As imagens vetoriais são gráficos criados a partir de cálculos matemáticos

Existem duas técnicas bastante diferentes para a criação, armazenamento e processamento de imagens de computador: gráficos de bitmap e gráficos vetoriais.

Neste artigo, vamos explicar as diferenças entre os arquivos e a forma como seus conteúdos são analisados, já que este é um dos princípios mais importantes quando se trabalha com gráficos em computador.

Gráficos de bitmap (raster)

Os gráficos de bitmap são os tipos mais comuns e são compostos de pixels coloridos. Pixels são definidos como pequenos quadrados, de diferentes cores que, uma vez juntos, formam uma imagem.

Ilustrações bitmap podem ser, por exemplo, fotos de natureza. Essas imagens possuem transição de tons de forma sutil e muitas vezes são compostas por milhões de cores. A dificuldade em trabalhar com os gráficos bitmap é que, ao ampliá-los, ocorre a perda de definição e uma diminuição considerável na qualidade. Formatos de arquivos comuns de dados de imagem de bitmap incluem PSP, BMP, GIF, JPEG e PNG para o uso da Internet e TIFF para o uso de impressão.

As imagens vetoriais são gráficos criados a partir de cálculos matemáticos
Com a ampliação da imagem os pixels ficam evidentes.

Os pixels também são utilizados para exibir imagens em monitores e suas dimensões de impressão são definidas pelo DPI (dots per inch).

Imagens preparadas para impressão comercial de alta qualidade são geralmente preparadas em 300 DPI para formatos até o A3. Já para imagens muito grandes (por exemplo, o formato A1) pode ser com aproximadamente 150 DPI. Não há necessidade de fechar arquivos com resolução superior a 300 DPI, já que uma resolução maior não ira proporcionar melhorias na qualidade de saída do impresso.

Gráficos em Vetor

Os gráficos vetoriais não são construídos por pixels (embora sejam exibidos na tela do computador como pixels). Eles são, na verdade, formados através de expressões matemáticas e as instruções inseridas produzem linhas, curvas e formas preenchidas. Logotipos de empresas são, muitas vezes, gráficos vetoriais e normalmente trabalhados com quantidade de cores limitadas, embora possam apresentar gradientes e sombreamento para produzir os mais sofisticados elementos.

Os gráficos vetoriais são, geralmente, muito menores em tamanho do que os gráficos de bitmap. Porém, se imagens bitmap são encaixadas dentro do vetor, o tamanho do arquivo geralmente será maior. Já se os gráficos de bitmap são incorporados em arquivos vetoriais (por exemplo, um EPS), o elemento bitmap do gráfico vai sofrer em termos de qualidade, se redimensionado.

Os gráficos vetoriais são criados em aplicativos como o Adobe Illustrator ou Corel Draw. Eles não têm um DPI nativo como uma imagem bitmap e pode ser redimensionado em qualquer tamanho sem perder a qualidade. Formatos de arquivos comuns para os gráficos vetoriais são EPS, CDR e AI.

As imagens vetoriais são gráficos criados a partir de cálculos matemáticos
Imagens em vetor podem ser ampliadas sem distorções.

As imagens vetoriais são gráficos criados a partir de cálculos matemáticos

Read Next

    2 semanas atrás

    Pantone revela a cor de 2023: a vibrante ‘Viva Magenta’

    3 semanas atrás

    Entrevista com Cauê Mathias [Curadoria de Projetos de Design] #30

    4 semanas atrás

    Flyer, panfleto ou folder? Saiba a diferença!

    setembro 23, 2022

    Entrevista com Carolina Becker [Curadoria de Projetos de Design] #29

    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

    As imagens vetoriais são gráficos criados a partir de cálculos matemáticos

    Exemplo de imagem vetorial em formato SVG.

    Em computação gráfica pode-se classificar uma imagem, em relação à sua origem, de duas formas distintas:

    • Desenho vetorial, que se baseia em vetores matemáticos;
    • Raster, que não é mais que a descrição da cor de cada pixel.

