Qual o objetivo de trabalhar as diferenças na educação infantil?

O tema foi escolhido pois, possibilita trabalhar as diferenças na construção da identidade das crianças. Desde muito cedo as crianças tem contato com discursos negativos relacionados ao preconceito, rótulos e discriminação. Nessa fase os alunos estão sendo moldados e muito do que serão quando adultos será o reflexo do que aprederam aqui na Educação Infantil. Elas são capazes de construir seus próprios conhecimentos, por isso o professor como mediador tem que proporcionar situações que priorizem a interação entre todos, de forma que todos se respeitem, esse será o primeiro passo de um adulto sem preconceitos. Nessa fase de construção o aluno se espelha nos adultos, dessa forma o professor tratando a diversidade de forma natural e com respeito, será um bom exemplo para toda turma.

4.2 Dados Gerais do Projeto

- Carga horária: 24 horas

- Temática – Valorizando as Diferenças

- Objetivo geral: Reconhecer e valorizar a diversidade humana, apontando os aspectos positivos proporcionados pelas diferenças;

- Objetivos específicos:

·         Valorizar as diferenças por meio de história e vídeos;

·         Despertar a imaginação e criatividade;

·         Trabalhar a coordenação motora;

- Metodologia: Antes da intervenção e com o auxilio do professor regente, pedir através de bilhete que os pais enviem para a escola fotografias dos alunos, pais, avós, irmãos, tios, enfim familiares. Colocar identificação no verso das fotografias e montar um mural. O início do projeto será a partir deste mural.

- Recursos:Fotografias, filme – Moranguinho, Livro – Menina Bonita do Laço de Fita, fantoches, video - O valor das diferenças,  projetor, sulfites, lápis de cor, giz, guache, lã e revistas.

- Avaliação: A avaliação ocorrerá no decorrer do projeto, considerando a participação, interesse, empenho e mudança ou não de comportamento. Ao se trabalhar em grupo poderemos veririficar a interação positiva ou não entre os alunos.

4.3 Referencial Teórico

O tema está presente no  Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e deve ser debatido ou trabalhado. Além disso as DCNEI, no seu artigo 9º, determinam que devem ser garantidas as crianças experiências que permitam o reconhecimento da diversidade e manifestações culturais.

Ninguém é igual a ninguém. Cada um foi gerado e desenvolvido por meio de uma fórmula única, que nunca poderá ser copiada e sim valorizada, por aquilo que tem de melhor, ser diferente e único é uma característica de todo ser humano. Saber reconhecer o que há de único e característico de cada educando “rotulado” ou não, é fundamental para que se possa ajuda-lo a desenvolver-se plenamente. Esse é o real valor das diferenças. É essa aprendizagem que se inicia muito cedo, desde quando começamos a adquirir a percepção de quem somos e de quem é o outro, que merece ser respeitado e valorizado, independente de cor, etnia ou deficiência. Durante a Educação Infantil as crianças estão em pleno desenvolvimento desta consciência, portanto, não podemos perder a oportunidade de ressaltar ainda mais a questão.

A dialética entre o direito à igualdade e o direito à diferença na educação escolar como dever do Estado e direito do cidadão não é uma relação simples, por isso deve ser trabalhada desde cedo. De um lado, é preciso fazer a defesa da igualdade como princípio de cidadania. A igualdade é o foco pelo qual homens lutaram para eliminar os privilégios de sangue, de etnia, de religião ou de crença. Ela ainda é o norte pelo qual as pessoas lutam para ir reduzindo as desigualdades e eliminando as diferenças discriminatórias.

Por isso, as escolas devem combater as discriminações no que se referem a: origem, etnia, sexo, religião, cor, crença ou deficiência. Um tratamento diferenciado só se justifica perante uma situação objetiva e racional e cuja aplicação considere o contexto mais amplo. Desse modo, a educação como direito e sua efetivação em práticas sociais se convertem em instrumento de redução das desigualdades e das discriminações e possibilitam uma aproximação pacífica entre os povos de todo o mundo.

- CONTEÚDO – Linguagem oral e Arte

Trabalhar a diversidade familiar;

Estimular a socialização;

Estimular a imaginação e criatividade;

Realizar uma análise das diferenças e semelhanças entre as pessoas do mural, (com quem se parecem ou não, se todos são iguais). Cada aluno terá a oportunidade de apresentar seus familiáres. Distribuir folhas para que os alunos desenhem sua família. Finalmente junto aos alunos refletir sobre as diferenças entre as pessoas.

- RECURSOS METODOLÓGICOS – Fotografias, sulfite, giz de cera.

- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO – A avaliação acontecerá em forma de observação e registro sobre o que os alunos falam sobre sua família e o comportamento e manifestções dos demais ao ouvirem a apresentação dos colegas;

- CONTEÚDO – Linguagem oral e Arte

Respeitar os amigos independente de diferenças;

Estimular o desenvolvimento da sensibilidade;

Despertar a imaginação e criatividade;

Durante a roda de conversa, dizer aos alunos que iremos assistir um vídeo que tem uma gatinha que não gosta de nada ou ninguém diferente. Colocar o filme: Moranguinho – Nossos melhores amigos. Ao término do filme realizar uma roda de conversa para falar das características dos personagens e sobre o comportamento inicial e final da gatinha do filme. Distribuir sulfites e pedir que desenhem suas gatinhas.

