Em que camada há maior concentração de ozônio porque esse gás é importante para a vida da terra

Em volta da Terra há uma frágil camada de um gás chamado ozônio (O3), que protege animais, plantas e seres humanos dos raios ultravioleta emitidos pelo Sol. Na superfície terrestre, o ozônio contribui para agravar a poluição do ar das cidades e a chuva ácida. Mas, nas alturas da estratosfera (entre 25 e 30 km acima da superfície), é um filtro a favor da vida. Sem ele, os raios ultravioleta poderiam aniquilar todas as formas de vida no planeta.

Navegação

Buscar Notícias

Acessibilidade

em breve...

Carregando...

Fundações

  • Editora Unesp
  • Fundunesp
  • Fundação Vunesp

Governo

  • Governo de São Paulo
  • Conselho de Reitores
  • Transparência Unesp

Sistemas

  • Sistemas Online
  • EDUROAM
  • Videoconferência
  • VPN
  • Webmail

Saúde

  • Unesp Saúde
  • e-Care Sentinela
  • NUMIS

Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design - Câmpus de Bauru
Av Eng Luiz Edmundo Carrijo Coube, nº 14-01 - Vargem Limpa - Bauru/SP - CEP 17033-360
Pabx: (14) 3103-6000

Em que camada da atmosfera há maior concentração de ozônio por que a camada de ozônio é importante para a vida na Terra?

a maior concentração de ozônio na estratosfera é chamada de “camada de ozônio”. ... a camada de ozônio (ozônio estratosférico) absorve parte da radiação ultravioleta do sol nociva à vida. Por causa dessa função, o ozônio estratosférico é considerado “ozônio bom”.

O que é uma camada de ozônio?

O ozônio (O3) é um dos gases que compõe a atmosfera e cerca de 90% de suas moléculas se concentram entre 20 e 35 km de altitude, região denominada Camada de Ozônio. Sua importância está no fato de ser o único gás que filtra a radiação ultravioleta do tipo B (UV-B), nociva aos seres vivos.

Em qual camada da Terra o ozônio desempenha a função de mocinho ao contribuir para a manutenção da vida no planeta?

A camada de ozônio é um dos componentes mais importantes que formam a estratosfera do nosso planeta. Ela é uma fina camada formada pelo gás ozônio (O3) que protege você, sua família e todos os outros seres vivos da Terra contra os raios ultravioleta do sol.

O que é a camada de ozônio é importante para a vida na Terra?

Sua importância está no fato de que é o único gás que filtra a radiação ultravioleta do tipo B (UV-B), que é nociva aos seres vivos. Desta forma, a camada de ozônio age com uma espécie de escudo protetor.

Qual é a função dessa camada?

Em volta da Terra há uma frágil camada de um gás chamado ozônio (O3), que protege animais, plantas e seres humanos dos raios ultravioleta emitidos pelo Sol. ... Sem ele, os raios ultravioleta poderiam aniquilar todas as formas de vida no planeta.

O que é a camada de ozônio por que ela é importante para os seres vivos?

Sua importância está no fato de que é o único gás que filtra a radiação ultravioleta do tipo B (UV-B), que é nociva aos seres vivos. Desta forma, a camada de ozônio age com uma espécie de escudo protetor. ... Os animais também sofrem as consequências do aumento da radiação.

O que destrói o ozônio são quatro palavras?

Os principais gases que destroem a camada de ozônio são o tetracloreto de carbono (CTC), brometo de metila, halon, clorofluorcarbono (CFC) e hidrofluorcarbono (HCFC).

A análise sintática corresponde ao processo de avaliar uma frase e classificar cada um dos elementos que integram o período. Nesta videoaula, estudaremos esses enunciados, do ponto de vista da análise sintática, a partir de sua estrutura e das relações semânticas que o compõem. Não deixe de assistir!

A camada de ozônio é composta pelo gás ozônio (cuja fórmula molecular é O3) e está localizada em uma região da atmosfera denominada de estratosfera, que fica entre 20 km e 35 km da superfície da Terra.

Em que camada há maior concentração de ozônio porque esse gás é importante para a vida da terra

Representação esquemática de todas as camadas que compõem a atmosfera

A existência da camada de ozônio auxilia na manutenção da vida em nosso planeta, já que ela consegue filtrar cerca de 95% dos raios ultravioleta (UV) oriundos do Sol, impedindo que a maior parte desses raios atinja a superfície terrestre.

