O que acontece com a temperatura de um café quente e de um refrigerante gelado quando são deixados em um ambiente por quê?

Sabemos que os estados ou fases básicas da matéria são três (sólido, líquido e gasoso) e que, de acordo com a situação, ao se retirar ou ceder calor a uma substância, ela sofrerá uma mudança de estado físico. De nossa vivência diária podemos retirar diversos exemplos em que ocorrem mudanças de estado. Como explicar por que uma roupa molhada colocada no varal seca-se? Para onde vai a água da roupa molhada colocada no varal? E o que acontece quando colocamos um copo com água gelada sobre uma mesa e, após algum tempo, aparecem gotículas de água na superfície do copo? Será que o copo está furado?

Para responder a esses questionamentos, devemos conhecer dois dos processos envolvidos nas mudanças de fase da matéria: vaporização e condensação.

Tópicos deste artigo

  • 1 - Vaporização
  • 2 - Condensação
  • 3 - Como explicar por que uma roupa molhada colocada no varal seca-se?
  • 4 - De onde vem a água na parte de fora de um copo com líquido gelado?

Vaporização

É o processo em que partículas de uma substância em fase líquida recebem calor (energia) suficiente para a transição do estado líquido para o estado gasoso. Dependendo de como ocorre esse processo, a vaporização pode ser caracterizada de três formas distintas: evaporação, ebulição ou calefação. Na evaporação,a transição de estado ocorre em qualquer temperatura. Ebuliçãoé a vaporização típica, ou seja, quando atinge o ponto de ebulição. Já a calefaçãoocorre para uma temperatura acima do ponto de ebulição e, por isso, é chamada de evaporação forçada.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Condensação

Também chamada de liquefação, é o processo inverso à vaporização, logo, corresponde à transição do estado gasoso para o estado líquido. Isso ocorre quando é retirada uma quantidade de calor suficiente para que a substância que está na forma de vapor condense-se.

A partir das características das mudanças de fase da matéria, podemos responder aos questionamentos iniciais.

Como explicar por que uma roupa molhada colocada no varal seca-se?

Quando uma roupa molhada é colocada no varal, ao receber o calor em forma de radiação solar, as moléculas de água que estavam na superfície da roupa ficam mais energizadas e mudam de estado, passando do líquido para o vapor. Como vimos acima, essa mudança de fase do líquido para o gasoso é denominada de vaporização.

De onde vem a água na parte de fora de um copo com líquido gelado?

Já com o exemplo do copo com água, ao colocar um copo com água gelada sobre uma mesa, as gotículas de água que estão no ar em forma de vapor perdem calor ao se chocarem com a superfície do copo, que está com uma temperatura mais baixa, e passam para o estado líquido. Essa transição do gasoso para o líquido recebe o nome de condensação.


Por Nathan Augusto
Graduado em Física

Quando você pensa em café, a primeira coisa que vem à mente é "Ah, bem quentinho!". Embora seja a forma mais comum de tomar café, não é a única forma de apreciá-lo. Muitos tipos de café podem ser preparados como bebidas frias.

E nesse momento, você pode perguntar: "beber café frio tem algum benefício?" 

O café é a segunda bebida mais consumida no mundo, atrás apenas da água. Alguns números indicam que cerca de 2 bilhões de xícaras de café são consumidas por dia. É muito café.

Mas o que acontece quando chega o verão? Com temperaturas bastante altas, você ainda tem vontade de beber café?

Embora existam muitas pessoas que se mantêm fiéis a um bom café quente, existem alternativas mais adequadas para o verão, que são o Cold Brew e o Café Gelado.

Eles podem ser substitutos refrescantes, mas você deve ter em mente que podem não trazer os mesmos benefícios do café comum, pois a temperatura influencia nas suas propriedades.

Bebendo 3 xícaras de café por dia, você pode reduzir o risco de doenças graves, como câncer ou doenças neurológicas. Mas quais são os benefícios do café frio para o corpo?

O que é o Café Cold Brew?

Em primeiro lugar, o café Brew Coffee não é a mesma bebida que o Café Gelado. Café Gelado nada mais é do que o café tradicional servido com gelo, misturado com leite ou servido puro.

Este processo é exatamente igual ao do preparo do chá gelado. O café Cold Brew é feito a partir de grãos de café previamente embebidos em água fria por 12 a 24 horas. Este tempo é suficiente para extrair o sabor, a cafeína e os açúcares diretamente dos grãos de café, como faria a água quente.

O processo de infusão é mais benéfico para o grão de café, pois desta maneira ele não acaba com o sabor amargo que pode surgir com o processo de torra.

O que diferencia o Cold Brew do Café Gelado?

  • O café Cold Brew é o café feito com pó de café que foi embebido em água por várias horas em temperatura ambiente, enquanto o Café Gelado é o café frio, geralmente adoçado ou aromatizado e servido com gelo. 
  • Uma diferença básica entre o Cold Brew e o Café Gelado é que o Cold Brew é feito com água em temperatura ambiente (às vezes fria), enquanto o Café Gelado é feito com água quente. 
  • Ao fazer Cold Brew, você deve deixar o café repousar na água por várias horas; enquanto o preparo do Café Gelado não exige o mesmo.
  • Outra diferença notável entre o Cold Brew e o Café Gelado é que o Cold Brew é menos ácido e menos amargo do que o Café Gelado, pois não é feito com água quente. 
  • Na maioria dos restaurantes e cafeterias, o Cold Brew é mais caro do que o Café Gelado.