    Desenho vetorial é o uso de primitivas geométricas como pontos, linhas, curvas e formas ou polígonos - todos os quais são baseados em expressões matemáticas - para representar imagens em computação gráfica. Os desenhos vetoriais são baseados em vetores (também chamados de caminhos), que conduzem através de locais chamados pontos de controle ou nós. Cada um desses pontos possui uma posição definida nos eixos x e y do plano de trabalho e determinam a direção do caminho. Além disso, a cada caminho pode ser atribuído uma cor de traço, forma, espessura e preenchimento. Estas propriedades não aumentam o tamanho dos arquivos de desenho vetorial de maneira substancial, uma vez que todas as informações residem na estrutura do documento, que apenas descreve como o vetor deve ser desenhado.

    Ele é um tipo de imagem gerada a partir de descrições geométricas de formas, diferente das imagens chamadas mapa de bits, ou raster, que são geradas a partir de pontos minúsculos diferenciados por suas cores. Uma imagem vetorial normalmente é composta por curvas, elipses, polígonos, texto, entre outros elementos paramétricos, isto é, utilizam vetores matemáticos para sua descrição.

    As Curvas de Bézier são usadas para a manipulação dos pontos de um desenho. Cada linha descrita em um desenho vetorial possui nós, e cada nó possui alças para manipular o segmento de reta ligado a ele.

    Por serem baseados em vetores, esses gráficos geralmente são mais leves (ocupam menos espaço em mídias de armazenamento) e não perdem qualidade ao serem ampliados, já que as funções matemáticas adequam-se facilmente à escala, o que não ocorre com gráficos raster que utilizam métodos de interpolação na tentativa de preservar a qualidade. Outra vantagem do desenho vetorial é a possibilidade de isolar objetos e zonas, tratando-as independentemente.

    Existe um tipo especial de imagem, gerada por computador, que mistura os conceitos de ambos tipos: o cálculo matemático (escalável por natureza) e imagem raster: as imagens fractais.

    Dentro dos formatos de desenhos vetoriais existe o Gradient Mesh, é a partir dele que se pode fazer desenhos vetoriais de alta qualidade e até mesmo artes ultra realistas. Um dos principais expoentes deste formato de arte é o artista plástico Yukio Miyamoto, suas artes são conhecidas mundialmente.

    As imagens vetoriais são gráficos criados a partir de cálculos matemáticos

    Representação vetorial de um telefone sem fio em formato SVG.

    Formatos comuns de imagem vetorial[editar | editar código-fonte]

    • SVG Padrão para gráficos vetoriais recomendado pela W3C
    • CDR Formato proprietário da Corel©
    • AI Formato Adobe Illustrator
    • EPS (Encapsulated PostScript) - formato e linguagem criada pela Adobe, e que pode conter informação vetorial e rasterizada no mesmo arquivo.
    • WMF Windows Metafile (Meta-arquivo do Windows)

    Ver também[editar | editar código-fonte]

    • Imagem digital
    • Imagem raster
    • Comparação de programas de conversão raster para vectorial
    • curvas de bezier

    Ligações externas[editar | editar código-fonte]

    As imagens vetoriais são gráficos criados a partir de cálculos matemáticos

    • Brands of the World- Logotipos vetoriais do mundo inteiro
    • Vetorizando- Logotipos, desenhos vetoriais lista de sites com conteudo vetorial para downloads.
    • Vetorizar- Desenhos vetoriais enviados pelos visitantes do site, tutoriais para vetorização e dicas.

    Como são formadas as imagens vetoriais?

    As imagens vetoriais são formadas a partir de cálculos matemáticos realizados por meio de vetores que possuem informações sobre três eixos (x, y e z). A combinação das resultantes calculadas a partir das funções de cada eixo forma os traços que compõem a imagem vetorial.

    É correto afirmar que os gráficos vetoriais são construídos em pixel?

    Os gráficos vetoriais não são construídos por pixels (embora sejam exibidos na tela do computador como pixels). Eles são, na verdade, formados através de expressões matemáticas e as instruções inseridas produzem linhas, curvas e formas preenchidas.

    Como é uma imagem vetorial?

    O que são imagens vetoriais? As imagens vetoriais utilizam equações matemáticas que conectam diferentes pontos, para criar formas geométricas, principalmente em ilustrações. Assim, os aplicativos mais utilizados nesse modelo são Adobe Illustrator, Macromedia Freehand e Corel Draw.

    O que fazem os gráficos de vetor?

    Gráficos em Vetor As imagens em vetor podem ser redimensionadas a qualquer tamanho sem que percam sua qualidade, diferentemente das imagens em bitmap. Além disso, esses gráficos em vetor são criado em softwares como Adobe Illustrator e Corel Draw.