Interdependência entre espaços com diferentes níveis de desenvolvimento

Metas de desenvolvimento

A crescente globalização e interdependência entre espaços humanos, económicos e culturais evidencia a dimensão global dos problemas e a necessidade da cooperação de todos para a sua solução.

1- O que é a ONU?

A Organização das Nações Unidas, também conhecida pela sigla ONU, é uma organização internacional formada por países que se reuniram voluntariamente para trabalhar pela paz e o desenvolvimento mundial.

2-Qual é a origem da ONU?

Depois da II Guerra Mundial, que devastou dezenas de países e tomou a vida de milhares de seres humanos, existia na comunidade internacional um sentimento generalizado de que era necessário encontrar uma forma de manter a paz entre os países. Porém a ideia de criar a ONU não surgiu de uma hora para outra. Foram necessários anos de planeamento e dezenas de horas de discussões antes do surgimento da Organização.

Cimeira do Milénio

Criado pela ONU, que teve lugar em Setembro de 2000, os países membros assinaram, em conjunto, uma declaração, a Declaração do Milénio, que fixou 8 objectivos de desenvolvimento. Estes objectivos, chamados os "Objectivos de Desenvolvimento do Milénio" (ODM), São:

1- Reduzir para metade a pobreza extrema e a fome
2- Alcançar o ensino primário universal
3- Promover a igualdade entre os sexos
4- Reduzir em dois terços a mortalidade infantil
5- Reduzir em três quartos a taxa de mortalidade materna
6- Combater o VIH/SIDA, a malária e outras doenças graves
7- Garantir a sustentabilidade ambiental
8- Criar uma parceria mundial para o desenvolvimento

Nota: Os oito objectivos de desenvolvimento refere-se á vida Humana, um mundo sem miséria, pobreza. Cada um dos objectivos são a solução para estes problemas,por exemplo:

1- melhor alimentação, que faz diminuir a taxa de mortalidade infantil e aumentar o numero de matrículas nas escolas, tanto o sexo masculino como o sexo feminino.

2- Diminuir a pobreza, aumentar as condições de vida,etc...

Promoção da igualdade e da democratização

Um dos obstáculos ao desenvolvimento é a desigualdade social.
Obstáculo ao desenvolvimento é a corrupção entre funcionários do Estado.
E de empresas privadas, que fazem uma má gestão das riquezas naturais e da ajuda publica ao desenvolvimento, usando-as em proveito próprio.
A democratização é uma condição necessária para o desenvolvimento humano.
E para a redução das desigualdades, em cada país e a nível mundial.

Maior justiça nas relações comerciais

O comércio desempenha um importante papel na cooperação para o desenvolvimento, mas é preciso ultrapassar alguns problemas:

1-desigualdades no acesso aos mercados internacionais;
2-menor valor comercial dos produtos mais exportados pelos PD’s;
3-fraca capacidade desses países de influenciar as regras do mercado.

NOTA:
Uma forma de cooperação para o desenvolvimento é a promoção de uma maior justiça nas relações sociais.
A ideia do comércio justo é criar mais justiça nas relações comerciais internacionais, permitindo aos mais pobres o acesso aos mercados dos PD’s.

Maior participação e poder de decisão

Apesar das decisões de instituições como FMI, o banco mundial, o conselho de segurança da ONU e a organização mundial do comércio influenciaram a economia e os destinos dos países em desenvolvimento, estes têm pouco poder de participação e de influência nessas decisões.
É importante que as instituições internacionais dêem aos países em desenvolvimento uma verdadeira possibilidade de participar, como membros de pleno direito, de modo a que possa existir uma verdadeira cooperação internacional.

Apresentação em tema: "INTERDEPENDÊNCIA DE ESPAÇOS COM DIFERENTES NÍVEIS DE DESENVOLVIMENTO"— Transcrição da apresentação:

1 INTERDEPENDÊNCIA DE ESPAÇOS COM DIFERENTES NÍVEIS DE DESENVOLVIMENTO

2 2. 1 Os principais obstáculos ao desenvolvimento dos países 2
2.1 Os principais obstáculos ao desenvolvimento dos países 2.2 O desigual acesso à saúde e educação no Mundo: causas e consequências 2.3 A estrutura do comércio mundial 2.4 A degradação dos termos de troca 2.5 A degradação dos termos de troca como constrangimento ao desenvolvimento 2.6 A globalização e o comércio mundial

3 Principais obstáculos ao desenvolvimento dos países
Existem vários obstáculos ao desenvolvimento dos países: Fatores internos como a instabilidade política ou a debilidade económica. Fatores externos como a ação das empresas multinacionais ou o peso da dívida externa. Condicionalismos históricos. Condições naturais adversas.

4 Obstáculos naturais Sucessivas catástrofes naturais agravam as situações económicas precárias dos países de baixo desenvolvimento, que não têm condições para minimizar as consequências destes fenómenos. Furacões Secas Deslizamento de terras Inundações Sismos

5 Obstáculos históricos
Os condicionalismos históricos foram determinantes enquanto existiu o colonialismo. Alguns países dos continentes africano, americano e asiático não se desenvolveram nem participaram na Revolução Industrial, resultado das relações de dependência política com as antigas colónias. Explica o que significa o conceito de neocolonialismo.

6 Obstáculos económicos
A debilidade económica dos países em desenvolvimento traduz-se em aspetos como: Com a ajuda do manual, identifica algumas situações concretas que contribuam para a debilidade económica dos países em desenvolvimento.

7 Obstáculos sociais e políticos
O baixo nível de escolaridade e a fraca formação profissional inviabilizam o investimento estrangeiro em setores mais dinâmicos para a economia. Escola no Mali.

