O que é bom para reduzir queda de cabelo?

A queda excessiva dos cabelos tem impacto significativo na aparência, e pode ser fonte de preocupação para homens e mulheres que nem sempre pode ser completamente evitada, mas pode ser reduzida.

Os motivos que levam a isso dependem muito de cada pessoa. A queda de cabelo tem várias causas, inclusive genéticas, e essas não tem como intervir, só depois que se detecta. Mas alguns fatores inimigos dos cabelos, sejam eles biológicos ou externos, podem reduzir ou até mesmo frear a queda quando evitados.

Tração
Evitar o tracionamento nos cabelos é uma forma de conservá-los. Homens e mulheres que andam com o cabelo muito preso, repuxado, podem ter mais queda.

Escova
Isso é bem específico para as mulheres, já que poucos homens aderem à escova. Essas escovas alisadoras, de uma maneira geral, fazem tração no cabelo. Recorrer a este tratamento estético pode provocar grande perda nos fios.

Produtos químicos
Diversos tratamentos de beleza utilizam produtos químicos que, se usados em excesso, podem causar danos ao cabelo. Alguns tratamentos com formol, tinturas excessivas, podem ser prejudiciais. Por isso, é fundamental escolher produtos de qualidade e consultar bons profissionais.

Danos térmicos
As pranchas de alisamento, as famosas chapinhas, assim como os cacheadores de cabelos, podem ser outros vilões. Com eles, os cabelos são submetidos a altas temperaturas, que os danificam e provocam queda se usados em demasia. É preciso saber a forma correta de usar.

Alimentação
Uma boa alimentação é a base de tudo, inclusive de cabelos fortes. Algumas deficiências de vitaminas levam à queda de cabelo. Comer frutas, legumes e verduras in natura, equilibrar com carne vermelha, peixe e produtos integrais ajudam nisso.

Genética
Se há histórico de calvície na família, a pessoa deve procurar uma orientação dermatológica para descobrir o que fazer o mais cedo possível. Nesse caso, serão recomendados tratamentos que podem ser com produtos direto no couro cabeludo ou remédios via oral.

Hormônios
Outra possível causa de queda de cabelos são as doenças hormonais. Deve-se diagnosticar o mais breve possível e tratar precocemente. Os tratamentos variam para cada pessoa.

Doenças do couro cabeludo
A caspa, além de esteticamente não ser agradável porque pode por ficar visível nos cabelos e nas roupas, também pode acelerar a perda de fios. Por isso, assim que detectada, deve ser tratada.

Estresse
O estresse, um dos grandes males da vida moderna, também cobra seu preço nos cabelos. Tentar levar uma vida mais calma, sem muito estresse, ajuda. Não é causa direta, mas pode influenciar, assim como a ansiedade.

Medicamentos
Alguns medicamentos podem causar queda de cabelos. Então, ao constatar alguma doença, fique atento para a possibilidade do medicamento recomendado ter esse efeito. E, claro, tome remédios somente com recomendação médica. Para saber o tratamento mais indicado, procure um dermatologista, o médico especialista em pele, cabelos e unhas.

– –
Fonte: Comunicação SBCD

Em busca de dicas sobre como fazer o cabelo parar de cair urgente? Se você chegou até aqui, é porque precisa de dicas e truques práticos sobre como parar a queda de cabelo! Confira os conselhos de dois especialistas sobre as causas e outras orientações sobre o que é bom para tratar, controlar e interromper a queda capilar.

10 dicas práticas do que fazer para o cabelo parar de cair

De repente você percebe que o seu cabelo está caindo muito. E agora, o que fazer para o cabelo parar de cair? 😱 Consultamos dois dermatologistas para entender quais são as dicas práticas para quem precisa parar a queda de cabelo. São cuidados simples que você pode adotar no dia a dia para controlar o problema.

Além disso, entenda quando a queda de cabelo é normal ou não, como evitar e alguns tratamentos que você pode fazer com aconselhamento médico. Confira!

1. Tenha uma alimentação balanceada

Ingira sempre alimentos variados e uma quantidade adequada de minerais, proteínas e vitaminas. Elas são importantes para a saúde externa e interna do seu corpo.

