Quais os fatores que afetam a produtividade primária?

Quanto mais luz solar o sistema receber, maior será a produtividade. Sendo assim, em regiões tropicais — onde há mais incidência solar e as temperaturas são mais altas ao longo do ano — a produtividade é superior em relação aos lugares de clima temperado, frio ou polar.

O que significa produtividade primária?

Em ecologia, produtividade é a taxa pela qual a energia é adicionada aos corpos dos organismos sob a forma de biomassa. Biomassa é simplesmente a quantidade de matéria que é armazenada nos corpos de um grupo de organismos.

O que é PPL em biologia?

A produtividade primária líquida (PPL) do ambiente natural (não antropizado) é definida como a diferença entre a fotossíntese e a respiração autotrófica da vegetação natural, por unidade de tempo e espaço (Field et al., 1995; Sun et al., 2004; Feng et al., 2007).

Por que é tão importante medir a produtividade primária dos ecossistemas?

A produtividade primária líquida, por sua vez, tem o desconto de outros fatores do ambiente — como luz, água, disponibilidade de nutrientes do meio e o gás carbônico. Por efeito, ela define a taxa de armazenamento da matéria orgânica dos tecidos, ou seja, o que restou do que foi produzido.

Quais os fatores podem afetar a produtividade primária algum pode ser considerado limitante?

Fatores limitantes para a produção primária. Um fator ambiental físico ou biológico, cuja presença ou ausência, em quantidades inadequadas, limita a manutenção da vida de um organismo é denominado fator limitante. Os principais fatores limitantes para a produção primária no ambiente marinho são luz e nutrientes.

Qual a relação entre produtividade primária e secundária?

Nas grandes formações vegetais, a produtividade primária líquida é muito baixa, uma vez que a taxa respiratória é elevada. Produtividade Secundária: A quantidade de matéria orgânica absorvida por um herbívoro durante certo intervalo de tempo corresponde à produtividade secundária bruta (PSB).

O que é produção primária e secundária?

Produtividade Primária Líquida (PPL) = PPB - Respiração dos autótrofos. Produtividade Líquida da Comunidade (PLC) = PPL - Consumo por herbívoros. Produtividade secundária: Conceito Conceito: aumento do conteúdo energético dos heterótrofos.

Qual é a diferença entre a produtividade primária e a produtividade secundária?

A produtividade primária é a medida da produção durante um intervalo de tempo e espaço, ou seja, é a taxa (velocidade) de produção de compostos orgânicos. A produtividade secundária é a quantidade de matéria orgânica produzida pelos consumidores primários (herbívoros) em um determinado período de tempo.

O que é a chamada PPL produtividade primária líquida )?

Produtividade Primária Líquida (PPL): é definida como a diferença entre a fotossíntese e a respiração autotrófica da vegetação natural. As florestas tropicais ocupam 12% da superfície terrestre, é responsável por 40% da produtividade primária líquida e por 30% de todo o carbono estocado na biomassa.

Qual a diferença entre produtividade primária líquida?

A produtividade primária bruta é o total de matéria orgânica produzido em uma determinada área, enquanto a produtividade primária líquida é, por sua vez, a quantidade bruta com o desconto da matéria consumida durante o período, através da respiração.

A produtividade em um ecossistema pode ser conceituada como sendo a eficiência com que os organismos de determinado nível trófico aproveitam a energia recebida para produzir biomassa (Amabis & Martho, Biologia das Populações, v.3, p.343).

Produtividade Primária Bruta:
Corresponde ao total da energia luminosa absorvida pelos autótrofos e convertida em biomassa, em um determinado intervalo de tempo (corresponde ao total de biomassa produzida pela fotossíntese em um intervalo de tempo). A produtividade bruta é elevada em grandes formações vegetais (elevada taxa fotossintética).

Produtividade Primária Líquida: Corresponde à parcela da energia armazenada disponível para o nível trófico seguinte. É importante enaltecer que parte da biomassa sintetizada pelos autótrofos é utilizada pelo próprio organismo para a sua sobrevivência (respiração celular). Nas grandes formações vegetais, a produtividade primária líquida é muito baixa, uma vez que a taxa respiratória é elevada.
Então:
PPL = PPB – R

Produtividade Secundária:
A quantidade de matéria orgânica absorvida por um herbívoro durante certo intervalo de tempo corresponde à produtividade secundária bruta (PSB). Usando o mesmo raciocínio anterior, a quantidade de energia acumulada nos herbívoros, disponível para o nível trófico seguinte (já descontando o que o animal gastou para suas atividades) constitui a produtividade secundária líquida.

Observe que o fator tempo é considerado. Dessa forma, o tempo necessário para se obter 500 quilos de carne (a partir de um bezerro) é maior que o tempo necessário para obter 500 Kg de carne de frango, utilizando-se a mesma quantidade de milho. Diz-se, assim, que a produtividade secundária líquida do frango é maior que a do bezerro.

Quais são os fatores que influenciam na produtividade primária de um ecossistema?

A produtividade de um ecossistema depende de diversos fatores, dentre os quais os mais importantes são a luz, a água, o gás carbônico e a disponibilidade de nutrientes.

Quais os fatores limitantes da produtividade primária?

Os fatores limitantes abordados são tempera- tura, radiação fotossinteticamente ativa, velocidade de corrente, variação do nível de água, concentrações de nutrientes (nitrogênio e fósforo) e carbono inorgânico.

O que é produtividade primária exemplos?

Produtividade Primária Bruta (PPB): é a fotossíntese em escala ecossistêmica e consiste na propriedade do dossel florestal responsável pela captação do carbono atmosférico. Produtividade Primária Líquida (PPL): é definida como a diferença entre a fotossíntese e a respiração autotrófica da vegetação natural.

Quais são os principais fatores que limitam a produtividade primária líquida nos oceanos e nos ecossistemas terrestres?

Quais fatores limitam a produtividade primária líquida dos ecossistemas aquáticos? R. Temperatura, radiação, fotossíntese, velocidade da corrente, variação do nível da agua e concentração de nitrogênio, fósforo e carbono.