8 Obstáculos sociais e políticos
A instablidade social e política origina golpes de Estado ou conflitos internos que se prolongam por muito tempo, paralisando a economia e agravando as situações de subnutrição e pobreza. Principais conflitos no continente africano, em 2009.

9 Obstáculos sociais e políticos
As precárias infraestruturas económicas e sociais não acompanham a explosão demográfica, originando normalmente situações de fome e de pobreza generalizadas. O Níger tem a mais elevada taxa de natalidade no Mundo.

10 O acesso desigual à saúde e educação
O elevado crescimento da população é responsável por um conjunto de graves desequilíbrios, que se traduzem em desiguais acessos à saúde e à educação por parte das populações mundiais. Há cinco consequências fundamentais deste crescimento populacional:

11 O acesso desigual à educação
Os países com baixo nível de escolaridade e fraca formação profissional atraem menos investimento estrangeiro. CAUSAS Elevado número de população jovem Baixo investimento no setor da educação Número insuficiente de professores e profissionais de educação Número insuficiente de escolas CONSEQUÊNCIAS Baixa literacia Baixo número de anos de escolaridade Elevada percentagem de analfabetos

12 O acesso desigual à educação
O acesso desigual à educação continua a ser um fator de desigualdade entre os países.

13 O acesso desigual à educação
As jovens do sexo feminino são as mais afetadas por este desigual acesso à educação, facto que as tornará mais dependentes ao longo da sua vida. Sobretudo as que vivem em áreas rurais. A questão do acesso das jovens ao ensino em certos países ganhou visibilidade com a jovem paquistanesa Malala Yousafzai, que se tornou uma ativista dos direitos das mulheres à educação.

14 O acesso desigual à saúde
A saúde é uma área na qual a relação entre a população e os recursos disponíveis conhece um forte contraste em termos mundiais.

15 A estrutura do comércio mundial
A estrutura do comércio mundial constitui uma das causas com maior peso nos contrastes de desenvolvimento que se registam entre os países a nível mundial. Produção de matérias-primas de valor reduzido Países de menor desenvolvimento Valorização dos produtos industriais de forte incorporação tecnológica Países de maior desenvolvimento

16 A estrutura do comércio mundial
Em linhas gerais pode dizer-se que o comércio mundial se estabelece entre os países produtores de matérias-primas e os países industrializados.

17 A estrutura do comércio mundial
O intercâmbio comercial internacional beneficia sobretudo os países de elevado desenvolvimento e contribui para o agravamento da situação económica dos países de baixo desenvolvimento.

18 A estrutura do comércio mundial
Durante a última década do século XX, o aparecimento de países emergentes, como a China e a Índia, alterou substancialmente o modelo de estrutura do comércio mundial.

19 A estrutura do comércio mundial
Ao longo da História, a atividade comercial tem-se tornado cada vez mais importante. Esta atividade é regulada pela lei da oferta e da procura. Refere o que é a balança comercial e os diferentes tipos que podem existir.

20 A estrutura do comércio mundial
As trocas económicas mundiais realizam-se em divisas, que é o nome atribuído à moeda que se utiliza nas operações comerciais. Em todos os países, além dos movimentos de capitais relativos às mercadorias, contabilizam-se entradas e saídas de capitais através da balança de pagamentos. Balança de pagamentos As remessas de dinheiro dos emigrantes As receitas do turismo As transferências de capitais do estrangeiro, que, por vezes, permitem equilibrar as receitas de alguns países

21 A degradação dos termos de troca
Nas últimas décadas, tem-se assistido a inúmeras transformações na atividade comercial, com vista a uma maior internacionalização. Para isso, foi importante o contributo de mudanças como: O desenvolvimento das telecomunicações e dos meios de comunicação. O desenvolvimento dos transportes. A globalização da economia.

22 A degradação dos termos de troca
A internacionalização trouxe uma organização diferente à estrutura do comércio mundial. Quais as consequências da degradação dos termos de troca para a economia dos países menos desenvolvidos?

23 A degradação dos termos de troca
A degradação dos termos de troca assenta em vários fatores e constitui uma das causas da dívida externa que os países em desenvolvimento têm para com os mais desenvolvidos. Dependência política. Pouca incorporação tecnológica dos produtos. Estrutura do comércio mundial. Ação das multinacionais. Dívida externa.

24 A degradação dos termos de troca como constrangimento ao desenvolvimento
A desigualdade nas trocas comerciais, que se traduz na degradação dos termos de troca dos países de baixo desenvolvimento e que agrava a dívida dos estados, levanta cada vez mais a questão do designado comércio justo como forma de equilibrar as relações comerciais entre os países. vs.

25 A globalização do comércio mundial
A estrutura do comércio mundial baseou-se, então, num modelo designado por centro-periferia em que: As economias periféricas são os países de baixo desenvolvimento (antigas colónias do hemisfério sul) As economias centrais são os países de elevado desenvolvimento

26 A globalização do comércio mundial
Explica o papel das empresas transnacionais e multinacionais neste contexto global.

27 A globalização do comércio mundial
A globalização apresenta um conjunto de vantagens e desvantagens para a população e para os países.

28 Avalia as tuas metas... Identificar os principais obstáculos ao desenvolvimento dos países. Reconhecer as causas do desigual acesso ao emprego, à saúde, à educação e à habitação e as suas consequências para o desenvolvimento das populações. Distinguir balança comercial de termos de troca. Reconhecer sistemas de trocas comerciais entre países com diferentes graus de desenvolvimento. Explicar os fatores responsáveis pela degradação dos termos de troca. Reconhecer a degradação dos termos de troca como um dos principais constrangimentos ao desenvolvimento. Inferir aspetos positivos e negativos da globalização no comércio mundial.