Quais medidas devemos adotar para evitar a formação da chuva ácida?

Uma das possíveis temáticas a serem trabalhadas em Ecologia é a chuva ácida.  A questão da chuva ácida, embora pareça atual, remonta ao século XIX. O termo "chuva ácida" foi usado pela primeira vez por Robert Angus Smith, em 1872, no texto O Ar e a Chuva: O Início da Climatologia Química: a Chuva Ácida. A expressão foi utilizada para descrever uma precipitação ácida que ocorreu em Manchester, na Inglaterra, no início da Revolução Industrial, no século XIX, como uma consequência nefasta da fumaça do carvão.

Uma vítima das chuvas ácidas são as florestas, que sofrem danos sérios.

Quais medidas devemos adotar para evitar a formação da chuva ácida?

Efeitos da chuva ácida sobre uma floresta temperada. (Fonte: Wikipédia.)

A chuva ácida causa problemas em escala mundial. Os países mais desenvolvidos, com maior grau de industrialização, são vítimas das chuvas ácidas por conta dos enormes volumes de gases emitidos e lançados na atmosfera, mas o problema não está restrito a eles.  Na verdade, a chuva ácida provoca problemas para além desses países. Por conta dos ventos, as chuvas ácidas acabam atingindo países com menor quantidade de indústrias e menores índices de poluição atmosférica.

Na Europa, nações como a Noruega e a Suécia, embora com poucas fábricas, estão sendo prejudicadas pela acidez da chuva,  provocada por emissões em países como a Alemanha e a Inglaterra.

Quais medidas devemos adotar para evitar a formação da chuva ácida?

 Mapa da Europa apresentando os níveis de chuva ácida correlacionados com os índices de riscos para o meio ambiente. (Fonte: http://www.geogonline.org.uk/cep_acidmap.htm)

A China, um país que se industrializou mais recentemente e que hoje alcança índices elevadíssimos de desenvolvimento, já cria sérios problemas por causa da chuva ácida.

Embora os maiores impactos das chuvas ácidas tenham sido registrados, como vimos, em países de região temperada, no hemisfério norte, nossas cidades com maior grau de industrialização já se mostram vítimas desse problema. Como já foi alertado, não podemos ter a ilusão de que países tropicais, como o nosso, estarão seguros. A chuva ácida é um problema que os próprios ventos se encarregam de espalhar.

Nos países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil, a poluição atmosférica já é reconhecida como um grande problema ambiental, embora pouco se faça para evitá-la. Nesses países, a preocupação em atingir um grau de industrialização alto, entendido como necessário ao crescimento da economia, impõe-se sobre outras questões, como as do meio ambiente. Assim, em nome de outros interesses, a poluição atmosférica acaba não tendo o tratamento adequado pelas autoridades.

No Brasil, a cidade de São Paulo já é uma vítima das chuvas ácidas, de forma muito semelhante a cidades localizadas em países mais desenvolvidos. Embora existam agentes naturais que contribuem para a chuva ácida, como os vulcões, os maiores agentes de poluição atmosférica são produzidos por atividades humanas. Se não forem tomadas as providências necessárias, a chuva ácida irá tornar-se um problema cada vez maior, trazendo sérias consequências para todos nós, habitantes do planeta Terra. Nós, cidadãos da Terra, temos a responsabilidade de cuidar desse planeta para as próximas gerações. Por isso, devemos fazer desde agora tudo o que for necessário para reduzir a poluição atmosférica, garantindo a qualidade de vida para todos os atuais e futuros "passageiros da nave Terra".

Sugestão de Atividade: Chuva Ácida

Sugerimos que você realize com seus estudantes uma atividade envolvendo a analise da questão da chuva ácida sob o ponto de vista de um político, professor ou ambientalista. Estes personagens, assumidos pelos estudantes, deveriam indicar medidas a ser adotadas para reduzir a poluição atmosférica e seus efeitos nos fatores abiótico e biótico.  Abaixo, sugerimos um roteiro para organizar a atividade. 

Primeiro passo da atividade:

  1. Organize seus estudantes em duplas para realizar a atividade. 

  2. A dupla escolherá um papel a ser desempenhado nessa atividade, uma vez que analisarão a chuva ácida de acordo com o ponto de vista e preocupações desse personagem. Eles poderão desempenhar o papel de político, de professor ou de ambientalista. É fundamental que ocorra, entre os dois estudantes, uma discussão sobre a escolha do papel a ser desempenhado. Observe que eles estarão desempenhando um papel, como se fossem atores ou atrizes. Assim, poderão escolher um papel que não condiz muito com seu jeito de ser ou de pensar.

    A leitura dos perfis do político, do ambientalista e do professor vai facilitar na escolha do personagem que a dupla deverá desempenhar durante a atividade. A dupla lê atentamente os perfis e, depois, discute sobre qual desses papéis vai assumir. Essa discussão e escolha são fundamentais para a continuidade da atividade.

    Observe os diferentes perfis:

O que poderia ser feito para evitar a chuva ácida?

COMO EVITAR A CHUVA ÁCIDA?.
Filtrar e desintoxicar a água utilizada pelas fábricas antes de devolvê-la aos rios..
Reduzir a emissão de gases poluentes por parte da indústria..
Favorecer a geração e o uso de energias limpas, em detrimento dos combustíveis fósseis..
Diminuir o consumo energético nas fábricas e empresas..

Quais medidas podem ser adotadas para amenizar as chuvas ácidas?

Medidas de Prevenção contra a chuva ácida A Redução no consumo de energia. O Incentivo ao uso do transporte público. O uso de um sistema de tratamento de gases industriais. O uso de combustíveis mais limpo: álcool, biogás entre outras.

Como podemos evitar esses efeitos da chuva ácida no meio ambiente?

Dentre os efeitos da chuva ácida estão a corrosão de equipamentos e a degradação das plantas, solos e lagos. O contato com os ácidos é prejudicial, podendo causar, por exemplo, doenças respiratórias.

Como seria possível contornar o problema das chuvas ácidas faça sugestões que possam ser adotadas a curto prazo?

Resposta: Diminuindo as alterações Climáticas!! Explicação: A diminuição destas alterações climáticas, podem prevenir muitas catástrofes naturais (secas, por exemplo), e inclusive chuvas acidas, já que, muitas delas ocorrem devido à poluição, que causa as alterações climáticas!!