Quando os planos de Deus são diferentes dos nossos?

Fazer planos faz parte de nossas vidas. Por mínimos que sejam, fazemos planos para nosso dia a dia, nossos estudos, nossa vida profissional, nosso namoro, nosso casamento… Estamos sempre planejando as etapas que estão por vir. E, da mesma maneira Deus planejou cada etapa da sua vida. Desde antes do seu nascimento, o Pai já sonhou com você; planos de paz, segundo a sua Palavra.

Quando os planos de Deus são diferentes dos nossos?

Porém, muitas vezes, os planos de Deus para nós diferem daquilo que acreditamos ser o melhor. E posso afirmar, por experiência própria, que os planos de Deus sempre são melhores que os nossos, mesmo que não vejamos assim agora.

Neste artigo, pretendo caminhar com você para que entendamos:

  • Nossa vontade e nossos planos podem até ser bons…
  • As consequências de viver sua vontade e não a vontade de Deus
  • A vontade de Deus
  • As consequências de viver a vontade de Deus

Nossa vontade pode até ser boa…

Quando fazemos aquilo que pensamos sem consultar a Deus, vivemos nossa vontade. Assim como um pai atura certas atitudes de seus filhos, mesmo não estando de acordo com elas, Deus respeita nosso livre arbítrio, mesmo tendo traçado caminhos diferentes para nós.

É lógico que, se você sair perguntando nas igrejas quem prefere viver a vontade de Deus e não a sua própria, dificilmente encontrará alguém que diga: sim, quero viver só o que planejei para minha vida e não ligo para o que Deus pensa. Mas nossas atitudes muitas vezes falam muito mais que nossas palavras.

Quando os planos de Deus são diferentes dos nossos?

Peguemos o exemplo de Saul, o primeiro rei ungido do povo de Deus. O Senhor o escolheu dentre todo o povo de Israel.

Quando Samuel viu a Saul, o Senhor lhe disse: Eis o homem de quem eu já te falara. Este dominará sobre o meu povo.

1Samuel 9:17 

Porém, assim que se viu em uma situação em que deveria cumprir a vontade de Deus, Saul deixou sua vontade de vencer a guerra falar mais alto. Era costume o sacerdote Samuel oferecer os sacrifícios a Deus antes do exército de Israel ir à batalha. Porém, ao ver os filisteus se prepararem para atacá-los, enquanto o seu povo desanimava e ia para casa, Saul decidiu fazer, ele mesmo, o sacrifício.

Esperou Saul sete dias, segundo o prazo determinado por Samuel; não vindo, porém, Samuel a Gilgal, o povo se foi espalhando dali. Então, disse Saul: Trazei-me aqui o holocausto e ofertas pacíficas. E ofereceu o holocausto.

1º Samuel 13:8-9

As consequências de viver sua vontade e não a vontade de Deus

Pelas leis naturais, toda ação tem uma reação. No mundo espiritual, isso também é verdade. Quando Saul ofereceu, ele mesmo, o sacrifício a Deus, foi contra uma ordem instituída pelo Senhor.

Acompanhe comigo a continuação do texto bíblico de 1º Samuel:

Mal acabara ele de oferecer o holocausto, eis que chega Samuel; Saul lhe saiu ao encontro, para o saudar. Samuel perguntou: Que fizeste? Respondeu Saul: Vendo que o povo se ia espalhando daqui, e que tu não vinhas nos dias aprazados, e que os filisteus já se tinham ajuntado em Micmás, eu disse comigo: Agora, descerão os filisteus contra mim a Gilgal, e ainda não obtive a benevolência do Senhor; e, forçado pelas circunstâncias, ofereci holocaustos.

Então, disse Samuel a Saul: Procedeste nesciamente em não guardar o mandamento que o Senhor, teu Deus, te ordenou; pois teria, agora, o Senhor confirmado o teu reino sobre Israel para sempre. Já agora não subsistirá o teu reino. O Senhor buscou para si um homem que lhe agrada e já lhe ordenou que seja príncipe sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o Senhor te ordenou.

1º Samuel 13:10-14

Como consequência de seguir sua vontade, Saul perdeu o trono de Israel: deixou de viver o melhor do Senhor para sua vida.

Um outro exemplo que me vem à mente é o jovem rico que foi ter com Jesus, querendo saber o que precisava fazer para herdar o reino dos céus. O Senhor Jesus lhe disse para vender tudo o que tinha e segui-lo, mas o jovem rico preferiu viver com suas riquezas a seguir Jesus. Ele escolheu não estar perto de Jesus e, como consequência, deixou de viver o melhor de Deus.

Nunca mais seu nome foi mencionado na Palavra de Deus.

A vontade de Deus

A palavra de Deus nos direciona a transformarmo-nos pela renovação da nossa mente para que experimentemos a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Romanos 12:2).

Quando os planos de Deus são diferentes dos nossos?

Ser encontrado por Deus através da oração

Eu aprendi com nosso pastor, Marcelo Araujo, que o evangelho é simples, basta sabermos interpretá-lo. Então, se devemos renovar nossa mente, significa que ela está obsoleta.