Benefícios ao beber café frio

Como o café quente, o café frio é uma fonte de energia extremamente importante. 

O Cold Brew não apenas preserva as propriedades do café, mas também multiplica os seus benefícios; seu sabor e aroma são melhor apreciados, ele é mais saudável, hidrata mais, e te deixa feliz. 

Portanto, se você é do time do Cold Brew no verão, sirva-se de uma xícara enquanto descobre todos os incríveis benefícios que vêm com a sua ingestão!

1. Mais sabor

Quando você toma um Cold Brew, o sabor do café se intensifica, assim como o seu aroma, algo que não é apreciado tanto no café quente, pois as nuances às vezes podem se perder devido ao calor. Por esse motivo, muitos recomendam beber o café quente apenas depois que ele esfrie um pouco. Isso permite que esses sabores se oxidem e se desenvolvam.

2. Mais saudável

Beber café frio é mais saudável. Acima de tudo, é mais saudável para o estômago e para o esmalte dos dentes, já que a acidez do café quente é mais prejudicial. Assim, por estar frio, a acidez diminui. E, uma vez no corpo, ajuda a digestão e a sentir-se melhor.

3. Hidratação

É também uma fonte adicional de hidratação, principalmente nos dias quentes. O café Cold Brew, consumido em quantidades moderadas, oferece qualidades hidratantes muito semelhantes às da água. Além disso, ele tem uma vantagem extra, que é não precisar ser esquentado quando quiser consumí-lo. São muitas vantagens!

4. Melhora o desempenho físico

O café libera ácidos graxos de nosso tecido adiposo, melhorando o desempenho físico de quem o bebe antes da prática de esportes. Os benefícios da cafeína, junto à sensação boa do café frio, fornecem energia, aliviam a fadiga e a sonolência, e mantém você alerta. Além disso, preparam o corpo para os exercícios e ajudam a perder peso e queimar calorias. Você fica cheio de energia!

5. Você se sente mais feliz

Estudos afirmam que pessoas que tomam café tendem a apresentar maior grau de felicidade e menor risco de depressão. Claro, isso é algo multifatorial, mas a dieta influencia muito o nosso humor e o nosso cérebro. Esse benefício aumenta no caso do café frio, pois este geralmente está associado a um momento de relaxamento, ao invés da xícara de café quente que você bebe ao acordar de manhã ou após as refeições. Porém, isso também é uma questão de preferência e hábitos.

Embora existam recipientes especiais para preparar o café frio, você não precisa de nenhum equipamento especial, exceto:

  • Um moedor de café
  • Um recipiente para fazer a mistura 
  • Um coador com um filtro de pano ou papel.

Caso você queira fazer um café frio, mas não saiba como prepará-lo, aqui está uma receita para você.

Receita do Café Cold Brew

Basta colocar café moído grosso na água, na proporção de uma parte de café para quatro partes de água, medidos por peso. Com essas proporções, obtém-se um café altamente concentrado, perfeito para ser servido com gelo. 

Recomenda-se manter o café imerso em água à temperatura ambiente por pelo menos 12 horas. 

Ingredientes:

  • 250 g de café 
  • 1 litro de água temperatura ambiente, fracamente mineralizada

Instruções: 

  • Moa os 250 g de café numa moagem grossa para que fiquem grãos espessos
  • Adicione o café que acaba de ser moído junto à água
  • Mexa ligeiramente para que todo o café fique imerso na água, e cubra com um pano, plástico ou uma tampa
  • O café é deixado em repouso por 12 horas a 24 horas, seja na geladeira (onde a oxidação é atenuada), ou em temperatura ambiente. Você pode mexer a mistura suavemente a cada 6 horas
  • Após esse tempo, filtramos o café com um filtro de pano ou de papel. A vantagem de usar um de pano é que ele permite que você o esprema para acelerar a filtragem, o que não podemos fazer com o filtro de papel. É necessário paciência. Às vezes, as cafeterias também usam uma combinação de papel e tecido. Desta forma, ao filtrar com ambos, o corpo do café não tem nenhum tipo de borra fina no final.
  • O café concentrado obtido deve ser diluído para ser consumido, adicionando duas ou três vezes mais água (ou leite).

Erros comuns que você nunca deve cometer

Preparar um Cold Brew não é a mesma coisa que adicionar um café quente sobre o gelo. Domine a arte do preparo perfeito do café frio, evitando esses erros comuns.

O Cold Brew não é apenas café quente adicionado a um copo com gelo. Não, o Cold Brew incrivelmente caro e forte que consumimos nos dias quentes de verão é totalmente diferente, feito com uma infusão lenta do pó de café antes de ser filtrado. O resultado é escuro, intenso e muitas vezes pode ser muito amargo. Embora não seja impossível de ser feito, descobrir como fazê-lo em casa é um pouco mais complicado do que simplesmente despejar água sobre um monte de grãos de café e esquecê-lo.

