Quem se classifica para próxima fase da Libertadores Fluminense e Barcelona?

Publicado em 19/08/21 23:42 Atualizado em 20/08/21 00:21

Quem se classifica para próxima fase da Libertadores Fluminense e Barcelona?
Copa Libertadores - Quarterfinal - Second leg - Barcelona v Fluminese Foto: SANTIAGO ARCOS / Pool via REUTERS

Eliminações só são doloridas porque havia a esperança de algo melhor. Acreditar é o que nos leva a sofrer decepções. No futebol, muitas vezes, a esperança está atrelada a crenças infundadas como as que levaram os torcedores do Fluminense a acreditar em uma classificação à semifinal da Libertadores — todos os indícios apontavam o contrário. Ainda assim, o empate em 1 a 1 com o Barcelona ontem, na equatoriana Guayaquil, tem gosto amargo. Mas, no fundo, todos sabiam que apesar do coração dizer uma coisa, a razão mostraria outra.

A eliminação do Fluminense nas quartas de final da Libertadores não é um choque de realidade, mas a constatação de fatos que sempre foram alertados, apontados e não consertados. Uma equipe sem identidade, sem intensidade e que não faz por merecer a classificação no “jogo do ano”. Mas não dá para falar que os torcedores estão surpresos com mais uma atuação ruim — afinal, esta tem sido a rotina há meses.

Falta muita coisa ao Fluminense atual. Futebol, a principal delas. O que mais incomoda, porém, é ver uma equipe que sequer tem uma cara. Basta ver as escolhas de Roger Machado. Titular em Guayaquil, André fez apenas o seu segundo jogo formando a trinca de volantes com Martinelli e Yago. Trouxe mais consistência defensiva, deu certo. Mas até mesmo um acerto causa incômodo. Afinal, por que o volante que quase foi emprestado no meio da temporada perdeu tantos minutos para Wellington, que pouco agregou desde que chegou? A entrada de Ganso também mostra falta de convicção. Ganhou a titularidade no último fim de semana e repetiu a dose. Anteriormente na Libertadores, o camisa 10 esteve em campo por apenas nove minutos. E até a lesão sofrida após tentar uma bicicleta, dá para dizer que fez uma boa partida. Mas claramente faltava entrosamento com a equipe. Talvez se tivesse mais minutos no torneio continental, as coisas tivessem fluído melhor.

A orientação de Roger Machado para a equipe foi para ter cautela. O Fluminense teve a bola — chegou a bater 73% de posse —, mas levou pouco perigo. Dos 19 cruzamentos na área, apenas dois não foram cortados. Uma atuação pobre, pouco digna para quem queria estar na final.

Do outro lado, o Barcelona fez o que deveria e converteu a chance que teve com Mastriani, batendo na saída de Marcos Felipe, para garantir a classificação para a próxima fase e desafiar o Flamengo. Fred, de pênalti, empatou no último minuto. Mas era tarde demais.

A lição que fica é que avançou quem mereceu, quem fez por onde e, principalmente, que deu esperanças para a sua torcida. Pior do que ser eliminado, é dar adeus tendo pouca fé de que as coisas seriam diferentes.

Quem se classifica para próxima fase da Libertadores Fluminense e Barcelona?

Últimas de Fluminense

  1. Quem se classifica para próxima fase da Libertadores Fluminense e Barcelona?
  2. Quem se classifica para próxima fase da Libertadores Fluminense e Barcelona?
  3. Quem se classifica para próxima fase da Libertadores Fluminense e Barcelona?
  4. Quem se classifica para próxima fase da Libertadores Fluminense e Barcelona?

Tudo igual! Em um jogo com segundo tempo movimentado, Fluminense e Barcelona de Guayaquil ficaram no empate em 2 a 2, na noite de hoje (12), no Maracanã, no primeiro jogo das quartas de final da Libertadores.

Vale lembrar que, nesta fase da competição, o "gol fora" conta e, sendo assim, o Tricolor precisa vencer ou empatar em 3 a 3 ou mais para avançar na competição. Em caso de novo 2 a 2, terá decisão por pênaltis.

O resultado foi construído com gols de Gabriel Teixeira e Fred, para o Flu, e Preciado e Cortez, para o Barcelona. As equipes voltam a medir forças na próxima quinta-feira (19), no Monumental de Barcelona, no Equador.

