O que fazer quando está com mal

Sua leiturai

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar

A matéria que você está lendo agora+0

Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.

Que tal saber mais sobre esse assunto?

No verão é comum muitas pessoas apresentarem problemas de queda de pressão e também aqueles causados por oscilação da temperatura. É importante ter alguns cuidados quando isso acontece e monitorar constantemente a saúde, para que complicações desse tipo não se agravem outras doenças.

De acordo com o médico cardiologista da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, Francisco Maia da Silva, as reações ocasionadas pelas mudanças de temperatura variam de acordo com o organismo de cada pessoa. O calor faz com que os vasos sanguíneos se dilatem, o que pode causar uma queda de pressão e levar a sonolência e apatia. Já as variações bruscas - que podem acontecer após pancadas de chuva, por exemplo - podem ocasionar complicações principalmente em quem já têm problemas cardíacos. Essas pessoas precisam ter atenção especial, pois as doenças podem se agravar nessa estação.

O médico afirma que as pessoas que possuem hábitos saudáveis têm menores possibilidades de ter problemas desse tipo. Por esse motivo o cardiologista reforça que é preciso fazer atividade física, ter uma alimentação saudável, não beber, não fumar e controlar o peso. "A mudança de comportamento representa maior qualidade de vida e probabilidade menor de se ter problemas de saúde", alerta Silva.

Cuidados

Se a pessoa tiver queda de pressão ou passar mal por causa da mudança de temperatura, deve evitar fazer movimentos bruscos, procurar um local arejado. Além disso, deve erguer as pernas, pois isso melhora a circulação.

Também é importante procurar um cardiologista, para que possa ser feita uma avaliação sobre a situação. "Outro cuidado que se deve ter é evitar a automedicação. A pessoa não sabe o que causa o mal-estar e pode piorar", argumenta Silva.

Veja também

  • Corra da dor
  • Verão exige cuidados redobrados para evitar conjuntivite
  • No verão, redobre os cuidados para não contrair micose
  • Veranistas devem reforçar a prevenção contra a dengue nas praias
  • Hora da limpeza

Receba Nossas Notícias

NewsletterNo Celular

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, incluindo o recebimento de conteúdos e promoções da Gazeta do Povo. O descadastramento pode ser feito a qualquer momento neste link.

Para desmarcar, toque de novo no ícone

As notícias salvas ficam em Minha Gazeta na seção Conteúdos salvos. Leia quando quiser.

Exagerar demais na comida ou se alimentar de forma rápida pode desencadear problemas no aparato gastrointestinal, como azia, náusea, dor e dilatação abdominal. Por isso, é muito importante montar sempre pratos equilibrados (preferencialmente coloridos), sem abusar muito nas quantidades. Mas o que fazer quando se come demais e passa mal em seguida? Existem chás medicinais e truques que podem amenizar esse tipo de problema? Para saber mais sobre o assunto, nós conversamos com a nutricionista Patrícia Brotherhood, que deu ótimas dicas de como tratar mal-estar após exagerar na comida. Confira!

Afinal, o que fazer quando come demais para aliviar o mal-estar?

De acordo com a nutricionista, o mais importante é tentar ao máximo ter uma dieta equilibrada e tomar cuidado com o cardápio que seleciona diariamente. "A digestão começa desde a escolha dos alimentos, pois você é o que você absorve", afirma a profissional. Ainda assim, vale lembrar que existem meios de amenizar náusea, azia e dor de estômago após exagerar na comida. Confira as principais dicas:

Aposte em chás digestivos

"Tome algum chá digestivo, como o de hortelã, espinheira santa, camomila e boldo. O de hortelã, por exemplo, é antiemético (combate a náusea) e auxilia bastante no funcionamento intestinal. O de espinheira santa, por sua vez, tem efeito sobre a produção do ácido clorídrico no estômago, auxiliando no tratamento da gastrite. A camomila é digestiva, espasmolítica e calmante. Já o boldo auxilia na digestão de gorduras e melhora desconto de gases", recomenda.