A Dra. Joana D’arc Diniz alerta que “o organismo precisa estar bem nutrido em nível celular para manter os cabelos saudáveis e evitar a queda causada pela falta de nutrientes e vitaminas, que podem levar a baixa imunidade. Por isso, tenha uma alimentação balanceada, rica em vitaminas e minerais.”

2. Lave o cabelo com frequência

Mantenha o cabelo sempre limpo: a oleosidade excessiva do couro cabeludo e fios sujos contribuem para a proliferação de bactérias que podem afetar a saúde do seu couro cabeludo.

Dica de produto: aposte no uso frequente de produtos como o shampoo e condicionador da linha TRESemmé Reconstrução e Força – que têm ativos fortalecedores como proteína, colágeno e aminoácidos – deixando o cabelo mais resistente.

O que é bom para reduzir queda de cabelo?

O que é bom para reduzir queda de cabelo?

3. Escove o cabelo cuidadosamente

Cuidado na hora de pentear: se você tem o costume de escovar o cabelo, faça-o com cuidado e prefira escovas que tenham protetores na pontas – para não agredir a raiz nem o couro cabeludo.

Outra dica é esperar o cabelo secar quase completamente antes de penteá-lo, já que os fios molhados podem quebrar mais facilmente. Por isso, comece pelas pontas – em movimentos delicados de baixo para cima – chegando à raiz.

Dica de produto: que tal usar um creme de pentear para facilitar essa tarefa? O Creme para Pentear Love Beauty and Planet Crescimento Saudável – é a opção ideal para esse momento.

O que é bom para reduzir queda de cabelo?

4. Evite o consumo de álcool e tabaco

O consumo de álcool e o tabagismo também afetam a saúde dos fios e podem causar a queda capilar. Além disso, hábitos nocivos podem comprometer sua imunidade, que é fundamental para ter cabelos saudáveis.

“A queda de cabelo está ligada à imunidade baixa. Com uma boa imunidade os cabelos se revelam brilhantes e fortes. Mas se as defesas estão em baixa, a queda capilar é inevitável, pois como as unhas e pele, os cabelos funcionam como barreiras de proteção.” – reforça a Dra. Joana.

5. Diminua o uso de ferramentas de calor

Acessórios e ferramenta térmicas como chapinha, secador e modelador de cachos podem piorar o quadro de queda de cabelo. Por isso, o recomendado é diminuir a frequência de uso e optar por deixar o cabelo secar naturalmente.

De qualquer forma, sempre que usar alguma fonte de calor – esteja sempre com o cabelo lavado e não abra mão de um bom protetor térmico.

Dica de produto: experimente o Protetor Térmico TRESemmé Blindagem Antifrizz – que além de proteger seu cabelo do calor, vai contribuir para a redução do frizz.

O que é bom para reduzir queda de cabelo?

6. Evite lavar os fios com água muito quente

Lavar as madeixas com água super quente não vai te ajudar a fazer o cabelo parar de cair! Opte pela água morna ou fria na hora da lavagem, que vai melhorar a situação e é muito mais saudável para o couro cabeludo.

Quer saber mais? Confira: Saiba os 4 danos da água quente para os fios

7. Não prenda ou durma com o cabelo molhado

Se abusar do calor para secar o cabelo é ruim, prendê-los molhados também é péssimo! Isso porque a raiz úmida fica ainda mais propícia para a proliferação de fungos e pode provocar caspa – o que também pode contribuir para a queda de cabelo excessiva. A mesma lógica vale para dormir com os fios molhados, ou seja, evite!

Saiba mais sobre o tema: Entenda se a caspa pode causar queda de cabelo

8. Cuide bem do seu couro cabeludo

Ter um couro cabeludo saudável é fundamental para o cabelo parar de cair. Atenção para manchas vermelhas, descamação excessiva e edema. Surgindo esses ou outros problemas, procure um especialista e nunca busque soluções caseiras.

A dermatologista aconselha que uma rotina de “cuidados com o couro cabeludo como evitar excesso de tração diária nos cabelos com megahair ou penteados” ajudam a evitar a queda de cabelo. Fica a dica!

9. Fique atenta aos efeitos colaterais de remédios

Sua queda capilar pode ter origem química ou medicamentosa, considerando que alguns remédios podem causar a queda de cabelo. Leia sempre a bula e preste muita atenção nos possíveis efeitos colaterais dos medicamentos. É muito importante informar o seu médico caso isso esteja acontecendo.

