O que diz a teoria do modelo atômico de Rutherford Bohr?

A química intriga a humanidade desde seus primórdios, muitas foram às tentativas de explicar a estrutura da matéria e as reações química que ocorrem na mesma.

Desde a Grécia há essa tentativa de explicar do que se constitui o mundo, o que seria a  tal partícula fundamental que compõe tudo e todos.Muitas propostas foram dadas, entre ela, a Água, o Fogo, a Terra, o Ar e etc.

Porém fora do contexto “Macroscópico”(Que se pode ver a olho nu) e entrando no “Microscópico”(que não se pode ver a olho nu) surgiu através de Leucipo e Demócrito, entre os anos de 400 a 500 a.C a idéia do Átomo, que seria uma partícula Indivisível formadora de todas as coisas.

Após isso tiveram muitas tentativas de explicar a natureza da matéria, entre as tentativas temos Galileu, Copérnico,os Alemães Becher e Stahl com o Flogistico e etc.

Muito embora a idéia de elemento químico considerasse o átomo como uma partícula indivisível, porém real da matéria, o atomismo científico só começou no início do século XIX.

MODELOS ATÔMICOS:

O Primeiro Modelo cientifico foi proposto por John Dalton (1766-1844)após ele vieram outros cientistas contribuir para a mudança e aperfeiçoamento da idéia de átomo e da estrutura da Matéria são eles respectivamente, Thomson(1897), Rutherford(1911), Böhr(1913).

Modelo Atômico de Dalton(1808):

Postulados:

· A Matéria era constituída de átomos que seriam uma esfera Maciça, Indivisível, Impenetrável e Indestrutível.

· Todos os átomos de um dado elemento são idênticos, tendo em particular o mesmo tamanho, massa e propriedades químicas. Os átomos dos diferentes elementos diferem entre si em, pelo menos, uma propriedade.

· Uma reação química consiste simplesmente em uma separação, combinação ou rearranjo de átomos, mas nunca na criação ou destruição destes.

Modelo Atômico deThomson (1897):

Começou a aparecer indícios da natureza elétrica da Matéria a partir de Faraday.

Então J.J. Thomson em suas pesquisas da natureza elétrica da matéria descobriu que a matéria era formada por cargas elétricas positivas e negativas, sendo assim modificou o modelo atômico de Dalton.

Para Thomson o átomo era uma esfera fluida carregada positivamente com elétrons espalhados, porém ambas em números iguais caracterizando um átomo eletricamente neutro.

Modelo Atômico de Rutherford:

Rutherford bombardeou uma fina lâmina de ouro com raios alfa (α Positivos) e observou que a maioria dos raios alfa (α) não desviavam, sendo assim o átomo não poderia ser maciço e positivo, ao contrario o átomo seria um imenso vazio
.
Modelo Atômico:

Rutherfor observou que a maioria dos raios emitidos passavam direto pela lâmina somente poucos eram desviados,sendo assim inferiu que a maioria da massa do átomo estava concentrada em uma pequena região central  que de nominou de Núcleo sendo constituida de particluas positivas(prótons) e que o mesmo possuia uma imensa eletrosfers onde as particulas negativas (elétrons) giravam em torno deste núcleo, analogamente os planetas em torno do Sol.

Modelo Atômico de Rutherford-Bhör:

Bhör manteve o modelo de Rutherford, porém tentou responder algumas pendências, duvidas que ficaram através de postulados.

Como o elétron ggirava ao redor do núcleo e não perdia energia ao ponto de se chocar com o mesmo?

Postulados:

· No átomo somente aos elétrons é permitido estar em certos estados estacionários, sendo que cada um possui energia fixa e definida.

· Quando o átomo estiver em um destes estados ele não emita luz, no entanto quando o átomo passar de um estado e maior energia para um de menor haverá emissão.

Obs: Bhor quis dizer que os elétrons em seus estados fundamentais terão energias infinitas, sendo assim nunca irão perder energia aponto de se chocar com o núcleo.Porém o elétron pode sair de seu estado fundamental, entretanto somente se ganhar energia ficando instável, onde este ira liberar esta energia em forma de luz e assim voltado a estabilidade, ou seja, a seu estado fundamental.

