O que e o açúcar orgânico?

Segunda-feira, 15/08/2016, às 11:31,

O que e o açúcar orgânico?

Quanto mais escuro o açúcar mais vitaminas e minerais ele contém e, portanto este é o mais saudável.

De qualquer forma, claro ou escuro, o açúcar é uma alimento bastante calórico.

O açúcar é um carboidrato simples, ou seja, é absorvido muito rapidamente pelo organismo, elevando os níveis de glicose no sangue e consequentemente de insulina, podendo acarretar o risco de doenças cardiovasculares, o acúmulo de gordura principalmente na região abdominal, que é algo perigoso à saúde e ainda pré dispõe à obesidade, diabetes, hipertrigliceridemia potencializando o risco de infarto e acidente vascular cerebral.

O açúcar pode ser extraído da cana, do milho, do coco, e outros. Também variam textura, sabor e composição nutricional devido aos processos de refinamento que podem ser diferentes entre eles.

Os tipos de açúcar mais presentes no nosso dia a dia já causam algumas dúvidas.  

Conhecido como açúcar branco, o açúcar refinado é o tipo mais comum e muito utilizado no cafezinho, no preparo de sobremesas e até nos sucos. Muitas vezes é o que está na mesa da maioria da população. No processo de refinamento, aditivos químicos são colocados para ele ficar bem branco e uniforme, porém retira praticamente todos os minerais do alimento e este é um aspecto muito ruim, pois o torna muito calórico e pobre em nutrientes.

O açúcar cristal também é branco só que um pouco mais grosso, porém muito semelhante ao refinado, ou seja, muitos aditivos e poucos nutrientes.

Tem o açúcar de confeiteiro que é ultrafino, muito branco e macio e por isso é utilizado de forma especial em confeitos de bolos e tortas. Além de peneirado ele tem adição de amido de arroz, milho ou fosfato de cálcio para que permaneça com esta textura tão fina. Também recebe muitos aditivos químicos.

Tem até açúcar light. Este nada mais é do que uma mistura de açúcar refinado e adoçante artificial, como por exemplo, o aspartame, o ciclamato e a sacarina, por isso ele adoça quatro vezes mais do que açúcar comum. Quando utilizado em receitas é preciso adaptar, pois tem que usar menor quantidade do que açúcar comum, já que ele tem sabor bem mais doce pela sua associação com adoçante.

Em uma linha de açúcares mais escuros, mas ainda falando de açúcar da cana, temos o mascavo e o demerara, que apresentam maior concentração de minerais e por isso são considerados mais saudáveis.

O mascavo é até mais úmido e tem o sabor mais acentuado da cana, que lembra a rapadura, o que nem sempre agrada a todos. É extraído após o cozimento do caldo de cana, que se transforma em melado e depois em açúcar mascavo. Sem passar pelo refinamento ele conserva os minerais como ferro e cálcio.

O demerara é um dos mais caros. Tem sabor mais suave do que o mascavo. Este açúcar passa por um processo de refinamento leve, mas sem aditivos químicos e com isso mantém uma cor de caramelo, grãos mais grossos e levemente úmidos. É considerado o mais saudável (ainda melhor se for o orgânico).

O açúcar orgânico é cultivado sem a utilização de agrotóxicos, e sem componentes químicos artificiais no processo de industrialização. Com o mesmo poder adoçante do açúcar refinado, porém mais caro, mais grosso, mais escuro e com melhor valor nutricional.

O melado ou melaço da cana é uma forma líquida e adoça bastante, além de manter os nutrientes por não passar pelo processo de refinamento. Ele é rico em ferro, cálcio, selênio, manganês e o cobre, e por isso é indicado para a melhora da imunidade e da anemia.

Até agora falamos de açúcares extraídos da cana. Todos com valor calórico semelhantes.

Também temos o açúcar de coco. Ele adoça como açúcar comum, não com menos calorias, porém com mais benefícios ao organismo. Ele não passa por processo de refinamento, por isso mantém vitaminas do complexo B, zinco, ferro e magnésio. Além disso, possui índice glicêmico muito mais baixo do que o açúcar refinado. Isso quer dizer que ele promove uma liberação de energia ao organismo mais lenta, evitando picos de glicose no sangue. Esta seria a melhor opção.

