Como o exercício físico pode atuar na regulação da massa adiposa corporal?

  • PDFView PDF

Como o exercício físico pode atuar na regulação da massa adiposa corporal?

Como o exercício físico pode atuar na regulação da massa adiposa corporal?

Artigo de revisãoEfeitos metabólicos do exercício físico na obesidade infantil: uma visão atualMetabolic effects of exercise on childhood obesity: a current vision

Under a Creative Commons license

Open access

Resumo

Objetivo

Revisar a literatura atual a respeito dos efeitos do exercício físico sobre diferentes variáveis metabólicas da obesidade infantil.

Fontes de dados

A pesquisa foi feita nas bases de dados Pubmed e Web of Science. Os descritores usados foram: obesity, children obesity, childhood obesity, exercise e physical activity. A pesquisa eletrônica foi feita com base nos estudos publicados de abril de 2010 a dezembro de 2013, em idioma inglês.

Síntese dos dados

O rastreamento dos estudos com os descritores encontrou 88.393. Após cruzamento entre os descritores, obtiveram‐se 4.561. Desses, depois da análise dos títulos, foram cogitados 182 relevantes referências, submetidos então aos critérios de inclusão/exclusão, e totalizaram, no fim, 39. A maioria dos estudos relacionou a prática de exercícios físicos aeróbicos e resistidos à melhoria da composição corporal, à regulação do perfil lipídico e metabólico e ao estado inflamatório de crianças e adolescentes obesos. Entretanto, a magnitude dos efeitos está associada ao tipo, à intensidade e à duração da prática.

Conclusões

O exercício físico, independentemente do tipo, mostra‐se capaz de promover adaptações positivas sobre a obesidade infantil, principalmente por atuar na restauração da homeostase celular e sistema cardiovascular, na melhoria da composição corporal e também aumento da ativação metabólica.

Abstract

Objective

To review the current literature concerning the effects of physical exercise on several metabolic variables related to childhood obesity.

Data sources

A search was performed in Pubmed/Medline and Web of Science databases. The keywords used were as follows: Obesity, Children Obesity, Childhood Obesity, Exercise and Physical Activity. The online search was based on studies published in English, from April 2010 to December 2013.

Data synthesis

Search queries returned 88,393 studies based on the aforementioned keywords; 4,561 studies were selected by crossing chosen keywords. After applying inclusion criteria, four studies were selected from 182 eligible titles. Most studies have found that aerobic and resistance training improves body composition, lipid profile and metabolic and inflammatory status of obese children and adolescents; however, the magnitude of the effects is associated with the type, intensity and duration of practice.

Conclusions

Regardless of type, physical exercise promotes positive adaptations to childhood obesity, mainly acting to restore cellular and cardiovascular homeostasis, to improve body composition, and to activate metabolism; therefore, physical exercise acts as a co‐factor in combating obesity.

Palavras-chave

Exercício físico

Obesidade pediátrica

Nutrição da criança

Metabolismo

Keywords

Exercise

Pediatric obesity

Child nutrition

Metabolism

Cited by (0)

Copyright © 2014 Associação de Pediatria de São Paulo. Published by Elsevier Editora Ltda.

Autores

  • Ellen Crisitini de Freitas Universidade de São Paulo - USP/RP
  • Mariana Pereira Nobrega Universidade Estadual Paulista “Julio Mesquita” – UNESP –Campus Araraquara
  • Flavia Rosa Troncom Universidade de São Paulo – USP – Ribeirão Preto
  • Gabriel Silveira Franco Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto – EEFERP-USP

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v15i3.15698

Resumo

É sabido que os ácidos graxos são importante fonte de energia para contração muscular. As principais fontes metabólicas de energia derivadas dos lipídios são os ácidos graxos do tecido adiposo, os triglicerídeos intramusculares e os triglicerídeos circulantes do plasma. A contribuição de cada um depende do exercício realizado, duração, intensidade e estado de treinamento do indivíduo. O treinamento de longa duração provoca adaptações no organismo como, aumento da capacidade oxidativa dos músculos esqueléticos e maior participação dos lipídios como substrato energético durante o esforço, ocasionando possível melhora no desempenho do atleta. O objetivo do presente estudo foi investigar a regulação do metabolismo lipídico durante a realização do exercício físico.

