É correto falar que a pessoa é surda?

O  assunto dessa semana traz uma grande confusão para a maior parte da população em geral: todo surdo é mudo?

A grande verdade é que a resposta para essa pergunta é: nem sempre.

Não é correto dizer que todo surdo é surdomudo, pois a maioria dos surdos têm as cordas vocais em perfeito funcionamento, portanto, são minorias os surdos que também são mudos. Em alguns casos, surdos falam e são chamados de surdos oralizados pois desenvolveram a fala através de um trabalho com fonoaudiologia.

Ao falar de Deficientes auditivos, é comum ouvir a expressão “Surdo-Mudo”. Porém, o que poucos sabem é que esta é uma ideia equivocada e que necessita de esclarecimentos.

A maioria das pessoas acaba concluindo que os surdos são também mudos pelo fato de não ouvirem. É verídica a ideia de que nós aprendemos a falar ouvindo, porém a expressão “mudo” tem relação com outro sentido.

Como identificar uma pessoa muda?

Pessoa muda é aquela que não faz uso do seu aparelho fonador (conjunto de órgãos e estruturas que produzem os sons de nossa fala) para fala ou qualquer outra manifestação vocal. O ponto é que a “mudez” não está relacionada com a “surdez”. São minoria os surdos que também são mudos.

O fato é que qualquer surdo que tenha seu aparelho fonador em perfeito estado, pode desenvolver a fala, claro que com certa dificuldade, e é preciso esforço e acompanhamento de um bom especialista.

Então, a ideia de que todo surdo é mudo deve ser completamente extinta de nossas mentes. É importante ressaltar que mesmo que o surdo não consiga falar de forma oral, ele fala com as mãos. A linguagem de sinais é também um tipo de fala, pois é através dela que se comunicam os deficientes, sendo eles surdos, mudos ou os dois.

Como se comunicar com um deficiente auditivo?

Agora que desmistificamos esse assunto, vale abordarmos também sobre a melhor forma de se comunicar com um deficiente auditivo. Por isso, separamos 4 dicas essenciais para quem deseja se comunicar com alguém que possui alguma deficiência auditiva:

1. Mantenha contato visual

É importante que exista contato visual com a pessoa surda. Evite circular e fazer movimentos bruscos durante a comunicação e escolha um local tranquilo para o atendimento, evitando lugares muito movimentados que propiciem a interrupção da comunicação.

2. Seja expressivo

Ter uma boa expressão facial é um fator essencial para atender um deficiente auditivo, assim como os elementos que completam o discurso verbal: gestos, mímicas, escrita etc.

Os gestos são de grande auxílio na comunicação com os surdos mas evite realizar sinais se você não conhece a Língua Brasileira de Sinais, pois pode ser confuso para o surdo.

Caso o surdo ainda não esteja entendendo o que você está explicando, procure outras palavras e busque sinônimos simples. É importante demonstrar paciência e empatia.

3. Evite falar muito lentamente

Importante falar de forma clara e sem exageros, usando frases curtas e simples para que o surdo consiga compreender totalmente o que está sendo dito.

Permita que a pessoa veja bem o seu rosto pois alguns surdos conseguem compreender melhor o que está sendo dito através da leitura labial.

Caso a pessoa possua algum tipo de deficiência auditiva em que ainda há alguma percepção de sons, em alguns casos aumentar o tom de voz pode ajudar na comunicação, mas lembre-se: não é necessário gritar.

4. Conheça a Língua Brasileira de Sinais

A comunicação oficial dos surdos é a Língua Brasileira de Sinais. Aprender Libras, além de incrementar a sua carreira, é um meio de ampliar sua comunicação e melhorar o atendimento na sua empresa.

Caso o surdo esteja acompanhado de um intérprete, dirija-se sempre ao surdo para se comunicar. Nesse momento o cliente é ele e não o acompanhante. Isso demonstrará respeito à pessoa com deficiência auditiva

Quer saber mais sobre o assunto? Confira os cursos de Surdez – Aquisição de Linguagem e Inclusão Social e Libras, e utilize o certificado dos cursos para complementar suas atividades acadêmicas.

É muito comum, que quando pessoas começam a se interessar por entender mais sobre a acessibilidade, hajam dúvidas sobre as diferentes formas de chamar a pessoa com deficiência auditiva. PCD, deficiente ou pessoa com deficiência? Deficiência mental ou deficiência intelectual? Cego ou deficiente visual? Essas e outra perguntas sempre acabam surgindo. E, quando falamos de surdez, a maior dúvida é: qual é o termo mais correto, deficiente auditivo ou surdo?