- RECURSOS METODOLÓGICOS – DVD – Moranguinho – Nossos Melhores Amigos, TV, sulfite, giz de cera, lápis de cor.

- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO – Através de observação e registro de pontos que deverão ser mais trabalhados, partindo do comportamento e reação dos alunos no decorrer do filme.

- CONTEÚDO – Linguagem oral, coordenação motora, arte

- OBJETIVOS

Incentivar o gosto e interesse pela leitura através da contação de histórias;

Perceber que suas características são heranças herdadas de seus familiares;

Durante a roda de conversa fazer a apresentação do livro aos alunos, título e autora, realizar a exploração da capa, características dos personagens. Contar a história aos alunos utilizando os personagens presos em palitos. Ao final da história conversar com os alunos sobre o coelho e a gatinha do filme, se o comportamento dos dois é parecido, como eles são, como devemos ser e nos comportar em relação às diferenças. Entregar os vestidos da Menina Paraque os alunos colem na sulfite e terminem o desenho, rosto, braços e pernas. Distribuir aos alunos um desenho da Menina Bonita do Laço de Fita para que eles pintem com guache e colem lã nos seus cabelos.

- RECURSOS METODOLÓGICOS – Livro Menina Bonita do Laço de Fita, sulfite, guache, giz, lápis, lã.

- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO - A avaliação acontecerá durante todo o processo, observando o comportamento das crianças em relação às atividades, manuseio dos materiais, o relacionamento com os demais colegas e a manifestação oral sobre os personagens do livro e do filme.

- CONTEÚDO – Linguagem oral e escrita e matemática

Reconhecer letras iniciais;

Desenvolver a imaginação e a criatividade;

Entregar aos alunos uma folha com o título do livro. Junto com os alunos realizar a contagem das letras no todo, a contagem das palavras e o registro dos números. Distribuir uma outra folha contendo de um lado em uma coluna os personagens e objetos e no outro lado suas respectivas letras iniciais, os alunos deverão olhar e identificar cada imagem e ligar a mesma em sua letra inicial. Confeccionar um livrinho, fazer as ilustrações de acordo com os principais acontecimentos.

- RECURSOS METODOLÓGICOS – Folhas cherocadas, lápis de cor, giz e livrinho para ilustração.

- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO – A avaliação acontecerá no decorrer da aula de acordo com a participação, organização dos trabalhos, empenho, criatividade, etc.

- CONTEÚDO – Linguagem oral e Coordenação motora.

- OBJETIVOS

Estimular a coordenação motora através do recortar;

Distribuir revistas e pedir que os alunos em grupos recortem pessoas diferentes (crianças, adultos, idosos, gordos, magros, altos, baixos, brancos, negros, loiro, moreno, homem, mulher, etc). Surgiu o cartaz “Somos todos iguais, porém diferentes”! Momento de reflexão e oportunidade dos alunos dizerem o que estão vendo no cartaz.

- RECURSOS METODOLÓGICOS – Revistas, tesouras, colas, sulfites

- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO – A avaliação será por meio de observação e registro do comportamento dos alunos ao trabalharem em grupos, visando a organização, a cooperação, e as manifestações sobre as pessoas do cartaz.

- CONTEÚDO – Linguagem oral

- OBJETIVOS

Respeitar e valorizar as diferenças entre os colegas;

Tratar as diferenças valorizando as diversidades;

Conscientizar a todos dos valores que cada um tem perante a sociedade;

Passar um video – O valor das diferenças. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=trgIYaWJb2k

Se trata de uma música que fala das diferenças e com imagens relacionadas. Enquanto é executado o video, com o auxilio da professora e monitora, preparar uma exposição dos trabalhos dos alunos para as outras turmas.

- RECURSOS METODOLÓGICOS – Cd, TV e DVD.

- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO – A avaliação ocorrerá no decorrer da exposição, considerando a participação, interesse, empenho e mudança ou não de comportamento ao apresentar seus trabalhos aos demais alunos da escola.


Como trabalhar com as diferenças na educação infantil?

Como aceitar as diferenças.
Observe as suas próprias atitudes. ... .
Dê exemplo sempre. ... .
Converse com as crianças. ... .
Exponha as crianças ao que é diferente para elas. ... .
Mostre que o respeito à diversidade faz bem. ... .
Faça brincadeiras que estimulem a integração. ... .
Busque exemplos de representatividade..

Qual o objetivo do projeto respeitando as diferenças?

O “Respeito às Diferenças” congrega competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como por exemplo a de “compreender-se na diversidade humana” e a de “promover o respeito ao outro e aos direitos humanos”.

Qual é a importância das diferenças?

O diferente, seja no pensar, no agir ou culturalmente, nos ensina novos valores e maneiras de enxergar o mundo. Conhecimento nunca é demais, como diz o dito popular.

O que trabalhar com o tema diversidade na educação infantil?

Atividades para trabalhar a diversidade com os seus alunos.
Fortaleça a autoestima a partir da representatividade. ... .
Faça dinâmicas de integração para crianças. ... .
Explore a diversidade por meio de filmes infantis. ... .
Execute dinâmicas que estimulem valores. ... .
Use os personagens da literatura infantil..