Aviso importante: alguns procedimentos químicos feitos diretamente nos fios também podem ter esse mesmo efeito e fazer o cabelo cair. Consulte sempre um médico antes de fazer qualquer intervenção no cabelo!

10. Não ignore possíveis alterações hormonais

Não deixe de considerar que distúrbios hormonais podem estar impedindo que seu cabelo pare de cair. Alterações hormonais de qualquer origem também podem levar à queda de cabelo. Nesse caso a resolução não é tão rápida, mas um especialista pode te ajudar a entender como resolver o problema.

A Dra. Joana Darc Diniz explica que “distúrbios hormonais costumam influenciar bastante na queda dos fios. Quando os hormônios estão em desequilíbrio no organismo, como na puberdade, início da fase adulta e nas mulheres, na fase da menopausa, há maior quantidade de queda.” A solução é uma só: busque o seu médico de confiança!

O que é bom para reduzir queda de cabelo?
Foto: Shutterstock

Causas da queda de cabelo

Além dos fatores hormonais, a Dra. Joana afirma que “outras causas que levam a perda de cabelos são estresse, doenças, drogas medicamentosas, excesso de oleosidade no couro cabeludo (caspa, dermatite seborreica), tração nos fios, fatores psicológicos, perda rápida de peso, carências orgânicas e excesso de químicas.” – explica a médica.

Veja também: 11 principais causas da queda de cabelo feminino e tratamentos

Como saber se o cabelo está caindo demais?

“A queda só é normal quando o fio que está caindo é substituído por outro que está nascendo. Todo cabelo cai e a média de queda considerada normal varia entre 50 e 120 fios diários. Se caírem entre 50 e 100 fios e não houver nascimento de novos fios, aparecerão áreas de falha no couro cabeludo.” – explica a a Dra. Joana.

No entanto, é preciso diferenciar quando a queda de cabelo é normal e quando é o início do processo de calvície. Assim, se você observar que a queda ultrapassa essa quantidade e está muito acentuada – busque ajuda de um médico especialista.” – alerta a médica.

Como tratar a queda de cabelo?

O médico dermatologista é o único profissional que saberá detectar adequadamente a causa da queda anormal de seus fios.

“Se detectarmos qualquer carência, são prescritos nutrientes polivitamínicos ricos em silício orgânico, aminoácidos e vitaminas. Já nos casos de alterações hormonais, indicamos o uso de anticoncepcionais ou bloqueadores da ação dos hormônios”, esclarece o dermatologista Marcelo Bellini.

Tratamentos disponíveis para o cabelo parar de cair:

Conheça os principais tratamentos para controlar e interromper a queda de cabelo!

Medicamentos

A Dra. Joana Darc Diniz indica que são recomendados os “medicamentos para uso oral, tópico e até injetável para controle da queda ou o tratamento específico da doença que possa estar provocando a queda capilar.”

Reforça ainda que, além do já famoso minoxidil, “para o tratamento, existem princípios ativos como cisteína,  piridoxina, D-Pantenol, vitaminas, aminoácidos, fitoterápicos e inibidores de andrógenos.”

Importante: procure sempre um médico especialista antes de começar qualquer tratamento!

Sessões de LED

A aplicação do laser infravermelho estimula a nutrição e a circulação e, se seguido de luz vermelha, reduz a queda.

Microagulhamento

“O microagulhamento automatizado capilar é um grande recurso no tratamento, levando nutrientes responsáveis pelo crescimento, para o folículo capilar. É indicado para alopecias em vários graus, eflúvios, cabelos quebradiços, elásticos, ressecados, danificados por químicas, entre outras patologias. Os benefícios são significativos.” – sugere a Dra. Joana.

Mesoterapia capilar

Com seringas muito finas, são aplicadas ampolas diretamente no couro cabeludo – com substâncias que estimulam o crescimento e fortalecem os fios.

Produtos antiqueda

Existem no mercado produtos que prometem uma função antiqueda nos cabelos, que teoricamente agem diretamente na redução da queda dos fios. Mas a nossa dica é sempre a mesma: confie nas recomendações do seu médico e siga as boas práticas para ter um cabelo sempre forte e saudável!