Nenhuma das duas é mais correta, porque nenhuma das duas é, também, exatamente errada! Vamos te explicar qual é a diferença entre ser uma pessoa surda ou com deficiência auditiva:

A diferença entre “Deficiente Auditivo” e “Surdo”

Do ponto de vista clínico, o que difere surdez de deficiência auditiva é a profundidade da perda auditiva. As pessoas que têm perda profunda, e não escutam nada, são surdas. Já as que sofreram uma perda leve ou moderada, e têm parte da audição, são consideradas deficientes auditivas.

Porém, levar em conta só a perspectiva clínica não é suficiente, já que a diferença na nomenclatura também tem um componente cultural importante: a Língua Brasileira de Sinais.

Libras: porque é importante para os surdos

Para quem não sabe, a Libras é uma língua (e não uma linguagem) reconhecida por lei no Brasil e possui estrutura e gramática próprias. Por ser uma língua visuoespacial, ela é muito mais fácil de ser aprendida pelos surdos e por isso é o primeiro idioma da comunidade surda no país. E é aí que entra o aspecto cultural na diferenciação entre surdos e deficientes auditivos. As pessoas que fazem parte da comunidade se identificam como surdas, enquanto as que não pertencem a ela são chamadas de deficientes auditivas. Sob essa perspectiva, a profundidade da perda auditiva passa a não ter importância, já que a identidade surda é o que define a questão.

Para os surdos, a surdez não é uma deficiência, é uma outra forma de experimentar o mundo. Mais do que isso, a surdez é uma potencialidade, que abre as portas para uma cultura própria muito rica, que não se identifica pelo que ouve ou não. Na comunidade surda não há “perda auditiva”, mas sim um “ganho surdo”.

E como os surdos dependem da língua de sinais para se comunicar, é essencial que haja acessibilidade em Libras e todos os lugares, desde as escolas até a internet – o que não faz tanta diferença assim para quem é deficiente auditivo.

O deficiente auditivo e o mundo ouvinte

Diferentemente dos surdos, os deficientes auditivos têm uma identidade muito mais relacionada ao mundo ouvinte. Geralmente essas pessoas foram perdendo a audição com o tempo e não utilizam a Libras. Muitas delas se comunicam em português, fazendo leitura labial e dependendo de outros recursos assistivos, como as legendas.

Também é comum encontrar pessoas com deficiência auditiva que utilizam próteses auditivas ou implantes cocleares, justamente por também quererem fazer parte do mundo oralizado, além do mundo surdo.

Infelizmente, há casos em que pais ouvintes insistem na oralização de seus filhos surdos, por não conhecerem bem a comunidade surda e acreditarem que o mundo ouvinte é o único que existe. E como o português é uma língua muito fonética, é mais difícil para o surdo aprendê-la sem saber Libras primeiro. Como consequência, muitos surdos têm o desenvolvimento comprometido, uma vez que a cognição está fortemente relacionada ao desenvolvimento da linguagem.

Fonte: http://blog.handtalk.me/surdo-ou-deficiente-auditivo/


Entre em contato agora mesmo com uma de nossas unidades e surpreenda-se:

WhatsApp: (11) 97093-6692
Central: 0800-7746446

TATUAPÉ – Rua Tuiuti, 2009 – Loja 1
11 – 2094-2828 | 11 – 2094-3333

LIBERDADE – Praça da Liberdade, 80, 6º andar – Conj. 61
11 – 3107-9696 | 11 – 3107-2828

Facebook: fb.com/audioglobalsolucoesauditivas/
Instagram: instagram.com/audioglobalsolucoesauditivas/

Qual a forma correta de chamar uma pessoa surda?

Para se referir a uma pessoa com perda total de audição, o certo é dizer que ela é surda e não surda-muda.

É possível uma pessoa surda falar?

A maioria dos surdos têm as cordas vocais em perfeito funcionamento, portanto, são minorias os surdos que também são mudos. Muitas pessoas surdas não falam porque não aprenderam a falar. Alguns surdos falam, são os surdos oralizados, que desenvolveram a fala através de um trabalho com fonoaudiologia.

Qual a diferença entre surdo e surdez?

Assim, deficiente auditivo é aquele que tem algum grau de perda auditiva mesmo que, em algum momento, tal perda se torne total. Na maioria dos casos, a pessoa já aprendeu a se comunicar por meio da linguagem oral e escutou os sons em algum momento. O surdo, por sua vez, tem total ausência de audição.

Como falar que uma pessoa é surda e muda?

Quando se comunicar com uma pessoa surda ou surda-muda, falar de maneira clara, pronunciando bem as palavras, sem exageros, usando a velocidade normal, a não ser que ela peça para falar mais devagar. Usar um tom normal de voz, a não ser que peçam para falar mais alto. Gritar quase que nunca adianta.