O time que se classificar neste confronto vai enfrentar o que triunfar no duelo entre Flamengo e Olimpia, do Paraguai. Ontem (11), o time rubro-negro venceu por 4 a 1, fora de casa, e se aproximou da vaga.

Mexidas não funcionam, e Roger 'estraga' atuação

O Fluminense fazia bom jogo até os 15 do segundo tempo, quando Roger Machado decidiu mexer no time. Gabriel Teixeira e Cazares pediram para deixar o campo, é verdade, mas as mudanças não funcionaram e bagunçaram a equipe. Desorganizado, com o meio de campo aberto e dois centroavantes que mal tocavam na bola, o Tricolor sofreu a virada mesmo com um a mais, em pênalti polêmico marcado pelo árbitro Alexis Herrera de Nino em Carlos Garcés.

Nino volta das Olimpíadas e participa de gols sofridos pelo Flu

Campeão olímpico com a seleção, Nino voltou ao Fluminense e vinha até bem em campo, até sofrer com a desorganização do time e participar ativamente dos gols sofridos. Primeiro, marcou a bola e deixou Preciado com o baixo Martinelli na bola aérea. O atacante equatoriano abriu o placar. Depois, cometeu pênalti em Garcés, em lance que deu a virada ao Barcelona-EQU.

Fred joga mal, mas decide e mantém Flu na briga

O Fluminense fazia bom jogo até ter apagão e sofrer a virada para o Barcelona. No fim, entretanto, contou com a estrela de Fred para se manter na briga. Aos 46, Abel Hernández sofreu pênalti de Castillo, e o camisa 9 deslocou Burrai em cobrança fria, perfeita, para empatar o jogo e dar números finais ao placar no Maracanã.

Conmebol aumenta carga, mas Flu não utiliza convites

Quem se classifica para próxima fase da Libertadores Fluminense e Barcelona?

Imagem: Caio Blois / UOL Esporte

O Fluminense tinha a expectativa de levar público ao Maracanã para o jogo contra o Barcelona-EQU, mas a Prefeitura, em função do aumento dos casos de covid-19 no Rio de Janeiro, não liberou. A ideia era usar a partida de quartas de final da Libertadores como evento teste para o retorno da torcida ao estádio, e por isso, a Conmebol aumentou a carga de convites para o Tricolor. No jogo, entretanto, apenas estafe do clube e jogadores não relacionados estavam presentes. O Flu não utilizou as entradas para outros convidados. Cerca de 30 pessoas, de máscaras, se dividiam em dois camarotes.

"Você que tem medo de chuva..."

Quem se classifica para próxima fase da Libertadores Fluminense e Barcelona?

Imagem: MAURO PIMENTEL / POOL / AFP

Logo no começo da partida, a chuva que caía no Rio de Janeiro se intensificou, "castigando" jogadores e comissões técnicas. Para se proteger, Fabián Bustos, treinador do Barcelona, não pensou duas vezes e abriu um guarda-chuva, ficando com a peça à beira do gramado, mesmo enquanto dava instruções ao time.

Oportunismo

O duelo começou meio morno, com os dois times procurando o ataque, mas de forma cautelosa — também atrapalhados pela chuva. O Barcelona tinha mais a bola, mas o Flu se mostrava mais perigoso.

A bola parada, porém, fez a diferença. Cazares, que foi titular na vaga de Nenê, barrado, cobrou falta para a área. O goleiro se chocou com Riveros e a bola sobrou para Gabriel Teixeira, que aproveitou a oportunidade e abriu o placar.

Impedido

O Barcelona assustou pouco depois, e também em lance de bola parada. Após falta, Piñatares ajeitou para Mastriani balançar a rede, mas a arbitragem assinalou posição irregular.

Por muito pouco

O Fluminense voltou para o segundo tempo com um volume muito melhor de jogo e aproveitou para fazer uma "blitz" em cima do time equatoriano. O Tricolor, por pouco, não ampliou a vantagem, quando Gabriel Teixeira tirou do goleiro, foi à linha de fundo e cruzou, mas Fred não alcançou.

