem condições recomendadas que devam ser seguidas antes de se proceder a análise propriamente dita.

A cinza obtida pode não ter, necessariamente, a mesma composição que o conteúdo mineralpresente originalmente no alimento, pois pode haver perda por volatilização ou alguma interação entre os constituintes da amostra. Os elementos minerais se apresentam na cinza sob a forma de óxidos, sulfatos, fosfatos, silicatos e cloretos, dependendo das condições de incineração e da composição do alimento. Algumas mudanças podem ocorrer como oxalatos de cálcio podem ser transformados em carbonatos, ou até em óxidos. A composição da cinza vai depender da natureza do alimento e do método de determinação utilizado.

Amostras com alto teor de umidade devem sofrer secagem antes da incineração, sendo,portanto muitas vezes vantajoso combinar a determinação direta de umidade e a determinação de cinzas.

A presença de largas quantidades de cinzas em produtos como açúcar, amido, gelatina,frutas ácidas ou pectina é indesejável, sendo que cuidados especiais devem ser dispensados durante seus processamentos.

OBJETIVO

        Determinar experimentalmente o teor de cinzas em alimentos, sendo, especificamente, no cereal aveia.

MATERIAIS E MÉTODOS

MATERIAIS

1. Cápsula de porcelana.

2. Mufla.

.6. Balança analítica.

7. Espátula.

8. Pinça de metal.

9. Farelo de aveia.

MÉTODOS

1. Coletou-se 5,0262 g do cereal aveia sobre cápsula de porcelana em balança analítica, sendo esta previamente tarada. A cápsula foi previamente aquecida em mufla a 550°C, antes da tomada de amostra.

3. Coonduziu-se a incineração do material em mufla, a 550°C, gradativamente.

4.Após longa espera de resfriamento da mufla, retirou-se o cadinho contendo as cinzas, sendo logo em seguida, levado ao dessecador para resfriamento ate temperatura ambiente.

5. Retirou-se o cadinho do dessecador e procedeu-se a aferição de massa deste com o material incinerado.

RESULTADO E DISCUSSÃO

RESULTADO

        De posse dos dados numéricos obtidos, calculou-se o percentual de cinzas no cereal aveia, onde o valor obtido foi de 1,77%.

DISCUSSÃO

Alguns aspectos do experimento podem ser analisados da seguinte forma:

- A cápsula de porcelana foi previamente aquecida em mufla com o objetivo de eliminar resquícios ou traços de umidade e substâncias voláteis que eventualmente pudessem estar presente na sua porosidade, evitando-se interferências nos resultados.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com

Determinação de resíduo por incineração

Disciplina de Farmacognosia I, UFPR

Apesar das drogas estudadas em Farmacognosia serem produtos orgânicos, apresentam componentes de natureza inorgânica, representados por carbonatos, fosfatos, cloretos e óxidos de: silício, magnésio, cálcio, potássio, alumínio, ferro e sódio.

Esse componente inorgânico próprio da constituição da droga é denominado de intrínseco e difere do componente inorgânico de origem externa, por exemplo, areia, pedra, gesso e terra. Estes últimos são originários de más preparações ou falsificações.

Levando-se em consideração o componente inorgânico intrínseco de cada droga, fixou-se o limite máximo que, excedido, determina a reprovação do produto.

A quantificação do conteúdo inorgânico faz-se por meio da determinação do resíduo pela incineração ou cinzas. Assim, a droga calcinada à alta temperatura tem toda a sua matéria orgânica transformada em CO2, restando apenas compostos minerais na forma de cinzas. Portanto, a determinação do conteúdo em cinzas mostra principalmente o cuidado que foi dedicado na preparação de determinada droga vegetal.

Aula Prática

  • Calcinar previamente cadinho de porcelana em mufla a 450 °C por 30 min;
  • Resfriar em dessecador;
  • Tarar o cadinho – anotar o P1;
  • Pesar no cadinho exatamente cerca de 3 g da droga – anotar o P2;
  • Distribuir o material uniformemente no cadinho;
  • Em capela, colocar o cadinho inclinado sobre um suporte e iniciar a combustão com chama pequena do bordo superior ao fundo do cadinho, aumentando o aquecimento gradativamente;
  • Após completa combustão (ausência de fumaça), calcinar em mufla a 450 �C por 2 h (eliminação total do carvão);
  • Resfriar o cadinho em dessecador e pesar – anotar o P3;

OBS.: caso o carvão não tenha sido eliminado, resfriar o cadinho e seguir a técnica abaixo!

  • Adicionar ao resíduo 2 ml de água destilada ou solução saturada de NH4NO3 (oxidante);
  • Evaporar em banho-maria até secura;
  • Calcinar em mufla a 450 °C até peso constante – anotar P3.

Cálculos

P1 → cadinho vazio

P2 → cadinho + droga

P3 →cadinho + cinzas

Exemplos

P1 = 45,3654 g
P2 = 48,8702 g
P3 = 45,7683 g

(P2 – P1)   =   3,5048 g    (tomada de amostra da droga)

(P3 – P1)   =   0,4029 g    (total de cinzas)

Cálculo do percentual


3,5048 g de droga      -        0,4029 g de cinzas
     100 g de droga      -        x

                                     x = 11,49 g% de cinzas
                            

O que ocorre com a amostra durante a incineração para obtenção de cinzas?

As cinzas são resíduos inorgânicos que permanece após o processo de incineração ou a queima da matéria orgânica de uma amostra (geralmente de alimento), portanto, é a quantidade total de minerais presentes na amostra (FIGUEIREDO, 2007).

O que deixa a cinza com coloração escura após a queima em alguns alimentos?

1. TEOR DE CINZAS EM ALIMENTOS UTILIZANDO FORNO MUFLA. O resíduo inorgânico que permanece após a queima de matéria orgânica de uma amostra é o que caracteriza a cinza de uma amostra de alimento.

O que determina a análise de cinzas?

A determinação de cinzas permite verificar a adição de matérias inorgânicas ao alimento. A perda de peso fornece o teor de matéria orgânica do alimento. A diferença entre o peso original da amostra e o peso de matéria orgânica fornece a quantidade de cinza presente no produto.

O que indica o teor de cinzas?

O teor de cinzas em alimentos refere-se ao resíduo inorgânico, ou resíduo mineral fixo (sódio, potássio, magnésio, cálcio, ferro, fósforo, cobre, cloreto, alumínio, zinco, manganês e outros compostos minerais) remanescente da queima da matéria orgânica em mufla a altas temperaturas (500-600°C) (ZAMBIAZI, 2010).