Por que o setor terciário é o mais importante?

Índice

  • Qual é o setor primário?
  • Qual é o setor secundário?
  • O que é o setor terciário?

Conhecemos como setores primário, secundário e terciário da economia a forma como são classificadas as atividades econômicas de um país ou de uma sociedade.

Claro, toda atividade econômica é muito importante porque permite obter meios para cobrir as necessidades. Na atividade econômica, os recursos são primeiro produzidos ou transformados em produtos, depois são comercializados e finalmente consumidos.

Setor economico

Portanto, na economia existem atividades econômicas que se classificam no setor primário, outras no setor secundário e outras no setor terciário; mas todos são necessários para cobrir as necessidades de consumo dos seres humanos.

Por que o setor terciário é o mais importante?

Qual é o setor primário?

Assim, o setor primário da economia refere-se à atividade em que o ser humano se dedica à extração de recursos naturais para que posteriormente sirvam de matéria-prima para a produção de outros bens ou os consuma diretamente como alimento.

Os principais setores do setor primário da economia são:

  • Agricultura.
  • Pecuária.
  • Pescaria.
  • Exploração de recursos florestais.
  • Mineração.

Tipos de gado

Portanto, podemos citar muitos países subdesenvolvidos cuja principal atividade é a agricultura, por isso sabemos que se concentram no setor primário da economia e este setor passa a ser um componente muito importante do seu produto interno bruto (PIB).

Qual é o setor secundário?

Por sua vez, o setor secundário é aquele em que se realiza a transformação dos recursos naturais ou das matérias-primas para convertê-los em produtos que serão utilizados para atender às necessidades dos consumidores.

Assim, a atividade de transformação pode ser artesanal quando a produção de bens é realizada de forma simples e só pode ser produzida em pequenas quantidades. Considerando que a transformação da forma industrial já implica o uso de uma infra-estrutura de bens de capital que permita que os produtos sejam produzidos com técnicas e formas de produção modernas, que auxiliem os produtos a serem mais elaborados, ou seja, possuem maior valor agregado por serem pode produzir em grandes quantidades; aproveitando a economia de escala.

Por isso, o setor secundário também é conhecido como atividade industrial. Pode-se dizer que são países altamente industrializados, países como Alemanha, Japão e Estados Unidos, entre tantos que poderiam ser citados.

Geralmente, os países subdesenvolvidos apresentam maior produção de produtos artesanais e baixíssimo grau de produção industrial, pois seu investimento de capital é muito incipiente.

O que é o setor terciário?

Por fim, o setor terciário é aquele que se caracteriza por produzir produtos denominados serviços, os quais, embora não sejam especificamente bens tangíveis, também ajudam a atender às necessidades das pessoas.

Assim, entre os serviços mais importantes podemos citar as atividades financeiras, as atividades de transporte, as atividades comerciais e qualquer atividade desenvolvida por profissionais como médicos, professores, advogados, entre muitos dos que podem ser listados.

Além disso, os países cuja atividade económica se baseia maioritariamente nos serviços são os que atingiram os níveis de desenvolvimento mais elevados.

Por que o setor terciário é o mais importante?

Para finalizar, esclarecemos que todas as atividades econômicas são necessárias para que o ser humano atenda às nossas necessidades de consumo. Porém, dependendo do grau de desenvolvimento de cada país, cada país se especializa mais em um setor do que em outro.

Os países subdesenvolvidos costumam se dedicar mais à agricultura e à produção artesanal; e os países com maior grau de desenvolvimento se concentram mais na atividade industrial e de serviços.

Você vai ajudar o desenvolvimento do site, compartilhando a página com seus amigos

Os setores da economia são a divisão de atividades econômicas exercidas em um país.

Estas atividades são classificadas de acordo com as etapas de exploração dos recursos naturais, a transformação da matéria-prima ou a prestação de serviços.

Podemos, então, separar a economia em três campos distintos:

  • Setor Primário: extração de matérias-primas
  • Setor Secundário: indústria
  • Setor Terciário: venda de serviços e bens imateriais

A economia de um país é classificada de acordo com os setores da economia a que ele se dedica.

Por isso, sua riqueza é medida segundo o desenvolvimento de cada setor. Assim, quanto maior a concentração econômica no segundo e terceiros setores, mais desenvolvido este país será.