Lá e cá

Aos poucos, o Barcelona foi conseguindo se reencontrar na partida e deixas as ações mais divididas, com ambos os times achando espaços e chegando bem ao ataque. Roger fez mudanças forçadas, como a saída de Gabriel Teixeira e Cazares, que acusaram incômodo muscular, e tirou Luiz Henrique para a entrada de Lucca. As mudanças, além de alterar o sistema ofensivo, também tiveram reflexos na marcação. Os equatorianos, por outro lado, buscavam explorar as pontas.

Alteração fez efeito

Em uma das poucas vezes que o Barcelona conseguiu chegar à linha de fundo, Martínez cruzou, pelo lado esquerdo, e Preciado, que havia entrado no começo da etapa final, completou de cabeça. Marcos Felipe ainda alcançou a bola, mas não conseguiu espalmar.

Um a mais

O Fluminense ficou com um jogador a mais na reta final da partida, depois que Emmanuel Martínez fez falta em Samuel Xavier e recebeu o segundo cartão amarelo.

Nino falha e Barcelona vira

Quem se classifica para próxima fase da Libertadores Fluminense e Barcelona?

Imagem: Twitter Conmebol Libertadores

Apesar da vantagem numérica, o Fluminense não conseguiu aproveitar e, pior, sofreu a virada. Já perto do apito final, após bola alçada na área, Nino derrubou Garcés e o pênalti foi marcado. Na cobrança, Cortez, que teve passagem pelo Botafogo, balançou a rede.

Empate no fim

Quem se classifica para próxima fase da Libertadores Fluminense e Barcelona?

Imagem: Lucas Merçon / Fluminense

Nos acréscimos, o Fluminense foi para o tudo ou nada. Em uma jogada na área, Abel deu um toque e foi derrubado. Pênalti marcado. Fred cobrou e deixou tudo igual.

FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE 2 X 2 BARCELONA-EQU

Competição: Copa Libertadores
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Dia: 12 de agosto de 2021, quinta-feira
Horário: 21h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Alexis Herrera (VEN)
Assistentes: Carlos Lopez (VEN) e Jorge Urrego (VEN)
VAR: Andres Cunha (URU)
Cartões amarelos: Nino (FLU); Molina, Emmanuel Martínez (BSC)
Cartão vermelho: Emmanuel Martínez, do Barcelona, aos 31'/2ºT
Gols: Gabriel Teixeira, do Fluminense, aos 26'/1ºT; Preciado, do Barcelona, aos 23'/2ºT; Cortez, do Barcelona, aos 43'/2ºT; Fred, aos 49'/2ºT

Fluminense: Marcos Felipe, Samuel Xavier, Nino, Luccas Claro e Egídio; Martinelli (André), Yago Felipe (Abel Hernandez) e Cazares (Nenê); Luiz Henrique (Lucca), Gabriel Teixeira (Kayky) e Fred. Técnico: Roger Machado

Barcelona: Burrai, Castillo, León, Riveros e Pineida; Molina (Cárcelen), Piñatares, Emmanuel, Martínez, Damián Díaz (Cortez) (Leonel Quiñónez) e Perlaza (Adonis Preciado); Mastriani. Técnico: Fabián Bustos

Qual é a situação do Fluminense na Libertadores que que ele precisa para classificar?

Apesar de o confronto ser fora de casa, o Fluminense precisa vencer o Unión Santa Fe para chegar com boas chances de classificação na última rodada.

Quem se classifica na Libertadores Fluminense e Barcelona?

O Fluminense recebeu o Barcelona, do Equador, no Maracanã, no primeiro jogo das quartas de final da Copa Libertadores da América 2021, na noite desta quinta-feira, 12, e ficou no empate por 2 a 2 . O Flu precisa de uma vitória no Equador ou de um empate por mais de três gols para se classificar.

Quem classifica para próxima fase Barcelona e Fluminense?

Fluminense empata com o Barcelona-EQU fora de casa e é eliminado da Libertadores. Jogando no Estádio Monumental de Barcelona, em Guayaquil, o Barcelona segurou o Fluminense e se classificou para as semifinais da Copa Libertadores.

Quanto Fluminense precisa para se classificar?

O problema é que, além de torcer para o empate entre Junior Barranquilla e Unión, o Fluminense obrigatoriamente precisa golear por 6 a 0 se quiser se classificar.