Dica de produto: Apostar na hidratação para o cabelo parar de cair é fundamental. Para isso, a Máscara de Tratamento Dove Poder das Plantas Força e Bambu funciona como um ótimo complemento para qualquer tratamento contra a queda de cabelo. À base de bambu, o produto ajuda a dar força e resistência em toda a extensão do fio.

O que é bom para reduzir queda de cabelo?

Dúvidas frequentes sobre queda de cabelo

Você já deve ter tido alguma dúvida ou lido muito coisa por aí sobre a queda capilar. Bom, vamos esclarecer um pouco mais sobre isso? Confira a seguir e avalie se o seu cabelo está caindo muito ou não.

Quantos fios de cabelo caem por dia em média?

Se você perde de 50 a 100 fios por dia, pode ficar tranquila que está longe de perder todas as madeixas, tampouco está com alguma doença grave. Essa é uma estimativa normal da quantidade de fios que perdemos diariamente de forma natural e não é considerada uma queda intensa.

É normal cair cabelo ao pentear ou lavar?

Se você perde de 100 a 50 fios por dia, é claro que uma hora eles vão acabar caindo de alguma forma e não necessariamente será na hora que lavar ou pentear, o que acontece é que com essas atividades os fios são alongados, esticados, lavados e os que não estão presos pelas raízes ao couro cabeludo se soltam.

Qual a diferença entre queda e quebra de cabelo?

A queda de cabelo é um processo muito mais profundo, que está ligado diretamente às raízes do cabelo, ou seja os fios se soltam por completo do couro cabeludo.

Já a quebra é um problema que parte os fios no meio, mas eles continuam presos pelas raízes. Em ambos os casos, é interessante procurar atendimento de um especialista, mas a quebra, geralmente é o menos grave entre os problemas capilares.

Estresse causa queda de cabelo?

Há problemas de saúde psíquicos, como ansiedade e estresse que afetam os fios e podem causar queda excessiva de cabelo. Portanto, cabeça fria e procure um profissional de saúde especializado para avaliar o seu caso, se estiver relacionado à essa situação.

Qual médico procurar para queda de cabelo?

Como esse é um problema que pode ser multifatorial, talvez seja preciso consultar mais de um especialista para resolver o seu caso. Mas geralmente, se começa pelo médico dermatologista que pode pedir exames e até mesmo te encaminhar para um tricologista, endocrinologista e nutricionista.

Fontes consultadas:

  • Dr. Marcelo Bellini — dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
  • Dra. Joana Darc Diniz — dermatologista e tricologista, diretora cientifica da Sociedade Brasileira de Medicina Estética (RJ) e da Sociedade Brasileira do Cabelo (RJ).

Como diminuir a queda de cabelo rápido?

O que fazer quando o cabelo está caindo?.
Lave os cabelos frequentemente. ... .
Evite água muito quente ao lavar os cabelos. ... .
Shampoo, condicionador e tônico. ... .
Evite altas temperaturas nos fios. ... .
Cuide bem da alimentação. ... .
Evite o excesso de produtos. ... .
Trate a caspa. ... .
Evite o estresse..

O que fazer para diminuir a queda de cabelo caseiro?

Remédio caseiro para queda de cabelo com babosa Extraia a polpa da folha da babosa; Bata no liquidificador e acrescente 1 colher de sopa de óleo de coco e 10 gotas de óleo de alecrim; Aplique em todo o cabelo desde a raiz e deixe agir por pelo menos 30 minutos; Lave os cabelos como de costume.

Qual é a falta de vitamina que faz o cabelo cair?

Pessoas com baixos níveis de vitamina B12 no organismo, por exemplo, podem perceber a perda excessiva dos fios, pois esse é um dos sintomas da deficiência do nutriente. As vitaminas do complexo B em geral são importantes para a manutenção da saúde capilar.

O que é bom para o cabelo caindo?

As vitaminas como biotina, riboflavina, B3, B5, B12 e ácido fólico que compõem o complexo B ajudam o couro cabelo a prevenir o envelhecimento dos fios e a queda. Enquanto, a vitamina B3 ajuda no aumento da circulação no couro cabeludo, a B5, por exemplo, previne também a perda de coloração natural dos fios.