Por que as plantas são importantes para a manutenção da vida na Terra?

É impossível imaginarmos a Terra sem plantas, entretanto, há milhões de anos, a vida era restrita a mares e lagos. Acredita-se que as primeiras plantas terrestres tinham como ancestral um grupo de algas verdes. No grupo das algas verdes, destacam-se as carófitas (Charophyceae) como o grupo mais próximo das plantas terrestres.

Assim como os animais, as plantas também tiveram dificuldades para se fixar em terra firme. Os desafios eram muitos e as plantas precisavam enfrentar problemas, tais como: dessecação, trocas gasosas na atmosfera, sustentar-se fora da água e reprodução. Esses problemas foram os mesmos enfrentados pelos animais ao tentarem conquistar esse novo ambiente.

Para evitar a dessecação, o surgimento da cutícula foi essencial. A cutícula, que é encontrada recobrindo a epiderme das plantas, é formada por substâncias lipofílicas e tem por função diminuir a transpiração.

Para a realização de trocas gasosas, o aparecimento de estômatos foi de fundamental importância. Os estômatos são constituídos por duas células-guarda e um orifício denominado ostíolo. Algumas plantas possuem, ainda, células circundando as células-guarda denominadas de células subsidiárias. Os estômatos são estruturas que estão relacionados à respiração, transpiração e fotossíntese.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O problema da sustentação foi resolvido com o surgimento de duas estruturas: raízes e tecidos vasculares. As raízes estão relacionadas à fixação da planta ao substrato e à absorção de nutrientes e água do solo. Os tecidos vasculares estão relacionados principalmente com o transporte de seiva bruta e seiva elaborada, entretanto, as células do xilema, por apresentarem paredes lignificadas, conferem também à planta certa sustentação.

O problema da reprodução foi solucionado com o surgimento de esporos, que são considerados uma grande adaptação ao meio terrestre. Essas estruturas reprodutivas, muito resistentes, são levadas pelo vento e pela água. Além disso, outra adaptação relacionada à reprodução é a capacidade do zigoto de permanecer retido por algum tempo no gametófito, o que confere proteção ao embrião.

O processo que levou as plantas a conquistarem o ambiente terrestre levou milhões de anos, e diferentes organismos surgiram e extinguiram-se até que a total conquista acontecesse. Sem dúvidas, sem essa conquista, seria impossível a sobrevivência de diversas espécies na Terra, inclusive a sobrevivência humana.

Por que as plantas são importantes para a manutenção da vida na Terra?

Olá crianças! Como vocês estão? Espero que estejam todos bem! Você já parou para pensar por que algumas plantas ficam tão bonitas, verdinhas, crescem tão bem enquanto outras ficam secas, as folhas caem, não dão frutos? As plantas também são seres vivos e precisam de cuidados para sobreviver. Mas você já se perguntou como isso acontece? Do que a planta precisa para crescer forte e saudável?


Leia o poema da Janina Richardo. Neste poema, observe que as plantas podem viver em diferentes ambientes, mas que todas em comum precisam de água, algumas mais que outras.

Por que as plantas são importantes para a manutenção da vida na Terra?
Link da imagem: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2074/as-plantas-e-o-ambiente#_=_

Agora, assista ao vídeo para compreender melhor a importância da água para a sobrevivência das plantas.

“Manifesto da Planta” – Canal: UPL Brasil – Link: https://www.youtube.com/watch?v=x3N8JLD21Ww

As plantas como todos os outros seres vivos precisam de condições favoráveis de vida. Precisam ser bem cuidadas, alimentadas, mas como isso acontece?
Antes vamos relembrar quais são as partes de uma planta?

Por que as plantas são importantes para a manutenção da vida na Terra?
Fonte: https://www.todamateria.com.br/partes-da-planta/

Observem do que as plantas precisam:

Por que as plantas são importantes para a manutenção da vida na Terra?
Fonte: https://pt.scribd.com/presentation/233549412/Como-Vivem-as-Plantas

Agora assista a um vídeo que explica direitinho tudo aquilo que é necessário para a manutenção da vida de um vegetal, ou seja, uma planta. Além de água, ela precisa também da energia solar e de gás carbônico. Além de tudo isso é importante também que o solo (terra) esteja bem cuidada, rica em sais minerais.

“Aula de Ciências: Plantas” – Canal: Barão do Pirapora – Link: https://www.youtube.com/watch?v=3PaqJfQzuo0

Então criança, espero que você tenha compreendido. E a partir de hoje vamos olhar as plantas à nossa volta de uma forma bem diferente.


Saiba Mais/Referências: https://www.youtube.com/watch?v=JoB-69Nvxy4
https://www.youtube.com/watch?v=_qquJRrGatY
https://www.youtube.com/watch?v=oLjjv5w3Amw
Objeto de Conhecimento Vida e Evolução.
Componentes Curriculares Ciências
Habilidades (EF02CI04–A) Descrever características de plantas e animais, como tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem que fazem parte do cotidiano, relacionando-as ao ambiente em que vivem. (GO-EF02CI11) Investigar a importância do ar e do solo para a manutenção da vida das plantas em geral.
Proponentes/ Professores: Aparecida Borges de Oliveira,Liliane Anselmo Ferreira, Luciana Ribeira da Silva, Márcia Maria Neves  Nilza Clementina da Silva Ferreira.
Instituição Educacional: Escola Municipal  São José
CRE: Brasil Di Ramos Caiado

Porque as plantas são importantes?

As plantas são organismos essenciais para o equilíbrio do planeta. Essas constituem a base da cadeia alimentar (produtores) de vários ecossistemas, servindo de alimento para os consumidores primários. Elas são, inclusive, parte da alimentação humana, sendo comum na nossa dieta as frutas, legumes e verduras.

Porque as plantas são importantes para o meio ambiente redação?

As plantas são muito importantes, porque nos dão ar puro para respirar. Podem ser encontradas em diversos meios como o solo no meio terrestre. Outras na água (doce ou salgada), o meio aquático e ainda as que se encontram presas em galhos de outras plantas ou em cercas, no meios aéreo.

Porque as plantas são importantes para a qualidade do solo?

As plantas nutrem os solos e ajudam a produzir alimentos e água. Suas folhas servem como adubos para a terra e tornam a natureza rica e viva. Além disso, as árvores servem como uma proteção natural para a Terra e influenciam nos ciclos de chuvas que garantem água para o consumo humano.

Qual importância da fotossíntese manutenção da vida na Terra?

Nós, seres humanos, e todas as outras formas de vida, somos totalmente dependentes da fotossíntese, seja porque é um processo que nos fornece alimento e oxigênio seja porque ameniza a temperatura da Terra. O fato é que a sobrevivência de todos depende muito da continuidade desse processo em nosso Planeta.