Como a atividade física pode ajudar na melhoria da qualidade de vida?

A prática regular de atividade física é capaz de melhorar a circulação sanguínea, fortalecer o sistema imunológico, ajudar a emagrecer, diminuir o risco de doenças cardíacas e fortalecer os ossos, por exemplo.

Esses benefícios podem ser alcançados em cerca de 1 mês após o início da atividade física regular, como caminhadas, pular corda, correr, dançar ou praticar musculação.

Além disso, praticar atividade física após os estudos é uma ótima estratégia para consolidar o aprendizado devido ao aumento da circulação sanguínea cerebral e aumento da produção de catecolaminas, como a noradrenalina e dopamina, que são substâncias essenciais para a memória.

As atividades físicas podem ser feitas em qualquer idade, mas é importante fazer uma avaliação médica antes de iniciar os exercícios para avaliar o estado de saúde geral e as condições do coração. Para idosos, gestantes ou pessoas acima do peso, além da avaliação médica é recomendado acompanhamento com um educador físico.

Confira alguns dos principais benefícios das atividades físicas para melhorar sua qualidade de vida e bem-estar:

- Combate o excesso de peso

- Reduz a pressão arterial

- Ajuda a controlar a glicemia

- Fortalece ossos e articulações

- Aumenta a força e a resistência muscular

- Promove a sensação de bem-estar

- Diminui o estresse

- Combate a ansiedade e a depressão

- Combate a ansiedade e a depressão

- Fortalece o sistema imunológico

- Melhora o desempenho escolar

Como começar a praticar atividades físicas

Antes de começar a praticar atividades físicas, é importante que sejam feitos exames médicos para verificar o estado geral de saúde, avaliar as articulações e o funcionamento cardíaco, principalmente no caso de a pessoa ser sedentária. Dessa forma o médico pode indicar se há algum exercício que não é indicado, a intensidade ideal para a prática de exercício e a necessidade da pessoa ser acompanhada pelo professor da academia ou fisioterapeuta, por exemplo. Além disso, é importante que a pessoa seja acompanhada por um profissional capacitado para diminuir o risco de lesões.

O início da prática de atividade física pode ser bastante difícil para as pessoas que não estão acostumadas, por isso, é recomendado que inicialmente sejam realizados exercícios mais leves e, de preferência, ao ar livre, como uma caminhada, por exemplo. Idealmente os exercícios devem ser realizados de 3 a 5 vezes por semana, mas pode-se começar devagar, fazendo apenas 2 dias por semana, durante 30 a 60 minutos. A partir da segunda semana, pode aumentar a frequência para 3 ou 4 dias, conforme a disponibilidade de tempo.

 

Solicite seu Pré-Agendamento aqui

A maioria das pessoas vive uma rotina acelerada, o que inclui realizar uma infinidade de tarefas diariamente. Essas atividades podem se dividir entre o meio profissional, pessoal e até mesmo o acadêmico, fatores que levam muita gente a ter cada vez menos tempo para cuidar de si.

Para aliviar o dia a dia atribulado, a tecnologia passou a ganhar espaço. Hoje, muitas coisas já podem ser resolvidas pela internet ou pelo próprio smartphone, dispensando a necessidade de sair de casa para fazer compras, pagar contas e muito mais.

Como resultado desses dois cenários, as pessoas têm se tornado mais sedentárias, esquecendo-se dos inúmeros benefícios que a prática de uma atividade física pode proporcionar para a sua saúde física e emocional.

Para ajudar você a reverter esse panorama, listamos aqui os 6 principais benefícios que os exercícios podem trazer para a sua saúde. Continue a leitura e entenda a importância de manter o corpo em constante atividade!

1. Aumenta a disposição

Um dos benefícios mais notáveis que a prática de atividades físicas proporciona para o corpo é o aumento da disposição. É fato: quem faz exercícios regularmente acorda mais descansado e tem mais energia para executar as tarefas do seu dia a dia, o que pode ser sentido no trabalho, nos afazeres domésticos e, é claro, no lazer.

Quando comparadas aos sedentários, pessoas ativas se sentem cansadas com menor frequência e têm muito mais disposição ao longo do dia. Tal benefício pode ser sentido mesmo com exercícios simples — como uma caminhada ou uma corrida leve, por exemplo —, desde que praticados regularmente.

2. Melhora a qualidade do sono

Pessoas que sofrem de insônia ou que não conseguem descansar o suficiente enquanto dormem podem se beneficiar muito das atividades físicas. Isso porque o copo libera a serotonina, um neurotransmissor que ajudar a provocar o relaxamento da mente.