Evite esses erros comuns e você terá um bom Cold Brew.

1. Usar grãos de boa qualidade

Embora não defendamos o uso de um café que tenha sido esquecido por um ano na prateleira do mercado, seria um erro desperdiçar seus grãos superfrescos, super sofisticados e de origem única em um preparo de café frio. Mas quão velho pode ser esse café? 

Você consegue fazer um café frio de qualidade mesmo com grãos de café de semanas atrás. Eu não usaria um café de meses atrás, ou você pode criar uma bebida sem qualidade, mas sim, o processo de preparação fria é muito mais tolerante em relação à idade dos grãos de café. 

2. Moer os grãos muito finos

Alguns métodos de preparação, como o pour-over, requerem grãos finamente moídos. Mas no preparo frio, como você os está deixando em infusão por mais de 12 horas, você deve moer os grãos grosseiramente. O café que é moído muito fino irá "extrair em excesso". 

O café extraído em excesso (em infusão por tempo demais) é um café amargo e indesejado (embora explique muito sobre alguns cafés gelados que já provei).

3. Usar a proporção errada

A fórmula básica do Cold Brew é 1 libra-peso (450 gr.) de pó de café para 1 galão (3,8 l) de água. Mas, a não ser que você tenha uma pequena cafeteria funcionando na sua cozinha (ou simplesmente queira ser extremamente produtivo), você provavelmente jamais fará tanto café de uma vez. Uma proporção mais realista para ser usada em casa seria 120 gr. de café para 4 xícaras de água. Usando a proporção como preferir.

4. Se preocupar demais com a temperatura da água

Apesar do que você pode ter ouvido no passado, você pode iniciar o processo de infusão com qualquer temperatura de água que desejar. A água quente pode dar um pontapé inicial no preparo, o que é útil se você estiver com pressa - digamos, se você estiver iniciando uma bebida às 22h e precisará dela às 6h da manhã seguinte. Dito isso, a água quente pode destacar diferentes sabores no café - o que pode ser uma experiência divertida se você for do tipo que gosta de experimentar. Mas se você deseja uma xícara simples e clássica de Cold Brew, comece com água em temperatura ambiente.

5. Não diluir a bebida

O tempo padrão de infusão é de 24 horas. Esteja ciente de que isso resultará em um café concentrado (e cafeinado) de sabor intenso. Quando estiver pronto para beber, dilua em água (adicionar creme ou leites alternativos também reduzirá a intensidade). Quando feito de acordo com a proporção correta, sua bebida fria conterá aproximadamente o dobro da quantidade de cafeína que um café quente. Sugere-se diluir com o mesmo volume em água. Isso não apenas manterá o consumo de cafeína sob controle, mas também atenuará o amargor.

6. Armazenar por muito tempo na geladeira

O tempo padrão de infusão é de 24 horas. Esteja ciente de que isso resultará em um café concentrado (e cafeinado) de sabor intenso. Quando estiver pronto para beber, dilua em água (adicionar creme ou leites alternativos também reduzirá a intensidade). Quando feito de acordo com a proporção correta, sua bebida fria conterá aproximadamente o dobro da quantidade de cafeína que um café quente. Sugere-se diluir com o mesmo volume em água. Isso não apenas manterá o consumo de cafeína sob controle, mas também atenuará o amargor.

Conclusão

A temperatura do café frio facilita o seu consumo, pois pode ser consumido e servido quando bem quiser. Além disso, você não precisa de um recipiente especial para mantê-lo aquecido, como é o caso do café quente. Você pode apenas despejar em uma jarra qualquer e beber a qualquer momento.

Experimente o delicioso sabor do Cold Brew e acrescente esta incrível bebida ao seu dia a dia, independentemente se você prefere café quente ou frio.

O que acontece com a temperatura de um café quente e a de um refrigerantes gelado quando são deixados sobre uma mesa por quê?

A energia é transferida do líquido quente para o ar. Se o líquido estiver frio, como um refrigerante gelado, ocorrerá o processo contrário, a energia será transferida do ar para o líquido frio. Esses processos são conhecidos como trocas de calor.

Por que em um ambiente um café esfria e um refrigerante aquece?

Resposta. Segundo a lei da Física o calor só pode passar espontâneamente, do corpo mas quente para o corpo mais frio. Assim o café mais quente que o ambiente perde calor e esfria, O refrigerante gelado recebe o calor do ambiente e se aquece.

O que acontece com a temperatura do café?

A temperatura do café diz muito sobre o seu sabor e aroma. Dependendo do quão quente, gelado ou morno ele estiver, o gosto muda drasticamente. Por isso, é indispensável estar atento à fervura da água antes de fazer a bebida e evitar esquentar o café já pronto.

Por que uma xícara de café quente esfria ao ser deixado sobre a mesa?

Isso acontece porque o corpo de maior temperatura fornece certa quantidade de energia térmica para o outro de menor temperatura.