Que tipo de trabalho fazia os imigrantes europeus?

A chegada dos imigrantes no Brasil foi a alternativa encontrada pelos grandes fazendeiros para suprimir a falta de mão de obra escrava. Publicado por: Fabrício Barroso dos Santos

O senador paulista Nicolau de Campos Vergueiro foi o primeiro fazendeiro a trazer imigrantes europeus para trabalhar na cafeicultura. Entre os anos de 1847 e 1857, levou para sua fazenda de Ibicaba, no interior de São Paulo, os primeiros grupos de alemães, suíços e belgas. (Cotrim, Gilberto. História Global: Brasil e Geral, São Paulo: Saraiva, 2002.p, 389.)

O texto acima discutiu a questão da vinda de imigrantes para o Brasil. Assim sendo, cite e explique o principal motivo que levou os imigrantes europeus a virem para a América no século XIX.

Explique o que foi o sistema de parceria praticado pelos barões de café em relação aos imigrantes.

Sobre a Lei de terras criada em 1850 no Brasil é correto afirmar que:

a) Foi uma política criada pelo governo de Deodoro da Fonseca com o objetivo de realizar a Reforma Agrária no Brasil.

b) A lei de terras foi uma estratégia política da elite brasileira, em que a terra passou a ter valor de compra e de venda para impedir o monopólio de muitas terras nas mãos dos ricos fazendeiros.

c) Foi uma lei estabelecida pela elite brasileira, em que as terras passaram a ter valor de compra e de venda para impedir que trabalhadores assalariados tivessem acesso a elas e gerassem concorrência com os grandes fazendeiros.

d) Foi uma política reformista praticada pelo Imperador brasileiro D. Pedro I que decretou que as terras seriam adquiridas através da compra e não da posse ou da prática das sesmarias, como era feito durante o Brasil Colônia.

A entrada de imigrantes europeus no Brasil integrou uma política chamada de engenharia social. Sobre isso é correto dizer que:

a) Tentando copiar a sociedade europeia, os intelectuais brasileiros visavam ao embranquecimento do povo brasileiro através do processo de imigração.

b) A engenharia social fez parte da política de aumentar o processo de miscigenação do Brasil, valorizando a identidade afrodescendente da população.

c) A engenharia social foi uma estratégia de copiar a sociedade africana como o modelo ideal de civilização para a sociedade brasileira.

d) O objetivo de muitos intelectuais era de romper com o estereótipo de que no Brasil só havia escravos, índios e mulatos.

respostas

O século XIX foi marcado pela Revolução Industrial que provocou profundas mudanças no sistema de produção das fábricas. Uma dessas mudanças foi o uso de modernos maquinários na produção das mercadorias, o que contribuiu para alavancar a quantidade de produtos fabricados. Por outro lado, a maquinação do sistema fabril gerou altos índices de desemprego. Dessa forma, a alternativa encontrada pela camada de desempregados foi migrar para América em busca de melhores condições de vida.

Voltar a questão

Os fazendeiros em busca de mão de obra para as colheitas de café custeavam os gastos da passagem do imigrante europeu até o Brasil. Ao chegar à fazenda para trabalhar, o imigrante recebia um pedaço de terra para plantar, mas deveria dividir o lucro obtido na colheita com o fazendeiro. No decorrer da produção, os trabalhadores europeus compravam roupas, alimentos e remédios vendidos pelos donos das terras que cobravam as despesas ao final da colheita. Desse modo, o imigrante ficava endividado ao ponto de não receber nenhuma remuneração pelo trabalho realizado na fazenda, pois os barões do café cobravam preços exorbitantes sobre os produtos fornecidos e o lucro dos trabalhadores europeus não era suficiente para pagar as contas.

Voltar a questão

Letra C. A Lei de Terras criada em 1850 determinou que as terras fossem adquiridas por meio da compra e não mais por meio da posse como era feito até então.  É importante lembrar que nesse momento da história surgiram leis abolicionistas que promoveram o fim do comércio de escravos africanos para o Brasil. A alternativa encontrada foi a utilização do trabalho livre dos imigrantes europeus que vieram em grande quantidade para trabalhar nas lavouras de café. Os grandes fazendeiros receando que esses trabalhadores adquirissem terras e promovessem uma concorrência econômica, criaram estrategicamente a Lei de Terras. Ao atribuir alto valor às terras, somente os ricos latifundiários teriam condições de comprá-las.

Voltar a questão

Letra A.

A engenharia social com a vinda de imigrantes europeus foi uma estratégia dos intelectuais brasileiros de reproduzirem um modelo de sociedade parecido com o da Europa. A elite brasileira negava o caráter miscigenado da população, formada em grande parte por pessoas negras e mulatas que representavam o lado “negativo” do povo brasileiro. Desse modo, incentivando o fluxo imigratório, eles acreditavam que o Brasil passaria por um processo de “branqueamento”, aproximando-se mais do estilo social europeu.

Voltar a questão

Que tipo de trabalho fazia os imigrantes europeus?

Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas

Qual era o trabalho dos imigrantes europeus?

Os primeiros imigrantes chegaram ao Brasil para trabalhar em sistema de parceria nas lavouras de café.

Que tipo de trabalho os imigrantes faziam?

Os imigrantes vinham para o Brasil em busca de melhorias de vida e trabalhavam geralmente nas terras dos proprietários,na colheita de café ( que era predominante nessa época) nas lavouras de algodão, de milho, pois o Brasil realizava exportações para diversos países.

Onde os imigrantes europeus trabalhavam?

A imigração europeia no Brasil não foi homogênea para todas as regiões. Em São Paulo, observamos a implantação do sistema de parceira, onde o imigrante vinha trabalhar nas fazendas de café. Já no sul do Brasil, a preocupação era povoar as grandes regiões desertas para resguardar a fronteira.

Qual é o tipo de trabalho realizado pelos imigrantes europeus e asiáticos?

Regiões como São Paulo e Rio de Janeiro incorporaram a mão-de-obra imigrante em grandes quantidades, ao mesmo tempo, utilizava-se da mão- de-obra escrava e livre.