O que acontece com a intensidade da força elétrica entre duas cargas quando a distância entre elas e reduzida?

E.E.E.M.

Exercícios Lei de Coulomb 3os anos 2ºTrimestre

Profª Adriana Martins NOME:_____________________________TURMA:______

1) Sabemos que cada material possui um valor para sua constante eletrostática, ao lado está uma tabela com alguns valores conhecidos. Digamos que duas cargas elétricas de valores 4.10-6C e 8.10-9C encontram-se em um certo meio separadas por uma distância de 4m. Sabendo que a força eletrostática entre elas é de 4,, calcule a constante eletrostática do meio (k) e diga que meio é esse.

Material Vácuo Ar seco Benzeno Petróleo Etanol Água

K (Nm2C-2) 9.109 ≈9.109 2,3. 109 3,6. 109 3,6. 108 1,1. 108

2) Sabemos que cada material possui um valor para sua constante eletrostática. Digamos que duas cargas elétricas de valores 4nC e 2C encontram-se em um certo meio separadas por uma distância de 200cm. Sabendo que a força eletrostática entre elas é de 2,2.10-7N, calcule a constante eletrostática do meio (k) e diga que meio é esse.

3) Duas partículas de cargas elétricas q1 = 4 x 10-16 C e q2 = 6 x 10-16 C estão separadas no vácuo por uma distância de 3 x 10-9 m. Sendo k = 9x109Nm2C-2, a intensidade da força de interação entre elas, em newtons, é de a) 1,2 x 10-5

b) 1,8 x 10-4

c) 2,0 x 10-4

d) 2,4 x 10-4

e) 3,0 x 10-3

4) Duas cargas elétricas positivas e iguais a Q produzem entre si uma força elétrica repulsiva de 1,6 N, quando estão separadas de 3 m no vácuo. Sendo a constante eletrostática no vácuo K 0 = 9x109Nm2C-2, o módulo da carga Q é de: a) 4.10-5 C.

b) 4.10-4 C.

c) 4.10-6 C. d) 1,6.10-4 C.

e) 1,6.10-5 C.

5) A intensidade da força elétrica entre duas cargas elétricas puntiformes iguais, situadas no vácuo a uma distância de 30cm uma da outra, é de 2,5.10-6N. Qual o valor das cargas.

6) Complete as lacunas abaixo, calculando o que falta, use somente unidades do SI, use k= 9x109Nm2C-2. q1

q2

d

F (N)

a)

9C

3m

..............

b)

3.105C

6C ............ ...

15cm

60

c)

6.10-4C

6.10-4C

...............

202,5

7) Duas cargas pontuais Q e q , separadas por certa distância d, repelem-se com forças de intensidade F. Substituindo-se a carga Q por outra duas vezes maior e a carga q por outra três vezes maior, e mantendo-se entre as cargas a mesma distância d, a intensidade das novas forças repulsivas é a) 6F

b) 2(F/3)

c) 2F

d) 3F

e) F/3

8) Seja F a intensidade da força de atração elétrica entre duas partículas carregadas com cargas +q e -q, separadas por uma distância d. Se a distância entre as partículas for reduzida para d/2, a nova intensidade da força de atração elétrica será: a) 4F.

b) F/3.

c) 6F.

d) 9F.

e)F/9.

9) Dois corpos puntiformes e condutores estão eletrizados com cargas de mesmo sinal e estão separados por uma distancia r, no vácuo. Nessas condições eles se repelem com uma força elétrica de intensidade F. Coloque C para CERTO e E para ERRADO, corrija as afirmações erradas para a questão ser considerada. Tentativas de chute invalidarão a questão. ( ) Dobrando-se a distancia entre eles, a intensidade da força de interação eletrostática fica 4 vezes menor;

( ) Dobrando-se a quantidade de carga elétrica em cada corpo, a intensidade da força elétrica fica 4 vezes menor.

( ) Se os corpos forem colocados em contato e, em seguida, retornarem à posição original, a força elétrica entre eles passa a ser de atração.

( ) Se os corpos forem colocados em contato e, em seguida, retornarem à posição original, a força elétrica entre eles apresenta a mesma intensidade.

( ) A lei de Coulomb afirma que a força de interação elétrica de partículas carregadas é proporcional às massas das partículas.

( ) A lei de Coulomb afirma que a força de intensidade elétrica de partículas carregadas é proporcional ao quadrado da distância entre as partículas.

kvácuo = 9  109 Nm² / C 2 = 9 109 Nm²C −2 k  Q1  Q2 d² F  Q1  Q2 (a força é diretamente proporcional ao produto das cargas)

F=

1 (a força é inversamente proporcional ao quadrado da distância entre as cargas) d2 Q Q F  1 2 (a força é diretamente proporcional ao produto das cargas e inversamente proporcional ao quadrado da distância) d²

F

Exercícios de Física

01. Duas cargas puntiformes encontram-se  no vácuo a uma distância de 10cm uma da outra. As cargas valem Q1 = 3,0 . 10-8C e Q2 = 3,0 . 10-9C. Determine a intensidade da força de interação entre elas.

02. Assimilando as duas esferas a um ponto material para efeito do cálculo da força eletrostática de interação entre elas e separando A e B de uma distância d, a força eletrostática entre elas é F.

O que acontece com a intensidade da força elétrica entre duas cargas quando a distância entre elas e reduzida?

Fazendo o contato entre A e B e afastando-as de uma distância d, quanto vale a força eletrostática de interação entre ambas?