Setor Primário

O Setor Primário é o estágio no qual ocorre a produção a partir dos recursos naturais existentes para exploração.

Normalmente estão ligados à atividades de agrícolas (lavoura permanente, lavoura temporária, horticultura, etc.), mineração, pesca e silvicultura, pecuária, extrativismo vegetal, caça e obtenção de outros produtos sejam eles renováveis ou não.

Neste setor da economia, as atividades econômicas irão obter o produto primário por meio de extração ou produção.

No setor primário serão obtidas as matéria-primas para os outros setores. Apesar de ser fundamental, possui pouco valor agregado e não gera muitas riquezas aos países que exploram apenas modalidade econômica.

Setor Secundário

O Setor Secundário da economia corresponde ao momento quando as matérias-primas são transformadas em produtos industrializados de alto valor agregado. Isso ocorre devido o emprego de altas tecnologias.

Portanto é um setor de considerável riqueza para o desenvolvimento econômico dos países. No entanto, é o responsável pela maior parte da poluição e degradação ambiental do Planeta.

A matérias-primas são transformadas em produtos aptos para o consumo ou em maquinários e ferramentas industriais. Dessa maneira, o setor alimenta a si próprio e ao setor terciário.

A indústria, justamente, é a atividade mais importante deste campo. Especialmente aquelas que purificam, processam e embalam a matéria-prima, assim como aquelas que fornecem água, gás e eletricidade.

Fazem parte deste setor, indústrias da divisão automobilística, alimentício, naval, aeronáutica, de tecnologia avançada, informática, construção civil, etc.

Setor Terciário

O Setor Terciário é o campo da economia capitalista que mais cresce atualmente e onde se encontram os produtos de maior valor agregado. Caracteriza-se pela inclusão comercial de tudo aquilo que não abarca os outros setores, onde o foco está nas relações interpessoais.

Este é também definido como o setor de comércio e prestação de serviços. Aqui é onde se dá a comercialização dos bens tangíveis e intangíveis (imateriais), como a oferta de serviços prestados às empresas ou a particulares.

Neste setor apresenta-se um alto grau de valor agregado e desenvolvimento econômico, típico dos países desenvolvidos, os quais concentram suas atividades nesta categoria. Destas nações virão as grandes empresas como refinarias, automobilística e maquinaria.

Por outro lado, no Setor Terciário é requerido mão de obra muito mais qualificada, sendo o campo que mais contrata trabalhadores, muitas vezes na qualidade de profissionais liberais.

Vale destacar que este é o setor do comércio em geral, da venda de serviços como educação, saúde, segurança, transporte, finanças, telecomunicações, desenvolvimento de softwares, consultorias, reunindo uma infinidade de atividades.

Nos países desenvolvidos e nos emergentes, o terceiro setor é muito forte. Entretanto, podem surgir problemas como o crescimento desordenado e ao excesso de mão de obra qualificada.

Temos mais textos sobre o assunto para você:

  • Extrativismo
  • Indústria
  • Geografia Enem: assuntos que mais caem

Por que o setor terciário é o mais importante?

Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.

Porque o setor terciário é o mais importante?

O setor terciário é fundamental para o aquecimento e crescimento da economia do país, relacionando-se diretamente com o índice do Produto Interno Bruto (PIB), a criação de empregos e de renda.

Qual é a importância do setor terciário no Brasil?

O setor terciário mostra crescente relevância na economia brasileira, ao evoluir junto com o aumento da renda e o desenvolvimento econômico e social verificados nos últimos anos, bem como ao constituir setor fundamental de expansão das atividades empresariais.

Por que o setor terciário e o que mais contribuiu para a economia europeia?

O poder de compra da população europeia também contribuiu para o fortalecimento do setor terciário. Nesse setor, podemos citar os transportes, os bancos, os serviços de internet, o comércio, tanto interno como de importação e exportação e o turismo, que tem um grande peso nos ganhos desse setor.

Por que o setor terciário é o maior empregador do país?

Olá! Esse fato se dá porque o setor terciário se utiliza MUITO mais da mão-de-obra do que os setores secundários e primários. Normalmente, os setores secundários e primários são totalmente automatizados, o que impossibilita o trabalho manual.