O mel é uma substância açucarada obtida a partir do néctar das flores, que é elaborado pelas abelhas. É um alimento bastante nutritivo, com poder antioxidante e antiinflamatórias, além de índice glicêmico levemente menor do que o açúcar. Estas características o tornam uma boa opção para adoçar. Porém deve ser usado com a mesma moderação do açúcar, já que é semelhante em calorias e o seu excesso pode causar malefícios também semelhantes.

O agave ou mel de agave é extraído de um tipo de cactus mexicano, e é composto basicamente por frutose. Tem calorias semelhantes às do açúcar, porém de sabor mais doce, sendo necessária menor quantidade para adoçar. Além disso, tem baixo índice glicêmico, porém ainda um alimento a ser mais estudado antes de ser usado com fartura.  

Frutose é extraída de frutas e milho, portanto um adoçante natural. Não contém aditivo químico e é cerca de 30 vezes mais doce que o açúcar comum, porém não tem vitaminas e minerais devido ao seu refinamento. Muito utilizada na indústria de alimentos.

Importante ressaltar que a frutose é metabolizada de forma diferente da glicose, ela precisa ser direcionada ao fígado, onde é convertida em glicose. Quando consumida em excesso, leva o fígado a trabalhar mais, podendo acarretar a esteatose hepática (“gordura no fígado”) e resistência à insulina. Portanto, a dose de frutose e de agave deve receber total atenção devido a este fato.

Enfim, embora o açúcar seja fonte de carboidrato que é fundamental para o nosso organismo, devemos consumi-lo com moderação além de escolher os de melhor qualidade.     

Os malefícios dos carboidratos de alto índice glicêmico já foram citados. Portanto, a melhor escolha para nosso dia a dia são os carboidratos de baixo índice glicêmico.

Alimentos como frutas e raízes também são ricos em carboidratos, porém com muito mais fibras, vitaminas, minerais e fitoquímicos, além de melhor índice glicêmico, e estes são nutrientes que necessitamos.

Devemos sim controlar o açúcar que colocamos nos alimentos e ainda lembrar que arroz e pão brancos e batata cozida também são carboidratos de alto índice glicêmico.

Além disso, devemos atentar ao açúcar adicionado aos alimentos processados, e quem faz isso é a indústria de alimentos e muitas vezes nem imaginamos que isso possa acontecer.

É necessário ler nos rótulos dos alimentos a lista de ingredientes. Nem sempre consta exatamente o açúcar, mas sim, maltodextrina, xarope de milho, xarope de glicose, glicose de milho, dextrose, frutose, extrato de malte, que são todos tipos de açúcar inclusos nos alimentos. Muitas vezes presentes em salgadinhos, barrinha de cereais, sorvetes, refrigerantes, molhos, cereais matinais, sucos de caixinha, e tantos outros.

Devemos acostumar o paladar com o sabor natural dos alimentos, evitando os  industrializados e preferindo os in natura e os minimamente processados, que são os mais saudáveis.

Por fim, devemos procurar o açúcar mais escuro, menos processado e orgânico, usá-lo com moderação para que ele possa agregar sabor a algumas preparações e não ser um inimigo da nossa saúde.

Para maiores detalhes procure um nutricionista.

O que quer dizer açúcar orgânico?

O Que é o Açúcar Orgânico? Muito parecido com o açúcar mascavo, o açúcar orgânico não utiliza agrotóxicos ou produtos químicos em nenhuma etapa de sua produção. A não utilização desses produtos faz com que o açúcar orgânico retenha os nutrientes da cana, como vitaminas e minerais.

Quais são os açúcar orgânico?

Saiba mais sobre os principais tipos de açúcar:.
Açúcar cristal. É apresentado na forma de cristais grandes e transparentes e passa por processo de refinamento em que cerca de 90% das vitaminas e minerais são retirados..
Açúcar refinado. ... .
Açúcar mascavo. ... .
Açúcar demerara. ... .
Açúcar de coco. ... .
Açúcar light..

Qual a diferença do açúcar orgânico para o açúcar?

O açúcar orgânico tem as mesmas calorias do açúcar comum, mas preserva uma pequena parte dos nutrientes presentes na cana de açúcar. A diferença principal é que durante a produção do açúcar orgânico não são utilizados ingredientes artificiais, adubos, fertilizantes químicos ou agrotóxicos em nenhuma etapa.

Qual e a vantagem do açúcar orgânico?

O açúcar orgânico é cultivado sem a utilização de agrotóxicos, e sem componentes químicos artificiais no processo de industrialização. Com o mesmo poder adoçante do açúcar refinado, porém mais caro, mais grosso, mais escuro e com melhor valor nutricional.