Faça um shot de limão digestivo

Outra dica que a nutricionista destaca é apostar em misturas (em especial com frutas cítricas) que auxiliam no processo de digestão. "Faça um shot digestivo: esprema meio limão, misture com ½ colher de chá de gengibre e 50 ml de água. Outra dica interessante é comer uma maçã", sugere Patrícia.

Evite tomar café, refrigerantes e alimentos muito gordurosos

Além de tomar chás ou shots digestivos, outra dica importante é evitar certos alimentos que possam sobrecarregar o sistema digestivo e contribuir para a formação de gases, por exemplo. "Evite tomar café, refrigerantes, gorduras e frituras, vinagre (ou produtos em conserva que usam vinagre), chocolate e bebidas alcoólicas", destaca a nutricionista.

Tenha atenção com a mastigação e a velocidade que come

Para evitar que esse tipo de problema se repita, é importante ter atenção nas próximas refeições - principalmente quanto aos alimentos consumidos, à velocidade e à mastigação, para facilitar, dessa forma, o processo digestivo. "Tenha atenção à velocidade que come, pois você pode estar ingerindo ar ao comer e falar ao mesmo tempo. Lembre-se de mastigar bem. Essa é uma etapa fundamental para a boa digestão. Outra dica importante é evitar refeições muito volumosas e líquidos junto às refeições. Após comer, evite deitar em seguida, se for inevitável, fique virado para o lado esquerdo (por conta da posição do estômago)", explica a profissional

Observe a constância dos sintomas e procure atendimento médico

Caso você perceba que o mal-estar pós-refeição vem se repetindo frequentemente, de forma regular, é muito importante tomar certos cuidados e procurar ajuda, ok? A nutricionista destaca que certos sintomas podem ser indícios de problemas maiores e devem ser investigados.

"Tente observar após que tipo de refeição esses sinais costumam aparecer, se são eventuais ou constantes. E atente-se para descobrir se algum alimento parece piorar o quadro. Observe se há outros sintomas: fezes alteradas, dor de cabeça ou alergias. Vale lembrar que intolerâncias alimentares, alergias, doenças inflamatórias, disbiose (desequilíbrio de bactérias no estômago ou intestino) e várias outras patologias podem desencadear sintomas gastrointestinais. Por isso, caso o problema seja constante, procure um médico gastroenterologista para o diagnóstico correto. Não se esqueça de também procurar a ajuda de um nutricionista para avaliar seus hábitos alimentares", finaliza Patrícia.

O que tomar quando estiver com mal estar?

O chá pós-refeição é uma excelente alternativa..
1 – Gengibre. ... .
2 – Limão e laranja. ... .
3 – Boldo. ... .
4 – Hortelã ... .
5 – Funcho. ... .
6 – Camomila. ... .
7 – Limão..

Quais são os sintomas do mal estar?

Vale lembrar que somente um diagnóstico médico pode indicar os causadores de cada sintoma, bem como o tratamento adequado para cada caso..
1 – Dor de cabeça. ... .
2 – Edema. ... .
3 – Soluço. ... .
4 – Febre. ... .
5 – Falta de ar. ... .
6 – Dor abdominal. ... .
7 – Dormência e formigamento. ... .
8 – Vertigem..

Como aliviar mal estar naturalmente?

Dicas sobre como aliviar mal estar.
Beba bastante água! Pode não parecer, mas a desidratação pode ser uma das principais causas por você se sentir mal. ... .
Faça um suco de fruta natural. Um suco natural possui muitas vitaminas e minerais que auxiliam no bom funcionamento do nosso organismo. ... .
Consuma alimentos leves..

Estou com muito mal estar?

Enjoos constantes são aqueles que perduram por mais do que meras horas ou poucos dias e podem ser causados por: gravidez, infecções gástricas, labirintite, gastroparesia (condição em que há lentificação crônica da motilidade intestinal), refluxo gastroesofágico, obstrução intestinal ou gastroenterite eosinofílica.