Palavras chave: Ácidos graxos; lipólise; exercício físico; metabolismo

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ellen Crisitini de Freitas, Universidade de São Paulo - USP/RP

possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (1991), graduação em Nutrição pelo Centro Universitário Monte Serrat - Unimonte/ Santos (2006), especialização em Nutrição Esportiva pela Universidade Ibirapuera - UNIB/ SP(2006), mestrado pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (1999) e doutorado em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo (2003). Tem experiência na área de Nutrição, atuando principalmente nos seguintes temas: obesidade, Desnutrição, metabolismo lipídico, metabolismo de proteínas, e nutrição esportiva. Atualmente é pós-doutoranda do Laboratório de Espectrometria de Massa da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Além disso, é professor doutor (RDIDP) da Universidade de São Paulo - Escola de Educação Física Esporte Ribeirão Preto (EEFERP), atuando no Curso de Bacharelado em Educação Física.

Mariana Pereira Nobrega, Universidade Estadual Paulista “Julio Mesquita” – UNESP –Campus Araraquara

possui graduação em Nutrição e Metabolismo pela Universidade de São Paulo (2009) . Atuando principalmente nos seguintes temas: Taurina, Treinamento, Nadadores, Gasto Energético, Balanço Nitrogenado

Flavia Rosa Troncom, Universidade de São Paulo – USP – Ribeirão Preto

Possui graduação em Nutrição (2003) e mestrado em Alimentos e Nutrição (2007) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP. Realizou curso de especialização em Técnicas Laboratoriais Aplicadas à Nutrição Humana (2006/2007) e aperfeiçoamento em Avaliação Nutricional Intra-hospitalar (2006) pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP e participou do "Curso de capacitación sobre evaluación optimizada del hierro" no Centro de Investigaciones en Nutrición de la Universidad de Carabobo, CIN-UC, Venezuela (2005). Atualmente é aluna de doutorado em Investigação Biomédica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP.

Gabriel Silveira Franco, Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto – EEFERP-USP

Aluno do curso de Nutrição (2007) da Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP) e do curso de Educação Física (2009) da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP) da Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é bolsista de iniciação científica cnpq da Universidade de São Paulo com o seguinte projeto: Avaliação da composição corporal e marcadores antioxidantes após suplementação de creatina em jogadores de futebol.

Como o exercício físico pode atuar na regulação da massa adiposa corporal?

Como Citar

DE FREITAS, E. C.; NOBREGA, M. P.; TRONCOM, F. R.; FRANCO, G. S. METABOLISMO LIPÍDICO DURANTE O EXERCÍCIO FÍSICO: MOBILIZAÇÃO DO ÁCIDO GRAXO. Pensar a Prática, Goiânia, v. 15, n. 3, 2012. DOI: 10.5216/rpp.v15i3.15698. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/15698. Acesso em: 19 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Licença

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.

2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

Como o exercício físico pode atuar na regulação da massa adiposa corporal?

Qual o papel do exercício físico no controle do peso corporal?

A importância da atividade física na perda de peso vai muito além da queima de calorias, pois repercute na saúde de forma global. Promove melhora na condição física e no funcionamento biológico, reduz o estresse, melhora o humor e diminui o risco de doenças cardiovasculares.

Qual a relação entre atividade física e gordura corporal?

O exercício melhora a mobilização e o catabolismo de gorduras , acelerando a perda de gordura corporal . A prática regular de exercícios físicos pode contribuir também para a redução do peso corporal mediante ao aumento da taxa metabólica de repouso, posterior a sua utilização.

Como a prática do exercício físico modifica nossa composição corporal?

Já os exercícios físicos, além de promover benefícios com a redução da massa de gordura, são importantes para aumentar a massa magra e aumento do gasto energético, contribuindo para melhorar e promover manutenção dos componentes da composição corporal.

Quais atividades físicas são indicadas para a perda de tecido adiposo?

Para isso, várias modalidades são indicadas como, por exemplo, natação, ciclismo, caminhadas, corridas, sendo que a corrida parece ser mais eficiente que o ciclismo na queima de gordura (Achten e cols., 2003).