Modelo Atômico:
Continuando com as idéias de Rutherford, Bohr inclui as camadas eletrônicas, onde os elétrons se agrupam(K,L,M,N,O,P,Q),cada elétron tem sua energia e localiza-se destribuido nessas camadas.

Henrique Nardiê
Graduando em Química
UEPA

Publicado por: Henrique Nardiê Corrêa da Silva

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. O Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.

PUBLICIDADE

Desde a antiguidade o homem se interessa em responder a pergunta sobre a constituição da matéria.

Diversas personalidades da comunidade científica se posicionaram sobre o assunto, mas foi apenas no final do século XIX que os mistérios sobre a composição atômica começaram a ser desvendados.

O antigo filósofo Leucipo, por exemplo, acreditava que o átomo era constituído por partículas minúsculas.

Depois dessa definição, foi proposto por Demócrito e Dalton que as partículas atômicas eram maciças e indivisíveis.

Fato este contestado mais tarde por Thomson, um físico inglês que descobriu a existência do elétron e pôde, então, confirmar a ideia antes proposta por Leucipo.

Depois dessa descoberta, Thomson apresentou um modelo no qual o átomo era formado por uma esfera de cargas positivas e dentro do núcleo existiam elétrons.
 

O que diz a teoria do modelo atômico de Rutherford Bohr?

Modelo do átomo de Thomson – Numa esfera de massa uniformemente distribuída carregada positivamente,
estariam incrustados elétrons de carga negativa, como em um pudim.

Mesmo depois da teoria de Thomson, o modelo atômico ainda apresentava deficiência teórica-experimental, capaz de comprovar sua veracidade.

O assunto voltou a ser discutido de forma calorosa quando a equipe do físico Rutherford observou que acontecia um desvio muito grande (e inexplicável, segundo a teoria do pudim de passas) quando algumas partículas radioativas alfa atravessavam uma camada fina de lâmina metálica.

Depois de analisar e estudar o fato, Rutherford chegou à conclusão de que o raio do átomo é 10 000 vezes maior que o raio do núcleo.

Através de todo o estudo sobre o átomo, Rutherford e sua equipe chegaram, em 1911, a um modelo atômico, que chamaram de modelo planetário do átomo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)



 

O que diz a teoria do modelo atômico de Rutherford Bohr?

 

Em 1913, Niels Bohr decifrou o modelo atômico, aplicando aos seus estudos o quantum de ação descoberto por Planck. O quantum de ação era, na verdade, o grande curinga que viria a concluir e esclarecer o modelo atômico.

Bohr ajustou com eficiência e de forma simples o modelo apresentado por Rutherford chegando à seguinte conclusão:

O elétron adquire energia, que é representada através de uma órbita definida. As órbitas permitidas formam os níveis de energia.
 

O que diz a teoria do modelo atômico de Rutherford Bohr?


Por Talita A. Anjos
Graduada em Física
Equipe Brasil Escola
 

Física Moderna - Física - Brasil Escola

O que diz a teoria atômica de Rutherford

O modelo atômico de Rutherford-Bohr diz que os elétrons giram em órbitas circulares que apresentam energia constante, que são os valores que o elétron pode assumir.

O que diz a teoria de Rutherford?

Conceito do modelo atômico de Rutherford: Um átomo é composto por um pequeno núcleo carregado positivamente e rodeado por uma grande eletrosfera, que é uma região envolta do núcleo que contém elétrons. No núcleo está concentrada a carga positiva e a maior parte da massa do átomo.

Qual foi a ideia de Bohr?

A teoria de Bohr explica que os elétrons estão em órbitas específicas em torno do núcleo atômico, que é positivo, e nessas órbitas (chamadas de fundamentais) os elétrons se movimentariam sem perder energia.

Qual a diferença entre o modelo de Bohr e o modelo de Rutherford?

No de Rutherford , os átomos eram compostos de um núcleo, com prótons, e eletróns girando ao redor(do núcleo) aleatoriamente. E no de Bohr, o núcleo tinha prótons e nêutrons, e os eletros giravam ao redor do núcleo em orbitas.