Quais os principais fatores que determinam a gravidade de um choque elétrico?

Teclas de Atalhos

Compartilhar

Banca: Fundação Mariana Resende Costa - FUMARC

Os fatores que determinam a gravidade do choque elétrico são:

A

A tensão e a resistência de contato, apenas.

B

A tensão e a intensidade da corrente, apenas.

C

A tensão, a intensidade da corrente, o percurso pelo corpo e a resistência de contato, apenas.

D

A tensão, a intensidade da corrente, o percurso pelo corpo e a resistência do meio interno e de contato.

Quais os principais fatores que determinam a gravidade de um choque elétrico?

Como podemos avaliar a gravidade do choque elétrico?

Os fatores que determinam a gravidade do choque elétrico são:

  1. A tensão e a resistência de contato, apenas.
  2. A tensão e a intensidade da corrente, apenas.
  3. A tensão, a intensidade da corrente, o percurso pelo corpo e a resistência de contato, apenas.

O que é choque elétrico quais fatores influenciam a gravidade do choque elétrico?

Os fatores que influenciam os efeitos do choque elétrico são: o percurso da corrente, em que os efeitos são mais sérios se o percurso incluir o coração ou os centros nervosos cerebrais; a forma e a freqüência da corrente, poisa corrente alternada tende a ser mais perigosa, assim como a freqüência de 60Hz; a duração do ...

Como pode ocorrer um choque elétrico?

Para que o choque ocorra, deve haver uma diferença de potencial entre dois pontos distintos do corpo humano, ou seja, quanto maior for a diferença de potencial, maior será a corrente elétrica; como consequência, o choque também será maior. ... Podem ocorrer choques que levam a óbito mesmo com uma voltagem de apenas 20 V.

Quantas variáveis define a gravidade de um choque elétrico?

Os fatores que determinam a gravidade do choque elétrico são: Percurso da corrente elétrica; Características da corrente elétrica; Resistência elétrica do corpo humano.

Quais são as consequências de um choque elétrico?

Segundo Vieira (2005), choque elétrico é uma perturbação que se anuncia no organismo humano, quando é percorrido por uma corrente elétrica. Essas perturbações podem provocar contração muscular tônica contínua, parada respiratória, fibrilação ventricular do coração e queimaduras.

Quais os fatores determinantes da gravidade do choque?

  • Fatores Determinantes da Gravidade do Choque Conforme a tabela, podemos identificar o que uma pequena corrente pode provocar onde a gravidade vai depender: - Percurso da corrente elétrica - Característica dessa corrente, de onde provém. - Resistência do corpo humano na hora do curto circuito. - Nível de tensão a que se está submetido

Qual o potencial do choque elétrico?

  • Deve-se notar que nesse tipo de choque a pessoa está tocando ou pisando em regiões ou elementos não energizados da instalação. Porém no momento do curto circuito ou mais precisamente durante este, estas áreas neutras ficam com uma diferença de potencial, ocasionando o choque elétrico. A – da cabeça para o pé direito, 9,7%.

Como agir diante do choque elétrico?

  • Agora precisa aprender como agir diante da situação de choque elétrico, já que está sendo formado para atuar como técnico em segurança do trabalho. Em uma situação de choque elétrico, um socorrista bem treinado deve, primeiramente, localizar a fonte que está provocando o choque.

Qual a repercussão do choque elétrico mais grave?

  • As repercussões de maior destaque do choque elétrico mais grave são: queimadura, parada respiratória e parada cardíaca. Caso ocorra um acidente com a rede elétrica, desligue, se possível, o disjuntor ou a chave geral. Apenas após a corrente elétrica ter sido cortada é que se pode tocar na vítima.

Os choques elétricos ocorrem sempre que uma determinada corrente elétrica percorre o corpo humano. Dependendo da situação, um choque pode causar apenas um pequeno formigamento, queimaduras de terceiro grau ou até mesmo levar a pessoa a óbito.

Por que ocorre o choque?

A corrente elétrica, quando percorre o corpo humano, interfere nas correntes internas carregadas pelos nervos, dando-nos a sensação de formigamento.
Para que o choque ocorra, deve haver uma diferença de potencial entre dois pontos distintos do corpo humano, ou seja, quanto maior for a diferença de potencial, maior será a corrente elétrica; como consequência, o choque também será maior. Geralmente, um desses pontos sãos os pés, que estão em contato com o solo, e o outro ponto é o que de fato entra em contato com algum aparelho elétrico ou fio elétrico.
O valor da corrente elétrica, ou melhor, a sua intensidade depende de alguns fatores relevantes, como a voltagem e a resistência elétrica do caminho percorrido pela corrente elétrica no corpo. A resistência do corpo humano sofre variação de uma pessoa para outra e também depende das condições da pele de cada um. Quando o corpo humano está molhado, sua resistência é bem menor que quando está seco. Molhado, a resistência cai, e a corrente que passa pelo corpo humano pode ser bastante alta, mesmo para uma tensão pequena.

Devemos perceber que os danos que são causados pelos choques são mais relacionados com a corrente elétrica do que com a voltagem. Podem ocorrer choques que levam a óbito mesmo com uma voltagem de apenas 20 V.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Danos causados ao corpo humano

Quando uma corrente elétrica passa pelo corpo humano, pode-se sentir os seguintes efeitos: pequeno formigamento, dores, espasmos musculares, contrações musculares, alteração nos batimentos cardíacos, parada respiratória, queimaduras e morte. Os danos são provenientes do fato de o movimento dos músculos e as transmissões de sinais nervosos ocorrerem pela passagem de pequenas correntes elétricas.
Outro fator que pode causar danos ao corpo humano é o trajeto que a corrente faz. O fato de ela passar pelo coração, que é um músculo, causa os espasmos que alteram o ritmo cardíaco, deixando-o irregular. Os choques mais perigosos acontecem quando uma pessoa segura com as duas mãos o fio elétrico, pois o caminho a ser percorrido pela corrente elétrica fica mais próximo do coração.

Valores aproximados de corrente e os danos que causam:

1 mA a 10 mA – apenas formigamento;

10 mA a 20 mA –dor e forte formigamento;

20 mA a 100 mA –convulsões e parada respiratória;

100 mA a 200 mA – fibrilação;

Acima de 200 mA – queimaduras e parada cardíaca.

Por Joab Silas
Graduado em Física

Quais são as principais fatores que determinam a gravidade do choque elétrico?

Vários fatores influenciam a gravidade do choque elétrico, os principais estão listados abaixo: Percurso da corrente elétrica pelo corpo humano. Intensidade da corrente elétrica. Tipo da corrente elétrica (alternada ou contínua).

Quais os principais fatores que determinam a severidade do choque?

Quando uma pessoa se torna parte de um circuito elétrico, a severidade do choque é determinada por 3 fatores básicos:  A taxa do fluxo através do corpo;  O percurso da corrente através do corpo;  O tempo com que o corpo foi parte do circuito.

Quais são os principais fatores que influenciam no choque elétrico?

Os fatores que influenciam os efeitos do choque elétrico são: o percurso da corrente, em que os efeitos são mais sérios se o percurso incluir o coração ou os centros nervosos cerebrais; a forma e a freqüência da corrente, poisa corrente alternada tende a ser mais perigosa, assim como a freqüência de 60Hz; a duração do ...

Como podemos avaliar a gravidade de um choque elétrico?

Como podemos avaliar a gravidade do choque elétrico? A) Pela intensidade da corrente elétrica, essa se for muito intensa pode matar pela paralisia do centro nervoso central que rege os movimentos respiratórios e cardíacos.