Não podemos deixar que o propósito de Deus para a nossas vidas se torne obsoleto e pareça velho; pelo contrário, devemos buscar ao Senhor para renovarmo-nos com sua Palavra dia após dia, para que os planos do Pai se revelem a nós. Somente assim alcançaremos o propósito para o qual fomos chamados.

Creio que não há melhor exemplo do que o de Jesus. Sei que algumas pessoas acham inalcançável viver como Cristo viveu, mas, por isso, nossa vida é um caminho: prosseguimos para o alvo, que é o Senhor Jesus.

Quando os planos de Deus são diferentes dos nossos?

Deus o ama como você é, mas se recusa a deixá-lo desse jeito. Ele quer que você seja simplesmente como Jesus

Max Lucado, no livro Simplesmente como Jesus.

Jesus provou seu imenso amor por nós obedecendo a Deus. Veja bem: se, contemplando a cruz, Ele disse “se possível, passa de mim este cálice“, era porque a vontade dele não era a cruz, não naquele momento.

Adiantando-se um pouco, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se possível, passe de mim este cálice! Todavia, não seja como eu quero, e sim como tu queres.

Mateus 26:39 ARA

Mas, na segunda parte do versículo, Cristo declara sua total dependência da vontade de Deus Pai, quando diz “não seja como eu quero, e sim como Tu queres“. E a consequencia desse ato de submissão de Jesus à vontade de Deus é o nosso acesso ao Pai, nossa salvação.

Glórias a Cristo nosso Senhor e Mestre.

As consequências de viver a vontade de Deus

Mas não é bem assim. Quando foi elevado aos céus após sua ressurreição, Jesus sentou-se à direita do Pai (Atos 2:33) e recebeu um nome acima de todo nome (Filipensees 2:9).

A submissão à vontade de Deus nos leva a alcançar tudo aquilo que o Pai tem preparado para nossas vidas, o que é muito melhor do que qualquer coisa que poderíamos imaginar. Viver para agradar a Deus segundo o seu querer deve ser nosso alvo, já que somos chamados para sermos como Jesus, santos (separados) como Ele é Santo.

Quando os planos de Deus são diferentes dos nossos?

Os exemplos não são apenas de Cristo. A Palavra de Deus está repleta de histórias de heróis da fé, que creram em Deus acima das maiores adversidades e se submeteram à plena vontade do Pai – Leia o capítulo 11 de Hebreus.

Um exemplo de submissão à vontade de Deus

Quero terminar falando de alguém que sempre me inspirou muito: José. Ele foi um garoto que sofreu perseguição dos irmãos por ser o filho preferido de Jacó, sendo vendido como escravo. Porém, ele sempre viveu de acordo com a vontade de Deus e tudo em que colocava suas mãos prosperava Gênesis 37.

Mesmo quando teve a chance de se deitar com a mulher de Potifar, seu senhor, escolheu a vontade do Pai. Para vingar-se, a mulher de Potifar acusou José de tentar se deitar com ela a força, e José foi preso – Gênesis 39.

Porém, José continuou firme na vontade de Deus e prosperou em tudo que fazia na prisão. Inclusive, o Senhor lhe permitia interpretar sonhos (Genêsis 40) e foi através disso que ele foi levado à presença do Faraó. Como interpretou o sonho do Faraó e, através da bênção de Deus, propôs uma solução para o problema que viria, José se tornou o governador do Egito, o segundo homem mais importante daquele reino.

Quando os planos de Deus são diferentes dos nossos?

Por fim, seus irmãos, que o humilharam e o venderam como escravo, tiveram que ir diante dele. Quando teve a chance de se vingar, a vontade de Deus em sua vida era tão importante que José não se importou com isso. Pelo contrário, perdoou-os e abençoou toda a sua casa, podendo enfim rever seu pai a quem tanto amava.

Conclusão

Não deixe que o propósito de Deus para a sua vida se torne obsoleto e pareça velho para você. Permita que Deus renove seu propósito de tal forma que ele pareça novo como no dia em que o descobriu pela primeira vez. Peça a Ele para expandir o seu propósito e te mostrar especificamente as maneiras como você pode contribuir para a renovação de Seu reino, da mesma forma como Ele renovou a sua vida e propósito.

Onde está na Bíblia que os planos de Deus são maiores que os nossos?

9 Porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus acaminhos bmais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.

Quando Deus muda seus planos e porquê?

Quando muda os nossos planos, Ele passa a ser o Senhor das nossas vidas. “Eu sou Jesus, a quem tu persegues; mas levanta-te e entra na cidade, e lá te será dito o que te cumpre fazer. ” Quando Deus muda os nossos planos ele transforma a nossa vida e o nosso caráter.

Porque muitas vezes não entendemos os planos de Deus?

Às vezes não entendemos por que as coisas ocorrem de determinadas maneiras, imaginamos que seria tão bom de fossem diferentes, seria tudo tão mais fácil. Mas o que não entendemos é que os planos de Deus para nós são maiores do que os nossos.

Quais são os planos que Deus tem para nós?

Ele planeja usar todas as coisas para o bem. Deus quer usar o confuso, o doloroso e, até mesmo, que uma parte de sua vida para transformá-lo mais à imagem de Seu Filho. Acredite, e isso é verdade, se o bom plano de Deus é nos tornar mais semelhantes a Jesus, então podemos esperar provações.