Como ser lider de si mesmo

Você já ouviu falar de auto liderança? Já pensou o porquê é importante ter autogestão de sua carreira? O quanto isso impacta nos seus resultados como líder?

Se você é líder ou almeja esta posição e nunca ouviu falar sobre esse tema, comece a pesquisar. Antes de liderar uma equipe você precisa ter o controle e autogerenciamento do seu papel de liderança, das suas emoções, das suas estratégias e da sua motivação.

Segundo o escritor Augusto Cury: “A maior tarefa de um ser humano é ser líder de si mesmo e a maior tarefa de um líder é sair da plateia, entrar no palco de sua mente e ser autor de sua própria história.” 

A competitividade no mercado exige que o líder seja protagonista, que seja capaz de gerenciar, comportamentos, pensamentos, relacionamentos e estratégias para alcançar seus objetivos pessoais e profissionais.

O desejo de liderar a si mesmo precisa partir do profissional, a busca por direcionar seus resultados e aprimorar suas habilidades também. E acredite, todo esse processo precisa de tempo para construção. O líder necessita se observar e enxergar em si o potencial necessário para mudança.

No que eu sou bom? Quais os meus talentos? Pense comigo, qual o caminho mais fácil? Lógico que são suas forças. Direcione seu processo de construção iniciando pelo positivo. Aprimore habilidades que já estão contribuindo positivamente para seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Na prática, a aplicação desses conceitos deve partir da busca de qualificações e novos conhecimentos, a equipe precisa ser guiada por alguém que seja referência no que faz e que tenha credibilidade na fala para dar segurança. Em seguida, trabalhe o equilíbrio interior, um gestor precisa ter estrutura emocional para lidar com as situações diárias, de que vale um líder com conhecimento, mas que não gerencia suas emoções?

Lembre-se, essas dicas são gerais, porém preciso ressaltar que o desenvolvimento da auto liderança envolve diversos fatores individuais que terão diferenças de um profissional para o outro.

Liderar a si mesmo demanda grande comprometimento e disciplina acima do normal. Você precisa inspirar sua equipe e ser exemplo no que faz. Necessita gerenciar suas emoções, suas ações e ter estratégias direcionadas.

Abaixo seguem alguns benefícios:

Se você quer ser um líder de sucesso, comece de dentro para fora. Inicie por você e estenda a sua equipe. Acredite, o processo pode ser lento e gradativo, mas será o passo primordial para melhorar seus resultados como gestor.

E aí líder, você tem controle de sua trajetória?

Eliane Couto Oliveira - Analista Comportamental

Se compararmos a mente humana com o mais belo teatro, onde se encontra a maioria dos jovens e adultos? No palco, dirigindo a peça, ou na plateia, sendo espectador passivo dos seus conflitos, perdas e culpas? Onde você se encontra?

Ser ator principal no palco da vida não significa não falhar ou não chorar. Significa refazer caminhos, reconhecer erros e aprender a deixar de ser aprisionado pelos pensamentos e emoções. Neste livro, você vai descobrir as ferramentas necessárias para se tornar o autor da sua própria história e fazer da sua vida um grande espetáculo.

Como ser lider de si mesmo
O crescente aumento da competitividade faz com que as empresas demandem um nível sempre mais alto de aprimoramento em termos de performance e inovação. Para isso, a empresa opera por meio de cinco pontos essenciais: produtos e serviços, processos, organização, sistema de informação e especialmente o ser humano.

Entre essas cinco dimensões, a do ser humano representa a fonte de maior desenvolvimento e o fator chave na geração do valor agregado, capaz de assegurar o sucesso da empresa. Uma atenta gestão das pessoas é fundamental para determinar o nível de rendimento e resultados, confirmando a ligação entre qualidade das relações interpessoais, o nível de motivação e o rendimento.

O primeiro passo para gerir pessoas com sabedoria é saber liderar a si mesmo de forma eficaz, reconhecendo que, antes de ocupar um determinado cargo, ele é um ser humano em busca de um significado e um sentido naquilo que faz. Ser líder de si mesmo significa se conhecer, saber se motivar e saber definir  estratégias necessárias para agir e buscar o equilíbrio entre as exigências da realidade da empresa e a satisfação dos colaboradores.

Quais as principais características  de uma pessoa que possui autoliderança?

Quem tem autoliderança sabe organizar e conduzir a própria vida de forma eficaz. Tem um projeto de vida onde o trabalho é incluído e sabe se observar para modificar os condicionamentos ou limitações instaladas. O líder de si mesmo define objetivos, tem uma autocrítica construtiva, assume as próprias responsabilidades e respeita suas próprias ações e também as dos outros.

Ele pensa em termos de oportunidades e soluções, sabendo que o dia a dia é como nós o criamos: podemos fechar os olhos para a realidade, ou mantê-los abertos, mudando assim completamente a relação com o mundo.

Quem sabe liderar a si mesmo tem modelos de pensamentos positivos que são transmitidos também aos colaboradores, dando as condições para que eles adquiram competências e possam se tornar líderes de si mesmo, descobrindo cada vez mais suas potencialidades.

O líder se relaciona diretamente com as pessoas da empresa e para isso são necessárias competências específicas, entre elas:

Cadastre-se e busque a vaga de emprego ideal!

  • 1 Crie uma conta grátis
  • 2 Cadastre seu currículo
  • 3 Busque vagas e candidate-se
  • 4 Aguarde contato do recrutador

- Comunicar-se de forma apropriada em conteúdo, contexto e tempo, sabendo explicar, não somente o “que” se está fazendo e o “como” precisamos fazer, mas especialmente o “por que” se faz, o propósito de tudo aquilo. É Isso que o torna um líder inspirador.

- Ter uma visão geral do ser humano, como indivíduo que pensa, sente e vive de forma única, complexa e mutável.  Saber lidar com as emoções próprias e do outro, para compreender melhor os colaboradores, influenciar os comportamentos, e poder guiá-los para equilibrar os interesses individuais com os da empresa.

O líder de si mesmo reconhece que independente de onde ele se encontra, é apenas de passagem, assim como somos de passagem na vida.  O importante é transmitir algo valioso às pessoas que encontramos nessa passagem, influenciá-las e envolvê-las emotivamente, para contribuir em deixá-las melhores, tocando a sua alma e para que elas se tornem também lideres de si mesmo.

Eduardo Shinyashiki é palestrante, consultor organizacional, especialista em desenvolvimento das Competências de Liderança e Preparação de Equipes. Presidente da Sociedade Cre Ser Treinamentos, Eduardo também é escritor e autor de importantes livros como Transforme seus Sonhos em Vida, da Editora Gente, sua publicação mais recente. www.edushin.com.br.