Quem foi o campeão da Liga das Nações feminino?

Mesmo em jogo equilibrado, europeias fecham campeonato com 3 sets a 0 sobre o time de Zé Roberto Guimarães; Egonu é destaque com 21 pontos

O Brasil é vice-campeão da Liga das Nações feminina de vôlei pela terceira temporada seguida. O time brasileiro foi superado pela Itália por 3 sets a 0, com parciais de 25/23, 25/22 e 25/22 em uma final inédita neste domingo, em Ancara, na Turquia. Depois de conquistar o título europeu de forma invicta, a Itália segue marcando seu nome na história com esta geração comandada pela oposta Paola Egonu, de 23 anos. Egonu terminou a partida com impressionantes 21 pontos.

Com o título, a Itália se junta aos tricampeão Estados Unidos na prateleira de vencedores da Liga das Nações, que está em sua quarta edição. Apesar da derrota por 3 sets a 0, o Brasil fez jogo disputado nos três sets. A Sérvia, eliminada pelo Brasil na semifinal, conquistou a medalha de bronze mais cedo neste domingo ao bater as anfitriãs da Turquia também por 3 sets a 0, parciais de 27/25, 25/17 e 26/24.

Quem foi o campeão da Liga das Nações feminino?

A oposta Paola Egonu sobe para enfrentar o bloqueio brasileiro na vitória da Itália na final da Liga das Nações

Foto: Divulgação/CBV / Estadão

A Itália chega a 11 vitórias consecutivas com Egonu em quadra, um dos principais destaques do vôlei mundial. Ao lado do fenômeno italiano, o Brasil teve duas atletas na seleção do campeonato, com Gabi e Carol. Além de Egonu, a Itália teve Caterina Bosetti, Monica De Gennaro e Alessia Orro no time do torneio, além da sérvia Jovana Stevanovic.

O Brasil mostrou certo nervosismo nos primeiros rallys, perdeu alguns ataques e viu a Itália começar melhor. José Roberto Guimarães chamou atenção para a movimentação de Egonu nas primeiras ações do jogo. Apesar da agressividade italiana, o Brasil acertou alguns saques e diminuiu a distância para apenas um ponto. Apesar do susto, a seleção europeia fechou o set por 25 a 23.

A Itália seguiu superior no segundo set, mas o Brasil, apesar de não viver sua melhor atuação, conseguiu se manter perto no placar. Após sequência de erros, as italianas conseguiram abrir cinco pontos de vantagem. Assim como no primeiro set, o Brasil chegou nos últimos pontos com placar próximo. Apesar da paridade, a Itália voltou a confirmar o set, por 25 a 22.

Pela primeira vez no jogo, o Brasil conseguiu assumir a liderança do placar no começo do terceiro set. Após sair perdendo por 2 a 0, o time brasileiro fez 3 a 2. O Brasil conseguiu liderar por um tempo, mas a Itália voltou a buscar a liderança e abriu quatro pontos de vantagem, comandada por um grande set de Bosetti. Os times chegaram na reta final empatados por 20 a 20. No momento decisivo, Egonu chamou a responsabilidade para garantir o set por 25 a 22 para a Itália, confirmando o título.

+Os melhores conteúdos no seu e-mail gratuitamente. Escolha a sua Newsletter favorita do Terra. Clique aqui!

Quem foi o campeão da Liga das Nações feminino?

Quem foi o campeão da Liga das Nações feminino?

FIVB

Não deu para o Brasil na final da Liga das Nações de vôlei feminino! Jogando em Ancara, na Turquia, a equipe brasileira foi derrotada pela Itália por 3 a 0 com parciais de 25/23, 25/22 e 25/22 e ficou com o vice-campeonato. Na disputa pelo bronze, a Sérvia derrotou a Turquia e ficou com o terceiro lugar. Gabi e Carol foram escolhidas para a seleção do campeonato e a italiana Paola Egonu foi eleita a melhor da competição.

“Nenhum dos dois times conseguiu se colocar ao máximo na final, cometendo erros em demasia com poucas defesas e poucos ralis. Cometemos erros nos momentos mais decisivos do jogo. A gente não conseguiu incomodar a Itália nos dois primeiros sets a não ser no terceiro com uma formaçao diferente. Estou triste pelo jogo, mas feliz por tudo o que construímos ao longo desse campeonto. Temos que trabalhar muito para chegar no nível da Itália e melhorar o sistema defensivo”, analisou o técnico José Roberto Guimarães depois da partida.

Com 21 pontos, 18 de ataque e três de bloqueio, Paola Egonu foi a maior pontuadora da final. Do lado brasileiro, Kisy fez 14 pontos e Gabi marcou 11. Foi a terceira vez que o Brasil ficou com o vice-campeonato da Liga das Nações de vôlei feminino. Em 2020 e 2021, a equipe foi derrotada pelos Estados Unidos na decisão.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

A Itália foi superior ao Brasil ao longo de toda a partida. No primeiro set, comandada por Egonu e com Bosetti numa grande partida, as italianas abriram seis pontos de vantagem com autoridade. No final da parcial, no entanto, a equipe brasileira reagiu e entrou na briga pelo set, mas um erro de passe de Kisy seguido por um de saque de Carol determinaram a vitória das europeias por 25/23.

Quem foi o campeão da Liga das Nações feminino?
(Foto: Wander Roberto/Inovafoto/CBV)

No segundo set, o Brasil seguiu lutando para se manter na partida, mas a Itália seguiu firme na liderança até fechar a parcial em 25/22. No terceiro set, José Roberto Guimarães mexeu no time e colocou em quadra Pri Daroit, Lorena e Ana Cristina.

Com as mudanças, o Brasil cresceu no jogo e chegou a liderar o placar pela primeira vez no jogo quando fez 3 a 2. Depois disso, conseguiu se manter a frente até a metade da parcial. Na reta final, no entanto, a Itália reassumiu a ponta e fechou o placar em 25/22.

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Quem foi o campeão da Liga das Nações feminino?

Quem foi campeão do vôlei feminino 2022?

Sérvia vence Estados Unidos e está na final do Mundial de Vôlei Feminino 2022. Em jogo de momentos, a seleção sérvia manteve sua invencibilidade na competição e superou os EUA em 3-1, com parciais 25-21, 25-20, 17-25 e 25-23. Tijana Boskovic foi a maior pontuadora da partida com 33 pontos.

Qual seleção ganhou a Liga das Nações feminina?

Itália de Paola Egonu domina seleção brasileira e vence Liga das Nações Feminina de Vôlei.

Quem foi o campeão da Liga Feminina de vôlei?

Em 2020 e 2021, a equipe foi derrotada pelos Estados Unidos na decisão. A Itália foi superior ao Brasil ao longo de toda a partida.

Quando será a final da VNL 2022?

A grande final da Liga das Nações de Vôlei Feminino 2022 (VNL 2022 Feminino) acontece neste domingo (17). A seleção brasileira, que venceu a Sérvia na seminal da VNL 2022 neste sábado (16), encara a Itália, que derrotou a Turquia na semifinal.