03. As cargas Q e q estão separadas pela distância (2d) e se repelem com força (F). Calcule a intensidade da nova força de repulsão (F’) se a distância for reduzida à metade e dobrada a carga Q.

04. Entre duas partículas eletrizadas, no vácuo, e a uma distância d, a força de interação eletrostática tem intensidade F. Se dobrarmos as cargas das duas partículas e aumentarmos a separação entre elas para 2d, ainda no vácuo, qual a intensidade F’ da nova força de interação eletrostática?

05. (CESGRANRIO) A lei de Coulomb afirma que a força de intensidade elétrica de partículas carregadas é proporcional:

I. às cargas das partículas;
II. às massas das partículas;
III. ao quadrado da distância entre as partículas;
IV. à distância entre as partículas.

Das afirmações acima:

a) somente I é correta;
b) somente I e III são corretas;
c) somente II e III são corretas;
d) somente II é correta;
e) somente I e IV são corretas.

06. (UNIP) Considere os esquemas que se seguem onde A e B representam prótons e C e D representam elétrons. O meio onde estão A, B, C e D é vácuo em todos os esquemas e a distância entre as partículas em questão é sempre a mesma d.

O que acontece com a intensidade da força elétrica entre duas cargas quando a distância entre elas e reduzida?

A respeito dos três esquemas, analise as proposições que se seguem:

I. Em todos os esquemas a força eletrostática sobre cada partícula (próton ou elétron) tem a mesma intensidade.
II. Em cada  um dos esquemas a força sobre uma partícula tem sentido sempre oposto ao da força sobre a outra partícula.
III. Em cada um dos esquemas as forças trocadas pelas partículas obedecem ao princípio da ação e reação.
IV. Em todos os esquemas as forças entre as partículas são sempre de atração.

Responda mediante o código:

a) apenas as frases I, II e III estão corretas;
b) apenas as frases I e III estão corretas;
c) apenas as frases II e IV estão corretas;
d) todas são corretas;
e) todas são erradas.

07. (UF JUIZ DE FORA) Duas esferas igualmente carregadas, no vácuo, repelem-se mutuamente quando separadas a uma certa distância. Triplicando a distância entre as esferas, a força de repulsão entre elas torna-se:

a) 3 vezes menor
b) 6 vezes menor
c) 9 vezes menor
d) 12 vezes menor
e) 9 vezes maior

08. (MACKENZIE) Duas cargas elétricas puntiformes idênticas Q1 e Q2, cada uma com 1,0 . 10-7C, encontram-se fixas sobre um plano horizontal, conforme a figura abaixo.

O que acontece com a intensidade da força elétrica entre duas cargas quando a distância entre elas e reduzida?

Uma terceira  carga q, de massa 10g, encontra-se em equilíbrio no ponto P, formando assim um triângulo isósceles vertical. Sabendo que as únicas forças que agem em q são de interação eletrostática com Q1 e Q2 e seu próprio peso, o valor desta terceira carga é:

a) 1,0 . 10-7C
b) 2,0 . 10-7C
c) 1,0 . 10-6C
d) 2,0 . 10-6C
e) 1,0 . 10-5C

09. (MED. – USP) Três objetos puntiformes com cargas elétricas iguais estão localizados como mostra a figura abaixo.

O que acontece com a intensidade da força elétrica entre duas cargas quando a distância entre elas e reduzida?

A intensidade da força elétrica exercida por R sobre Q é de 8 . 10-5N. Qual a intensidade da força elétrica exercida por P sobre Q?

a) 2,0 . 10-5N
b) 4,0 . 10-5N
c) 8,0 . 10-5N
d) 16 . 10-5N
e) 64 . 10-5N

10. (FUVEST) Três objetos com cargas elétricas estão alinhados como mostra a figura. O objeto C exerce sobre B uma força igual a 3,0 . 10-6N.

O que acontece com a intensidade da força elétrica entre duas cargas quando a distância entre elas e reduzida?

A força resultante  dos efeitos de A e C sobre B tem intensidade de:

a) 2,0 . 10-6N
b) 6,0 . 10-6N
c) 12 . 10-6N
d) 24 . 10-6N
e) 30 . 10-6N

Leia o artigo: Força Eletrostática

Respostas:

01 – F = 8,1 . 10-5N

02 – F’ = F/3

03 – F’ = 8 . F

04 – F’ = F

05 – A 06 – A
07 – C 08 – C 09 – A 10 – D

O que ocorrerá com a intensidade da força elétrica caso a carga positiva seja reduzida a metade?

c) Como a força é inversamente proporcional ao quadrado da distância, se a distância entre as cargas for reduzida à metade, a força aumentará quatro vezes em relação ao valor obtido no item b.

Qual a intensidade da força elétrica entre duas cargas?

“A força elétrica de ação mútua entre duas cargas elétricas puntiformes tem intensidade diretamente proporcional ao produto das cargas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa”. Assim, a Lei de Coulomb trata da força de atração e repulsão de partículas eletricamente carregadas.

Quando a distância entre duas cargas elétricas iguais e dobrada O módulo da força elétrica entre elas?

(UFRGS) Quando a distância entre duas cargas elétricas iguais é dobrada, o módulo da força elétrica entre elas muda de F para a) F/4 b) F/2 c) 2F d) 4F e) 8F 7. (ACAFE) Duas cargas elétricas Q1 e Q2, separadas por uma distância d, são atraídas por uma força de valor F.

Qual e a intensidade da força elétrica entre eles?

→ A intensidade da força elétrica é diretamente proporcional ao produto das cargas elétricas. → A intensidade da força elétrica é inversamente proporcional ao quadrado da distância entre os corpos.