Somado a isso, os músculos entram em exaustão, causando um cansaço físico que chama pelo sono. Assim, é possível dormir melhor e acordar mais disposto para enfrentar a rotina. Inclusive, alguns médicos utilizam a prática de atividades físicas como um recurso adicional no tratamento da insônia e de outros distúrbios do sono.

3. Ajuda a controlar a ansiedade e a depressão

Outro benefício da atividade física é sua eficácia no controle da ansiedade e da depressão. Como você viu no tópico anterior, a serotonina é liberada durante a prática dos exercícios, e esse neurotransmissor está envolvido na sensação de bem-estar experimentada pelo nosso corpo.

Fazer atividades físicas regularmente pode ser um aliado no tratamento de pessoas que possuem ansiedade, depressão ou outros distúrbios psicológicos associados. Esse hábito ajuda a aliviar sintomas como como o desânimo, a tristeza, o nervosismo e a irritabilidade, fazendo com que o paciente se sinta melhor.

É importante lembrar que você nunca deve substituir o tratamento indicado pelo médico. A atividade física deve ser utilizada apenas como um complemento e somente após a liberação do especialista.

4. Ajuda a controlar o peso corporal

A atividade física também ajuda a alcançar e manter o peso corporal saudável. Isso acontece porque o corpo gasta energia ao se exercitar e, com isso, as colorias extras que seriam armazenadas em forma de gordura são queimadas durante a prática. Além dos benefícios para a saúde, esse controle do peso também pode deixar a pessoa mais satisfeita com a sua aparência estética, contribuindo para o aumento da autoestima.

E não é só isso: esse controle também ajuda a evitar a ocorrência de doenças que também são fruto do sobrepeso, tais como o diabetes, a hipertensão, a obesidade, as doenças cardíacas e o colesterol elevado, grandes causas de mortalidade no mundo inteiro.

Um estudo norte-americano realizado pela Framingham Heart Study aprontou que pessoas que praticam atividades físicas podem viver cerca de 3,7 anos a mais do que pessoas sedentárias. Portanto, os exercícios também ajudam a viver mais e com melhor qualidade de vida!

5. Diminui o estresse

Os exercícios físicos promovem um relaxamento da mente e do corpo, pois permite liberar as tensões acumuladas diariamente. Além disso, ele gera uma intensa sensação de bem-estar, que pode ser sentida tanto durante como após a atividade.

Tudo isso se deve à liberação do hormônio endorfina e dos neurotransmissores dopamina e serotonina, os quais estão envolvidos na sensação de felicidade, prazer e euforia. A endorfina também atua como um analgésico natural, potencializando a sensação de bem-estar.

Tudo isso mostra que estar fisicamente ativo é uma ótima maneira de controlar o estresse do dia a dia e melhorar o humor. Assim, é possível trazer mais tranquilidade para a rotina conturbada e cheia de compromissos, ansiedade, pressão e exigências que a maioria das pessoas enfrenta.

6. Melhora o condicionamento físico

Outro benefício da prática regular de atividade física é a melhoria considerável do condicionamento físico. Afinal, os exercícios ajudam a:

  • melhorar a circulação sanguínea e o fornecimento de nutrientes para os tecidos;
  • aumentar a troca de gases no pulmão, visto que o órgão passa a receber mais ar e a difundir maior quantidade de oxigênio para o sangue;
  • aumentar a força do coração, que passa a bombear melhor o sangue;
  • tornar os músculos mais desenvolvidos e tonificados, aumentando a sua força.

7. Outros benefícios da atividade física

Outros benefícios que os exercícios podem trazer para a sua saúde são:

  • melhoria da memória;
  • elevação da saúde dos ossos e das articulações;
  • alívio de dores crônicas;
  • diminuição da chance de hospitalização por doenças crônicas;
  • redução do risco de infarto e ataque cardíaco;
  • controle da pressão arterial.

Agora ficou claro que os exercícios têm um grande poder de trazer mais saúde e qualidade de vida para o seu dia a dia, não é mesmo? Lembre-se que, para que esses benefícios sejam sentidos, é necessário que a prática das atividades seja regular — ou seja, pelo menos meia hora por dia ou três vezes por semana.

Não se esqueça também que qualquer atividade física só deve ser iniciada após a avaliação médica, e é indispensável que ela seja orientada por um profissional habilitado, como um educador físico ou um fisioterapeuta. Só eles saberão exatamente qual é o exercício mais adequado e a intensidade mais indicada para você.

Agora que você já conhece os benefícios da atividade física, que tal ajudar os amigos a sair do sedentarismo? Basta compartilhar este post nas suas redes sociais!