Que tipo de transporte permite a passagem da água solvente através da membrana plasmática * 1 ponto osmose transporte ativo difusão facilitada difusão simples?

Qual a diferença entre difusão simples e facilitada?

A difusão simples é um modo de transporte passivo de substâncias através da membrana celular, do meio mais concentrado para onde há a concentração mais baixa da substância. Na difusão facilitada, ocorre o mesmo processo, entretanto, há o auxílio das permeases para a entrada da substância nas células.

As permeases são proteínas que atuam como carreadoras no transporte de substâncias para dentro das células. Por isso, chama-se de "difusão facilitada", as permeases facilitam esse processo de difusão.

O transporte passivo se diferencia do transporte ativo por não haver nada que movimente as substâncias, por conseguinte, não há gasto de energia metabólica para esse deslocamento.

Difusão SimplesDifusão Facilitada
O que é Transporte passivo de substâncias através da membrana celular. Transporte passivo de substâncias através da membrana celular facilitada pelo auxílio das permeases.
Movimento Da área de maior concentração para a de menor concentração. Da área de maior concentração para a de menor concentração.
Velocidade de difusão Menor velocidade. Dependente do nível de concentração. Quanto maior a diferença de concentração, maior a velocidade de difusão. Maior velocidade. Dependente da quantidade de permeases. Quanto maior o número de carreadoras, maior a velocidade de difusão.
Proteínas auxiliares à difusão Não há. Aminoácidos e glicose.

Outro processo de transporte passivo é a osmose. Na osmose, em geral, ocorre a passagem de água de um meio hipotônico para um hipertônico.

O que é a difusão simples?

A difusão simples é o processo de transporte passivo de substâncias através da membrana celular. Nesse processo, os níveis de concentração é responsável pela velocidade da reação.

Que tipo de transporte permite a passagem da água solvente através da membrana plasmática * 1 ponto osmose transporte ativo difusão facilitada difusão simples?

Diferente da difusão facilitada, nesse processo, não há o auxílio de proteínas para o transporte de substâncias. Assim, as moléculas são transportadas "naturalmente", através da permeabilidade da membrana celular, buscando o equilíbrio entre a concentração exterior e interior.

Desse modo, a velocidade tende a ser mais baixa em relação à difusão facilitada, pois dependerá dos níveis de concentração da substância a ser transportada. Maior concentração, maior o desequilíbrio, maior a velocidade de difusão.

O que é difusão facilitada?

Que tipo de transporte permite a passagem da água solvente através da membrana plasmática * 1 ponto osmose transporte ativo difusão facilitada difusão simples?

A difusão facilitada ocorre quando há uma proteína que auxilia a passagem de substância pela membrana celular. A essas carreadoras de substâncias dá-se o nome de permeases.

As permeases são, em geral, glicose ou aminoácidos, capazes de selecionar e transportar as substâncias através da membrana.

Diferente do transporte ativo, onde esse transporte é realizado com gasto de energia (ATP), a difusão facilitada, permanece sendo um transporte passivo.

Entretanto, pela atuação das permeases, a velocidade de difusão é aumentada, não dependendo do gradiente de concentração.

As permeases facilitam o processo de difusão, aumentando sua velocidade até o ponto de saturação, em que essas moléculas encontram-se todas ocupadas nessa função.

Osmose

Há ainda um terceiro tipo de transporte passivo, a osmose. Ela ocorre através da passagem de um solvente - em geral, a água - de um meio para outro.

Nesse processo, a água é transportada através da membrana semipermeável, de um meio menos concentrado (hipotônico) para um meio mais concentrado (hipertônico).

É o que ocorre para a troca de nutrientes nas células animais e vegetais, por exemplo, no processo realizado pelas raízes das plantas.

Veja também a diferença entre:

  • Célula animal e célula vegetal
  • Células procariontes e células eucariontes
  • Células diploides e haploides
  • Mitose e Meiose
  • Seres Autótrofos e Heterótrofos

Antes de resolver estes exercícios sobre o transporte passivo, relembre a diferença entre difusão simples, facilitada e osmose.

Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos em Exercícios de Biologia

Questão 1

A membrana plasmática é um envoltório encontrado em todas as células que regula o que entra e o que sai dessa estrutura. O transporte de substâncias pode ocorrer de várias maneiras e utilizar, ou não, energia da célula. Analise as alternativas a seguir e marque a única que não corresponde a um tipo de transporte passivo.

a) difusão simples.

b) difusão facilitada.

c) osmose.

d) bomba de sódio e potássio.

ver resposta


Questão 2

A glicose é uma substância que não consegue penetrar livremente a membrana plasmática. Para que seu transporte ocorra para o interior da célula, é fundamental a ajuda de proteínas chamadas de permeases. Esse tipo de transporte recebe o nome de:

a) osmose.

b) difusão simples.

c) bomba de sódio e potássio.

d) difusão facilitada.

ver resposta


Questão 3

Quando a concentração de solutos em uma região é menor quando comparada à outra, dizemos que esse é um meio:

a) hipotônico.

b) hipertônico.

c) mesotônico.

d) isotônico.

ver resposta


Questão 4

(UFPA) Em certas condições, uma célula vegetal pode sofrer o fenômeno da plasmólise. Isso acontece porque:

a) Em meio hipotônico, a célula perde água.

b) Em meio hipertônico, a célula absorve água.

c) Em meio hipotônico, a célula absorve água.

d) Em meio hipertônico, a célula perde água.

e) Em meio isotônico, a célula perde eletrólitos.

ver resposta


Questão 5

(Uespi) Quando se faz o salgamento de carnes, sabe-se que os micro-organismos que “tentarem” se instalar morrerão por desidratação. Conclui-se assim que, em relação ao citoplasma dos micro-organismos, essas carnes constituem um meio:

a) Isotônico.

b) Hipotônico.

c) Hipertônico.

d) Lipídico.

e) Plasmolisado.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa “d”. A bomba de sódio e potássio é um tipo de transporte ativo. Nesse tipo de transporte de substâncias, o processo ocorre contra o gradiente de concentração e, por isso, necessita de energia por parte da célula.

voltar a questão


Resposta Questão 2

Alternativa “d”. Na difusão facilitada, as substâncias acoplam-se às proteínas da membrana para que ocorra o transporte.

voltar a questão


Resposta Questão 3

Alternativa “a”. Um meio que apresenta uma concentração de solutos inferior à de outro meio é chamado de hipotônico. Quando um meio apresenta maior concentração de soluto que outro, é chamado de hipertônico. Por fim, quando as concentrações são iguais, a denominação é isotônico.

voltar a questão


Resposta Questão 4

Alternativa “d”. A plasmólise é um fenômeno que ocorre em virtude da perda de água pela célula para o meio por osmose. Nesse processo, a célula murcha e seu citoplasma retrai-se. Para que a célula perca água por osmose, é necessário que ela esteja em um meio hipertônico.

voltar a questão


Resposta Questão 5

Alternativa “c”. Ocorre movimentação de água por osmose do citoplasma dos micro-organismos para o meio.

voltar a questão


Que tipo de transporte permite a passagem da água solvente através da membrana plasmática * 1 ponto osmose transporte ativo difusão facilitada difusão simples?

Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas

Assista às nossas videoaulas

Que tipo de transporte permite a passagem da água solvente através da membrana plasmática?

A osmose é considerada um transporte passivo, pois na passagem através da membrana não ocorre gasto de energia. No processo da osmose, a água, que é o solvente, tende a atravessar a membrana semipermeável com o objetivo de equilibrar a concentração da solução.

Qual tipo de membrana permite a passagem apenas do solvente?

c) Semipermeável: permite a passagem do solvente, mas não do soluto; d) Seletivamente permeável: permite a passagem do solvente e de alguns tipos de soluto.

Como é chamado o transporte de água através da membrana plasmática?

Osmose. A osmose é um tipo de transporte passivo, que ocorre a favor de um gradiente de concentração, portanto, sem gasto de energia. Nesse tipo de transporte, a água atravessa a membrana plasmática no sentido do meio menos concentrado (hipotônico) para o meio mais concentrado (hipertônico).

O que é transportado na difusão facilitada?

A difusão facilitada é o transporte passivo de substâncias pela membrana plasmática, sem gasto de energia metabólica da célula, permitindo a passagem de substratos (moléculas ou íons) de um meio mais concentrado para um menos concentrado, através da específica mediação de proteínas transportadoras, enzimas carreadoras ...