Porque quando os cães cruzam eles ficam grudados

Durante a cópula canina, é comum observarmos os cachorros “grudados”. Essa posição “estranha” para nós consiste na junção dos dois animais, virados em direções opostas, unidos pela região caudal.

Jornal Ciência no seu WhatsApp

Clique aqui (61) 98302-6534, mande “olá” e salve nosso número nos seus contatos. Você receberá notícias do Jornal Ciência diretamente no seu celular.

Apesar de parecer um pouco desconfortável, essa é apenas uma das fases do acasalamento. No caso dos cães, a penetração ocorre ainda com o pênis flácido.

Esse ato só é possível porque eles possuem um osso que permite essa penetrabilidade através apenas da fricção. E é somente após isso que a ereção acontece.

Quando a ereção ocorre, um órgão chamado “bulbus glandis”, presente nos machos, se enche de sangue, e consequentemente, aumenta seu volume. Dessa forma, as cadelas possuem uma cérvix plana, que possui uma abertura na qual o ‘bulbo’ do macho irá se encaixar.

Contudo, esse preenchimento sanguíneo do bulbo só ocorre após a penetração. O sêmen dos cães é muito tênue e líquido.

Porque quando os cães cruzam eles ficam grudados

A liberação do sêmen ocorre por gotejamento e possui baixa contagem de espermatozoides. Sendo assim, a anatomia do órgão sexual da cadela permite melhores chances de fecundação

Se você já tentou separar os cães enquanto estão “grudados”, pode ter notado que é uma tarefa inviável. Fazendo isso, além de desrespeitar o comportamento natural do animal, pode machucar e causar lesões graves, no macho e na fêmea, ao jogar água fria ou tentar separá-los usando a força

Eles ficam “grudados” porque, uma vez que o bulbo aumentou o seu volume dentro do canal genital da cadela, é praticamente impossível que eles sejam “desgrudados”. Qualquer tentativa forçada pode causar danos à saúde.

Alguns cães podem sofrer cortes e “rasgos” na vulva da cadela e no pênis do cão. Isso abre portas para infecções, dores intensas, hemorragias, inflamações e pode necessitar de atendimento veterinário especializado. Por isso, jamais tente separá-los!

Em suma, esse “grude” foi a forma que a natureza encontrou para minimizar a perda de esperma e aumentar as chances de fecundação por maior concentração de espermatozoides.

Como a ejaculação ocorre por gotejamento, essa fase pode demorar cerca de 30 minutos e só acaba quando o bulbo não estiver mais cheio de sangue, começando a retrair naturalmente, sem causar nenhum dano para macho e fêmea. Após isso, os cães estão livres e separam-se.

Fonte(s): Midogguide Imagens: Reprodução / Petkeen

Relacionados

procriação dos cachorros

O período de procriação dos cachorros acontece quando a cadela está no cio. A fêmea não é permissível para receber o macho na fase do sangramento, que também é chamada de proestro. Ela estará apta para cruzar entre 5 a 15 dias após essa fase, quando ela entra no período conhecido como estro.

Ah, e esse período pode variar um pouquinho, tudo bem? Nessa fase, é importante que você observe o comportamento dos seus animais e evite contato caso não esteja planejando filhotes.

De início, você poderá observar o cortejo e, quando ambos estiverem prontos, o macho irá montar sobre a fêmea. Quando desmontar, é normal que eles permaneçam grudados um ao outro durante certo período. Isso acontece pois o pênis do macho fica mais volumoso com o aumento do bulbo, uma parte da anatomia do pênis, já que há mais sangue circulando na por lá quando estão copulando.

A fêmea, por sua vez, tem uma região chamada anel fibromuscular com um tamanho menor em comparação ao bulbo do macho. Quando o pênis do macho está ereto, esse anel impede que ele saia e, assim, os órgãos genitais de ambos os pets se encaixam e eles ficam grudados um ao outro para aumentar as chances de fecundação.

Isso acontece para que o sêmen do macho chegue até os óvulos da fêmea. A ejaculação do macho é dividida em três fases: a primeira é livre de espermatozóides e acontece minutos depois que o macho monta a fêmea. A segunda, já com os espermatozóides, provoca maior vascularização no bulbo peniano do animal e faz com que ele aumente de tamanho. 

Quando chega a terceira fase, que é muito rica em espermatozóides, os animais já estão grudados para estimular a procriação.

Meus cachorros estão grudados, e agora?

Como mostramos ali em cima, é super normal que isso aconteça quando os cãezinhos estão procriando. Por ser um processo natural, é muito importante que eles não sejam interrompidos! O tempo que eles ficarão grudados poderá variar com o porte e a raça dos animais, indo desde 15 minutos até 1 hora, por exemplo. 

Nesse momento, tudo o que resta a fazer é esperar.

Não jogue água ou tente separar os animais, pois isso pode feri-los e assustá-los já que, anatomicamente, o corpo dos cães não irá se separar enquanto estiverem copulando. Depois que o período da copulação terminar, os animais irão se separar sozinhos, sem dificuldades e sem precisar da interferência de seus tutores.

Pra reforçar: se ver dois cães copulando não faça nada, ok? Os riscos de machucar gravemente os animais são muito grandes!

Ah, e não se assuste! É comum que os tutores fiquem espantados com possíveis sons que os animais podem emitir durante a copulação e tentem separá-los. Tente manter a tranquilidade e aguardar até que os cães possam terminar o processo naturalmente, tudo bem?

Caso você identifique algum comportamento de risco durante a cópula não exite em contatar um veterinário para receber orientações sobre o que fazer.

Pra aproveitar que você já entende um pouco mais sobre a procriação dos cachorros, que tal ler esse artigo do Guia Ver sobre a comunicação entre esses animais? Garantimos que, depois de ler, você conseguirá identificar alguns sinais de seu pet mais facilmente.

Ficou com alguma dúvida sobre o comportamento dos seus pets? Manda pra gente!

O que fazer quando os cachorros cruzam e ficam grudados?

Então como desgrudar o cachorro da cadela? Se o cruzamento ocorreu, não há outra escolha senão esperar que os cães se separem. Neste momento, os dois lambem suas partes íntimas, o pênis do macho vai reentrar no prepúcio e tudo voltará ao normal.

Porque os cachorros grudam na hora de cruzar?

Quando o pênis do macho está ereto, esse anel impede que ele saia e, assim, os órgãos genitais de ambos os pets se encaixam e eles ficam grudados um ao outro para aumentar as chances de fecundação. Isso acontece para que o sêmen do macho chegue até os óvulos da fêmea.

Quanto tempo os cães ficam grudados?

A relação de cruza entre um cão macho e uma cachorra fêmea dura cerca de 30 minutos. Durante este tempo, os cães ficamgrudados” um ao outro no processo de fecundação. Caso o tempo seja menor que esse, as chances de a cachorrinha estar grávida diminuem consideravelmente.