Quais foram as principais transformações ocorridas no cenário econômico?

  • Modernização (2)

O substantivo "modernização" e o adjetivo "moderno" entraram para o vocabulário popular como termos que denotam algo que faz parte do presente, ou seja, que é atual e muitas vezes considerado mais avançado e melhor.

Nas ciências sociais, porém, modernização é um conceito extremamente complexo e abrangente, porque engloba um enorme conjunto de transformações que se processam na estrutura econômica, social e política de uma nação.

O processo de modernização pode ocorrer de modo concomitante ou separadamente em cada uma das estruturas constitutivas do sistema social. A modernização é um processo contínuo, que até os dias atuais produz transformações nas sociedades contemporâneas.

Origem do conceito de modernização

O conceito de modernização é basicamente ocidental e eurocêntrico. A influência europeia ocidental é tão marcante que às vezes o termo ocidentalização é empregado como sinônimo de modernização. Isso se explica pelo fato de que a modernização serviu para identificar e designar transformações ocorridas nos sistemas políticos, econômicos e sociais de países europeus ocidentais, que depois de determinado período de tempo os tornaram diferenciados do período histórico precedente e do restante do mundo.

Não há uma data precisa nem mesmo eventos históricos considerados pontos de partida do processo de modernização, mas com frequência se aceita que as primeiras revoluções burguesas da história, bem como a Revolução Industrial tenham impulsionado o processo embrionário de modernização.

Modernização política

A definição de modernização política envolve basicamente três fatores: igualdade, capacidade e diferenciação. O processo de modernização política se completa quando esses três fatores estão presentes. A igualdade está vinculada à expansão do direito de voto e à participação política. Reflete mais propriamente a mudança do status dos indivíduos, que, de súditos, passam a ser reconhecidos e se reconhecem como cidadãos.

A capacidade se refere ao aumento progressivo do potencial do governo de estabelecer autoridade sobre os órgãos administrativos que desempenham funções públicas, além da aptidão de atender e controlar as demandas e exigências sociais.

A diferenciação, por outro lado, envolve maior especificidade funcional (ou seja, divisão de tarefas administrativas a partir do surgimento de órgãos burocráticos específicos) e maior integração entre todas as instituições administrativas que fazem parte do sistema político.

Modernização econômica

Um sistema econômico ingressa no processo de modernização à medida que se torna mais racional e eficiente. O critério sobre o qual repousa o fator de racionalidade e eficiência econômica é o da correspondência entre os meios utilizados em correlação com os fins que se pretende atingir. Desse modo, o desenvolvimento e crescimento econômico é o índice que recebe atenção para determinar o grau de modernização de determinado sistema produtivo.

A modernização econômica provoca mudanças profundas na sociedade. Passa-se de uma condição na qual predomina a economia de subsistência centrada na agricultura (produção para consumo próprio, geralmente de gêneros alimentícios) para o predomínio da economia de larga escala (que atende o consumo de massa), centrada na indústria.

A industrialização, portanto, passa a ser o único meio de atender a demanda crescente por bens de consumo. A modernização econômica é dependente da modernização política, mas a experiência histórica demonstra que os processos nem sempre ocorrem de modo sincrônico.

As principais transformações da última década

Quais foram as principais transformações ocorridas no cenário econômico?

As principais transformações da última década

Novos hábitos de consumo, evolução tecnológica, mudanças no cenário econômico e político mundial, os últimos dez anos trouxeram as inovações para o futuro

Onde você quer estar nos próximos dez anos? Mal tivemos tempo de pensar em uma resposta e já chegamos ao final de uma década que viveu transformações profundas com relação aos avanços tecnológicos, às mudanças climáticas, ao comportamento das pessoas, ao cenário político-econômico e cultural.

Estamos mais conectados, as fronteiras ficaram menores com a comunicação em rede. As preocupações com o bem-estar social e a segurança também fizeram com que os avanços chegassem e para você acompanhar tudo o que aconteceu, fizemos uma lista com as principais mudanças da última década:

Hábitos de consumo

Em 2019, o instituto Euromonitor lançou informações de uma pesquisa sobre as tendências de hábitos de consumo para o ano.  Elas são representações das mudanças que estão acontecendo ao longo da década e mostram como as preocupações com a saúde física e mental, o bem-estar e o meio ambiente diretamente ligadas ao comportamento dessas pessoas. Se no início da década, a chegada das redes sociais intensificou o tempo de acesso à internet, ao longo do tempo percebemos a dependência criada em torno disso e quanto tempo dedicávamos acessando conteúdo digital. Desconectar-se se tornou uma das principais metas e há quem faça “detox digital” para tentar ficar alguns dias longe da internet.

