Quem é a voz da Siri no Brasil?

Para os milhões de pessoas que utilizam a Siri, assistente digital pessoal do iPhone e do iPad, ela não tem rosto. Mas a rede de TV "CNN" conseguiu encontrar a atriz responsável pela voz que atende a todos os pedidos dos usuários dos dispositivos da Apple.

Susan Bennett, moradora da cidade de Atlanta, nos Estados Unidos, deu vida à versão em inglês do serviço presente em aparelhos com sistema iOS a partir do iPhone 4S e da terceira geração do iPad.

Ela contou que ficou sabendo que a sua voz era da Siri quando recebeu um e-mail de um amigo. "Foi a primeira vez que ouvi minha voz como a Siri. Meu amigo me perguntou: 'é você?'. Como eu não tinha a versão mais atual do iPhone, fui até o site da Apple e vi que era eu quem falava".

A dubladora disse que ao ouvir sua voz como Siri pela primeira vez foi "assustador". "Estou acostumada a ouvir minha voz em outros lugares, mas não esperava ouví-la em um telefone. Levou um tempo para me acostumar".

Quem é a voz da Siri no Brasil?
Susan Bennett é a voz da Siri, assistente digital pessoal do iPhone e do iPad (Foto: Reprodução/CNN)

A Siri foi lançada em outubro de 2011 com o iPhone 4S.

Ela disse à reportagem que as falas da Siri foram gravadas em 2005 pela empresa ScanSoft, que procurava uma dubladora para um novo projeto, durante o mês de julho. As gravações duravam quatro horas diárias e consistiam em frases e palavras que não faziam muito sentido, segundo ela.

"Quando gravei as vozes eu não tinha ideia onde elas iriam parar", disse. "Originalmente, me deram uma série de palavras e frases para que eu gravasse. As frases eram feitas de tal modo que era possível uní-las em outras frases, permitindo que a Siri respondesse dúvidas e pedidos dos usuários".

saiba mais

  • Apple armazena perguntas de usuários à Siri por até dois anos

Susan disse que ficou entediada com as gravações e por isso fazia pausas. "Uma das razões pelas quais a Siri pode parecer que não tem um bom humor é que muitas das frases foram gravadas nos últimos minutos das quatro horas de gravação", brinca.

O trabalho como dubladora começou cedo. Na década de 1970, ela foi a voz de uma assistente eletrônica de caixas automáticos chamada 'Tillie' do banco Well Fargo. Atualmente, Susan afirma que sua voz está em aparelhos de GPS, serviços de telefonia, comerciais e sistemas de mensagens de aeroportos nos EUA.

A "CNN" disse que, com o auxílio de um perito forense de áudio com mais de 30 anos de experiência, conseguiu confirmar que Susan é a voz da Siri.

Em setembro, o site "The Verge" publicou uma reportagem que afirmava que a voz da Siri era da atriz Allison Dufy, o que fez Susan ir a público.

A versão beta mais recente do sistema iOS 15.4 ganhou uma novidade interessante: a Siri, assistente pessoal da Apple, agora terá uma quinta opção de voz (em inglês) para se comunicar com os usuários. A nova voz será neutra, não tendo um gênero definido.

O novo recurso faz parte do esforço da Apple em oferecer mais diversidade e ampliar a inclusão de sua assistente de voz. No ano passado, por exemplo, algumas vozes da Siri já tinham sido gravadas por atores negros.

Por enquanto, a nova opção de voz é chamada apenas de “Voice 5”, mas o desenvolvedor Steve Moser afirma que ela se chamará “Quinn”.

➜ Surra de Apple: HomePod Mini terá novas cores e Apple Music, um novo plano – com suporte à Siri➜ Pane no sistema: iOS 15 causa bugs e Siri não sabe de mais nada➜ As novidades do iOS 15: FaceTime no Android, áudio espacial, Siri falando alto e mais

Siri sem gênero

A Apple confirmou ao site Axios que a nova voz foi gravada por um membro da comunidade LGBTQIA+, mas não revelou mais detalhes sobre seu dublador.

Não é de hoje que a empresa tenta afastar o padrão de voz feminina para a assistente inteligente. Com essa conduta, os usuários precisam escolher entre as várias opções disponíveis.

A quick comparison of Siri’s new voice with the existing four options pic.twitter.com/A7uLQeLvQw

— jon.porter (@JonPorty) February 23, 2022

“Estamos empolgados em apresentar uma nova voz Siri para falantes de inglês, dando aos usuários mais opções para escolher uma voz que fale com eles. Milhões de pessoas em todo o mundo confiam na Siri todos os dias para ajudar a realizar tarefas. Por isso trabalhamos para tornar a experiência o mais personalizada possível”, disse a Apple, em comunicado.

Lançamento do iOS 15.4

Ainda não há uma data oficial de lançamento para o iOS 15.4, mas rumores apontam que a estreia deve acontecer durante o “Apple Spring de 2022”, marcado para março.

Pergunta para você, que usa a Siri em português do Brasil: notou alguma diferença na “fala” da assistente nas últimas semanas/meses? Mais precisamente, percebeu que a Siri está falando de forma mais natural, sem aqueles resquícios “robóticos” de versões anteriores?

Publicidade

Não, você não está ouvindo coisas: nós do MacMagazine também percebemos, e até discutimos essa mudança em um dos nossos canais do Slack uns dois meses atrás. Até tínhamos uma suspeita da mudança por debaixo dos panos, mas à época, era impossível confirmar. Agora, já sabemos o que ocorreu: a Siri ganhou vocalização neural de texto em português do Brasil.

A novidade já está devidamente sinalizada na . Conferindo uma versão arquivada da página, podemos checar que o português do Brasil não aparecia no campo “vocalização neural de texto” em agosto passado — ou seja, a mudança é recente (ou ao menos a página foi atualizada recentemente).

Mas o que diabos é “vocalização neural de texto”, afinal? Bom, a Apple nunca parou para dar grande atenção ao recurso, mas pelo nome podemos inferir que trata-se de uma nova tecnologia de sintetização da fala para a Siri — um processo que envolve operações de aprendizado de máquina mais complexas, e certamente só é possível por conta do Neural Engine mais avançado dos aparelhos recentes da Maçã.

Vale notar, inclusive, que não são todos os dispositivos da Apple capazes de “rodar” a vocalização neural de texto da Siri. No caso dos Macs, por exemplo, apenas computadores com processador M1 podem receber a tecnologia. E o recurso está disponível apenas em idiomas selecionados: além do português do Brasil, ele já chegou também para o inglês, o espanhol, o alemão, o russo, o francês, o mandarim, o sueco, o coreano, o italiano e algumas outras línguas.

Quem é a voz da Siri brasileira?

Regina Bittar (@reginabittar) • Instagram photos and videos.

De quem é a voz da Siri?

Gabriela Glette Uma jornalista e produtora de conteúdo que mora na França.

De quem é a voz do Google Brasil?

Regina Bittar é responsável pelo áudio da ferramenta em português. Locutora de comerciais de TV, ela diz estranhar ouvir sua voz no site. A mulher que dá voz ao Google no Brasil tem 49 anos, é casada, mãe de dois filhos e moradora de São Paulo.

Quem é a dona da voz do Waze?

Alessandra. Alessandra é a voz clássica feminina do Google Tradutor e do Waze.