Oleo de côco no cabelo como usar

Opções de receitas naturais para o cuidado capilar é o que não falta hoje em dia. Muitos produtos que podemos encontrar em casa fazem super bem para as nossas madeixas.

Os óleos vegetais, como de oliva, coco ou rícino contém diversos ativos nutritivos ótimos para recuperar a saúde dos cabelos, principalmente para a pele e cabelo.

Oleo de côco no cabelo como usar

O queridinho das receitas caseiras é o óleo de coco, que é super poderoso para a nutrição do cabelo. Produto super acessível e natural, nutre profundamente o cabelo e protege de danos e ressecamento.

Por isso, separamos algumas dicas de como usar o óleo de coco e manter a madeixa saudável, de dar inveja! Confira.

Benefícios do óleo de coco no cabelo

  • Promove brilho aos fios;
  • Auxilia a recuperar cabelos com aspecto opaco e ressecado;
  • É antifúngico e antibacteriano, eliminando caspas;
  • Sela as cutículas dos fios, diminuindo o frizz;
  • Hidrata profundamente, criando uma camada protetora aos fios.

Como usar óleo de coco no cabelo

Umectação

A umectação é uma técnica bem famosa para nutrir o cabelo com óleos vegetais, recuperando a madeixa do aspecto opaco e ressecado. O óleo de coco é o favorito para esse método, pois é um óleo que age profundamente nos fios.

A realização da umectação é simples, mas requer tempo. Aplique o óleo no comprimento dos fios e deixe agir por, no mínimo, 5 horas com uma touca térmica. Finalize lavando o cabelo como de costume.

Confira mais informações em umectação capilar: Invista nessa técnica de nutrição do cabelo.

Hidratação

O óleo de coco pode ser uma ótima opção para misturar na sua hidratação, potencializando o efeito do tratamento no cabelo, já que é um poderoso ativo nutritivo para a fibra capilar.

A aplicação é simples: adicione uma colher de sopa de óleo de coco à sua máscara de hidratação favorita. Misture e aplique por todo o comprimento do cabelo.

Pré-poo (pré-shampoo)

Utilizar o óleo de coco antes da lavagem do cabelo é uma ótima forma de proteger os fios dos ativos químicos que danificam a fibra capilar.

Por isso, adote na sua rotina capilar aplicar o óleo de coco antes das lavagens, distribuindo o óleo pelo comprimento dos fios e deixe por 20 minutos. Depois realize a lavagem como de costume.

Veja também:

  • Veja 10 benefícios do óleo de coco para a saúde e a beleza
  • Óleo de rícino: conheça os benefícios para o seu corpo
  • Veja como o gengibre pode ser ótimo para a sua pele

Oleo de côco no cabelo como usar

Sempre ligada nas últimas tendências da moda, adora montar cada look como se fosse uma obra prima, enquanto assiste várias resenhas sobre produtinhos de skincare no Youtube!

Uma das gorduras vegetais mais saudáveis e, por isso, recomendadas por profissionais de saúde, o óleo de coco serve mais do que só para cozinhar. Nos cabelos, faz verdadeiro milagre tanto na hidratação - reposição de água nos fios - quanto na umectação - reposição de nutrientes e lipídios.

Mas para usufruir dos benefícios do ingrediente, é preciso saber como aplicá-lo.

Confira as sugestões de Jackeline Alecrim, especialista em cosmetologia avançada e produtos naturais.

Como o nome indica, o pré-shampoo deve ser usado antes da lavagem dos fios. Serve para hidratar, repor nutrientes e ajuda a proteger as pontas da água quente e da ação dos detergentes presentes no xampu.

Ingredientes:
- Óleo de coco
- Soro fisiológico
- Creme de hidratação

Modo de aplicação:
Misture os ingredientes e aplica no cabelo da raiz às pontas. Deixe agir por 30 minutos, depois lave os fios como de costume.

Use algumas gotas misturadas ao creme de sua preferência para hidratar cabelos cacheados e crespos. O processo blinda o fio, diminui o frizz e deixa o cabelo mais hidratado, brilhante e os cachos mais definidos.

Ingredientes:
- Creme de pentear
- Óleo de coco

Modo de aplicação:
Aplica em todo o cabeço. Se quiser um cabelo mais volumoso use um pente garfo para dar volume na raiz

O objetivo é nutrir os fios e repor a oleosidade necessária, recuperando cabelos danificados. Pode ser feita em todos os tipos de cabelo, sobretudo nos cacheados, crespos e em transição.

Ingredientes:
- Óleo de coco extravirgem

Modo de aplicação:
Com os cabelos secos, separe mechas pequenas e distribua o óleo da raiz às pontas. Amarre o cabelo e utilize uma touca. Deixe agir por no mínimo 4 horas ou a noite toda. Depois lave como de costume ou utilizando uma máscara antes para facilitar a remoção do óleo.

  • Oleo de côco no cabelo como usar

    (Editoria de Arte)

  • Oleo de côco no cabelo como usar

    (Editoria de Arte)

  • Oleo de côco no cabelo como usar

    (Editoria de Arte)

  • Oleo de côco no cabelo como usar

    (Editoria de Arte)

Compartilhar

Qual a maneira correta de usar o óleo de coco no cabelo?

Consiste em aplicar o óleo de coco em todo o cabelo (secos), inclusive na raiz, mecha por mecha. Depois de aplica-lo, deixe agindo de uma a seis horas. Lave os cabelos normalmente. Nesse método o óleo precisa estar liquido, então, caso você esteja em um dia mais frio, coloque o potinho do óleo em banho maria.

Pode usar o óleo de coco puro no cabelo?

Como aplicar o óleo de coco no cabelo Para esses, a melhor opção é optar por produtos como máscara de hidratação, shampoos, condicionadores e leave-ins com óleo de coco na composição. No caso de fios lisos ou ondulados muito ressecados, o óleo pode até ser usado puro, porém, em menor quantidade e apenas nas pontas.

Quanto tempo pode ficar com óleo no cabelo?

Na umectação tradicional, o óleo age nos cabelos por cerca de 2 horas. Esse tempo é o suficiente para entregar brilho, maciez e tirar o frizz dos cabelos que estão secos, sejam eles crespos ou cacheados ou até mesmo os lisos que estão danificados por química, por exemplo.

Por que o óleo de coco é bom para o cabelo?

Possui propriedades antifúngicas e antibacterianas, o que melhora a saúde do couro cabeludo; Forma uma camada protetora nos cabelos contra os danos externos, como sol, cloro, poluição e sal; Hidrata profundamente os fios, diminuindo o aspecto opaco e quebradiço.