Um ponto negativo em relação ao gás ozônio é que, na troposfera (camada atmosférica mais próxima da superfície terrestre), ele também está presente, mas em menor quantidade, e participa do smog fotoquímico, ou seja, participa de um fenômeno de poluição atmosférica.

Tópicos deste artigo

Formação do ozônio

A quantidade de O3 presente na camada de ozônio é constantemente modificada porque os raios ultravioleta, ao chegarem à camada, promovem a separação de um dos oxigênios do ozônio, formando mais gás oxigênio.

O3(g) → O2(g) + O(g)

Além da degradação do ozônio, a radiação ultravioleta também promove a quebra da ligação entre os oxigênios de algumas moléculas de gás oxigênio, como na equação a seguir:

O2(g) → 2O(g)

Em seguida, porém, cada oxigênio livre interage com uma molécula de gás oxigênio, formando uma molécula do gás ozônio (O3), como na equação a seguir:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O + O2(g) → O3(g)

Assim, a quantidade de gás ozônio na camada modifica-se constantemente de forma natural.

Qual a importância da camada de ozônio?

A existência da camada de ozônio na estratosfera é fundamental, pois ela impede que grande parte das radiações ultravioleta atinja a superfície terrestre. Quando a radiação ultravioleta atinge a superfície terrestre, pode desencadear diversos danos nos mais variados seres vivos, a saber:

  • Desenvolvimento de câncer de pele;

  • Aumento da frequência de ativações da replicação do vírus herpes em indivíduos que o tenham contraído, desenvolvendo as lesões características da doença;

  • Cegueira provocada pelo aumento da catarata em indivíduos com tendência a desenvolvê-la;

  • Aumento da temperatura do planeta (aquecimento global), já que um maior número de raios ultravioleta atinge a superfície da Terra, aumentando a retenção de calor.

Substâncias que prejudicam a camada de ozônio

Entre as substâncias químicas que acabam reagindo e degradando o ozônio, temos:

  • Óxido nítrico (NO): substância produzida a partir da queima de combustíveis fósseis;

  • Óxido nitroso (N2O): substância eliminada por veículos e indústrias químicas;

  • Dióxido de carbono (CO2): substância geralmente produzida em reações químicas de combustão completa;

  • Clorofluorcarbonos (CFCs): substâncias muito utilizadas como propelentes em produtos aerossóis (como desodorante spray), na produção de materiais plásticos e em equipamentos de refrigeração (como geladeiras).

Essas substâncias, de modo geral, prejudicam a camada de ozônio porque, quando atingidas pela radiação ultravioleta, principalmente os CFCs, têm suas moléculas decompostas, fazendo com que seus átomos livres reajam com a molécula de ozônio, transformando-a em uma molécula de gás oxigênio (O2). Essa ocorrência diminui a concentração de ozônio e a filtragem dos raios ultravioleta.

Em que camada a maior concentração de ozônio porque esse gás é importante para a vida na Terra?

a maior concentração de ozônio na estratosfera é chamada de “camada de ozônio”. Por que nos preocupamos com a camada de ozônio? a camada de ozônio (ozônio estratosférico) absorve parte da radiação ultravioleta do sol nociva à vida. Por causa dessa função, o ozônio estratosférico é considerado “ozônio bom”.

Porque a camada de ozônio é importante para a vida?

Qual é a importância da camada de ozônio? Como já foi dito, a camada de ozônio é um dos fatores fundamentais para que haja vida no planeta Terra, pois impede que a radiação ultravioleta acometa a superfície terrestre de forma prejudicial.

Qual é a camada onde há maior concentração de ozônio?

O ozônio (O3) é um dos gases que compõe a atmosfera e cerca de 90% de suas moléculas se concentram entre 20 e 35 km de altitude, região denominada Camada de Ozônio.

Por que a camada de ozônio é fundamental para a vida na Terra Brainly?

A função prioritária da existência da camada de ozônio na atmosfera terrestre é filtrar e impedir a passagem dos raios ultravioletas (UV-A, UV-B e UV-C) para a superfície da Terra. Desse modo, qualquer alteração na camada de ozônio afeta diretamente essa função, causando um desequilíbrio ambiental.