Quais os passos a serem observados em um processo de avaliação psicológica?

Grátis

10 pág.

Quais os passos a serem observados em um processo de avaliação psicológica?

  • Denunciar


Pré-visualização | Página 1 de 5

Avaliação Psicológica
 Refere-se a um conjunto de procedimentos confiáveis que permitem ao psicólogo julgar vários aspectos do indivíduo através da observação de seu comportamento em situações padronizadas e pré-definidas. Refere ao modo de conhecer fenômenos e processos ditos para criar as condições de aferição ou dimensionamento dos fenômenos e processos psicológicos conhecidos. (Alchieri, J.C. & Cruz, R.M., 2004).
A Avaliação Psicológica é entendida como o processo técnico-científico de coleta de dados, estudos e interpretação de informações a respeito dos fenômenos psicológicos, que são resultantes da relação do indivíduo com a sociedade, utilizando-se, para tanto, de estratégias psicológicas – métodos, técnicas e instrumentos. (Resolução CFP 07/2003).
 A Avaliação Psicológica é um processo flexível e não padronizado, que tem por objetivo chegar a uma determinação psicológicas através de coleta, avaliação e análise de dados apropriados ao objetivo em questão. (Urbina, 2007)
Então, quais são as principais características de uma Avaliação Psicológica?
	Avaliação Psicológica é:
	Avaliação Psicológica não é:
	um processo dinâmico
	um trabalho mecânico
	um processo de conhecimento do outro
	somente avaliar determinadas características
	um processo científico
	sinônimo de aplicação de testes
	um trabalho especializado
	um processo simples, rápido e fácil
	a obtenção de amostras do comportamento.
	um conhecimento definitivo sobre o comportamento observado
Passos a serem observados em um processo de Avaliação Psicológica:
- Identificar os objetivos da avaliação do modo mais claro e realista possível; 
-Proceder a seleção apropriada de instrumentos;
-Aplicar de forma cuidadosa os instrumentos selecionados; 
-Fazer a correção dos instrumentos de forma cuidadosa; 
-Fazer a cuidadosa interpretação dos resultados; 
-Desenvolver o uso criterioso dos dados coletados; 
-Produzir o relatório verbal ou escrito. 
“Testes e avaliações não são sinônimos. Os testes são uma das ferramentas usadas no processo de avaliação. Avaliar é muito mais do que aplicar testes. Avaliar é um processo dinâmico.
Dimensões do processo de Avaliação Psicológica: Qualquer psicólogo que pretenda trabalhar com avaliações deverá ter em mente as dimensões técnicas, relacionais, éticas, legais, profissionais e sociais diretamente implicadas em seu trabalho. Se todas estas percepções caminham juntas e se inter-relacionam, é provável que possamos perceber a infinidade de cuidados e preocupações que devemos ter como profissionais que buscam, principalmente e acima de tudo, o respeito e a “construção” daquele que nos procura para se submeter a um processo de Avaliação Psicológica.
Avaliar nunca é simples, nem rápido, nem fácil.
A respeito da dimensão técnica, o psicólogo necessita ter, antes de mais nada, um vasto conhecimento em relação às técnicas que pretende utilizar, assim como uma possibilidade de crítica consciente em relação aos instrumentos de avaliação que utiliza (testes, dinâmicas de grupo, observação, entrevista e outros). Sempre, por melhor que tenha sido a formação do psicólogo, ele deve buscar cursos de pós-formação para aperfeiçoar os seus conhecimentos.
Também a dimensão relacional é importantíssima, pois nos informa a respeito de mecanismos transferenciais e contra-transferenciais que sempre estão presentes no momento da avaliação. Sem um conhecimento maior nessa área, os desavisados poderão entender manipulações evidentes, como simpatia, mecanismos de sedução como educação e aí por diante.... O desenvolvimento da percepção mais acurada de si mesmo e do cliente somente pode ser mais real e menos fantasioso através de um exercício constante de auto-percepção e auto-crítica que, muitas vezes, é acompanhado de um processo psicoterapêutico.
A dimensão ética é respeito ao semelhante, à sua dor, às obrigações de causar o menor dano possível com a nossa intervenção e à sustentação dos resultados, mesmo que havendo pressões de todos os tipos (pais, chefias e outros). Também gostaria de ressaltar a obrigatoriedade de fazer entrevistas de devolução, premissa está muito esquecida pelos psicólogos, e que pode servir como um momento muito especial de crescimento para o nosso cliente, se bem realizada e levando em conta todas as dimensões citadas. 