Minimalismo

O conceito de minimalismo surgiu no século XX, mas tem sido bastante disseminado nos últimos anos. A ideia de ter o básico, vivendo experiências mais autênticas e menos focadas em questões materiais, pensando na qualidade com que se aproveita cada momento tem sido prioridade para muitas pessoas.

Consumo consciente

A preocupação com o meio ambiente nunca esteve tão em alta. O aumento das temperaturas, derretimento de geleiras e desastres ambientais. Isso moldou as escolhas de consumo das pessoas, que passaram a se preocupar com o modo como as empresas produzem, se utilizam produtos de origem animal, se fazem testes em animais, se poluem o meio ambiente.

Serviços de streaming

As mudanças de hábitos dos últimos anos e a conectividade também transformaram a indústria da música e do cinema com a chegada dos serviços de streaming. A Netflix ganhou espaço ao reunir um catálogo de filmes e séries através de um serviço de assinatura mensal com um custo mais baixo e está crescendo, tornando-se concorrente de grandes estúdios de cinema com produções próprias. Spotify e Deezer entraram na concorrência do setor audiovisual, moldando os hábitos de consumo de conteúdo musical pelo celular.

Machine Learning e Inteligência Artificial

Quem nunca falou ou pesquisou um produto na internet e depois foi bombardeado por anúncios sobre ele? O aprendizado da máquina se baseia em cálculos feitos através de algoritmos para que computadores possam reconhecer os padrões e tomar decisões com base nos dados e probabilidades estatísticas.

Nos últimos anos, os efeitos do Machine Learning podem ser percebidos em diversas áreas, auxliando na reunião de dados e geração de insights que ajudam a traçar estratégias de negócios. Também tem impulsionado a digitalização de algumas atividades, que hoje são realizadas por robôs e ainda está possibilitando que sejam feitos reconhecimento por voz, reconhecimento facial, sistemas de geolocalização e muito mais.

Internet das Coisas

A IoT está conectando dispositivos e integrando a comunicação entre eles, isso possibilita que tempo e recursos sejam otimizados para melhorar a vida das pessoas.

Sem dúvida, a conectividade é uma das mudanças mais significativas desta década. Ela tem possibilitado que as pessoas discutam questões urgentes como o meio ambiente e sociedade, facilitando a rotina de trabalho, de vida e criando soluções para melhorar o dia a dia das pessoas.

Acompanhe as mudanças da década e as principais novidades para os próximos dez anos através das nossas redes sociais: Facebook / Twitter / LinkedIn / Instagram / WhatsApp / Youtube

Fonte e imagem: Site SAP Brasil

17 de fevereiro de 2020

Quais foram as principais transformações ocorridas no cenário econômico do Brasil durante as décadas de 1920 1940?

Paralelamente à contração da agricultura, cresceu a participação da indústria : 11,6% do PIB em 1900, 15,7% em 1920, 18,7% em 1940, 29,9% em 1960, 34,4% em 1980. O país passou de uma economia com grande dependência do comércio do café e da borracha para a industrialização e diversificação de maneira rápida e dinâmica.

Quais foram as principais transformações ocorridas na economia com o processo?

As transformações e avanços ocorridos na economia e no sistema produtivo produziram reflexos também na ordem social, os serviços de infra-estrutura puderam ser oferecidos à população, proporcionando uma melhor qualidade de vida, dos quais se destacam o acesso à eletricidade, água tratada, acesso aos meios de ...

Quais foram as principais transformações ocorridas na economia com o processo de mordenização no segundo reinado?

Outro momento importante da economia brasileira, durante o Segundo Reinado, foi o de grande crescimento econômico marcado por algum desenvolvimento industrial: a Era Mauá. Tal prosperidade econômica aconteceu entre 1840-1860, e nela as receitas do Brasil aumentaram quatro vezes.

Quais foram as transformações que ocorreram no Brasil?

A economia diversificou-se, a riqueza do país cresceu 100 vezes, a um ritmo que foi o maior do planeta nos primeiros 73 anos do século XX. A mortalidade infantil reduziu-se drasticamente, assim como a taxa de analfabetismo. A série dos 12 censos realizados no país permite acompanhar essa transformação.