A dimensão legal tem sido amplamente questionada: o Estado tem o direito de investigar a vida de um cidadão que pretende ter um emprego ou uma Carteira Nacional de Habilitação? Que consequências legais a interdição de um membro de uma determinada família trará para o mesmo? Qual o valor legal do uso de técnicas desatualizadas, não adaptadas à população brasileira? A dimensão profissional diz respeito a todas as implicações e consequências de ordem profissional no momento de uma avaliação, da entrega de um laudo ou da devolução de resultados. Qual é o nível de seriedade e isenção que esse profissional apresentou para tanto? Qual é o seu posicionamento a respeito de uma avaliação realizada pelo seu colega e que agora se encontra em suas mãos, em grau de recurso? Prefiro agradar o meu chefe e manter o meu emprego a ser coerente com um trabalho e uma imagem profissional? Quais as consequências para a classe de psicólogos de um trabalho mal-feito, covarde, que cede a pressões? A dimensão social se refere às reflexões mais amplas da nossa sociedade. A instituição (Estado, empresa) tem o direito de investigar a vida de um cidadão que pretende ter um emprego ou uma CNH? Em que mecanismos sociais segregatórios a avaliação psicológica pode colaborar? Qual o uso deste tipo de trabalho e que fins de manipulação ele pode ter? 
Principais técnicas de Avaliação Psicológica: Entrevistas, observação, testes psicológicos, dinâmicas de grupo, observação lúdica, provas situacionais e outras. 
Todas as técnicas acima citadas contribuem para a compreensão do outro sujeito do processo de Avaliação Psicológica. A partir dessa integração das informações coletadas é que será possível redigir ou entregar os resultados da mesma. 
Testes Psicológicos:
São instrumentos de avaliação ou mensuração de características psicológicas, constituindo-se um método ou uma técnica de uso privativo do psicólogo, em decorrência do que dispõe o § 1° do art. 13 da lei no 4.119/62. (Resolução CFP 002/2003). Os testes psicológicos são procedimentos sistemáticos de observação e registro de amostras de comportamentos e respostas de indivíduos com o objetivo de descrever e/ou mensurar características e processos psicológicos, compreendidos tradicionalmente nas áreas emoção/afeto, cognição/inteligência, motivação, personalidade, psicomotricidade, atenção, memória, percepção, dentre outras, nas suas mais diversas formas de expressão, segundo padrões definidos pela construção dos instrumentos. 
A função do teste torna-se, dessa forma, medir as diferenças entre indivíduos ou entre as reações do mesmo indivíduo em diferentes ocasiões. É importante ressaltar que os testes psicológicos devem ser entendidos como instrumentos auxiliares nesta coleta de dados que é a Avaliação Psicológica e que, juntamente com as demais informações organizadas pelo psicólogo, auxiliam na compreensão do problema estudado, de forma a facilitar a tomada de decisões.
Classificação
Testes com respostas corretas: Funcionamento cognitivo, conhecimento, habilidades ou capacidades
Testes nos quais não há respostas corretas: Inventários, questionários, levantamentos, testes de personalidade, motivações, preferências, atitudes, interesses, opiniões, reações características.
“Testes são ferramentas. São um meio para se alcançar um fim. Podem ser mal-aplicados, o que limita ou anula sua utilidade. A responsabilidade última pelo uso e interpretação apropriados dos testes é do psicólogo.”
De forma geral, a principal problemática se refere ao uso inadequado das técnicas, sendo que, infelizmente, muitos psicólogos as usam de forma pouco criteriosa, com conhecimento prévio pouco cuidadoso, não fazendo a

Quais são os processos psíquicos a serem aferidos na avaliação psicológica?

Na avaliação psicológica para obtenção/renovação/mudança de categoria da CNH, os construtos mais avaliados, são: atenção, memória, personalidade, raciocínio, entre outros, no qual o psicólogo elege quais baterias de testes serão aplicados, de acordo com a sugestão do CFP.

Deve apresentar os procedimentos e conclusões gerados pelo processo de avaliação psicológica?

IV - O laudo psicológico deve apresentar os procedimentos e conclusões gerados pelo processo de avaliação psicológica, limitando-se a fornecer as informações necessárias e relacionadas à demanda e relatar: o encaminhamento, as intervenções, o diagnóstico, o prognóstico, a hipótese diagnóstica, a evolução do caso, ...

Quais instrumentos fazem parte do processo de avaliação psicológica?

Os principais instrumentos de Avaliação Psicológica são: Entrevista Psicológica, Testes Psicológicas e Observação.